NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 075/2025 - 16/03/2025
Cidades em 2 estados recebem as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça neste fim de semana; veja a programação
Murilo Basseto | Publicada em 15/03/2025
Neste final de semana, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizará mais duas demonstrações aéreas em diferentes estados. Com os A-29 Super Tucano, as acrobacias aéreas acontecerão neste sábado, 15/03, em Resende, no Rio de Janeiro, às 16h00, no Aeroclube. E no dia seguinte, 16/03, depois os aviões da Força Aérea Brasileira se apresentação em Ouro Fino, em Minas Gerais, às 16h00, na Arena de Ouro.
Segundo reportado pelo Esquadrão, em Resende, a presença dos sete Super Tucano será em alusão ao aniversário da cidade, que completa 223 anos, e ao aeroclube, que festeja seus 84 anos de atividades. No domingo, Ouro Fino estará em festa comemorando 276 anos.
“Para nós, é sempre um prazer participar das festividades com uma demonstração aérea. Serão municípios em que faremos parte das comemorações levando um pouco da Força Aérea Brasileira para essas importantes cidades do nosso Brasil”, comentou o Capitão Vitor Kawka, um dos pilotos da Esquadrilha da Cidade.
Agenda de março
Outras três também receberão a Esquadrilha da Fumaça ainda neste mês. Confira a seguir os detalhes das demonstrações já divulgadas pela Esquadrilha para o mês de março em sua agenda oficial até a data da publicação desta matéria: Resende (RJ) – 15/03, às 16h00 – Aeroclube de Resende, Estrada do Aeroporto; Ouro Fino (MG) – 16/03, às 16h00 – Arena de Ouro, Rua Angelina Rezende de Almeida, 140, Jardim Patricia; Paraisópolis (MG) – 19/03, às 11h00 – Estádio Municipal São José, Rua Silviano Brandão; Monte Mor (SP) – 22/03, às 15h00 – Mirante do Pôr do Sol, Bairro Central Park, em frente à caixa d’água da Sabesp; Orlândia (SP) – 29/03, às 16h00 – Orlândia Rodeo Fest, cruzamento da Rua 26 com a Avenida S.
DECEA implementa conceito inovador para otimizar o controle do espaço aéreo no Atlântico Sul
Juliano Gianotto | Publicada em 15/03/2025
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) segue buscando maior segurança, eficiência e fluidez no espaço aéreo, com base em critérios rigorosos de comunicação e vigilância. Nos últimos anos, antes da pandemia de COVID-19, constatou-se um crescimento contínuo e significativo no número de movimentos aéreos no Atlântico Sul (SAT), especialmente nas rotas que ligam a América do Sul à Europa (EUR/SAM).
Esse cenário levou ao estabelecimento do Grupo de Gerenciamento de Implementação de Melhorias do Atlântico Sul (SAT-IMG) durante a 24ª Reunião para Melhorias dos Serviços de Tráfego Aéreo sobre o Atlântico Sul (SAT/24), da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), realizada em junho de 2019.
Nesse evento, foi decidida a implementação do PBCS (Performance-Based Communication and Surveillance) na área do Atlântico Sul, com o Brasil firmando compromisso para sua concretização.
O PBCS é um conceito aplicado ao controle de tráfego aéreo que se baseia na utilização criteriosa de tecnologias de comunicação e vigilância por enlace de dados, possibilitando menores separações entre aeronaves em espaços aéreos remotos. O projeto para a operacionalização do PBCS na Região de Informação de Voo (FIR) Atlântico, integrante do Programa SIRIUS Brasil, será implementado até 2026.
A FIR Atlântico cobre uma vasta área sobre o Oceano Atlântico, incluindo o corredor EUR/SAM e a Área de Rotas Aleatórias RNAV do Oceano Atlântico (AORRA), duas regiões cruciais para o tráfego aéreo entre a Europa e a América do Sul.
“Nesse contexto, o PBCS surge como uma solução inovadora para superar as limitações de cobertura radar e VHF em espaço aéreo remoto, aumentando sua capacidade com base nas performances de data link da CPDLC e do ADS-C, já implementados pelo DECEA na FIR Atlântico. A implementação desse conceito exige a manutenção da qualidade do data link, esforços de desenvolvimento e atualização tecnológica para o sistema ATC (SAGITARIO), capacitação de recursos humanos, atualizações doutrinárias operacionais, além do estabelecimento de novos paradigmas no SISCEAB relacionados à aquisição, avaliação e compartilhamento nacional e global de informações entre provedores de serviços de navegação aérea (ANSPs), reguladores e companhias aéreas”, avaliou o Chefe da Subdivisão de Planejamento de Comunicações, Navegação e Vigilância e Inspeção em Voo do DECEA, e também gerente do projeto, Major Marcelo Mello Fagundes.
A implementação do PBCS oferecerá uma série de benefícios significativos para os operadores aéreos, incluindo economia de combustível e redução das emissões de gases poluentes.Para serem elegíveis aos benefícios do gerenciamento do tráfego aéreo sob o conceito PBCS, as aeronaves precisarão estar equipadas com tecnologias embarcadas de comunicação e vigilância por data link devidamente certificadas para atender aos respectivos parâmetros de performance requeridos, RCP e RSP.
