NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


MANSUP acoplado ao Astros é transpostado pelo KC-390 pela primeira vez


Guilherme Wiltgen | Publicada em 21/03/2025 13:32

A Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram pela primeira vez nesta sexta-feira (21), o transporte aéreo do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) acoplado à plataforma Lançadora Multipla Universal (LMU).

O equipamento será levado abordo da aeronave KC-390 Millennium, com destino a Fortaleza (CE), onde será empregado na Operação “Jeanne D’Arc 2025”, realizada em parceria com as Forças Armadas da França.

O exercício inédito tem início na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de avaliar a capacidade operacional da aeronave “KC-390 Millennium” no transporte de sistemas de grande porte, como o MANSUP, acoplado à plataforma terrestre LMU, sistema para lançamento de foguetes de artilharia pertencente ao Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.

Esse treinamento faz parte do Projeto MANSUP, programa que, seguindo as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, tem o objetivo de desenvolver e produzir esse tipo de armamento no Brasil com tecnologia 100% nacional. O desenvolvimento de um míssil desse porte permitirá à MB contar com um armamento eficaz que aumenta o poder de combate da Força Naval, contribuindo para a defesa dos interesses nacionais e da soberania na Amazônia Azul na vertente Litorânea do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

PORTAL AEROIN


Mais um show aéreo da Esquadrilha da Fumaça poderá ser visto online ao vivo neste sábado; veja como assistir


Mais Um Show Aéreo Da Esquadrilha Da Fumaça Poderá | Publicada em 21/03/2025 12:00

Após a demonstração realizada na última quarta-feira, dia 19 de março, em Paraisópolis (MG), o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), ou Esquadrilha da Fumaça, já estará de volta ao céu neste próximo sábado, dia 22 de março.

A próxima localidade da agenda oficial do Esquadrão é Monte Mor, no interior de São Paulo. A demonstração será às 15h00, no Mirante do Por do Sol, localizado no Bairro Central Park, em frente à caixa d’água da Sabesp. E para quem não puder comparecer para conferir as acrobacias pessoalmente, será possível assistir ao vivo, por meio de uma transmissão feita através da plataforma Primeira Classe, do canal “Golf Oscar Romeo”. O cadastro na plataforma pode ser feito por qualquer pessoa, sem necessidade de nenhuma assinatura, para conferir alguns conteúdos sem custo, mas, depois, será necessário adquirir um ticket para assistir ao vivo à demonstração do EDA, pelo valor de R$ 14,90. 

 

Para acessar a Primeira Classe e se cadastrar, basta clicar aqui e depois escolher a opção “Criar Conta” na página inicial da plataforma. Quem desejar aproveitar benefícios que a plataforma oferece, como conteúdos exclusivos e descontos em estabelecimentos e serviços, pode escolher fazer assinatura de algum dos planos disponibilizados. Os assinantes de qualquer plano ganham a transmissão ao vivo da demonstração da Esquadrilha da Fumaça, sem necessidade de adquirir o ticket.

O Esquadrão de Demonstração Aérea se apresenta com sete aeronaves A-29 Super Tucano desde 2015, quando o modelo entrou no lugar do T-27 Tucano. O avião é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa do espaço aéreo brasileiro. O que difere os aviões utilizados pela Esquadrilha da Fumaça são as cores da bandeira do Brasil e eles dispensam fumaça biodegradável pelo escapamento direito, com o objetivo de melhorar a visualização das manobras para o público, enquanto as aeronaves utilizadas para a defesa das fronteiras são camufladas e carregam armamento bélico.

O Esquadrão de Demonstração Aérea se apresenta conforme convites feitos pelas cidades e eventos. Para solicitar uma demonstração, é necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica – GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org. Confira os detalhes a seguir das próximas demonstrações já divulgada pela Esquadrilha em sua agenda oficial até a data da publicação desta matéria:

– Monte Mor (SP) – 22/03, às 15h00 – Mirante do Por do Sol, localizado no Bairro Central Park, em frente à caixa d’água da Sabesp.

– Orlândia (SP) – 29/03, às 16h00 – Orlândia Rodeo Music, cruzamento da Rua 26 com a Avenida S.

