NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Avião-laboratório da FAB faz voo de testes para ajudar na segurança durante o festival de Partintins


Juliano Gianotto | Publicada em 22/06/2024

Na última quarta-feira (19), o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), realizou a inspeção dos auxílios à navegação aérea do aeródromo de Parintins (AM), com o objetivo de garantir a operacionalidade e segurança do espaço aéreo da região, durante o Festival Folclórico na cidade, que acontecerá de 28 a 30 de junho.

Segundo informou o DECEA, o Coordenador da Operação Parintins, Tenente-Coronel Aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior, esclareceu a finalidade da inspeção. “Os voos foram realizados a fim de homologar o Sistema Indicador de Trajetória de Aproximação Visual Simplificado (AVASIS), visando prover uma referência de rampa ideal para aproximações visuais para a pista na qual é instalado, proporcionando mais segurança aos aeronavegantes”, explicou o Oficial.

Além das verificações em voo no Aeroporto Regional Júlio Belém, foram checadas as comunicações em pontos extremos do aeródromo, nos pátios de estacionamento e pista de táxi. Foram também realizados testes das frequências de comunicação aeronáutica da Torre de Controle e do Controle de Aproximação de Parintins.

“A inspeção em voo é um procedimento crítico na aviação, realizado para verificar e garantir que os auxílios, equipamentos e procedimentos à navegação aérea estejam operando de maneira segura, em conformidade com os mais altos padrões. É uma grata satisfação poder participar no apoio da realização desse evento tão tradicional da nossa cultura nacional”, afirmou o Comandante da aeronave do GEIV, Capitão Aviador Arthur de Marquet Freitas.

GEIV

A unidade é responsável por aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e homologar procedimentos de tráfego aéreo. O trabalho realizado pelo Grupo é essencial para a qualidade e segurança das operações aéreas e atende aos padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional.

O avião do GEIV é uma aeronave-laboratório Hawker, modelo IU-93, de última geração, que possui equipamentos de aferição com o que há de mais moderno em tecnologia e precisão, trazendo mais eficiência para as inspeções.

Otimização do espaço aéreo brasileiro foi discutida em reunião promovida pelo CINDACTA I


Juliano Gianotto | Publicada em 23/06/2024

Entre os dias 17 e 20 de junho, o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea (CINDACTA I) e Controle de Tráfego Aéreo sediou a 19ª Reunião do Grupo ADHOC do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) – Tomada de Decisão Colaborativa Rotas (CDM-ROTAS), coordenado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea.

Militares das Organizações Regionais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga e do Instituto de Cartografia Aeronáutica participaram do encontro, que teve por objetivo discutir a viabilidade de utilização das Rotas Preferidas do Usuário (UPR) por faixa horária, bem como a sua utilização por temporada e a criação de Indicadores de UPR.

O relator do Grupo, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Henrique Veríssimo dos Santos, destacou a relevância das discussões e a qualidade dos produtos gerados em decisão colaborativa pelos membros do GEPEA- CDM Rotas, visando proporcionar aos usuários dos Serviços de Navegação Aérea rotas mais econômicas e sustentáveis.

Durante a reunião foram discutidos diversos assuntos como, estudos para implementação de rotas UPR por faixa horária, criação de funcionalidades no Digital Airspace System Analysis (DASA), meios efetivos para melhoria no processo de análise das solicitações de rotas UPR por parte dos assessores CDM Rotas e atualização do AIP – Brasil para a inserção do conceito de Rotas UPR.

A Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Emanuela Chiacchio da Silva, ressaltou a importância do grupo CDM Rotas para o DECEA e para a comunidade aeronáutica. “Desenvolver novos conceitos de otimização do espaço aéreo contribui para a eficiência na prestação do serviço ATFM”, destacou a militar.