Considerando a significativa redução dos mínimos de separação horizontal e a necessidade de uma transição gradual para o novo cenário de separações reduzidas, a implementação do conceito PBCS na FIR Atlântico ocorrerá em duas fases. Na primeira, a separação longitudinal por tempo será de 5 minutos, mantendo-se a lateral em 50 NM (milhas náuticas). Na segunda fase, será implementada a separação longitudinal de 30 NM e a lateral de 23 NM entre pares de aeronaves elegíveis.
“O PBCS, além de trazer benefícios imediatos para o tráfego aéreo, garantindo que a FIR Atlântico continue desempenhando, com segurança, um papel estratégico no transporte aéreo global, também é um componente-chave na visão de futuro do DECEA”, complementou o gerente.
O PRENOR da Norma do Conceito de Operações do PBCS na FIR-AO está disponível até o próximo dia 11 de abril, através deste link. O sistema tem o objetivo de coletar sugestões da comunidade aeronáutica antes da publicação das novas normas do DECEA, atualmente em fase final de elaboração, conforme a CIRCEA 63-12.
Pesquisa desenvolvida no ITA utiliza Inteligência Artificial para ajudar a FAB a achar destroços de aeronaves
Murilo Basseto | Publicada em 15/03/2025
Uma pesquisa desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) apresenta um modelo pioneiro para a detecção de destroços de aeronaves utilizando Inteligência Artificial (IA).
Segundo informado nesta semana pelo ITA, a pesquisa, defendida em fevereiro, incorpora aspectos característicos da realidade brasileira, como biomas nacionais, para aprimorar as operações de busca e resgate conduzidas pela Força Aérea Brasileira (FAB). O estudo utilizou imagens captadas em missões reais do Esquadrão Pelicano, unidade da FAB especializada em busca e salvamento.
Intitulada “Detecção de Destroços de Aeronaves com Base em Modelos de Visão Computacional”, a pesquisa foi desenvolvida pelo Major Aviador André Villela Gaspar, aluno do PPGAO, sob orientação do Professor Doutor Angelo Passaro, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e coorientação do Professor Doutor José Alberto Silva de Sá, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Para aprimorar a performance da IA, os pesquisadores construíram um banco de dados a partir de materiais de descarte e do uso de drones, simulando destroços de acidentes aéreos. Apesar dos avanços obtidos, os autores destacam a importância de um processo contínuo de coleta e tratamento de imagens em cenários reais, variando altitudes e ângulos de visada, para aperfeiçoar o desempenho do modelo.
O Major Aviador Villela destaca que, enquanto o uso de IA para localizar pessoas desaparecidas já é um tema recorrente na literatura, há escassez de estudos focados na identificação de destroços de aeronaves.
“Isso se deve à baixa quantidade de registros em regiões remotas, onde o acesso é desafiador. Dessa forma, buscamos uma inovação tecnológica que amplie os recursos empregados em operações de busca e salvamento, com o objetivo final de salvar vidas”, explica.
O coordenador adjunto do PPGAO, Tenente-Coronel Aviador Daniel Alberto Pamplona, ressaltou que a pesquisa reforça a missão do programa ao integrar conhecimento operacional e acadêmico. “Isso está alinhado à Concepção Estratégica da Força Aérea 100 (DCA 11-45), que orienta a adaptação dos meios da FAB aos novos tempos, por meio da incorporação de tecnologias modernas e novos conceitos operacionais”, pontuou.
Helicópteros da FAB e EB realizam transporte de telhas para unidade de saúde em tribo indígena
Juliano Gianotto Juliano Gianotto | Publicada em 15/03/2025
Neste domingo, 9 de março, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo do estado de Roraima, realizou o transporte de telhas e cumeeiras de fibrocimento da região de Surucucu (RR) para a comunidade Maracanã, em Barcelos (AM).
A operação militar de apoio logístico permitirá que o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) construa uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) no local e faz parte das ações de assistência humanitária à população da Terra Indígena Yanomami (TIY).
Um helicóptero HM-1 “Pantera”, do Exército Brasileiro (EB), transportou 46 telhas e 12 cumeeiras em duas viagens até o local, percorrendo um total de 520 km. Já um helicóptero H-60 “Black Hawk”, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi responsável pelo deslocamento de 85 telhas grandes, percorrendo 260 km. O apoio logístico das aeronaves militares, que possuem grande capacidade de carga e a possibilidade de pouso em áreas de difícil acesso na floresta amazônica, foi fundamental para garantir os esforços do DSEI na reestruturação dos estabelecimentos de saúde indígena na TIY, assegurando a continuidade dos atendimentos e a integridade dos serviços prestados.
A ação integra o Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na TIY e ressalta a importância do trabalho conjunto entre as Forças Armadas e agências governamentais para a melhoria das condições sanitárias dos povos indígenas na região.
Comando Conjunto Catrimani II
A Catrimani II é uma operação de emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas, em apoio às ações governamentais na TIY. Sua renovação segue a Portaria GM-MD nº 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que alterou a Portaria nº 1.511, de 26 de março de 2024, ato que deu início à missão.
