NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


FAB promove 1ª Conferência de Armamento Aéreo

Encontro entre Oficiais-Generais aconteceu na Escola Superior de Defesa, em Brasília (DF)

Agência Força Aérea | Publicada em 21/10/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), promoveu nesta quarta-feira (20), a 1ª Conferência de Armamento Aéreo, com o tema “A soberania da Pátria começa com o domínio dos céus!”. O encontro aconteceu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF).

Participaram da conferência o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da FAB, além de Oficiais Superiores do Estado-Maior da Aeronáutica.

Foram debatidos assuntos como as ameaças e as capacidades estratégicas da Força; as teorias dos mísseis; o preparo e o emprego operacional; os desafios e as necessidades logísticas; e as perspectivas no âmbito da ciência e tecnologia.

De acordo com o Comandante da Aeronáutica, a Força Aérea é armada pela capacidade dos armamentos inseridos nos sistemas bélicos. “Esse entendimento tem que estar em cada um dos nossos Oficiais-Generais e esta é a importância e o motivo de reunir todos eles, atualizando-os quanto aos nossos projetos estratégicos, capacidades bélicas e necessidades futuras”, destaca.

O Chefe do EMAER explica o objetivo do evento. “Estamos enaltecendo aquilo que faz a diferença entre as Forças Aéreas no mundo, o seu armamento, principalmente no momento em que nós, ao adquirirmos a aeronave Gripen, estamos também colocando em nosso acervo novos equipamentos e armamentos. E é bom que os Oficiais-Generais e os Coronéis do Estado-Maior, aqueles que ajudam a pensar a Força Aérea, obtenham esses conhecimentos”, salienta o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

O Tenente-Brigadeiro Lourenço frisou a importância da Força Aérea em realizar a 1ª Conferência de Armamento Aéreo. “Receber uma conferência, como esta, é de vital importância, na qual estamos decidindo os rumos, onde vamos chegar e onde queremos chegar”, diz o Oficial-General.

O Palestrante e Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador, abordou sobre Mísseis, teorias e capacidades. “A palestra tratou dos armamentos que temos no Gripen e nas aeronaves já em voo na Força Aérea Brasileira, e teve como objetivo igualar o conhecimento referente aos mísseis e suas capacidades, bem como suas tecnologias”, finaliza.

A expectativa é que, para o próximo ano, aconteça a segunda edição da conferência, cumprindo assim as normativas da Diretriz do Comandante.

PORTAL AEROFLAP


Gripen na FAB: estreia amanhã o 1º episódio da websérie Colaboração Real 4


Gabriel Centeno | Publicada em 20/10/2021

Em 21 de outubro, às 11h, estreia o primeiro episódio da quarta temporada da websérie Colaboração Real no canal do YouTube da Saab do Brasil. Nele, será possível conhecer detalhes dos treinamentos que os pilotos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram em Såtenäs, na Suécia.Enquanto as temporadas anteriores mostravam o processo de transferência de tecnologia e o envolvimento da Indústria Nacional de Defesa no programa, agora os novos episódios contam os preparativos da FAB para o início das operações do novo caça.

Para não perder a estreia do episódio, se inscreva no canal da Saab do Brasil no YouTube e ative as notificações. Participe da conversa ao vivo com as hashtags #ColaboracaoReal e #GripenBrasileiro. No dia 07 de outubro, a Saab divulgou o trailer da nova temporada da websérie.

Gripen pousa na Base Aérea de Anápolis pela primeira vez


Gabriel Centeno | Publicada em 20/10/2021

O F-39E Gripen FAB 4100, o primeiro Gripen entregue à Força Aérea Brasileira, pousou na Base Aérea de Anápolis (BAAN) pela primeira vez nesta quarta-feira (20), de acordo com informações do site Defesa Aérea & Naval. 

Segundo apurado pelo Portal Aeroflap, o caça vai participar de um desfile aéreo em Brasília na sexta-feira (22), em virtude das comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro. 

A aeronave foi registrada por um grupo de fotógrafos, integrantes do Grupo Spotters Brasil. 

A BAAN é sede do 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, que será a primeira unidade da FAB a operar os novos caças, junto do 1º/16º GAv, o Esquadrão Adelphi, que será reativado nos próximos anos. 

O FAB 4100 foi entregue em 2019, durante uma cerimônia realizada na Suécia. A aeronave chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020, voando no país pela primeira vez quatro dias depois.A aeronave está sendo usadas nos voos de certificação junto ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de SP. Em novembro, a Saab vai enviar as duas primeiras unidades operacionais, já prontas na Suécia.

PORTAL CAVOK


Gripen E: Combatendo ameaças de guerra eletrônica com confiança

Como obter uma vantagem competitiva e equipar os pilotos com os meios e a confiança para detectar, enganar e combater essas ameaças? Veja como.

Diego Alves | Publicada em 20/10/2021 20:46

Os modernos sistemas de radar e defesa aérea são ágeis em todos os parâmetros eletromagnéticos, como resultado da mais recente tecnologia, tornando-os muito mais difíceis de detectar e classificar. Veja como o Gripen E possui recursos para obter vantagem no campo da guerra eletrônica.

Atualmente os pilotos de caça estão operando em um ambiente de sinais extremamente complexo e multifacetado, que impõe demandas extremamente altas aos caças modernos e suas capacidades de guerra eletrônica. A capacidade de não ser detectado ao entrar no espaço aéreo inimigo é vital para qualquer missão de caça.

