NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Ao se despedirem de Juiz de Fora, pilotos da Fumaça fazem lindas passagens baixas; assista às cenas


Murilo Basseto | Publicada em 22/05/2023 09:12

Como mostrado pelo AEROIN no sábado, 20 de maio, a cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, celebrou seus 173 anos com diversas ações, incluindo o Aerofest 2023, um evento de aviação no Aeroporto da Serrinha, incluindo a demonstração da Esquadrilha da Fumaça. O show aéreo também marcou os 85 anos de fundação do Aeroclube da cidade e os 45 anos de existência da Associação Juizforana de Modelismo (Ajam).

E depois do sábado de atividades aéreas, que pode ser assistido novamente por completo neste link, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu na manhã do domingo, 21, e os “Fumaceiros” deram mais uma palinha de emoção com lindas passagens baixas dos sete aviões Embraer A-29 Super Tucano, um a um.

O momento, mostrado no vídeo a seguir, foi registrado e publicado pelo canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, que também fez a transmissão ao vivo do evento durante o sábado. Confira as bonitas e velozes passagens baixas dos Super Tucanos, e aumente o volume para ouvir a bela “música” das máquinas.

REVISTA AERO MAGAZINE


Aviação de Patrulha da FAB completa 81 anos

Atualmente empregando as aeronaves P-3 Orion e P-95 a Aviação de Patrulha da FAB cumpre a missão de proteger o vasto litoral brasileiro há 81 anos

André Magalhães | Publicada em 22/05/2023 11:00

A Força Aérea Brasileira comemora hoje (22), os 81 anos da Aviação de Patrulha, responsável pela vigilância aérea do vasto litoral brasileiro. Criada em 22 de maio de 1945, em meio a Segunda Guerra Mundial, a missão pioneira contou com um icônico B-25 Mitchell empregado em um ataque contra o submarino italiano Barbarigo, que havia lançado torpedos contra o navio mercante brasileiro Comandante Lyra. Neste ano, a Ordem do Dia será publicada entre os dias 28 e 30 de maio, durante a reunião da Aviação de Patrulha que será realizada na base aérea de Belém, no Pará. 

Atualmente, a FAB emprega dois modelos de aviões na patrulha marítima, o veterano P-3AM Orion e o brasileiro P-95M Bandeirulha, que estão divididos em três esquadrões: O 3°/7º GAV, localizado em Belém (PA); 2º/7º GAV, localizado em Canoas (RS); e o 1°/7º GAV, localizado no Rio de Janeiro (RJ).

A missão destas aeronaves é vigiar aproximadamente 13,5 milhões de quilômetros quadrados das águas brasileiras. Em um cenário de emprego de fogo contra embarcações, os P-3 Orion podem lançar mísseis anti-navio Harpoon, que contam com alcance de 124 quilômetros, e estão equipados com uma ogiva explosiva de 226 quilos, com velocidade que pode chegar a 850 km/h. Além disso, os aviões de patrulha cumprem a também importante tarefa de busca e salvamento (SAR, na sigla em inglês), auxiliando as equipes de socorro em emergências em alto mar.

PORTAL CAVOK


Ativado o primeiro esquadrão de KC-390 fora do Brasil, os “Rinocerontes”


Fernando Valduga | Publicada em 22/05/2023 19:39

A Força Aérea Portuguesa agora tem um novo esquadrão de voo: a Esquadra 506, batizada com o cognome “os Rinocerontes”, que vai operar os novos KC-390 fabricados pela Embraer no Brasil.

A cerimônia de ativação da esquadra decorreu hoje na Base Aérea N.º 11, em Beja, num evento presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves. Na presença da estrutura superior da Força Aérea de Portugal foi nomeado comandante da Esquadra 506 – “Rinocerontes” o Major Piloto-Aviador Miguel Pousa. Dirigindo-se aos militares que agora compõem a Esquadra 506, o CEMFA falou com emoção de um “sonho que se concretizou”, representando a Esquadra 506 um símbolo de modernidade, começo, de uma Força Aérea Portuguesa do futuro. A criação desta Esquadra “está baseada em três pilares: sistemas e infraestruturas de última geração, pessoas altamente qualificadas e uma Força Aérea evoluída e na linha da frente”, que formam um triângulo que no vértice terá “o cumprimento da missão”. Na conclusão das palavras, o CEMFA convidou “a apertar os cinto neste voo rumo à modernidade, ao futuro, à nova tecnologia”. 