SIMDE Posse da diretoria e palestra do Comandante da Aeronáutica
Da Redação | Publicada em 15/03/2025 12:23
Nesta quarta-feira, 12 de março, o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) realizou sua Reunião Plenária Conjunta com o Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. A ocasião também marcou a posse da nova diretoria do SIMDE para o triênio 2025/2027.
Carlos Erane de Aguiar, Diretor Titular do DESEG da FIESP, abriu a plenária mencionando a honra de receber o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O foco da reunião foi discutir os avanços e desafios do setor aeroespacial brasileiro, destacando a importância estratégica do Centro de Lançamento de Alcântara, considerado um ativo de relevância mundial devido à sua localização privilegiada.
Com o apoio da ALADA (Associação Latino-Americana de Defesa Aeroespacial), o Brasil tem a chance de consolidar sua posição no mercado aeroespacial, impulsionando a inovação e aumentando a competitividade da indústria nacional. A colaboração entre o DESEG, SIMDE e a Força Aérea Brasileira foi destacada como essencial para garantir a segurança e a excelência da defesa nacional, com Carlos Erane finalizando suas palavras com um agradecimento a todos pelo apoio irrestrito ao setor de Defesa e Segurança.
Em seguida, Carlos Frederico Queiroz Aguiar, Presidente do SIMDE e Diretor Adjunto do DESEG da FIESP, foi oficialmente empossado como presidente do sindicato, liderando a chapa “vanguarda”, e iniciando mais um ciclo de gestão. Durante a cerimônia, ele reafirmou o compromisso com a indústria nacional de defesa, que, segundo ele, desempenha um papel crucial para a segurança e soberania do Brasil. Frederico também comentou as mudanças geopolíticas em curso, como o conflito entre Rússia e Ucrânia, que desafiam a indústria a se adaptar a novas tecnologias e paradigmas de guerra.
O presidente do SIMDE aproveitou a oportunidade para sugerir uma integração mais forte entre defesa e segurança pública no combate ao crime organizado, um problema crescente que ameaça a segurança nacional. Ele também ressaltou a importância das Guardas Municipais nesse contexto e falou sobre o papel crucial da indústria de defesa brasileira, especialmente no que diz respeito à exportação de materiais, um setor altamente regulado e impactado por fatores geopolíticos. Aguiar concluiu sua fala reafirmando seu compromisso com a continuidade do trabalho do SIMDE, com a missão de fortalecer a soberania e a defesa do Brasil. Frederico encerrou seu pronunciamento destacando que “defesa não se improvisa e segurança não se terceiriza”.
O evento também foi marcado por uma homenagem a Carlos Erane de Aguiar, ex-presidente do SIMDE e atual Diretor Titular do DESEG/FIESP. Ele recebeu uma placa e um diploma de reconhecimento pelos serviços prestados ao setor. A homenagem foi entregue pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que destacou a relevância da contribuição de Aguiar para o fortalecimento da indústria de defesa nacional. Carlos Erane fez seu discurso de despedida após 11 anos de liderança, agradecendo pelo crescimento alcançado pelo sindicato durante sua gestão, e expressou confiança na continuidade do trabalho da nova diretoria.
Durante a plenária, também foi apresentada a criação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. (ALADA), um projeto estratégico para o setor aeroespacial, que visa impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, promovendo maior integração entre as indústrias de defesa e as Forças Armadas.
O evento foi encerrado com as palavras finais das principais autoridades presentes, reforçando a importância da união entre a indústria e o setor público para o fortalecimento da base industrial de defesa do Brasil. A nova diretoria do SIMDE se comprometeu a continuar promovendo o crescimento do setor, buscando sempre mais competitividade e inovação para os próximos anos.
Por fim, Carlos Erane fez questão de compartilhar um projeto de grande relevância que está em andamento, voltado para o reconhecimento do papel do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ele mencionou o esforço do Brasil, com a Divisão Expedicionária Brasileira (FEB) e um grupo de caça atuando no front da Itália. Erane lembrou que, embora existam algumas homenagens militares, ainda falta uma grande iniciativa para sensibilizar a população brasileira sobre essa parte crucial da nossa história. O projeto busca ensinar às novas gerações o legado da participação brasileira na guerra e o respeito conquistado pelas forças armadas, que se destacaram pela disciplina e comportamento exemplar durante o conflito.
Estiveram presentes na cerimônia: Rafael Cervone, Presidente do CIESP e 1º Vice-Presidente da FIESP; Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica; Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, Chefe de Operações Conjuntas (CHOC); Dagmar Oswaldo Cupaiolo, Vice-Presidente da FIESP e Diretor Titular Adjunto do DESEG; Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica; Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP); Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD); General de Exército Francisco Carlos Modesto, Chefe do Escritório do SisDIA de Inovação em São Paulo; e Luiz Carlos Paiva Teixeira, Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). Além dessas autoridades, diversas outras marcaram presença de maneira presencial e on-line, bem como a nova diretoria do SIMDE e representantes de diversas empresas associadas ao sindicato.
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