 

 

 

 

 

 

 

Com sobrevoo de caça e da Fumaça, FAB forma 294 novos Sargentos Especialistas


Juliano Gianotto | Publicada em 23/06/2024

Nesta sexta-feira (21), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou a formatura de 294 novos Sargentos Especialistas. Com o lema “O fogo que queima o fraco, forja o forte”, a turma, batizada de Jaguar, prestou homenagem ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) – Esquadrão Jaguar. Esse esquadrão é responsável por importantes operações de defesa aérea e utiliza o F-39E Gripen, o caça mais moderno da FAB.

Em cerimônia regada de homenagens e premiações, os militares receberam suas insígnias após dois anos do Curso de Formação de Sargentos (CFS), ministrado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).  

A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, acompanhado do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho. O evento contou também com a presença do Secretário de Avaliação e Promoções, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, que foi escolhido como paraninfo dos formandos, e demais autoridades civis e militares.

Mesmo ausente, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, deixou algumas palavras para os novos Especialista por meio da Ordem do Dia. “Ar de triunfo! Esta é a atmosfera que permeia, neste instante, todo o ambiente, fazendo-se perceptível na postura dos nossos formandos, no olhar emocionado de seus amigos e familiares, na feição dos nossos ilustres convidados e no semblante de todo o corpo docente que, inspirado no lema disciplina, amor e coragem, contribuiu, igualmente, para este inesquecível momento, vivido por nossos mais novos sargentos especialistas, que conosco partilham desta vitória!“, escreveu.

“É um sentimento de dever cumprido, porque a gente está cumprindo a missão e vivendo toda essa rotina extremamente dinâmica da escola. Entregamos uma turma hoje e no próximo dia 30 nós recebemos mais uma turma, os novos alunos, para iniciar um novo ciclo de formação“, declarou o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson. 

O primeiro colocado da Turma, Sargento Especialista em Comunicações, Matheus da Luz Matos Cezar, é natural do Rio Grande do Sul, estado afetado, no último mês, por enchentes que devastaram vários municípios, influenciando sua decisão de servir em Canoas (RS) para ajudar sua família, cuja residência foi prejudicada pelas chuvas.

Em meio a tantos sentimentos, o Sargento Cezar, que recebeu as três importantes premiações durante a formatura, ainda expressou tamanha gratidão pelos ensinamentos, apoio e conhecimentos adquiridos no período de curso. 

“Foram anos de muito aprendizado e estudo, em que tive experiências que levarei por toda minha carreira e vida. Dei meu máximo para chegar até aqui e é muito gratificante saber que consegui entrar como primeiro colocado e terminar o curso na mesma posição. Agora darei o meu melhor, buscando aplicar tudo que aprendi, sempre buscando me aperfeiçoar, e, assim, ajudar a FAB a cumprir sua missão”, afirmou. 

Em suas palavras, a segunda colocada, Sargento Especialista em Suprimento, Marcela Pereira Alves, explicou que a vida militar já fazia parte da rotina dela por meio do pai, que é militar do Exército Brasileiro. “Quando decidi seguir pelo mesmo caminho, a Força Aérea foi a que mais me identifiquei. É muito gratificante poder trabalhar em prol do lema: “Defender, Controlar e Integrar” o território nacional”, disse.

O evento contou ainda com a passagem de duas aeronaves de caça F-5, e das acrobacias do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça.

Prêmio Força Aérea Brasileira

O Prêmio Força Aérea Brasileira foi concedido ao formando que obteve a primeira colocação geral do Curso de Formação de Sargentos e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica. A honraria foi entregue pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara, acompanhado pelo Comandante da EEAR.

Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa

O Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa é concedido ao primeiro colocado nas Escolas de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos das Forças Armadas. A homenagem foi entregue pelo Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo. 

Medalha Eduardo Gomes

A Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo leva o nome do Patrono da FAB e é destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instituição e reconhecer o mérito intelectual de oficiais e praças do Comando da Aeronáutica que se distinguem nas atividades escolares. A Comenda também foi entregue ao primeiro colocado, Sargento Especialista em Comunicações Cezar, pelo Comandante de Operações Aeroespaciais.