NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Comissão discute contribuições da Força Aérea para o desenvolvimento tecnológico do País
Força Aérea Brasileira desenvolve aeronaves, entre outras tecnologias
Da Redação | Publicada em 21/09/2023 14:54
A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados discute na quarta-feira (27) as contribuições dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB) para o desenvolvimento científico e tecnológico do País. A reunião ocorrerá no plenário 13, às 9h30. A deputada Luisa Canziani (PSD-PR) afirma que a FAB é pioneira na adoção de tecnologias avançadas em áreas como desenvolvimento de aeronaves, sistemas de comunicação, sensoriamento remoto e logística. "A cooperação entre os setores público e privado em projetos desenvolvidos pela FAB estimula a inovação, cria empregos qualificados e fomenta o desenvolvimento científico", diz a parlamentar.
Ela destaca ainda a importância da Força Aérea na formação de profissionais qualificados. "Um exemplo notável do comprometimento com a inovação é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, uma das instituições de ensino mais renomadas do País." O presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate da Aeronáutica, major-brigadeiro do ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, participará da audiência na condição de palestrante.
Força Aérea Brasileira celebra 127 anos do nascimento de seu Patrono, o Marechal do Ar Eduardo Gomes
Murilo Basseto | Publicada em 21/09/2023 15:50
A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou ontem, 20 de setembro, um conteúdo em celebração aos 127 anos de nascimento de seu Patrono, o Marechal do Ar Eduardo Gomes. Além do conteúdo apresentado no texto abaixo, o AEROIN traz aos leitores também o vídeo a seguir, divulgado há alguns anos pela FAB:
Nascido em Petrópolis (RJ), no dia 20 de setembro de 1896, Eduardo Gomes despontou desde cedo sua vocação patriótica. Foi aviador, militar e político brasileiro, além de Ministro da Aeronáutica nos governos de Café Filho, Carlos Luz e Castelo Branco.
O jovem visionário teve uma caminhada marcada por sua intensa dedicação à vida militar e ao país. Com exemplos seguidos por brasileiros de todas as épocas, sem dúvida, o homenageado do mês é um ícone na história da Força Aérea Brasileira.
Praça na Escola Militar de Realengo, em 21 de abril de 1916, Eduardo Gomes foi servir em Curitiba, no 9º Regimento de Artilharia, onde permaneceu até 1922. Interessado pela Aviação, fez o primeiro Curso de Observador Aéreo em 1921. Em 4 de julho de 1922 apresentou-se no Forte de Copacabana, aderindo ao movimento reconhecido como Revolução dos Tenentes.
Com imenso senso de brasilidade e sabedor das grandes distâncias territoriais, Eduardo Gomes trabalhou na criação do Correio Aéreo Militar (CAM), que viria a se tornar o Correio Aéreo Nacional (CAN). Pelas asas das linhas do CAN, as populações das cidades mais inóspitas viram chegar a provisão e, acima de tudo, a solidariedade. Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, foi promovido a Brigadeiro e transferido para a FAB. Participou da organização e construção das Bases Aéreas, que iriam desempenhar importante papel no esforço dos aliados na 2ª Guerra Mundial.
Lançou-se na política e, com sua visão de futuro, em 1945 e 1950, foi candidato a Presidente da República.
Eduardo Gomes foi transferido para a reserva no dia 13 de setembro de 1960 e promovido ao posto de Marechal do Ar no dia 22 do mesmo mês e ano. Como ministro (1954- 1967), a indústria Aeronáutica Brasileira começou a ganhar asas quando, em 25 de junho de 1965, deu autorização para execução do projeto IPD-6504 Bandeirante, considerado o embrião da EMBRAER.
Seu trabalho pioneiro como impulsionador do CAN foi reconhecido nacionalmente no dia 12 de dezembro de 1972, quando foi proclamado Patrono do Correio Aéreo Nacional pelo Congresso Nacional. Faleceu no dia 13 de junho de 1981 e deixou o legado de civismo e reconhecidamente a imagem de um homem à frente de seu tempo. Diante de tudo que esse notável e exímio militar representou para a sua e para as futuras gerações, mesmo após a sua morte, o brasileiro é homenageado e tem seu legado lembrado.
Em 1984, recebeu o título de Patrono da Força Aérea Brasileira. No mesmo ano, foi criada a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças da Aeronáutica que venham a distinguir-se nas atividades escolares.