Já declarado como Comandante de Esquadra, o Major Miguel Pousa destacou os desafios que se aguardam aos “Rinocerontes”, “pela responsabilidade que acarreta sermos o primeiro país europeu e o segundo país no mundo a operar o KC-390. Sobre o olhar atento de todos, teremos o desafio não só de cumprir com as missões que nos serão atribuídas, como também aprimorar e aprofundar o emprego operacional da aeronave, para elevarmos o KC-390 e a Esquadra 506 a referências no âmbito do Transporte Aéreo”, concluiu. A cerimônia contou ainda com a entrega da Nossa Senhora do Ar e da flâmula.

Após uma visita às instalações da nova esquadra, o CEMFA assinou o livro de honra da Esquadra 506. Sob o lema “só pode o que impossível parecia”, a Esquadra 506 agora formalizada será equipada brevemente com o avião KC-390, tendo como missão executar operações aéreas no âmbito do transporte aéreo geral, combate a incêndios e reabastecimento aéreo.

REVISTA FORÇA AÉREA


FAB lança página especial em homenagem aos 150 anos de Santos-Dumont

FAB lança página especial em homenagem aos 150 anos de Santos-Dumont. Central de Conteúdo foi criada para concentrar todas as informações relativas às comemorações do sesquicentenário do Pai da Aviação.

Redação | Publicada em 22/05/2023 16:45

A história do primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar pode ser conferida em uma página especial. O hotsite foi criado para concentrar todas as informações relativas à vida, obra e valores de Alberto Santos-Dumont, desde fotografias, arquivos e vídeos, até livros e publicações que contam a história do Pai da Aviação. 

A Central de Conteúdo tem caráter dinâmico e será atualizada à medida em que novidades e eventos acerca das comemorações do sesquicentenário do herói nacional forem sendo definidos pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

Brasileiro e obstinado a realizar o sonho de voar, Santos-Dumont criou alguns experimentos até conseguir pilotar, em 19 de outubro de 1901, o dirigível de nº 6, quando instituiu um marco para a história da navegação aérea, ao ganhar o prêmio do Deutsch de La Meurthe, por realizar o percurso de Saint-Cloud, contornando a Torre Eiffel e retornando ao ponto de partida em menos de 30 minutos.

Em 1906, projetou o primeiro modelo de aeroplano. Pesquisou, observou e testou seu invento ligado ao dirigível de nº 14, por isso o batizou de 14 Bis. No dia 23 de outubro de 1906, o 14 Bis decolou no Campo de Bagatelle.

OUTRAS MÍDIAS


D24AM - FAB inicia operação de atendimento médico em comunidades no AM

A Ação Cívico-Social (ACISO), ocorre de 26 de maio a 04 de junho e deve atender cerca de 450 por dia

Redação | Publicada em 22/05/2023 12:33

Manaus – Partiu de Manaus nesta segunda-feira (22), a Operação Excelsior, que irá levar atendimento médico para as comunidades de Barcelos e Moura no interior do Amazonas. A Ação Cívico-Social (ACISO), ocorre de 26 de maio a 04 de junho e deve atender cerca de 450 pessoas por dia.

O Hospital de Campanha (HCAMP), da FAB foi montado em uma das três balsas utilizadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). Na Operação, que percorrerá o Rio Negro atendendo moradores da região, inicia os atendimentos no distrito de Moura, de 26 a 28 de maio, seguindo para Barcelos, de 31 de maio a 04 de junho.

De acordo com o brigadeiro Almeida Junior a operação visa atender as comunidades que tiveram as demandas de atendimento afetadas por conta do cenário pós-covid.

“Nesse momento direcionamos nossa atenção para essa ação cívico social para atender a população ribeirinha do Norte do Brasil. Reconhecemos que a assistência a comunidades são de relevante importância e nosso compromisso com o bem estar da nossa população não se limita a apenas os nossos militares mas se estende a todos os cidadãos. É crucial que, como forças militares, demonstramos excelência em nossas ações. Isso significa que nossos profissionais estejam devidamente treinados, atualizados com as boas práticas e sensíveis com as necessidades específicas dessas populações ribeirinhas. ” disse o Brigadeiro.

As especialidades oferecidas serão: ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, fisioterapia e odontologia. Além disso, o HCAMP também realizará atendimentos nas áreas de psicologia, assistência social e religiosa; exames preventivos de colo de útero; exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia). Nesses casos, todos os agendamentos serão encaminhados ao HCAMP pelas Secretarias de Saúde das localidades.