A agenda do EDA é dinâmica, podendo sofrer alterações de data e horário, bem como cancelamentos e inclusões de cidades. Acompanhe a rotina da Fumaça e as atualizações nas redes sociais Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e Flickr.

Drones das três Forças Armadas ampliam interoperabilidade no Exercício IVR 2025 na BASM


Juliano Gianotto | Publicada em 21/03/2025 10:38

A Força Aérea Brasileira (FAB) segue conduzindo, na Base Aérea de Santa Maria (BASM), o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025), que acontece até o dia 24/03. Em sua segunda semana, o treinamento destaca-se pela interoperabilidade entre as Forças Armadas e pelo uso de tecnologias avançadas no monitoramento e na defesa do espaço aéreo e marítimo brasileiro. 

 

Um dos grandes marcos desta edição é a integração, pela primeira vez na história, de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) das três Forças: o RQ-900, da Força Aérea Brasileira (FAB); o RQ-1 ScanEagle, da Marinha do Brasil (MB); e o Nauru 1000C, do Exército Brasileiro (EB).

O uso combinado dessas aeronaves, aliado ao conceito C4ISTAR (Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento), amplia a capacidade de coleta, análise e disseminação de dados em tempo real, fortalecendo a tomada de decisão no ambiente operacional. 

O conceito C4ISTAR baseia-se na capacidade de identificar alvos, realizar atividades de inteligência, vigilância e reconhecimento, além de fornecer e receber informações em tempo real, processá-las por meio de sistemas computacionais e de comunicação e abastecer os elos decisores de comando e controle, permitindo que decisões sejam tomadas no menor tempo possível. Paralelamente, o conceito multidomínio possibilita uma atuação coordenada nos âmbitos terrestre, marítimo, aéreo, espacial e cibernético, garantindo uma resposta eficaz diante de ameaças e desafios operacionais.

“A importância desses dois conceitos na aplicação do IVR faz com que deixemos de treinar apenas parcelas das várias funções, passando a integrar todas as ações da Força Aérea ligadas ao IVR, focando em como essas informações percorrem a cadeia de comando. Esse fluxo se dá até o nível do Comando de Operações Aeroespaciais, reunindo as pessoas responsáveis por interpretar os dados e tomar decisões“, destacou o Co-Diretor do Exército, Coronel Aviador Jorge Petrola Ferreira. “Durante o Exercício IVR, tivemos a oportunidade de reunir as Aeronaves Remotamente Pilotadas das três Forças e, pela primeira vez, realizar um treinamento sinérgico, promovendo maior eficiência no emprego desses sistemas em cenários complexos“, completou o Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1°/12° GAV) – Esquadrão Hórus, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Marques da Rosa.

O exercício reúne cerca de 350 militares e conta com a participação de aeronaves da FAB, veículos blindados do EB e meios navais da MB. A operação tem como objetivo aprimorar táticas, técnicas e procedimentos, além de fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Armadas, consolidando a capacidade de defesa do Brasil no ambiente aeroespacial e marítimo.

PORTAL PODER AÉREO


FAB realiza transporte inédito da viatura ASTROS acoplada ao Míssil MANSUP

O transporte é realizado pela aeronave KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus, nesta sexta-feira (21/03)

Da Redação | Publicada em 21/03/2025 17:15

O Brasil avança na modernização de sua defesa com a integração entre poder aéreo e mísseis de longo alcance. Em uma operação conjunta, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil (MB) demonstram a capacidade do KC-390 Millennium de transportar o Sistema ASTROS II acoplada ao míssil antinavio MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície).

A ação representa um salto estratégico para as Forças Armadas, que passam a contar com maior interoperabilidade, flexibilidade, pronta resposta e alcance no deslocamento de armamentos pesados, como o míssil antinavio MANSUP. O transporte do ASTROS pelo KC-390 garante que o Brasil possa reposicionar rapidamente seu poder de fogo para qualquer região do país, reforçando a capacidade de defesa e dissuasão.

“Essa missão em conjunto com a Marinha do Brasil é fundamental tanto para a realização do exercício operacional em Fortaleza quanto para o fortalecimento dos laços entre as Forças”, destacou o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Israel Amorim Barbosa Leal.

