NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Domingo Aéreo da AFA: veja tudo o que você precisa saber para curtir o evento

Expectativa é que 60 mil pessoas participem do evento que reúne demonstrações aéreas e apresentações da Esquadrilha da Fumaça. Ingressos, que eram gratuitos, estão esgotados.

Da Redação | Publicada em 15/09/2023 12:05

Quem gosta de aviação espera, quase que o ano todo, pelo Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA). O evento, que ocorre uma vez por ano, está programado para o domingo (17), em Pirassununga (SP), quando os portões do Ninho das Águias são abertos à população.

A expectativa é que 60 mil pessoas participem do evento que reúne demonstrações aéreas e apresentações da Esquadrilha da Fumaça Os ingressos, que eram gratuitos, estão esgotados. (Confira abaixo a programação.)

Veja abaixo tudo o que você precisa saber para curtir o dia no Ninho das Águias:

Orientações

- A única via de acesso ao evento será pela Estrada de Aguaí, s/nº – Jardim Bandeirantes. Clicando aqui, você consegue traçar a sua rota;

- Devido ao alto tráfego de visitantes durante o evento é comum cair a rede de internet e telefonia móvel. Portanto, é aconselhável levar dinheiro em espécie caso deseje adquirir alguns produtos e alimentos nas barracas disponíveis no local;

- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus pais ou responsáveis;

- Por conta da restrição de acesso, a AFA sugere que os participantes deem preferência aos meios de transportes coletivos (ônibus e vans) e compartilhamento de veículos por meio de caronas;

- O estacionamento para carros e motos é gratuito. Não há estacionamento para bicicletas;

- Durante o evento, a AFA estará fazendo uma campanha de arrecadação de alimentos, então, está sendo pedido que os participantes que puderem, levaram 1kg de alimento não perecível para doação. Os itens arrecadados serão destinados à entidades assistenciais apoiadas pela Academia;

- A AFA orienta que os participantes redobrem os cuidados com o sol usando protetor solar, camisa de manga comprida, bonés, gorros e afins.

- Todos os visitantes passarão por revista com detector de metais;

 - Os ingressos estão esgotados. Ou seja, se você não garantiu o seu durante a liberação dos lotes, sua entrada ao local não será liberada.

O que é proibido

 -Não serão permitidos: guarda-sóis, sombrites, sombrinhas e/ou montagem de barracas que prejudiquem a visualização das demonstrações no local do evento;

- Não é permitido qualquer tipo de manifestação/propaganda político-partidária, como por exemplo camisas, bandeiras, santinhos, bonés de partido, entre outros;

- Não é permita a entrada com bebidas alcóolicas, coolers ou qualquer tipo de alimento (exceto para lactentes).

- Não é permitida a entrada de quaisquer animais na área do evento por questões de segurança;

- Não é permitida a entrada de bicicletas na área do evento;

- Não é permitido o uso de drones em qualquer área do evento, por questões de segurança.

PORTAL AEROIN


Embraer Super Tucano ganha pintura especial de 100 mil horas de voo em esquadrão da FAB


Carlos Martins | Publicada em 15/09/2023

Um avião camuflado da Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu uma pintura especial e comemorativa. A aeronave, que tem designação oficial Embraer A-29B Super Tucano é do Esquadrão Joker, baseado em Natal e que completa 70 anos este ano.

Este esquadrão é responsável pela formação de todos os pilotos de caça da Força Aérea Brasileira, sendo o primeiro contato com a aviação de combate após o oficial recém-graduado sair da Academia da Força Aérea.

A aeronave recebeu uma pintura na cauda com as cores do Brasil, além do Avestruz e do Pinguim, símbolos do esquadrão, numa alusão de Instrutor e Aluno. Também são comemoradas as 100 mil horas de voo da unidade no Super Tucano.

REVISTA AERO MAGAZINE


Azul e Gol farão voo especial com a Esquadrilha da Fumaça

Embraer 195-E2 da Azul e Boeing 737-800 da Gol farão voo em formação com o Esquadrão de Demonstração Aérea em Pirassununga, no interior de São Paulo

Wesley Lichmann | Publicada em 15/09/2023 15:35

As companhias aéreas Azul e Gol farão no próximo domingo (17), em Pirassununga, no interior de São Paulo, um voo especial com o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como parte das celebrações aos 150 anos de Alberto Santos Dumont.

