NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 105/2022 - 15/04/2022
Vai começar nova ação com aviões da Força Aérea no sul do Brasil, veja onde e quando
Murilo Basseto | Publicada em 14/04/2022 20:33
A Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá, a partir do próximo domingo, no sul do Brasil, um Exercício que tem por objetivo adestrar as Unidades Aéreas participantes e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) na execução de técnicas necessárias ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento.
No período de 17 de abril a 7 de maio, o Exercício Operacional de Busca e Salvamento – EXOP CARRANCA ocorrerá na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), localizada em Santa Catarina (SC).
“Tem como finalidade, também, aprimorar os planejamentos dos órgãos de coordenação – Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico (ARCC) – bem como uma maior interação entre esses órgãos de coordenação e as unidades de execução de missões SAR em cenários terrestres e marítimos”, ressaltou o Chefe da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major Aviador Bruno Vieira Passos.
O EXOP CARRANCA envolverá dois grandes Comandos – o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Preparo (COMPREP), que contará com mais de 350 militares de diversas Unidades.
Pelo COMPREP, participarão do adestramento os Esquadrões Orungan (1º/7º GAV); Phoenix (2º/7º GAV); Netuno (3º/7º GAV); Gordo (1º/1º GT); Pelicano (2º/10º GAV) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR).
Pelo DECEA, farão parte os integrantes dos cinco Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico (SALVAEROS): Amazônico, Recife, Atlântico, Curitiba e Brasília, além dos militares da Divisão de Busca e Salvamento do DECEA.
Participarão, também, militares da Marinha do Brasil (SALVAMAR), da Base Aérea de Canoas que compõe a Direção do Exercício (DIREX) e da Base Aérea de Florianópolis dando suporte e apoio à execução do adestramento.
Durante o treinamento, a FAB empregará o helicóptero H-60 Black Hawk e os aviões SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirante Patrulha, C-130 Hércules e P-3 AM Orion.
Serão ativados dois Subcentros de Salvamento que estarão alocados em um Shelter montado pelo Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1°GCC), que funcionarão concomitantemente no planejamento e coordenação das missões de Busca e Salvamento atendendo à demanda de voo da DIREX.
VÍDEO: Caça Saab Gripen E lança míssil ar-ar IRIS-T
Da Redação | Publicada em 14/04/2022 13:52
A Saab divulgou um vídeo do caça Gripen E lançando um míssil IRIS-T.
O IRIS-T é um míssil ar-ar de curto alcance e altamente manobrável que pode atingir qualquer alvo à queima-roupa ou até aproximadamente 25 quilômetros.
A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, em 17/12/21, o contrato para aquisição de novo lote de mísseis IRIS-T, do tipo ar-ar de curto alcance e de última geração. Equipado com sensor infravermelho e empuxo vetorado, é armamento essencial para ser utilizado em combate aéreo no caça F-39 Gripen.
O IRIS-T é um míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas. Um de seus diferenciais é a possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores.
Pilotos da FAB detalham como foi pilotar os caças Gripen
Pilotos de ensaio da FAB foram os responsáveis pelo primeiro voo dos Gripen no Brasil
Da Redação | Publicada em 14/04/2022 12:22
Os pilotos de ensaio em voo da Força Aérea Brasileira detalharam em um vídeo publicado pela Saab como foi o primeiro voo dos Gripen F-39E no Brasil.
No depoimento os aviadores relataram que fizeram um planejamento da rota especial para o translado, incluindo um voo do trajeto no simulador, onde ainda treinaram alguns procedimentos de emergência.
O major Abdon informou que após a decolagem se juntou ao líder da formação, o tenente-coronel Cristiano, e ambos subiram pra o nível 290 (29.000 pés) e fizeram o voo de cruzeiro até o destino com Mach 0.8 (aproximadamente 990 km/h).
No dia 6 de abril, os primeiros caças F-39E, de produção em série, voaram do aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, até o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
O voo durou aproximadamente 50 minutos e aconteceu conforme o planejado. Tanto o major quanto o tenente-coronel disseram que se sentiram gratos pela missão e por fazerem parte de um marco para a FAB.
No GFTC os caças vão passar por um complexo processo de testes para obter o Certificado de Tipo Militar. Após isso, os Gripen irão para seu novo lar, a base aérea de Anápolis, em Goiás, para as etapas finais da fase de entrega e início do processo de desenvolvimento de doutrinas operacionais.
A FAB recebeu suas quatro primeiras unidades operacionais em novembro de 2021. Os caças foram entregues formalmente na fábrica da Saab em Linköping, Suécia. O envio das outra duas aeronaves deverá acontecer ainda neste semestre.
O Saab Gripen NG foi selecionado pelo Brasil em 2013, quando concorria com o norte-americano Boeing F/A-18 Super Hornet e o francês Dassault Rafale, dentro do Programa F-X2 – que visava a renovação da aviação de caça do Brasil. Ao todo, a FAB terá 36 unidades do caça, sendo 28 da versão E (monoposto) e oito da versão F (biposto)
O ponto chave da escolha do Brasil é a transferência de tecnologia, isso significa que o país terá acesso e participação no desenvolvimento dos aviões. Exemplo disso é a produção de componentes no Brasil que já está andamento, ou então a produção da versão biposta totalmente em território nacional.
Gripen lança míssil que será usado pela Força Aérea Brasileira
O míssil que será utilizado nos Gripen brasileiros está entre os mais modernos do mundo
André Magalhães | Publicada em 14/04/2022 17:00
A Saab publicou um vídeo em suas redes sociais oficiais onde é mostrando um Gripen JAS-39E lançando um míssil ar-ar de curto alcance IRIS-T, o mesmo armamento que a FAB está adquirindo para os Gripen F-39E/F que serão utilizados no Brasil.
O caça do vídeo é o Gripen E 6002 – pertencente à força aérea sueca. O lançamento do armamento faz parte dos testes feitos na aeronave. Um fato curioso é que o piloto dispara o míssil ao mesmo tempo que faz uma manobra no eixo do avião.
No dia 17 de dezembro, a FAB assinou um contrato para a compra de um novo lote do míssil ar-ar de IRIS-T.
O míssil em questão tem características como, alta capacidade de manobras, graças a seu empuxo vetorado, sistema de busca infravermelha, resistência a contramedidas eletrônicas, capacidade de acompanhar o alvo com integração na mira do capacete do piloto. Além disso, IRIS-T tem um alcance aproximado de 25km e uma velocidade de Mach 3.
O programa do armamento reúne a Suécia, Alemanha, Grécia, Noruega, Itália e Espanha, nações membras da Otan (Organização do Tratado do Atrântico Norte), com execção da Suécia que ainda não faz parte da aliança, mas tem demonstrado interesse em adentrá-la juntamente com a Finlândia.
A força aérea terá à disposição outro armamento para o Gripen, o míssil Meteor, do fabricante MDBA. Ambas as armas são de produção europeia e já são utilizadas por várias forças aéreas.
O Meteor tem como principal característica a ação além do alcance visual (BVR, na sigla em inglês). Como o próprio nome diz, o míssil ar-ar poderá destruir alvos, como caças, drones e outras aeronaves e até mísseis de cruzeiro, além do alcance visual do piloto.
Diferentemente dos demais mísseis, o Meteor mantém a propulsão por foguete, mas tem um motor scramjet, que proporciona maior velocidade durante o voo até o alvo.
Outro destaque é a tecnologia do armamento: podendo receber do caça lançador dados atualizados de onde o alvo se encontra. Além disso, os sistemas de estopim são por impacto, ou então, por interferência de rádio.
JC Consursos - Concurso da Aeronáutica entra na última semana de inscrições para cadetes
Estão em disputa 130 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos com nível fundamental. Veja o passo a passo de como participar do concurso da Aeronáutica
Samuel Peressin | Publicada em 14/04/2022 08:17 | Atualizado em 14/04/2022 08:24
O concurso da Aeronáutica para admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar entrou na sua última semana de inscrições — o prazo termina às 9h de quarta-feira (20). Estão em disputa 130 vagas.
A seleção oferece 110 postos para homens e 20 para mulheres. Os candidatos devem possuir nível fundamental, idade entre 15 e 18 anos (completados até 31 de dezembro de 2023) e altura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m.
As inscrições são recebidas somente pela internet, mediante o preenchimento de formulário de cadastro disponível no site https://www.fab.mil.br. A taxa de participação custa R$ 80.
Ministrado em Barbacena (MG), o curso tem duração de três anos, em regime de internato, e é equivalente ao ensino médio regular, abrangendo também instruções militares.
Os estudantes recebem preparação para concorrer a uma das vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
Durante o período de estudos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), a Aeronáutica concede alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e dentária, além de remuneração inicial em torno de R$ 1.300.
Concurso da Aeronáutica: como serão as provas?
Na primeira fase, marcada para 3 de julho, os candidatos farão prova com 48 questões de múltipla escolha e uma redação. O conteúdo programático engloba:
língua portuguesa; língua inglesa; matemática.
Haverá aplicação em 16 municípios espalhados pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. São eles:
Belém (PA); Recife (PE); Salvador (BA); Natal (RN); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG); Barbacena (MG); São Paulo (SP); Curitiba (PR); Campo Grande (MS); Pirassununga (SP); Porto Alegre (RS); Brasília (DF); Manaus (AM); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR).
Nas demais etapas, os participantes ainda terão pela frente: inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica, de 22 de setembro a 7 de outubro, e teste físico, de 16 a 18 de novembro.
MT AGORA - Em evento na Serra do Cachimbo, prefeito oferece parceria à Aeronáutica
A estratégia de fomento de parceria entre o Município com outras instituições
Nádia Mastella | Publicada em 14/04/2022 13:15
A estratégia de fomento de parceria entre o Município com outras instituições também deve resultar, em breve, na instalação de uma base área da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Estamos às ordens, estamos à disposição e nosso objetivo é, por meio de ações articuladas, potencializar a utilização do nosso aeroporto para melhorar, cada vez mais, a logística e a segurança de nosso Município, de nossa região e de nosso Estado, o que, por uma reação em cadeia, acaba repercutindo positivamente em outros pontos do país”, completa o gestor.
O Campo de Provas Brigadeiro Velloso é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso (Pará). Sua área é de 21,6 mil km² e perímetro de 653 km, sendo comparável, em tamanho, ao estado de Sergipe. Fica localizado bem próximo da BR-163, com entrada na altura do km 16,9.
EDIÇÕES ANTERIORES
130 de 10/05/2025
129 de 09/05/2025
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025