“Como piloto de caça, saber exatamente o que está acontecendo ao meu redor é crucial. Você precisa ter plena consciência da situação para ser capaz de ver primeiro, entender primeiro e agir primeiro, para manter a vantagem combativa sobre seu adversário. Todas as informações coletadas pelos caças colaboradores – a unidade tática – e outros sensores do campo de batalha disponíveis precisam ser vinculados, processados e apresentados de forma que forneça a consciência e a prontidão necessárias para agir com alto efeito operacional ”, diz Jussi Halmetoja, ex-piloto do Gripen e consultor operacional da Saab.

Com isso em mente, a Saab estabeleceu a missão de criar a solução de guerra eletrônica aerotransportada mais inteligente disponível para caças no mercado hoje. O objetivo era desenvolver uma solução que fornecesse um pacote completo de capacidade de sobrevivência incomparável, consciência situacional superior, liberdade de ação e um retorno seguro para casa. Tudo para garantir que os pilotos de caça, ao iniciar as missões, tenham mais do que confiança de sair por cima. O resultado é o Arexis – uma solução EW de nova geração que combina o que há de mais moderno em autoproteção e Ataque Eletrônico e prepara bem qualquer caça para a entrada e operação em um espaço aéreo contestado.

O Arexis fornece uma imagem completa das ameaças em todo o espectro eletromagnético e, quando necessário, pode bloquear e enganar muitos sistemas inimigos – tudo ao mesmo tempo. Ele fornece a capacidade de detectar, combater e ficar à frente de qualquer ameaça, permitindo que o piloto se concentre na tarefa em questão.

“No ambiente contestado, essa é a diferença entre ser capaz de se envolver ou forçado a abortar. Uma consciência situacional superior fornece a vantagem tática necessária para garantir o sucesso da missão, a capacidade de sobrevivência da plataforma e conduzir todas as missões com sucesso”, disse Jussi Halmetoja.

A vantagem enganosa com o Ataque Eletrônico

Com a capacidade avançada de bloqueio de escolta da Arexis, o piloto pode operar dentro da faixa de ameaça de sistemas de defesa aérea hostis, permitindo vantagem tática. A capacidade de supressão da Arexis usa ataque eletrônico ao perturbar ativamente, enganar e enganar os adversários, criando assim uma janela de oportunidade chave para cumprir os objetivos da missão. Para manter seguros os ativos de alto valor, a Arexis também pode lançar iscas aéreas com a capacidade de detectar, enganar e suprimir uma ampla gama de ameaças.

Capacitado por IA

Nos ambientes de missão de hoje, que mudam rapidamente, a capacidade humana costuma ser uma limitação, o que significa que nos tornamos cada vez mais dependentes do suporte de tecnologias avançadas. Com a Inteligência Artificial (IA) altamente sofisticada da Arexis, é necessário um acréscimo mínimo à carga de trabalho da tripulação. O sistema fornece de maneira automática e rápida proteção total e recursos ofensivos – até mesmo para uma unidade tática inteira.

Digitalização é a chave

Quais são os segredos das capacidades exclusivas da Arexis? Parte da resposta está em sua capacidade única de gerenciar e digitalizar uma ampla gama e um grande número de sinais e dados do sensor com extrema rapidez e precisão. Isso é possível com o uso das mais recentes tecnologias de IA em processamento digital de dados em conjunto com a tecnologia de antena de nitreto de gálio de ponta.

Comprovado e selecionado pelo Gripen E/F

Na Saab, temos uma longa história de equipar aeronaves de combate avançadas de todo o mundo com soluções de autoproteção. Hoje, a solução EW de última geração da Arexis foi comprovada e selecionada para o Gripen E/F.

O resultado é um lutador mais do que pronto para o que vier, hoje e no futuro. Não acredite apenas na nossa palavra. Aqui está o que um piloto do Gripen pensa disso!

“As missões de caça em ambientes contestados nunca serão fáceis ou isentas de riscos. Exige que você, como piloto, confie em sua aeronave e nos sistemas táticos para fornecer o que for necessário para entrar no espaço aéreo inimigo, operar nele e, em seguida, retornar com segurança para casa. Com a solução EW no Gripen, tenho tudo isso e confiança para vencer ”, afirma Jussi Halmetoja.

JORNAL DO SENADO


Dedo de Prosa: Dia do Controlador de Tráfego Aéreo


Geziel Carvalho | Publicada em 20/10/2021 08:35

O avião é considerado um dos meios de transporte mais seguros, além da praticidade de deslocamentos rápidos. A segurança do voo depende da manutenção adequada, da habilidade do piloto e também de um outro profissional que fica no solo e é fundamental para o bom andamento da viagem: o controlador de voo ou controlador de tráfego aéreo. Hoje, 20 de outubro, é o dia deste profissional que tem a responsabilidade de organizar e monitorar as rotas dos aviões, evitando colisões no ar. Ouça a homenagem com Jeziel Carvalho.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL 6 - Veja a nova aeronave da FAB que pousou pela primeira vez na Ala 2

Encomendada diretamente da Suécia, o caça será o novo carro-chefe da Aeronáutica

Caio Henrique | Publicada em 20/10/2021 17:25

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) recebeu uma visita de luxo nesta quarta-feira (20).

O F-39E Gripen, mais novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro pouso na unidade do município.

O momento super especial da chegada foi registrado e obtido com exclusividade pelo Portal 6. Assista:

Encomendada diretamente da Suécia, a aeronave será o novo carro-chefe da Aeronáutica.

O caráter estritamente militar e a estrutura para receber um caça deste porte fez com que a base anapolina se tornasse o local perfeito para o repouso do avião.

Na sexta-feira (22), ele viaja para a capital federal, Brasília, onde fará parte da cerimônia de comemoração ao Dia do Aviador.