A demonstração da Esquadrilha da Fumaça contará com a participação dos aviões da Azul e Gol, que personalizaram respectivamente um Embraer 195-E2 e um Boeing 737-800, em homenagem aos 150 anos do 'Pai da Aviação' no Brasil, completados no último dia 20 de julho.

De acordo com a programação divulgada pela EDA as demonstrações com as aeronaves matrículas PS-AEO e PR-GXR, juntamente com os Embraer EMB-314 Super Tucano, ocorrerão respectivamente às 11h00 e 16h00.

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


Com novo campus prometido para Fortaleza, entenda o que faz do ITA uma instituição de excelência


Da Redação | Publicada em 15/09/2023 13:00

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está na boca de muitos cearenses, com a super falada instalação do instituto em Fortaleza, na Base Aérea.

Porém, você sabe o que é o ITA, sabe onde fica, o que ele forma em seus cursos de graduação, quantas vagas de vestibular e se os alunos já têm “salário” para estudar?

O ITA se localiza no interior de São Paulo. Nem tanto interior, porque é pertinho da capital: do aeroporto internacional de Guarulhos para São José dos Campos (cidade do ITA) são apenas 74 km de distância pela via Dutra, BR-116.

Lá dentro do DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, um enorme campus da Força Aérea Brasileira (FAB) em que o ITA é um dos institutos. O DCTA é uma minicidade murada, uma base-militar de entrada restrita. Porém, para quem mora lá, sair e entrar é tranquilo, dado que todos possuem crachás de identificação. Ademais, o aluno não é obrigado a morar no interior do DCTA.

 A “cidade” tem escolas, supermercados, farmácias, lavanderia, praças, ruas, avenidas, refeitórios, restaurantes... Tudo muito organizado e calmo. O som mais comum lá é o dos veículos passando na via Dutra, que margeia o campus externamente.

O ITA se mostra um exemplo exuberante de faculdade, porque seus alunos são naturais de praticamente todos os estados do Brasil, uma grande diversidade de culturas, sotaques; alguns dos melhores estudantes do país, passam por um dos vestibulares mais difíceis.

Até o próprio vestibular é diferente dos tradicionais, dado que “só cobra” matemática, física, química, português (redação inclusa) e inglês. O candidato do vestibular estuda bem menos matérias e aí, consegue “mergulhar” enormemente nos estudos em cada uma dessas, uma vez que a prova de seleção costuma cobrar ideias e raciocínios bem além do ensino médio padrão.

Para o vestibular 2024, serão ofertadas 114 vagas para a categoria RESERVA (civis) e 36 vagas para a categoria ATIVA (optantes pela carreira militar). A primeira fase do vestibular é composta de questões objetivas de Matemática, Física, Química e uma Redação (60 questões no total): a ocorrer em outubro de 2023. A segunda fase ocorre com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física, Química (todas as três com 10 questões dissertativas). e uma Redação: a ocorrer em novembro de 2023.

Disciplina Consciente (DC)

Um dos maiores valores do iteano (aluno, engenheiro do ITA) é a disciplina consciente. É uma premissa tão valiosa, que chega a ser exaustivamente discutida e ensinada aos novos alunos: “o ITA foi e é o que é por que existe a DC”

“A Disciplina Consciente, é o código de ética dos alunos e professores do ITA, que permite, entre outras coisas, a confiança mútua e a execução de trabalhos e provas sem a fiscalização dos professores.”

Para dar um exemplo bem prático da DC, certa vez, fazíamos provas à noite que, por escolha de alguns professores, podia adentrar madrugada adentro, se o aluno desejasse: prova de tempo infinito. Por esse motivo, o professor ia pra casa.

Nessa oportunidade, fui o último a deixar a sala de aula (prova de cálculo) e, como nunca fizemos prova com fiscal ou professor presente, havia o pacote de provas de todos os meus mais de 30 colegas em cima da mesa. 

