NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


Capacidades do KC-390 são apresentadas durante o Exercício Cooperación IX

Apresentação técnica da aeronave foi realizada pelo Comandante do Esquadrão Zeus, da FAB, no dia 16/05, no Peru

Da Redação | Publicada em 20/05/2023 16:34

Durante o Exercício Cooperación IX, sob organização da Embaixada do Brasil no Peru, através de sua Adidância Aeronáutica e com o apoio do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), autoridades do Ministério da Defesa peruano tiveram a oportunidade de serem apresentadas às potencialidades e capacidades da aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), avião operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus.

O evento ocorreu no dia 16/05, e contou com uma breve apresentação técnica da aeronave, realizada pelo Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira. O encontro contou com a participação de militares da Marinha, Exército, Força Aérea do Peru (FAP), Polícia Nacional do Peru e algumas autoridades estrangeiras sediadas em Lima ou participantes do Exercício.

Após a apresentação, todos embarcaram para um voo local a bordo do KC-390, fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A, a Embraer.

O Embaixador do Brasil em Lima, Sérgio França Danese, explicou que o acontecimento se deu, em demonstração de transparência e desejo de crescente cooperação bilateral em matéria de defesa e segurança. “A indústria de defesa do Brasil pode suprir, com vantagens, as necessidades estratégicas peruanas, inclusive quanto à diversificação de provedores de tecnologia militar e equipamentos competitivos e de alta qualidade, como o KC-390”, comentou o Diplomata.

O Chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru, General de Exército Manuel Jesús Martín Gómez de La Torre Araníbar, um dos participantes no voo, agradeceu à Embaixada do Brasil no Peru e à Força Aérea Brasileira pela oportunidade disponibilizada a todos, enaltecendo a aeronave KC-390.

As Forças Aéreas de Brasil e do Peru encontram-se em Lima até o dia 20/05, juntamente com Forças Aéreas de outras dez nações (Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, Honduras, Panamá, República Dominicana e Uruguai), com o propósito de treinarem a integração das operações aéreas e o comando e controle (C2) multinacionais face aos desastres naturais.

O exercício multinacional COOPERACÓN IX faz parte do rol de eventos do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), em favor do esforço coletivo das Forças Aéreas no continente americano.

PORTAL AEROFLAP


Caças da FAB farão rasantes em estádio do Grêmio neste final de semana


Gabriel Centeno | Publicada em 20/05/2023

Quem estiver em Porto Alegre (RS) neste final de semana poderá observar as passagens baixas de caças F-5 Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB). Os rasantes dos aviões supersônicos ocorrem em três locais distintos da capital gaúcha. 

As aeronaves de combate do Esquadrão Pampa, unidade com sede na Base Aérea de Canoas (BACO), devem participar do evento em comemoração aos 90 anos do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS), no Bairro Belém Novo, zona sul de Porto Alegre. A organização abre suas portas neste sábado (20) e domingo (21) em um grande evento que contará ainda com sorteio de voo panorâmico, exposição de aeronaves, acrobacia aérea e outras atrações. 

O rasante dos F-5 no ARGS está previsto para às 16:00. 

Ainda no domingo, os caças da Força Aérea farão passagens baixas celebrando os 150 anos de Alberto Santos Dumont. Segundo a própria Aeronáutica, os jatos sobrevoarão a Arena do Grêmio duas vezes, às 17:25 e 18:25, e na Orla do Guaíba, às 18:35. Os rasantes o estádio ocorrem junto do GRENAL 439, clássico do futebol gaúcho entre Grêmio e Internacional. 

“O sobrevoo busca disseminar a cultura aeronáutica e difundir conhecimentos sobre a história da aviação ao incrementar a percepção positiva da sociedade sobre as contribuições de Santos Dumont para a humanidade, o país e a Força Aérea Brasileira”, diz a organização militar.

