NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Conheça a história de dois irmãos que pilotam juntos na Esquadrilha da Fumaça: `sonho realizado`

Os capitães Felipe Augusto Kawka e Vitor Moisés Kawka entraram para a Força Aérea Brasileira (FAB) por incentivo do pai. Pilotos fazem apresentação em Pirassununga (SP) neste domingo (17) na AFA.

Rebeca Branco | Publicada em 16/09/2023 15:50

Dos sete aviões que fazem parte da Esquadrilha da Fumaça, dois são pilotados por irmãos. Os capitães Felipe Augusto Kawka, de 33 anos, e Vitor Moisés Kawka, de 34, integram o grupo de aviadores que fará duas apresentações neste domingo (17) em Pirassununga.

O tradicional Domingo Aéreo espera receber 60 mil visitantes na Academia da Força Aérea (AFA) quando os portões do Ninho das Águias serão abertos à população a partir das 7h.

Os irmãos Kawka entraram na AFA com 17 e 18 anos e atualmente pilotam as aeronaves 4 e 5 da Esquadrilha da Fumaça que soma 71 anos de atividade.

Lado a lado, rumo à proteção da pátria e ao espetáculo no céu, a caminhada dos irmãos desde pequenos é em parceria. Antes de impressionar, eles foram impressionados.

Quando crianças, eles eram levados pelo pai em todas as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, em Brasília, onde moravam.

O sonho da aviação começou com o pai, que serviu a Força Aérea Brasileira (FAB), mas não realizou o sonho de ser piloto. O legado de servir ao país, contudo, foi deixado aos filhos.

“Por vezes me pego pensando e refletindo como o destino foi bom comigo e como eu sou sortudo de participar de uma Esquadrilha de elite, representando a Força Aérea Brasileira fazendo o que mais gosto, que é voar fazendo acrobacias e fazer cambalhota no ar. É um sentimento de felicidade imensa”, contou capitão Kawka.

O capitão Vitor Kawka disse que se sente realizado pelo incentivo do pai e pela trajetória na aviação ao lado do irmão.

“É um sonho realizado da nossa parte poder voar junto. E na Esquadrilha é algo que a gente sempre viu e que sempre nos motivou conseguir participar. Levar esse sonho, que era nosso, a outras pessoas, a outras crianças é uma alegria imensa”, disse.

Inspiração aos filhos

Os filhos dos capitães estão sempre por perto e conseguem acompanhar a rotina dos pais com mais facilidade.

“Não temo como as crianças não ficarem motivadas. Eles têm muito contato com a aviação do que eu e meu irmão tivemos. A gente via sempre de longe, eles conseguem ver de perto, vêm ao hangar, assistem as nossas demonstrações”, contou Vitor Kawka.

“Eu tenho dois meninos, então eu tento não incentivar mais do que naturalmente eu já incentivo eles acompanhando o trabalho da Fumaça. Se for da vontade deles, eu vou ser o fã número um. Mas se não for também eu vou respeitar e apoiar”, completou o capitão Kawka.

Amor pela aviação

Mas antes dos voos ousados, manobras e missões que inspiram, existe um show à parte que garante o real espetáculo: o amor pela aviação. “É uma coisa que nos move, que une pessoas e também motiva”, disse o capitão Vitor Kawka.

E a sensação após a demonstração é indescritível. Segundo o capitão Kawka, quando os pilotos escutam os aplausos, têm contato com o público, com as crianças, tiram foto, batem papo sentem também o coroamento de todo o trabalho e preparação que eles recebem nos treinamentos.

“Quando a gente faz a demonstração com um público grande, a gente se sente muito feliz porque tem muitas pessoas que ficam impressionadas pela Força Aérea Brasileira, então isso aumenta ainda mais a vontade de fazer tudo bem feito”, disse o capitão Kawka.

4 mil apresentações

Em maio deste ano, a Esquadrilha da Fumaça comemorou o marco de quatro mil apresentações realizadas com um evento na AFA. O recorde de demonstrações foi alcançado no dia 28 de abril, na cidade de Torres (RS).