Assim, coube a mim levar o pacote (naquela madrugada gelada e deserta) para o meu apartamento do H8, obviamente, sem bisbilhotar a prova de ninguém. No outro dia, entreguei todas as provas para o professor para que as corrigisse. O ITA não tolera falta de ética e, no caso concreto de cola, o aluno (após rodadas de apurações, visando ampla defesa), pode ser desligado do curso muito rapidamente.

Vida no DCTA

Lá em São José, todos ou a enorme maioria, moram juntos em alojamento dentro do DCTA. O preço é simbólico: R$ 120,00 reais por mês, com praticamente tudo incluso, tudo mesmo, inclusive café-da-manhã, almoço, jantar, ceia noturna, conta de luz, conta de água. Mesmo assim, quem não pode pagar, não paga. O alojamento dos alunos do ITA é chamado de H8: o H vem do termo hangar, local onde se guardam aviões e equipamentos do setor aeronáutico.

Entre os vários Hs do DCTA, os alunos do ITA moram no H8. Os prédios inclusive estão reformados e ampliados. Visitei em dezembro de 2022 e são amplos e acomodam dois estudantes por quarto, quatro por apartamento. Dada a enorme proximidade, a ligação dos estudantes durante os cincos árduos, mas recompensadores, anos da graduação, a grande amizade acaba em frequentemente formar pares de padrinhos e madrinhas de casamento.

Serviço militar e o primeiro soldo (salário) dos estudantes

No 1º ano, todos os recém aprovados estudantes realizam serviço militar (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ) e, em troca, são remunerados por um soldo mensal muito atrativo de R$ 1.574,12, importantíssimo para a manutenção de maioria destes afastados de casa.

No 2º ano, todos são civis, de forma que não são remunerados. Porém, para os três anos finais da graduação, podem fazer escolha pela carreira militar, tornando-se Aspirantes a Oficiais da Aeronáutica (aspiras), com um excelente “salário” (ainda na faculdade) de R$ 7.246,48, valores atualizados.

A escolha pela carreira militar ou não é feita no ato da inscrição do vestibular, mas ocorrem mudanças de escolhas pelas carreiras militar ou civil ao longo dos dois primeiros anos.

Tudo dentro de Walk-distance

Todas as atividades que os alunos precisam realizar entre aulas, serviço militar, refeições, compras e demais atividades, são realizadas em curtas de distâncias de caminhadas (média) de 10 minutos. Logo, o aluno não precisa de carro, moto ou afins, ainda que muitos possuam bicicletas.

A Graduação

Ah, o ITA é uma faculdade de engenharia, são 6 diferentes cursos, todos, cursos nota 5 estrelas, conceito máximo do MEC: certamente um dos poucos centros que possuem essa distinção no Brasil, instituição de altíssimo padrão.

Uma interessante parte da graduação do ITA é que os dois primeiros anos são comuns para os 150 estudantes. Cursam exatamente as mesmas disciplinas independentemente do curso que escolhem.  O objetivo dessa primeira etapa é proporcionar um fundamento sólidos de ciências fundamentais e competências para todos os engenheiros do ITA.  A Divisão de Ciências Fundamentais, responsável pelo Curso Fundamental (Fund), ministra as disciplinas oferecidas nos dois primeiros anos dos Cursos de Graduação em Engenharia do ITA. 

Nos dois primeiros anos, os estudantes ainda não têm uma especialidade de engenharia atribuída. Nos três anos seguintes, os estudantes passam a estudar assuntos específicos de cada especialidade.

Os dois anos de curso fundamental são comuns a todas as especialidades e abrangem principalmente disciplinas de matemática, física, química, humanidades e computação, além de outras disciplinas de interesse comum às engenharias.  “O curso é bastante exigente. O departamento de matemática, por exemplo, ministra 8 disciplinas obrigatórias para todos os estudantes, sem contar o curso de matemática computacional, ministrado pela divisão de computação, e probabilidade e estatística, ministrada pelo departamento de gestão.”, conta-nos o Professor Doutor Ivan Guilhon, coordenador do 2º ano fundamental do ITA.

