NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Embraer, ITA e FAPESP inauguram Centro de Pesquisa em Engenharia para acelerar a Mobilidade Aérea do Futuro


Luiz Padilha | Publicada em 15/03/2023 13:42

São José dos Campos – SP – Embraer, ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) realizaram hoje a cerimônia de inauguração do Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE), destinado a estudos para a Mobilidade Aérea do Futuro.

O evento realizado no campus do ITA, em São José dos Campos – SP, contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, do presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, e do reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, entre outros líderes e pesquisadores da comunidade acadêmica e de inovação.

A iniciativa inédita no Brasil no campo da mobilidade aérea do futuro foi anunciada no ano passado e reúne representantes da comunidade científica e profissionais da indústria aeronáutica em atividades fundamentadas em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos, e projeto e manufatura avançados. O objetivo é encontrar soluções tecnológicas inovadoras que potencializarão a sustentabilidade e competitividade do ecossistema de inovação global.

O CPE conta com um investimento compartilhado de R$ 48 milhões ao longo dos próximos cinco anos para a compra de equipamentos para a pesquisa, bolsas de pesquisa, administrativo, entre outros. Denominado de FLYMOV, o ambiente de pesquisa aplicada favorece a construção e a disseminação do conhecimento, a formação de recursos humanos altamente qualificados e a produção de resultados científicos e tecnológicos de alto impacto.

“É uma imensa satisfação acompanhar o início das atividades do Centro de Pesquisa em Engenharia que reúne grandes talentos na realização de pesquisas aplicadas e de alto valor para a sociedade”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer. “Estamos muito entusiasmados com a parceria com o ITA e outras instituições que cria um ambiente favorável para a busca por soluções voltadas à aviação zero carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada, fundamentais para a construção da mobilidade aérea do futuro.”

O CPE deverá reunir cerca de 150 profissionais entre professores, pesquisadores bolsistas e especialistas da indústria aeronáutica, que buscam soluções tecnológicas inovadoras. Essa parceria viabiliza as condições de transferência de tecnologia entre os atores industriais, públicos e do terceiro setor, potencializando a competitividade do ecossistema de inovação brasileira e global.

PORTAL AEROIN


Pulmões são transportados com avião Embraer Bandeirante da FAB entre Navegantes e Canoas


Murilo Basseto | Publicada em 15/03/2023 09:44

O transporte de dois pulmões foi realizado na última semana da cidade de Navegantes, em Santa Catarina, para Canoas, no Rio Grande do Sul. Segundo reporta hoje, 15 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB), a missão se deu por meio do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) – Esquadrão Pégaso, no dia 7 de março.

Foi o terceiro deste tipo realizado pelo Esquadrão em 2023. A tripulação da missão foi acionada na madrugada para decolar a partir da Base Aérea de Canoas (BACO), junto à equipe médica responsável pelo transporte dos órgãos, com a aeronave C-95M Bandeirante, modelo fabricado pela Embraer.

Ao pousar no Aeroporto Internacional de Navegantes, a tripulação ficou aguardando a equipe médica, que se de deslocou até Blumenau (SC) para fazer a captação dos órgãos. Quando prontos, retornaram com os pulmões para a BACO em voo de aproximadamente uma hora e vinte minutos.

Ao fim da missão, os médicos responsáveis seguiram com os órgãos para que fossem transplantados nos pacientes receptores, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS).

O Capitão Aviador Carlos Emilião Pinto, Comandante da missão, disse: “É sempre um motivo de orgulho para nós, integrantes do 5º ETA, saber que contribuímos de forma tão significativa na vida de uma pessoa. A missão de Transporte de Órgão, dentre tantas outras missões importantes que a FAB realiza, nos permite sentir a felicidade em alegrar a vida de nossos semelhantes, e nos permite enxergar de perto a importância que se reveste o ato de doar órgãos”.

Stephan Soder, um dos médicos que realizou a missão, finalizou comentando: “Esse é um ato de grande valor desde o momento da doação dos órgãos pela família. Mas não seria possível se não pudéssemos nos deslocar até o local para poder tornar o transplante uma realidade para quem está na lista de espera. Então, agradecemos a FAB por estar empenhada junto com as equipes transplantadoras e operacionalizar essas ações, possibilitando o transporte das equipes até os receptores.”

REVISTA AERO MAGAZINE


Simulador do caça Gripen está operacional no Brasil

Simulador destinado a formação dos pilotos do Gripen no Brasil está em pleno funcionamento e foi declarado operacional pela FAB

André Magalhães | Publicada em 15/03/2023 10:00

Os dois simuladores do Gripen F-39, que em 2022 foram instalados na base aérea de Anápolis, em Goiás, estão em pleno funcionamento e atendendo as demadas de formaçado dos pilotos militares.

Os equipamentos estão entre os mais avançados do mundo e permitem uma progressão em todas as fases de aprendizado e aperfeiçoamento da operação do caça. Permitindo partir da instrução básica até avançadas táticas de combate.

"Na fase inicial, contribui no treinamento para ambientar os pilotos na operação básica da aeronave, como parte do processo de implantação desse vetor na FAB. Em um segundo momento, são usados em tarefas ainda mais estratégicas no treinamento operacional de alto nível, ou seja, em cenários e situações de alta complexidade”, relatou Gustavo Pascotto, tenente-coronel e comandante do 1º GDA.

Com a chegada dos primeiros caças Gripen ao esquadrão no ano passado, o foco dos é o treinamento dos pilotos e a instrução dos operacional dos novos aviões.

O treinamento dos pilotos brasileiros que vão voar o Gripen terá início neste ano e será feita no país. Os primeiros aviadores do novo caça foram treinados na Suécia, bem como engenheiros e mecânicos. Agora, com a experiência adquirida o processo será feito em Anápolis, reduzindo os custos e ampliando a capacidade da FAB de integrar e operar o seu novo jato de combate.

O ano passado não marcou apenas a chegada dos primeiros Gripen operacionais ao Brasil, mas também se destacou por algumas mudanças e novidades. Em dezembro, por exemplo, foi informado pela SAAB que as negociações para o acrécimo de mais quatro unidades ao lote inicial (elevando para 40 unidades), estava em estágio avançado.

Outra mudança significativa foi a decisão da fabricação da versão biposta (F-39F) na Suécia. O projeto inicial previa que todos os seis seriam montados no Brasil. Em contrapartida, mais unidades da versão monoposta (F-39E) será produzida em território nacional, que serão finalizados na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, interior de São Paulo.