NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
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Caça F-39 Gripen da FAB recebe selo comemorativo após pesquisador notar coincidência histórica na aeronave
Murilo Basseto | Publicada em 20/09/2023 12:29
Uma curiosidade muito interessante foi apresentada nesta semana pela fabricante Saab a respeito dos novos caças que compõem a frota da Força Aérea Brasileira (FAB).
Em dezembro de 2022, a FAB colocou em serviço os primeiros exemplares do F-39E Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade com sede na Base Aérea de Anápolis (GO) e que tem sido a responsável por desenvolver toda a doutrina operacional deste que é um dos mais modernos caças da atualidade.
Desde então, as aeronaves têm participado de uma série de treinamentos e solenidades pelo país, demonstrando mais uma vez os resultados do programa binacional entre a Saab e a Base Industrial de Defesa do Brasil.
E foi em uma dessas oportunidades, no dia da Aviação de Caça de 2023, na Base Aérea de Santa Cruz (RJ), que o pesquisador Vicente Vazquez notou um detalhe peculiar que tem significado histórico para a Força Aérea.
“Ao observar as matrículas dos dois F-39E Gripen que lá estavam, eu me dei conta de que a numeração dos P-47D brasileiros começava em 4104, justamente no avião usado na Itália pelo Brigadeiro Nero Moura, que era o comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça. A partir daquele número, as matrículas desses aviões coincidiriam com as do Gripen. Eu comentei essa curiosidade com o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, e reforcei que isso merecia uma marca especial no F-39E FAB 4104 para relembrar o fato. Também falei com o Brigadeiro Teomar Fonseca Quírico”, explica o pesquisador.
A FAB se engajou na 2ª Guerra Mundial, pela defesa da liberdade e da democracia, em outubro de 1944, quando ainda não havia completado seus quatro anos de existência. Na Itália, os P-47D brasileiros usaram a matrícula norte-americana da United States Army Air Force. Nero Moura, a bordo do caça que tinha o seu nome, realizou 62 missões ofensivas de combate. Ao término do conflito, a aeronave retornou ao Brasil e recebeu a matrícula nacional FAB 4104.
Relembrando esse fato e cultivando as tradições, o 1º GDA fez uma homenagem ao patrono da Aviação de Caça ao adesivar o F-39E FAB 4104 com um selo com o nome do Brigadeiro Moura.
A apresentação do Gripen com essa marcação especial aconteceu durante o 47º Bródio dos Jaguares, o encontro anual que reúne os efetivos atuais e antigos desse esquadrão.
“A linda iniciativa de homenagear o patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura, é proveniente do Brigadeiro Quírico, presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), e que foi corroborada com entusiasmo pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, Comandante de Preparo, e também por mim, após um estudo realizado pelo pesquisador Vicente Vazquez. Conforme dizia o Brigadeiro Nero Moura: quero que nada da nossa história seja esquecida, e vocês o farão! Assim, nós não poderíamos adiar este preito”, disse o Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Renato Leal Leite, durante o seu discurso no Bródio dos Jaguares.
AREA MILITAR OF - Força Aérea Brasileira – 127 anos do Marechal do Ar Eduardo Gomes
Da Redação | Publicada em 20/09/2023 12:00
Nascido em Petrópolis (RJ), no dia 20 de setembro de 1896, Eduardo Gomes despontou desde cedo sua vocação patriótica. Foi aviador, militar e político brasileiro, além de Ministro da Aeronáutica nos governos de Café Filho, Carlos Luz e Castelo Branco. O jovem visionário teve uma caminhada marcada por sua intensa dedicação à vida militar e ao país. Com exemplos seguidos por brasileiros de todas as épocas, sem dúvida, o homenageado do mês é um ícone na história da Força Aérea Brasileira (FAB).
Praça na Escola Militar de Realengo, em 21 de abril de 1916, Eduardo Gomes foi servir em Curitiba, no 9º Regimento de Artilharia, onde permaneceu até 1922. Interessado pela Aviação, fez o primeiro Curso de Observador Aéreo em 1921. Em 4 de julho de 1922 apresentou-se no Forte de Copacabana aderindo ao movimento reconhecido como Revolução dos Tenentes.
Com imenso senso de brasilidade e sabedor das grandes distâncias territoriais, Eduardo Gomes trabalhou na criação do Correio Aéreo Militar (CAM), que viria a se tornar o Correio Aéreo Nacional (CAN). Pelas asas das linhas do CAN, as populações das cidades mais inóspitas viram chegar a provisão e, acima de tudo, a solidariedade.
Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, foi promovido a Brigadeiro e transferido para a FAB. Participou da organização e construção das Bases Aéreas, que iriam desempenhar importante papel no esforço dos aliados na 2ª Guerra Mundial.
Lançou-se na política e com sua visão de futuro, em 1945 e 1950, foi candidato a Presidente da República.
Eduardo Gomes foi transferido para a reserva no dia 13 de setembro de 1960 e promovido ao posto de Marechal do Ar no dia 22 do mesmo mês e ano. Como ministro (1954- 1967), a indústria Aeronáutica Brasileira começou a ganhar asas quando, em 25 de junho de 1965, deu autorização para execução do projeto IPD-6504 Bandeirante, considerado o embrião da EMBRAER.
Seu trabalho pioneiro como impulsionador do CAN foi reconhecido nacionalmente no dia 12 de dezembro de 1972, quando foi proclamado Patrono do Correio Aéreo Nacional pelo Congresso Nacional.
Faleceu no dia 13 de junho de 1981 e deixou o legado de civismo e reconhecidamente a imagem de um homem à frente de seu tempo.
Diante de tudo que esse notável e exímio militar representou para a sua e para as futuras gerações, mesmo após a sua morte, o brasileiro é homenageado e tem seu legado lembrado. Em 1984, recebeu o título de Patrono da Força Aérea Brasileira. No mesmo ano, foi criada a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças da Aeronáutica que venham a distinguir-se nas atividades escolares.
A cidade do Rio de Janeiro também o homenageou dando o nome oficial de Parque Brigadeiro Eduardo Gomes ao aterro do Parque do Flamengo, já que este fica em frente ao Edifício Seabra, onde morou. Em Brasília (DF), o 11º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro tem a denominação histórica Grupo Brigadeiro Eduardo Gomes em homenagem ao Patrono da Força Aérea Brasileira.
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