O estudante que deseja pode ainda se aprofundar em tópicos mais avançados, normalmente não vistos no curso de engenharia, cursando disciplinas eletivas como teoria de grupos, anéis, geometria diferencial e teoria dos números. “Alunos que gostam de física ou química costumam já se matricular em disciplinas de pós-graduação que podem ser contabilizadas como carga horária complementar no curso de graduação. Existem diversas disciplinas de humanidades ofertadas aos alunos, que abrangem tópicos como educação, história, direito, filosofia e ética.”, complementa Guilhon. 

Há oportunidades interessantes oferecidas aos alunos, como a possibilidade de participar de programas de formação complementar (PFC). São cinco opções de PFCs: Engenharia Física, Inovação, Bioengenharia, Engenharia de controle e automação e Ciência de dados. 

O aluno de qualquer especialidade que deseje se aprofundar em uma dessas áreas deve orientar suas escolhas de disciplinas eletivas em catálogos específicos e defender uma monografia adicional para receber, ao final do curso, um certificado adicional ao diploma de sua especialidade.

Para os alunos que desejam seguir a carreira acadêmica, existe o Programa Mestrado na Graduação (PMG), que permite o aluno iniciar os seus estudos de mestrados já no 4º ou 5º ano de graduação. O mestrado pode ser em algum programa de pós-graduação em engenharia do ITA, no programa de ciências espaciais ou em física.

Ciclo profissional

Os três últimos anos do ITA são chamados de anos profissionais (prof). A partir do 3º ano, os 150 alunos do fundamental são divididos conforme suas escolhas de cursos profissionais, uma das seis graduações em engenharia: (Eng) Aeroespacial, Aeronáutica, Computação, Civil-Aeronáutica Eletrônica e Mecânica

    • Engenharia Aeronáutica (Aer)

Segundo o site do curso, “a Graduação em Engenharia Aeronáutica do ITA forma engenheiros com profundos conhecimentos teóricos e práticos em projeto e construção de aeronaves. Ao longo dos três anos, o aluno estuda aerodinâmica, estruturas, motores e turbinas, mecânica do voo, além de desenvolver projetos de aviões relacionados a estas áreas.”

Ainda, a “criação do curso em 1947, ainda nas instalações do IME – Instituto Militar de Engenharia. Em 1950 foi instalada em São José dos Campos a atual Divisão de Engenharia Aeronáutica, sendo o primeiro curso do ITA.”

Em termos de resultados de iniciativas ligadas ao curso de engenharia aeronáutica, dos últimos 5 anos de Aerodesign (esse é o nome do projeto) – equipe de alunos que competem em torneios de aeromodelismo, o ITA foi campeão da categoria advanced em 2019. Além disso, foi 2º lugar da mesma categoria em 2020 e em 2021, tendo conseguido, em 2021, vaga para participar da competição americana, que aconteceu em 2022, quando conquistou 3º lugar na classificação de voo.

  • Engenharia Aeroespacial (Aesp)

De acordo com o site do curso, “... a Graduação em Engenharia Aeroespacial forma engenheiros de concepção com profundos conhecimentos em projeto e construção de sistemas aeroespaciais, tais como: foguetes, veículos lançadores suborbitais, veículos espaciais e satélites.” “Neste contexto, foi criado em 2010 o curso de Engenharia Aeroespacial no ITA. Adicionalmente, o engenheiro formado é procurado por diversas indústrias e institutos de pesquisa do Setor Aeroespacial e de Defesa.” É o curso mais recente criado.

O ITA ROCKET Design, equipe de foguetemodelismo do ITA, ficou em 2º lugar na competição latino-americana de foguetes (LASC).

Alguns dos laboratórios dos cursos de engenharia aeronáutica e engenharia aeroespacial:

    1. Laboratório de Estruturas Aeroespaciais (LAB-ESP)
    2. Laboratório de Engenharia Aeronáutica Prof. Kwei Lien Feng (LAB-FENG)
    3. Laboratório de Propulsão, Combustão e Energia (LAB-CPE)
    4. Equipamentos para estudos de emissões de gases de exaustão
    5. Laboratório Avançado de Simulação Computacional em Aerodinâmica
    6. Treinamento em Dinâmica dos Fluidos Computacional, CFD
    7. Laboratório de Tecnologia de Foguetes (LTF)
    8. Laboratório de Propulsão Líquida

    • Engenharia Civil-Aeronáutica (Civil)

De acordo com a página do curso, o objetivo é “(Formar) engenheiro fortemente capacitados para conceber, projetar e implantar aeroportos e heliportos, planejar e analisar o transporte aéreo e subsidiar o controle e o gerenciamento do tráfego aéreo no que for pertinente à sua área de atuação. Poderá, inclusive, estender a aplicação desses conhecimentos à implantação e à gerência de centros de lançamento de foguetes;” Curso criado em 1975, como Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica.