Atualmente, as demonstrações do grupo são compostas por sete aviões A-29 Super Tucano. O time é formado por 12 pilotos, que revezam as posições. São cerca de 60 apresentações por ano.

A Esquadrilha da Fumaça teve início ainda em 1952, na Escola de Aeronáutica, localizada no Rio de Janeiro (RJ). Na época, a esquadrilha era composta por apenas quatro aviões do modelo North American T-6 Texan. A primeira apresentação foi no dia 14 de maio.
 

 

 

 

DEFESA AÉREA & NAVAL


Hércules de Gelo – 40 anos do primeiro pouso do C-130 na Antártida


Luiz Padilha | Publicada em 16/09/2023 18:15

Dia 23 de agosto de 1983. A Força Aérea Brasileira fazia, com seu C-130 Hércules, o primeiro pouso no continente gelado. A missão era prestar apoio aéreo ao Programa Antártico Brasileiro. Há 40 anos seguimos com nossa Marinha. Há 40 anos seguimos com nosso Brasil. Venha conhecer esta jornada fantástica pelas palavras de quem fez e faz história.

PORTAL AEROIN


Museu Aeroespacial (MUSAL) recebeu visita de veteranos da Aviação de Caça brasileira nesta semana


Murilo Basseto | Publicada em 16/09/2023

O Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonso, Rio de Janeiro, informa que teve a honra de receber, na manhã da última quarta-feira, dia 13 de setembro, o atual Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), Brigadeiro Reformado Teomar Fonseca Quírico.

Ele estava acompanhado de parte da Diretoria dessa importante Associação, que foram recepcionados pelo Brigadeiro R/1 Mauricio Carvalho Sampaio, Diretor do MUSAL.

Inicialmente, os veteranos “caçadores” da Força Aérea Brasileira (FAB) se reuniram com o Diretor do MUSAL, que realizou uma breve explanação sobre o atual modelo de gestão do Museu Aeroespacial, bem como projetos desenvolvidos e perspectivas de projetos futuros.

Após esse momento, os Diretores da ABRA-PC apresentaram um projeto denominado “Projeto ABRA-PC no MUSAL”, cujo principal objetivo é a criação de um espaço expositivo permanente no museu, dedicado a documentos, materiais, filmes, livros e objetos relacionados a personalidades e eventos que moldaram a evolução da Aviação de Caça no país, assim preservando, compartilhando e divulgando a rica e gloriosa história dessa Aviação da FAB para toda a Sociedade.

A ABRA-PC, fundada em 10 de agosto de 1995, é uma associação, sem fins lucrativos, que tem por finalidade estreitar os laços de união e solidariedade entre os pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira e os formados em outras Forças Armadas, nacionais ou estrangeiras, buscando estimular e preservar as tradições e o espírito de corpo, bem como promover a interação entre os associados e a FAB.

Seu Presidente de Honra é o Patrono da Aviação de Caça Brasileira, Brigadeiro do Ar Nero Moura, Veterano de Guerra e Comandante do 1º Grupo de Caça na Itália.

Além de seu atual presidente, a comitiva da ABRA-PC era composta pelos seguintes diretores: Tenente Brigadeiro Reformado Marco Aurélio Gonçalves Mendes; Major Brigadeiro do Ar R/1 Álvaro Luiz Pinheiro da Costa; Major Brigadeiro do Ar R/1 Jorge Cruz de Souza e Mello; Coronel Av R/1 Márcio Felipe de Medeiros; Coronel Av R/1 Luiz Paulo da Silva Costa; e Coronel Av R/1 Roberto Martire Pires.

Após a reunião no MUSAL, o Presidente da ABRA-PC e seus Diretores foram recebidos pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, para um almoço no refeitório da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Com E195-E2, B737-800, caças e acrobacias, Domingo Aéreo será mostrado ao vivo hoje; veja como assistir


Murilo Basseto | Publicada em 17/09/2023 06:32

Acontece neste domingo, 17 de setembro, um dos eventos mais esperados do ano no calendário dos “Portões Abertos” da Força Aérea Brasileira (FAB) e dos shows aéreos em geral pelo país, que contará com transmissão ao vivo durante todo o dia, conforme disponibilizada no player abaixo nesta matéria.