A cidade do Rio de Janeiro também o homenageou dando o nome oficial de Parque Brigadeiro Eduardo Gomes ao aterro do Parque do Flamengo, já que este fica em frente ao Edifício Seabra, onde morou. Em Brasília (DF), o 11º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro tem a denominação histórica Grupo Brigadeiro Eduardo Gomes em homenagem ao Patrono da Força Aérea Brasileira.
Por fim, embora não citado pela FAB em seu material, vale lembrar que o Aeroporto Internacional de Manaus também leva o nome do Marechal.
Gripen homenageia herói brasileiro da 2º Guerra Mundial
Matrícula de um dos caças F-39E Gripen da FAB é a mesma do avião usado por Neuro Moura na Itália
André Magalhães | Publicada em 21/09/2023 15:53
A Força Aérea Brasileira aplicou um adesivo especial em um dos F-39E Gripen em homenagem ao aviador Nero Moura, patrono da aviação de caça do Brasil e herói da Segunda Guerra Mundial.
A homenagem ocorreu após o pesquisador Vicente Vazquez notar que a matrícula de um dos Gripen era a mesma do P-47D utilizado por Moura durante a Segunda Guerra Mundial. Ambos os aviões ostentam o número 4104.
“Ao observar as matrículas dos F-39E Gripen que lá estavam, eu me dei conta de que a numeração dos P-47D brasileiros começava em 4104, justamente no avião usado na Itália pelo Brigadeiro Nero Moura. A partir daquele número, as matrículas desses aviões coincidiriam com as do Gripen. Eu comentei essa curiosidade com o tenente-coronel aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, e reforcei que isso merecia uma marca especial no F-39E FAB 4104 para relembrar o fato", relata Vicente Vazquez.
O Gripen recebeu um adesivo especial logo abaixo do canopi, que apresenta a silhueta de um P-47D Thunderbolt com nome de Neuro Moura e a matrícula FAB 4104.
A apresentação do Gripen com a homenagem a Nero Moura foi feita durante o 47º Bródio dos Jaguares, o encontro anual que reúne os efetivos atuais e antigos do esquadrão. O 1º GDA – Esquadrão Jaguar, é responsável pela operação dos caças F-39, a partir da base aérea de Anápolis, em Góias.
"Conforme dizia o brigadeiro Nero Moura: quero que nada da nossa história seja esquecida, e vocês o farão! Assim, nós não poderíamos adiar este preito”, ressaltou Renato Leal Leite, coronel aviador e comandante da base de Anápolis.
Patrono da Aviação de Caça
Nero Moura é o patrono da aviação de caça do Brasil. A FAB atuou por alguns meses em combates na Itália com os lentários P-47D obtendo importantes marcos e vitórias. A mais famosa delas ocorrida em 22 de abril de 1945, quando em um único dia foram realizadas 44 missões de comabte na Itália. A data é símbolo da história da aviação militar do Brasil e comemorada anualmente na base aérea de Santa Cruz, no estado do Rio de Janeiro. A base é sede do 1º Grupo de Aviação de Caça, que opera o F-5M, sendo a unidade da FAB que atuou na Segunda Guerra Mundial.
COMPREP Reforça Estratégias de Segurança em Reunião de Alto Nível em São Paulo
A III Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial discute aprimoramento e gestão de riscos nas organizações militares, visando otimizar a efetividade da Força Aérea Brasileira
Marcelo Barros | Publicada em 21/09/2023 15:00
Entre os dias 3 e 5 de setembro, a Base Aérea de São Paulo (BASP) foi palco da III Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial (III RAES), organizada pelo Comando de Preparo (COMPREP). O encontro teve como objetivo principal discutir a Gestão de Riscos no contexto militar, um tema cada vez mais relevante para a segurança nacional. O Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, Comandante de Preparo, presidiu o encontro e destacou a importância da troca de informações entre as organizações militares subordinadas.
O Que Foi Discutido?
O evento contou com a participação de diversas autoridades militares, incluindo o Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, e outros oficiais-generais. O foco da III RAES foi direcionado para a verificação e gestão de riscos nas organizações militares subordinadas. Segundo o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, esses riscos precisam ser identificados e mitigados para que não impactem na entrega dos resultados almejados.
Expectativas e Futuros Passos
O Comandante do COMPREP expressou que a expectativa é que a estrutura organizacional seja constantemente avaliada e ajustada aos diversos cenários, tanto administrativos quanto operacionais. O objetivo é maximizar a efetividade dos meios aeroespaciais para o cumprimento da missão institucional do Comando de Preparo e das capacidades da Força Aérea Brasileira.