Para a atuação da FAB nesta operação, está sendo necessário um grande trabalho de logística, visto que, nessa missão, serão empregados mais de 100 militares da Força Aérea. Além disso, ocorrerão atividades de Transporte Aéreo Logístico (TAL); utilização de viaturas; apoio de Segurança e Defesa de instalações para as balsas; transporte terrestre de materiais, equipamentos e medicamentos do HCAMP, bem como eventual Evacuação Aeromédica (EVAM), de pacientes em estado de saúde crítico, dentre outras ações.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Tecnologia eVTOL é discutida em feira de drones em São Paulo


Da Redação | Publicada em 22/05/2023 19:14

Carro voador, táxi aéreo ou helicóptero elétrico? O que é o tão comentado eVTOL? Quando ele será uma realidade no mundo e no Brasil e quais suas consequências para a sociedade e para o espaço aéreo? Essas foram algumas das perguntas respondidas pelos especialistas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização da Força Aérea Brasileira, durante o “1º Fórum eVTOL – Desafios e Oportunidades” realizado na feira DroneSHOW 2023, no dia 10/05, em São Paulo.  

A sigla eVTOL vem do termo em inglês “electric vertical take-off and landing”, que significa aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar na vertical. Apesar de não ser o mesmo que um drone, o tema foi inserido pela primeira vez na feira, devido ao avanço do assunto no Brasil e no mundo, movimentando o mercado e gerando novas demandas para os órgãos reguladores, como DECEA e ANAC. 

De acordo com o Capitão Márcio André da Silva, gerente do projeto UAM do DECEA, palestrante e mediador do Fórum, já existem mais de 6.000 ordens de compras dessas aeronaves no mundo e quase 600 apenas no Brasil. “Uma das principais diferenças entre o eVTOL e o drone é que o primeiro irá transportar pessoas, o que provoca muitas alterações do ponto de vista da regulamentação. Outra diferença está nas áreas de operação e das tecnologias embarcadas, que são muito mais parecidas com as que são encontradas nas aeronaves tradicionais. Não se trata de um carro evolutivo ou de um táxi aéreo, estamos falando de um novo tipo de aeronave que representa um salto disruptivo, uma nova fase da história da aviação, que se assemelha ao momento do advento do helicóptero ou da aviação a jato, por exemplo”, destacou o Oficial. 

Os especialistas do DECEA reforçaram que, no início das operações, o eVTOL deverá ter piloto a bordo, mas a tendência é que evolua até se tornar remotamente pilotado e, num futuro mais distante, autônomo. Outro palestrante do Fórum, o Capitão Robson Batista Cunha dos Santos, assessor da Seção de Planejamento de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS), adiantou que os primeiros voos desse tipo de aeronave no Brasil devem ocorrer entre 2025 e 2026. 

O militar também explicou que existem outros desafios, como a aceitação pública, o desenvolvimento de tecnologias de suporte, a habilitação de pilotos e a necessidade de infraestrutura de vertiportos (aeroportos de eVTOL). “A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já trabalha acompanhando o processo de certificação dos eVTOL. Em paralelo, o DECEA desenvolve o projeto visando preparar a estrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para viabilizar a operação dessas aeronaves de forma segura e integrada às demais aeronaves. Nós difundimos a importância das diversas organizações envolvidas trabalharem de forma colaborativa para a implementação desse conceito. O resultado será a disponibilidade de um novo modal aéreo que permitirá maior acessibilidade para os passageiros nas grandes metrópoles”, concluiu o especialista.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – EMAER realiza reunião para discutir projetos estratégicos da FAB


Da Redação | Publicada em 22/05/2023 19:40

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), por meio da Sétima Subchefia, promoveu nos dias 17 e 18/05, a XV Reunião do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI), referente aos Projetos F-39 Gripen e KC-390 Millennium.

O GMAI constitui-se em uma ferramenta de integração dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionando um melhor gerenciamento por parte do EMAER na implantação dos projetos em toda sua extensão e, ao mesmo tempo, otimizando a integração entre os diversos Órgãos de Direção Setorial (ODS) envolvidos.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini. Todos os ODS da FAB estiveram representados, o que significou mais de cinquenta stakeholders participantes da edição. O dia 17 foi reservado ao F-39 Gripen. Além de todos os aspectos técnicos, logísticos e operacionais que envolvem a implantação da aeronave, houve destaque às obras de infraestrutura para apoiar a operação do novo vetor, em andamento na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

O Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, destacou o evento como uma oportunidade e ferramenta de atualização. “A reunião do GMAI é uma excelente ferramenta de governança para nossos projetos estratégicos, uma oportunidade única para nivelarmos conhecimento entre todos os atores envolvidos e nos anteciparmos aos problemas inerentes à implantação de sistemas complexos”, explicou.

Já no dia 18 de maio, os trabalhos foram dedicados à implantação na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e na Base Aérea do Galeão (BAGL), do maior projeto militar da indústria aeroespacial brasileira: o KC-390 Millennium. A recente certificação da aeronave em sua versão Full Operational Capability (FOC) representou importante conquista, confirmando que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave consegue realizar todas as missões para as quais foi projetada. O Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, falou sobre a importância da atividade. “Os debates que ocorrem durante a reunião do GMAI são muito valiosos para a COPAC, que gerencia os dois projetos, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo como um todo”, pontuou.

O Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, ressaltou que “a presença dos stakeholders é uma excelente oportunidade para mostrar os detalhamentos do planejamento logístico, bem como melhor entender as dificuldades dos operadores, visando ao progresso da implantação dos projetos na FAB”, concluiu.

O evento também contou com a presença de todos os Oficiais-Generais do efetivo do EMAER, além do Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – HCAMP inicia jornada no Rio Negro para atendimento aos ribeirinhos da região


Redação | Publicada em 22/05/2023 18:20

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta segunda-feira (22/05), a cerimônia militar alusiva ao início do EXCELSIOR 2023 – Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional, em Manaus (AM). A solenidade marca a mobilização do Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) para o atendimento especializado em saúde às comunidades das margens do Rio Negro, nas localidades de Moura e Barcelos, no Amazonas.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, acompanhado do Subdiretor de Abastecimento da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) e Comandante do Exercício, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, e contou com a presença do Diretor do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Coronel Médico Rodolfo José Seraphico de Souza Siqueira, e do Chefe do Destacamento de Apoio à COMARA de Manaus (DACO-MN), Tenente-Coronel Aviador Antônio Carlos Neves Trigueiro. 

“Hoje, temos a oportunidade de fortalecer nossas capacidades logísticas, de saúde e de intendência, as quais são fundamentais para o funcionamento de qualquer força militar. Reconhecemos que a assistência às comunidades ribeirinhas do norte do Brasil é de relevante importância, e nosso compromisso com o bem-estar de nossa população não se limita apenas aos nossos militares, mas se estende a todos os cidadãos. Nossa equipe envidará todos os esforços para oferecer cuidados médicos abrangentes, promovendo a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado ao nosso aludido povo ribeirinho”, pontuou Comandante do Exercício, Brigadeiro Intendente Almeida Junior.

A Ação Cívico-Social (ACISO) conta com 51 militares da área da saúde, além de mais de 50 militares da Intendência, e das áreas operacional e de segurança e defesa envolvidos no transporte, logística e operação das balsas e prestação de serviços na região.

“Esse é o maior comboio, em extensão, já transportado. São aproximadamente 146 metros de comprimento, com 1000 toneladas deslocadas”, disse o chefe do DACO-MN, Tenente-Coronel Aviador Trigueiro.

Para a Comandante do Hospital de Campanha, Major Médica Carla Isabel dos Santos Silvestre, é um desafio estar a frente de uma operação tão importante. “A dedicação e o espírito de corpo de nossa equipe do HCAMP nos motivam a cumprirmos nossa missão que é levar a saúde onde for necessário,” disse. 

O Exercício também vai contar com o EMA, que é o Escalão Móvel de Apoio, uma estrutura que é ativada quando há iminência de alguma operação. “O EMA é importante para a manutenção e conservação do moral da tropa. As atividades desenvolvidas são essenciais para o cumprimento da missão, uma vez que essas atividades de logística aumentam o desempenho do efetivo apoiado,” declarou o Chefe do EMA, Major Intendente Rafael de Freitas Lima.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB reinaugura sede do Programa Forças no Esporte em São Paulo


Redação | Publicada em 22/05/2023 18:41

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Base Aérea de São Paulo (BASP) foi retomado, após reformas das suas instalações. A cerimônia de reinauguração da sede do Programa foi realizada no dia 09/05

O evento contou com a participação de apoiadores e foi materializado pelo ato de descerramento da fita, realizado pelo Comandante da BASP, Coronel Aviador Leonar Tiago Barbosa. “É com grande alegria que reiniciamos as aulas do PROFESP. Agradeço a todos os parceiros pela presença e incentivo. Aqui está o futuro do Brasil e uma grande oportunidade de jovens e crianças desenvolverem suas aptidões”, disse em seu discurso.

No período das obras, iniciadas em outubro de 2022 e concluídas em 05/04 deste ano, as atividades do PROFESP foram interrompidas. A aluna Larissa Ferreira Rodrigues, de 10 anos, falou sobre o afastamento. “Valeu a pena esperar! Agora está tudo mais bonito, mais legal. Estou feliz em voltar, pois aqui aprendo muito e conheço sempre pessoas novas”, expressou.

As obras de readequação do PROFESP foram financiadas com recursos provenientes de emenda parlamentar, com apoio da Deputada Federal Adriana Ventura (NOVO-SP).

Integração social dos beneficiados

O Programa executado na BASP foi fundado em 25 de agosto de 2014 e atende, hoje, a 173 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes, fora do horário escolar, o acesso a aulas de reforço, práticas esportivas, atividades culturais, educação cívico militar e musical, alimentação, atendimento médico e odontológico, além da assistência individualizada de serviço social às famílias dos alunos.