    • Engenharia de Computação (Comp)

O Curso de Graduação em Engenharia de Computação é um curso pleno com duração de 10 semestres, em período integral.

O curso de Graduação em Engenharia de Computação do ITA forma engenheiros com conhecimentos e habilidades acerca de todos os aspectos relacionados aos computadores, incluindo hardware e software. A formação é ampla e envolve diversas áreas como Circuitos Eletrônicos, Sistemas de Controle, Telecomunicações, Sistemas Embarcados, Algoritmos, Engenharia de Software, Arquitetura de Computadores, Inteligência Artificial, Sistemas Operacionais, Processamento Paralelo e Distribuído, Redes de Computadores e Cibersegurança.

Uma das iniciativas dos estudantes de “Comp” do ITA está ligada à robótica, a ITAndroids.

A ITAndroids é uma das iniciativas mais premiadas do ITA nos últimos anos. A iniciativa participou da Latin American Robotics Competition (LARC) 2022, que aconteceu em São Bernardo do Campo (SP). A equipe conquistou 7 troféus na competição, sendo a equipe com maior número de troféus. Os resultados foram:

- Soccer 2D (futebol 2D): 3º lugar.
- Soccer 3D (futebol 3D): 1º lugar.
- VSS (robôs de tamanhos reduzidos) 3x3: 2º lugar.
- VSS (robôs de tamanhos reduzidos) 5x5: 1º lugar.
- Humanoid Soccer (futebol humanóide): 1º lugar.
- Humanoid Racing (corrida humanóide): 1º e 2º lugares, com os robôs Darwin e Chape, respectivamente.

Podemos destacar dos laboratórios da estrutura da engenharia de computação:

1. Laboratório de Qualidade de Software
2. Laboratório de Big Data Science
3. Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos
4. Laboratório de Comando e Controle e Defesa Cibernética

    • Engenharia Eletrônica

“O Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica é um curso pleno de engenharia, em período integral. Criado em 1951, foi o primeiro curso de Engenharia Eletrônica do Brasil.” Ainda segundo o site do curso, “o Engenheiro Eletrônico do ITA obtém formação compatível para atuar em atividades de projeto e desenvolvimento de sistemas, equipamentos, processos ou dispositivos no campo da eletrônica.” 

Seus desenvolvimentos destinam-se a aplicações em computadores, automóveis, aviões, satélites, equipamentos médicos, entretenimento, comunicações, dentre outras. Frequentemente o engenheiro eletrônico interage com profissionais de outras áreas, podendo exercer seu talento em diversos estágios da vida de um produto, como pesquisa, concepção, projeto, teste e implementação

ITA ROBIO

Iniciativa Iteana engajada em Bioengenharia e Biotecnologia. Segundo redes sociais do projeto, foram “finalistas do Desafio Flex de Inovação em 2022. (...). 5 dias de competição e de muito aprendizado, em que conseguimos avançar nosso projeto nas áreas de mecânica, eletrônica e computação.”

Alguns dos laboratórios do curso de engenharia eletrônica:

    1. Laboratório de Circuitos de Eletrônica Aplicada
    2. Laboratório de Sistemas Digitais
    3. Laboratório de Eletrônica Aplicada
    4. Laboratório de Antenas e Propagação
    5. Laboratório de Guerra Eletrônica

    • Engenharia Mecânica Aeronáutica

De acordo com o site do curso, “a Graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica forma engenheiros capazes para exercer as funções profissionais associadas ao título de engenheiro mecânico, com foco em aplicações aeronáuticas.”