DEFESA EM FOCO


Exercício Técnico Condor: A Preparação Inovadora dos Pilotos da Força Aérea Brasileira

O 1°/2° GT finaliza o treinamento aéreo EXTEC Condor, aperfeiçoando a formação de pilotos e eficiência em missões de transporte aerologístico

Por Marcelo Barros | Publicada em 20/05/2023 15:00

No dia 9 de maio, o Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1°/2° GT) – Esquadrão Condor, concluiu o Exercício Técnico (EXTEC) Condor. O exercício ocorreu na Base Aérea de Anápolis (BAAN), envolvendo 50 militares do 1°/2° GT, assim como três novos pilotos do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião. Este intensivo treinamento cobriu aspectos técnicos e operacionais da aeronave C-99, o ajuste dos novos pilotos à performance a jato, e ainda a formação de instrutores de voo.

Benefícios do Exercício Técnico Condor

O EXTEC Condor trouxe importantes benefícios técnicos e operacionais, notadamente a instrução básica realizada em Anápolis (GO). A localização favoreceu o treinamento ao evitar interferências do tráfego aéreo, garantindo uma formação didática e contínua aos pilotos. Além disso, o exercício resultou em economia significativa de tempo e recursos financeiros, uma vez que os voos puderam ser realizados sem contratempos.

Importância do Treinamento para a Força Aérea Brasileira

O Tenente-Coronel Aviador Davidson da Silva Paiva, comandante do 1°/2º GT, ressaltou a relevância do treinamento. Ele explicou que o exercício técnico permite que os novos operadores aéreos se tornem aptos a compor as tripulações nas missões de transporte aerologístico, além de contribuir para a formação e manutenção operacional dos pilotos do Esquadrão Condor. Ainda segundo o Tenente-Coronel, o EXTEC Condor contribui para a formação inicial dos pilotos do 2°/6° GAV, que após a conclusão, estarão prontos para realizar diversas missões na vigilância e controle do espaço aéreo brasileiro.

O Exercício Técnico Condor e o Futuro

Além do treinamento prático em voo, o EXTEC Condor contemplou aspectos doutrinários entre as Unidades Aéreas e o Comando de Preparo (COMPREP), bem como atividades terrestres. Com o encerramento do exercício, a equipe do Esquadrão retornou à Base Aérea do Galeão, pronta para aplicar o aprendizado e contribuir de forma mais efetiva para as missões da Força Aérea Brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL ÚNICO: Balsa da FAB vai levar atendimento médico e social ao interior

Embarcação vai atuar em Barcelos e no distrito de Moura

Da Redação | Publicada em 20/05/2023 16:21

Expedição vai acontecer de 26 de maio a 4 de junho

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai realizar uma Ação Cívico-Social (ACISO), de 26 de maio a 4 de junho, nas comunidades ribeirinhas do município de Barcelos e do distrito de Moura (a 400 km de Manaus em linha reta). O Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB será montado em uma das três balsas utilizadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, que percorrerá o Rio Negro atendendo moradores da região.

Especialidades

As especialidades oferecidas serão: ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, fisioterapia e odontologia, psicologia, assistência social e religiosa; exames preventivos de colo de útero; exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia). Nesses casos, todos os agendamentos serão encaminhados ao HCAMP pelas Secretarias de Saúde das localidades.

Medicamentos

A Operação Excelsior recebeu a doação de mais de 14 mil unidades de medicamentos do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas. O carregamento possui antiinflamatórios, antibióticos, antihipertensivos, contraceptivos, analgésicos, dentre outros.

Integração nacional

De acordo com o comandante da Operação Excelsior, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Júnior, a ação busca apoiar a população e integrar o território nacional. “Dar esse suporte às populações ribeirinhas faz parte da missão da FAB”, apontou.

Cronograma

Os atendimentos vão começar no distrito de Moura, de 26 a 28 de maio, seguindo para Barcelos, de 31 de maio a 04 de junho. Aproximadamente, 450 pessoas devem ser atendidas por dia.