O Impacto da Reunião e Próximos Encontros
Após o evento, o Comandante da BASP, Coronel Aviador Leonar Tiago Barbosa, expressou a satisfação em receber líderes do COMPREP para um fórum de alto nível. Ele destacou que o trabalho conjunto de várias instituições militares contribuiu para o sucesso do evento. Vale lembrar que a RAES é um ciclo com quatro encontros anuais. Este ano, os dois primeiros ocorreram em Salvador, e o último está previsto para novembro, com local ainda a ser definido.
O COMPREP é a organização responsável pelos sete Comandos Aéreos Regionais (COMAR) e suas dezenove bases, além de outras unidades especializadas. A reunião é um passo significativo para o aprimoramento das estratégias de segurança e defesa do país, e espera-se que os insights e diretrizes discutidos sejam implementados efetivamente nas organizações subordinadas.
Jornal de Guará - Evento da Escola de Especialistas de Aeronáutica acontecerá na próxima semana
Será realizada,no dia 30 de setembro de 2023, o seu tradicional “Portões Abertos”.
Da Redação | Publicada em 21/09/2023 17:17
A Escola de Especialistas de Aeronáutica promove o evento “Portões Abertos 2023” como parte das comemorações alusivas ao Sesquicentenário de Santos Dumont, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizará, no dia 30 de setembro de 2023, o seu tradicional “Portões Abertos”. Inclusive, foram abertas mais mil inscrições no link (vermelho) abaixo. Na entrada, é obrigatório a apresentação do QRCode do ingresso que foi adquirido gratuitamente através do site abaixo.
https://www.sympla.com.br/portoes-abertos-eear-2023—150-anos-de-santos-dumont__2121907 O evento ocorrerá no Aeroporto Edu Chaves, em Guaratinguetá (SP), das 9 h às 16:30 h, e terá entrada gratuita.
A principal atração será a exibição da Esquadrilha da Fumaça, mas haverá muito mais diversão para adultos e crianças: várias aeronaves e equipamentos estarão em exposição, teremos apresentações da equipe de Salto Livre da Força Aérea Brasileira (Equipe Falcões), Esquadrilhas de demostrações aéreas, Aeromodelismo, Pista de Cordas, atividades preventivas de saúde e relativas à saúde bucal, atividades recreativas para crianças, exposição tecnológica, informações sobre os concursos para ingressar na FAB, praça de alimentação e várias atrações.
Doe 1kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais, e concorra ao sorteio de um voo panorâmico sobre a cidade de Guaratinguetá e região. Será uma excelente oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre a Escola de Especialistas de Aeronáutica e a Força Aérea Brasileira.
PORTAL PODER JUDICIÁRIO MA - TJMA recebe visita institucional de militares da FAB
Visitantes conheceram a estrutura do prédio-sede do TJMA
Ascom/tjma | Publicada em 21/09/2023
Nesta quarta-feira (20), o presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Paulo Velten, acompanhado de membros da Diretoria do TJMA e dos juízes auxiliares Nilo Ribeiro e Anderson Sobral, recebeu visita institucional do comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (COMAR) da Força Aérea Brasileira (FAB), Major-Brigadeiro-do-Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, acompanhado do vice-diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), tenente-coronel Aviador Jorge Lessa Júnior e do tenente-coronel Aviador Adônis Lukianski (Relações Institucionais do CLA).
A visita teve o objetivo de estreitar as relações institucionais entre a Força Aérea e o Poder Judiciário estadual. Na ocasião, o comandante falou sobre os projetos do Comando da Aeronáutica para a Base de Alcântara, onde há uma expectativa de novos lançamentos para 2024, e sobre o desenvolvimento da região como polo de tecnologia, colocando à disposição a guarnição da Força Aérea do Centro de Lançamento de Alcântara para parcerias com o Judiciário e outras instituições.
O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, apresentou proposta de parceria para realização de uma edição do projeto Registro Cidadão na comarca de Alcântara, voltado à garantia de registro civil gratuito à população, a exemplo de certidões de nascimento, casamento e óbito, e segundas vias dos registros civis. O desembargador também recebeu um livro sobre o papel da FAB e a Moeda da Aeronáutica. O comandante, Major-Brigadeiro-do-Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, foi agraciado com a Medalha comemorativa dos 200 Anos do Tribunal de Justiça do Maranhão.
