NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


26 aeronaves da FAB foram usadas para resgates e envio de doações ao Rio Grande do Sul

Força Aérea Brasileira atingiu a marca de mais de 1.000 horas de voo empregadas em apoio

Do R7 | Publicada em 21/05/2024 12:08

Força Aérea Brasileira ultrapassa mil horas de voo nas missões em ajuda ao Rio Grande do Sul. Vinte e seis aeronaves já foram empregadas na operação que inclui resgates e transporte de doações.

 

 

 

 

PORTAL AEROIN


Quase 400 Avisos aos Aeronavegantes foram emitidos neste período das enchentes no Rio Grande do Sul


Murilo Basseto | Publicada em 21/05/2024

Desde o dia 3 de maio, o Centro de Notam (NOF) do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), presta apoio a Operação Taquari II com informações aeronáuticas que mantém pilotos e operadores atualizados sobre as condições aéreas nas áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Segundo informa o ICA, até a última segunda-feira, 20 de maio, foram emitidos 303 NOTAM (do inglês Notice to Airman, ou Aviso aos Aeronavegantes) nacionais e 80 internacionais.

Os comunicados são divulgados em coordenação com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), unidade do DECEA responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul. Os avisos foram transmitidos para os aeródromos de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, dentre outros.

As informações abordam o fechamento de pistas e áreas de manobra devido à inundação, bem como o fechamento de torres de controle, serviços de informação de voo e controle de aproximação em consequência das condições adversas.

Além disso, os NOTAM abordam a ativação de áreas de informações de voo e controle de tráfego aéreo para acomodar as mudanças nas condições operacionais, incluindo a expansão dessas áreas para novas localidades ou extensão de horários para garantir a segurança das operações.

“O ICA trabalha na disseminação de informações vitais para a aviação em meio às operações de resposta às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. O Centro de NOTAM continua alerta e emitirá atualizações sempre que necessário, tendo em vista a garantia da segurança e da eficácia das operações aéreas em meio às condições desafiadoras no local”, explicou o Diretor da unidade, Tenente-Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.

O NOF também divulgou mudanças na informação aeronáutica militar e meteorológica; alterações na frequência de controle de aproximação; e restrições ou instruções especiais para operações de veículos aéreos não tripulados. Além disso, foram estabelecidas áreas restritas e proibidas para garantir a segurança das operações de socorro e evitar interferências.

Por fim, em resposta às urgências de evacuação e resgate visando facilitar as operações com helicópteros, o Centro de NOTAM emitiu a criação de um heliponto de emergência na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

 

 

 

Mais um Hospital de Campanha foi levado por um KC-390 da FAB ao Rio Grande do Sul, dessa vez de Recife


Por Murilo Basseto | Publicada em 21/05/2024

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) informa que os militares da região nordeste também estão engajados no apoio humanitário às vítimas da inundação no Rio Grande do Sul.

Na última quinta-feira, 16 de maio, um Hospital de Campanha embarcou de Recife para a Base Aérea de Canoas (BACO) em uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma equipe médica do 14° Batalhão Logístico também seguiu para a região, onde atuará nos atendimentos.

O Hospital de Campanha é uma unidade hospitalar móvel e extremamente versátil, que pode ser empregada em diversas atividades, desde operações militares até situações de emergências e calamidades públicas, como a vivenciada no Sul. Outros três Hospitais de Campanha do Exército já estão funcionando no Rio Grande do Sul, nas cidades de Estrela, Eldorado do Sul e São Leopoldo.

Sua estrutura permite modular a configuração do hospital de acordo com o terreno, clima e tipo de apoio a ser prestado. Essa modulação facilita a prestação de diversos serviços médicos, que abrangem atendimento ambulatorial, internações, exames laboratoriais e de imagem, e até cirurgias de baixa complexidade, conforme a necessidade.

Além do hospital, o Comando Militar do Nordeste realiza campanhas de arrecadação de donativos de voluntários civis e militares. Até o dia 16, já haviam sido arrecadadas 288 toneladas de donativos, que seguirão para o Rio Grande do Sul.