“O Curso tem enfoque em projetos de sistemas mecânicos e mecatrônicos, energia, materiais, processos e gestão industrial e financeira. O curso de Engenharia Mecânica foi criado em 1962 e transformado em Engenharia Mecânica-Aeronaútica em 1975.”

A equipe ITA BAJA, equipe responsável pelo projeto de um veículo off road nas competições nacional e regional e já tem resultados expressivos frente a competições com mais de 70 equipes de todo o Brasil.

Competição Nacional 2023 - Resultados

 11° colocada em APD - Avaliação de Projeto Dinâmico
 9° colocada em Aceleração
 12º colocada em Velocidade Final
 13º colocada em Frenagem
 21° colocada no Enduro de Resistência (2h55min rodadas de 4h totais)

Laboratórios mais relevantes:

    1. Centro de Competência em Manufatura (CCM)
    2. Laboratório de Computação em Fenômenos de Transporte (LCFT)
    3. Laboratório de Engenharia Logística (AEROLOGLAB)
    4. Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM)

Para conhecer mais sobre as disciplinas estudadas nos cursos, consulte o Catálogo dos Cursos de Graduação 2023. O ITA forma, desde a década de 50, centenas de engenheiros com elevado grau de conhecimento. Muitos desses engenheiros, foram treinados no Ceará, terra do criador do ITA.

PORTAL DEFESANET


SEFA e DIREF realizam Workshop sobre Operações de Crédito Externo

O evento teve por finalidade familiarizar os participantes com os processos de financiamento externo

Ricardo Fan | Publicada em 15/09/2023 14:00

O Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), realizou o Workshop sobre Operações de Crédito Externo no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), na terça-feira (12/09). O evento teve a finalidade de atualizar gestores e familiarizar os demais setores da Administração Pública com os processos de estruturação e gestão das Operações de Crédito Externo (OCE) no COMAER.

O Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, destacou a importância dessa atividade no âmbito do Comando da Aeronáutica. “Nós buscamos financiamentos externos não só para comprar, mas para desenvolver. Quando falamos em desenvolvimento, nos referimos à projetos de longa duração, muitos com mais de dez, quinze ou vinte anos. Um exemplo é o KC-390 Millennium, um projeto que tem grande parte dos recursos voltados para a fase de desenvolvimento”, pontuou.

Entre outras apresentações, o Chefe da Seção de Parcerias Estratégicas do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Coronel Intendente Diógenes Lima Neto, palestrou sobre os aspectos negociais das operações de crédito, reafirmou a importância do evento para as Forças Armadas. “Os grandes projetos de defesa e da Força Aérea Brasileira são financiados ou obtidos por financiamento externo, por isso é fundamental que estejamos atualizados quanto às regras que norteiam os processos”, disse.

Ao final, o Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães, destacou a relevância do evento e agradeceu pela presença dos participantes. “Agradeço a presença de todos e espero que esse Workshop tenha sido uma pequena semente de mudança para novas ações”, finalizou.

Na ocasião, também estiveram presentes integrantes do Ministério da Defesa (MD); do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB); da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Banco Central do Brasil (BACEN); além de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e da Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER).

PORTAL AIRWAY


FAB testa no Hercules novo Sistema Datalink Engine Tático; o que ele pode fazer?

Equipamento permite a troca de informações entre aeronaves e estações em solo dispensando fonia; sistema também pode ser empregado no KC-390 Millennium

Thiago Vinholes | Publicada em 15/09/2023 13:43

A Força Aérea Brasileira (FAB) testou com sucesso, em 16 de agosto, o novo Sistema Datalink Engine Tático (SDE-T) usando uma aeronave C-130 Hercules operada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, o popular “Esquadrão Gordo”.

O treinamento com o equipamento foi realizado a partir da Base Aérea de Florianópolis (SC), de onde a aeronave decolou para efetuar um lançamento de fardo numa zona determinada. A atividade fez parte do Exercício Técnico SAR (de Search and Rescue/Busca e Resgate).

Durante a missão de teste, o SDE-T serviu como meio de comunicação entre a aeronave e a equipe de solo, por intermédio da Estação de Telecomunicações Militar (ETM) “Tamoio”, localizada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

Na simulação, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) pediu a verificação de uma coordenada geográfica situada a 70 milhas náuticas ao norte de Florianópolis. O objetivo era fazer uma passagem na vertical do ponto e verificar o que existia naquele local.