PORTAL G37 - Aeroporto de Divinópolis recebe equipe da Aeronáutica
Redação | Publicada em 21/09/2023 20:35
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa hoje (21/9), os avanços na homologação do Papi no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral. Nesta última quarta-feira (20/9), a equipe técnica do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) iniciou os trabalhos de levantamento topográfico no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral para a ficha informativa do Papi. Posteriormente, essa análise será encaminhada ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) para prosseguimento das novas etapas da homologação.
A verificação realizada deste ponto de origem do sistema Papi antecede o “ground check”, que também será feito pela equipe do Cindacta, que integra o Departamento do Espaço Aéreo (Decea), onde a mesma realiza uma vistoria in-loco. Logo depois a equipe do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), realizará o “fly check”, que é a etapa final do processo de homologação que conta com o voo de inspeção para se certificar que estejam dentro das tolerâncias previstas. O Papi trata-se de um equipamento instalado ao lado da pista, composto por luzes brancas e vermelhas, que indicam aos pilotos em aproximação uma rampa de descida para executar o pouso com segurança na pista de um aeroporto.
GOVERNO RJ - Equipe da SES-RJ é homenageada em cerimônia da FAB pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos
Equipes do RJ Transplantes, SOAer e Polícia Militar foram homenageadas durante evento na base aérea do Galeão
Redação | Publicada em 21/09/2023 18:19
Uma cerimônia em homenagem à cadeia logística da doação de órgãos e tecidos no estado do Rio de Janeiro foi realizada pelo Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA) da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta quinta-feira (21/09), na base aérea do Galeão. Equipes do RJ Transplantes e da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer), programas vinculados à Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), além de batedores motociclistas da Polícia Militar, foram lembrados pelo trabalho de excelência em favor do transporte de órgãos para transplantes. Este ano, o 3º ETA registrou um total de 895 horas de voo, sendo aproximadamente 30% em transporte de órgãos e equipes.
Presente à cerimônia, o coordenador do RJ Transplantes, Alexandre Cauduro, celebrou o trabalho conjunto de toda a cadeia logística, que possibilita o transporte de órgãos no estado do Rio de Janeiro.
“É uma honra estar aqui celebrando a nossa missão, que ilustra muito o trabalho cooperativo. Todo o sistema de transplante está baseado na benevolência das pessoas em realizar um ato de amor sem receber nada em troca. E ainda fazem isso no momento mais difícil de suas vidas, ou seja, quando perdem um ente querido. Isso dá um valor muito grande para a nossa missão no RJ Transplantes”, disse Cauduro.
No Brasil, as doações de órgãos ocorrem de forma solidária e dependem do “sim” dos familiares. Levantamento do RJ Transplantes aponta que o número de negativas, ou seja, quando as famílias informam que não desejam doar o órgão do familiar, vem caindo a cada ano. Em 2015, essa taxa foi de 43%. Em 2022, ficou em 35% das entrevistas realizadas. No primeiro bimestre de 2023, a taxa foi de 33%.
Em 2,5 anos de atuação, o helicóptero da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) transportou mais de 407 órgãos. Só este ano, foram 111 voos, o que representa 42% de todas as captações no estado. A aeronave da Secretaria de Estado de Saúde agiliza o processo, que, muitas vezes, trava uma luta contra o tempo, como nos casos de transporte de coração e pulmão, órgãos que têm somente 4 horas para chegar ao receptor.
“Hoje, estamos brindando uma parceria de sucesso que nos dá muito orgulho e possibilita o atendimento de todo o território nacional, contribuindo para salvar vidas”, destacou o comandante tenente coronel Rodrigo Medina.
Comandante do Esquadrão, o Tenente Coronel Aviador Fernando Campos Montenegro , enfatizou a importância da missão.
“Ao longo do ano de 2023, foram aproximadamente 53 órgãos transportados pelo 3º ETA até o dia de hoje. E a cada missão, a cada retorno, podemos ver no olhar diretamente no olhar a felicidade e a vida continuando daquele que recebe o órgão”, ressaltou o comandante. Hoje, o 3º ETA tem 43 pilotos, 34 mecânicos e 19 comissários de bordo.
Representando os pacientes beneficiados, Monique Silva, de 39 anos, recebeu um coração em 26 de fevereiro de 2020 após diagnóstico de Doença de Chagas.
“Agradeço muito a família que me deu o coração. Estou bem e viva muito feliz ao lado da minha família”.
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025