PORTAL AEROFLAP


FAB transporta profissionais que restabelecerão o fornecimento da energia no Rio Grande do Sul


Por Aeroflap | Publicada em 21/05/2024

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, na manhã desta terça-feira (21/05), cerca de 100 especialistas em redes subterrâneas de energia elétrica, que ajudarão a restabelecer o fornecimento de energia no Rio Grande do Sul. A aeronave KC-30 partiu da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, às 11h, com destino à Base Aérea de Canoas. A equipe é composta por engenheiros, técnicos de campo e de segurança e de eletricistas de duas concessionárias que atuam no estado do Rio de Janeiro. 

No mesmo voo, foram levadas cerca de 15 toneladas de mantimentos e medicamentos, arrecadados pela FAB na BAGL, por meio da campanha “Todos Unidos pelo Sul”, para assistir à população afetada pelas fortes chuvas no estado gaúcho.

O embarque foi acompanhado pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que agradeceu pessoalmente aos profissionais envolvidos na missão. De acordo com ele, o objetivo é restabelecer, o mais breve possível, cerca de 500 quilômetros de rede subterrânea na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O Ministro também destacou o importante apoio da FAB em toda a Operação Taquari 2, que atua em missões de resgate, transporte e assistência social à população do Rio Grande do Sul. “Eu estive na Base de Canoas e pude ver toda a Força Aérea contribuindo, não só com seus equipamentos, com suas aeronaves e com a sua mobilização, mas também com a sua alma, envolvida no trabalho de separar os alimentos, o vestuário, os cobertores… empenhada em minimizar os impactos dessa tragédia que comoveu todo o País”, afirmou.

A campanha Todos Unidos Pelo Sul, da Força Aérea Brasileira, já arrecadou, no Rio de Janeiro, mais de 2,5 mil toneladas de doações. Os donativos são transportados diariamente para o Rio Grande do Sul, por meio de quatro diferentes modais.

 

 

 

 

 

 

PORTAL CAVOK


FAB realiza maior missão de UTI Aérea no RS transportando cinco pacientes

A operação, considerada complexa, contou com o envolvimento de mais de 50 profissionais

Por Fernando Valduga | Publicada em 21/05/2024 08:15

Comprometimento, dedicação e profissionalismo. Essas são as palavras que definem a maior operação de Evacuação Aeromédica (EVAM) até agora efetuada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em apoio à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS).

Na tarde de domingo (19), três bebês recém nascidos e dois adultos em estado grave de saúde, internados no Hospital da Universidade Federal de Rio Grande, precisaram ser removidos para Canoas (RS), já que as capacidades da unidade de saúde estavam comprometidas devido às enchentes.

“A cidade de Rio Grande está alagada e o hospital está muito comprometido. Então, a evacuação, principalmente das crianças, tinha que ser imediata.E devido à estrutura das estradas e à gravidade da saúde delas, a melhor opção era o transporte aéreo”, destacou o médico da FAB, Capitão Médico Vinicius Guimarães Tinoco Ayres.

O comandante da aeronave, Capitão Aviador Cleber de Souza Nichelli, comentou sobre os desafios logísticos da missão. “Pousamos em Rio Grande com a meteorologia bem adversa. Era um desafio já estávamos esperando, somado também com uma pista que está em obras. Tendo em vista o objetivo da missão, empregamos o máximo da nossa capacidade operacional em prol dessas vidas”, contou.

O sucesso da operação foi alcançado e todas as dificuldades superadas devido ao trabalho integrado entre profissionais de saúde e militares de diferentes instituições, como: Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além da FAB. Os pacientes foram transportados em segurança até a Base Aérea de Canoas (BACO), onde foram encaminhados para unidades de saúde de referência da região.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde o dia (30/04), na Operação Taquari 2, no resgate de pessoas e transporte de ajuda humanitária em apoio aos atingidos pela enchente no estado gaúcho.