Uma imagem satélite de sensoriamento remoto foi enviada para a aeronave. Com base nas diretrizes do EMAER, os observadores a bordo seguiram os procedimentos a fim de que a informação fosse transmitida também por meio do SDE-T para a Estação de Telecomunicações Militar.

De acordo com a FAB, o teste do SDE-T foi um sucesso e demonstrou a capacidade do sistema de fornecer uma comunicação segura e confiável entre aeronaves e estações em solo. O sistema tem o potencial de melhorar a coordenação das operações aéreas e aumentar a eficácia das missões.

O Encarregado da Esquadrilha de Guerra Eletrônica do 1°/1° GT e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do SDE-T, Suboficial Francisco Olegário da Silva, destacou a importância do novo sistema. “A inovação no processo de comunicação por datalink possibilita maior consciência situacional na área de busca ou teatro de operações, aprimorando a qualidade das informações tramitadas.”

Verificação do ponto foi realizada com a aeronave em voo sem necessidade de comunicação via fonia e, ainda, por meio de arquivo de imagem. A FAB ainda adiantou que o SDE-T pode ser adaptado para a aeronave KC-390 Millennium, bem como para as demais aeronaves militares.

Aplicações do SDE-T

O SDE-T é um sistema avançado de comunicação que permite a troca de informações entre aeronaves e estações em solo. Ele é utilizado em uma variedade de aplicações, incluindo:

Comando e controle: O SDE-T pode ser usado para transmitir ordens e instruções de comando para aeronaves em voo. Isso pode ajudar a melhorar a coordenação das operações aéreas e aumentar a eficácia das missões.

Inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR): O SDE-T pode ser usado para transmitir informações de ISR de aeronaves para estações em solo. Isso pode ajudar a melhorar a consciência situacional do comandante e tomar decisões mais informadas.

Suporte logístico: O SDE-T pode ser usado para transmitir informações logísticas de aeronaves para estações em solo. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos e garantir que as aeronaves tenham o apoio necessário para realizar suas missões.

REVISTA FORÇA AÉREA


Esquadrão Onça celebra 15 anos de operações com os C-105 Amazonas


Da Redação | Publicada em 15/09/2023 16:23

No dia em que celebra seus 53 anos, o Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv) “Esquadrão Onça”, sediado na Base Aérea de Campo Grande (MS), apresentou um dos seus C-105 Amazonas com uma pintura especial. O adereço celebra os 15 anos de operações com os bimotores produzidos pela Airbus.

A aeronave, matrícula FAB 2810, recebeu uma vistosa pintura de uma Onça estilizada em ambos lados da cauda. A arte foi criação do artista plástico Clodoaldo Quintana, conhecido pelos seus trabalhos nos jatos E190/E195 da Embraer (conheça o trabalho do artista aqui). O C-105 foi apresentado hoje (17/09), em um evento realizado na Base Aérea de Campo Grande, com a presença de diversos convidados. O 1º/15º GAv foi criado em 17 de setembro de 1970 em Campo Grande (MS), região do Pantanal e habitat natural da onça-pintada, maior felino do Brasil e do continente americano. Desta forma, foi natural a escolha do mamífero para servir como símbolo e nome do novo Esquadrão de transporte da FAB.

Inicialmente a Unidade operou com os bimotores canadenses C-115 Búfalos (De Havilland DHC-5 Buffalo), e em meados dos anos 1980 eles foram substituídos por então, novos Embraer C-95B Bandeirante (Emb-110). Em setembro de 2008 o 1º/15º GAv recebeu seus primeiros C-105 Amazonas (Airbus C295). Os C-95B Bandeirante foram desativados no início de 2010.

Entre as principais missões do 1º/15º GAv, destacam-se as de transporte de pessoas, cargas, ressuprimentos, lançamentos de cargas e paraquedistas, entre outras. Regularmente o “Onça” realiza operações em apoio à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro, especialmente nos postos de fronteira. Essa gama de missões faz jus ao lema do Esquadrão: “Lançar, suprir, resgatar, nossa sagrada missão!”