Mobilidade Estratégica

A Operação coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) por meio do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – unidade da FAB responsável pela operação do KC-390, realiza, pela primeira vez, nesta sexta-feira (21/03), o transporte do sistema de artilharia ASTROS, com saída na Base Aérea do Galeão (BAGL) e destino à Fortaleza (CE), realizando uma escala técnica em Salvador (BA). O ASTROS, que pesa aproximadamente 24 toneladas, será embarcado na aeronave e deslocado para o Nordeste em poucas horas, demonstrando a rapidez com que as Forças Armadas podem redistribuir seus meios de combate. 

Essa mobilidade estratégica permite que o Brasil projete seu poder militar com rapidez, seja para a defesa de suas fronteiras terrestres, seja para a proteção da Amazônia Azul, área marítima de 5,7 milhões de quilômetros quadrados sob jurisdição brasileira.

Operação “Jeanne d’Arc 2025”

O envio do sistema de mísseis Astros está relacionado à operação da Marinha do Brasil (MB) e da Marinha Nacional da França (MNF), que iniciaram, no dia 16/03, a Operação “Jeanne d’Arc 2025”. O exercício conjunto, que ocorre até 02/04 nas proximidades de Fortaleza, tem como objetivo aprimorar a interoperabilidade entre as Forças e fortalecer a cooperação bilateral.

Interoperabilidade entre as Forças

A operação reflete um novo paradigma na defesa nacional, em que Exército, Marinha e FAB atuam de forma integrada. O ASTROS II, desenvolvido no Brasil, é um dos mais avançados sistemas de lançamento de foguetes do mundo e, agora, pode ser reposicionado rapidamente pelo KC-390 para reforçar pontos estratégicos do país. 

Além disso, o sistema é capaz de disparar o míssil antinavio MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície), projetado para atingir alvos a distâncias superiores a 70 quilômetros. Essa capacidade amplia a defesa do litoral brasileiro, permitindo que o Exército e a Marinha possam neutralizar ameaças navais.

Pronta Resposta

Com o uso do KC-390, a FAB pode posicionar o ASTROS em qualquer local do território nacional em até 24 horas. Além da velocidade no deslocamento, o KC-390 tem capacidade de operar em pistas não preparadas, o que significa que pode pousar em regiões remotas e estratégicas. Isso amplia as possibilidades de emprego da artilharia de foguetes, que pode ser usada em qualquer ponto do Brasil em um curto espaço de tempo.

Capacidades Operacionais do KC-390 Millennium

O KC-390 Millennium é um cargueiro estratégico com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, incluindo veículos pesados, equipamentos e até mesmo cargas humanitárias, sendo capaz de realizar diversas missões, como transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, entre outras. A aeronave é reconhecida por sua alta capacidade de carga, velocidade e alcance, características que a posicionam como uma das mais avançadas de sua categoria.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Marinha e FAB realizam transporte inédito de míssil em avião cargueiro

Equipamento viajou a bordo da aeronave KC-390 Millennium até Fortaleza (CE), onde será empregado na Operação “Jeanne D’Arc 2024”

Luana Viana | Publicada em 21/03/2025 13:49

A Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira realizaram, nesta sexta-feira (21/3), o transporte aéreo do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) acoplado à plataforma Lançadora Multipla Universal (LMU). É a primeira vez que essa operação é feita. O míssil foi transportado pela aeronave KC-390 Millennium da FAB até Fortaleza (CE), onde será empregado na Operação “Jeanne D’Arc 2024”, realizada em parceria com as Forças Armadas da França.

O exercício inédito teve início na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com o intuito de avaliar a capacidade operacional da aeronave KC-390 Millennium no transporte de sistemas de grande porte, como o MANSUP, acoplado à plataforma terrestre LMU, sistema para lançamento de foguetes de artilharia pertencente ao Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.

“Esse treinamento faz parte do Projeto MANSUP, programa que, seguindo as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, tem o objetivo de desenvolver e produzir esse tipo de armamento no Brasil com tecnologia 100% nacional. O desenvolvimento de um míssil desse porte permitirá à MB contar com um armamento eficaz que aumenta o poder de combate da Força Naval, contribuindo para a defesa dos interesses nacionais e da soberania na Amazônia Azul na vertente Litorânea do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN)”, explica a Marinha.