As apresentações do Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga, no interior de São Paulo, conhecida por ser a sede do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – a Esquadrilha da Fumaça, estão programadas para começar por volta das 08h55 e terminar por volta das 17h00.

Como já mostrado pelo AEROIN, esta edição será especial, pois, assim como os vários eventos sendo realizados neste ano pelo país, celebra os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o brilhante inventor brasileiro conhecido como o Pai da Aviação devido aos seus inúmeros feitos, desde os balões até o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar por meios próprios de propulsão, o 14-bis, e muito além.

Assim, entre as atrações aéreas do Domingo Aérea na AFA 2023 estarão os aviões Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas e Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, que contam, respectivamente, com adesivação e pintura em alusão a Dumont e ao 14-bis, e eles ainda poderão voar em formação com a Esquadrilha da Fumaça.

Também haverá a inédita presença do novo caça da FAB, o Saab F-39 Gripen, além do A-1 AMX e do F-5, bem como o A-4 da Marinha do Brasil e diversas outras atrações, como apresentações de esquadrilhas e aviões individuais civis e as duas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

A transmissão oficial, que será feita em parceria entre o canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube e a Academia da Força Aérea, poderá ser assistida na tela a seguir. Abaixo do vídeo, veja também a programação prevista.

 

 

OUTRAS MÍDIAS


AREA MILITAR - COMPREP realiza III Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial em São Paulo


Agência Força Aérea | Publicada em 16/09/2023

O Comando de Preparo (COMPREP) realizou, entre os dias 03 e 05/09, na Base Aérea de São Paulo (BASP), a III Reunião de Aprendizado Estratégico Setorial (III RAES). O intuito do encontro foi discutir a Gestão de Riscos no âmbito do COMPREP.

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que presidiu o encontro, ressaltou a importância da troca de informações. “O objetivo da III RAES é difundir as diretrizes e as orientações do Comandante de Preparo às Organizações Militares subordinadas, verificar indicadores de desempenho e a conformidade das ações de comando no contexto dos Processos de Planejamento e de Controle do Preparo Operacional, além de difundir as melhores práticas e potencializar o intercâmbio de experiências e de informações entre os diversos Comandantes e Diretores”, destacou o Oficial-General.

O evento teve a participação do Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; dos Oficiais-Generais Chefes das Subchefias do COMPREP, além de parte do seu efetivo. Também estiveram presentes os Comandantes e Diretores das Organizações Militares subordinadas.

“A atenção da III RAES foi direcionada para a verificação e gestão de riscos presentes nas organizações subordinadas, que precisam ser verificados e mitigados, de modo que não impactem na entrega de resultados almejados”, complementou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida. O Comandante do COMPREP também expressou que a expectativa é de que a estrutura organizacional possa ser constantemente verificada e adequadamente ajustada aos diversos cenários, sejam administrativos ou operacionais, de modo que se obtenha o máximo de efetividade dos meios aeroespaciais para o cumprimento da missão institucional do Comando de Preparo e das capacidades da Força Aérea Brasileira.  

Após a reunião, o Comandante da BASP, Coronel Aviador Leonar Tiago Barbosa, expressou a grande satisfação do efetivo em receber líderes do COMPREP para um fórum de alto nível, no qual os participantes puderam receber orientações superiores, escutar de outros Comandantes as experiências positivas e as lições apreendidas, que, somadas, contribuem para o amadurecimento mútuo e melhoria dos processos. “O trabalho conjunto do Grupamento de Apoio de São Paulo, da BASP e do Instituto de Logística da Aeronáutica proporcionaram sucesso à realização do evento”, expressou o Oficial.

A RAES é um ciclo com quatro encontros anuais. Este ano, os dois primeiros ocorreram em Salvador (BA), nos meses de abril e junho, e o último está previsto para ocorrer nos dias 20 e 21/11, com localidade a ser definida. O COMPREP é a organização responsável pelos sete Comandos Aéreos Regionais (COMAR) e suas dezenove Bases com suas unidades aéreas; além do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) e o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV).