NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 196/2024 - 14/07/2024
Grande exercício de guerra no Brasil, CRUZEX 2024, tem sua 6ª Conferência de Planejamento
Juliano Gianotto | Publicada em 13/07/2024 10:37
O Comando de Preparo (COMPREP) promoveu, entre os dias 25 e 27/06, a 6ª edição da Preliminary Planning Conference (PPC) do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024). Representantes de diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) se reuniram, presencialmente e por videoconferência, para dar continuidade aos preparativos do Exercício Operacional multinacional, previsto para ocorrer em novembro deste ano, na Base Aérea de Natal (BANT).
Segundo a FAB durante o encontro, os participantes revisitaram as ações em andamento e firmaram novos marcos para a próxima etapa do planejamento, a Final Planning Conference (FPC), que envolverá representantes das nações amigas que participarão do Exercício.
“A FPC, que será realizada em agosto, contará com o resultado das discussões ocorridas ao longo desses dias, com representantes de toda a Força Aérea. Estamos caminhando para o encerramento do ciclo de todo o nosso planejamento e essas etapas finais são essenciais para o refinamento de nossas ações”, ressaltou o Coordenador do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes.
A CRUZEX, um dos maiores Exercícios Operacionais Combinados do mundo, visa fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores.
Participaram da 6ª PPC da CRUZEX o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, o Brigadeiro do Ar Ricardo Pucci Magalhães, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), e o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende.
CRUZEX
O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre as nações-amigas participantes. Nesta edição, o Exercício será realizado na BANT, de 03 a 15/11, e reunirá mais de dez países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.
DECEA alerta sobre colisões com animais em aeronaves e mostra dados e medidas preventivas no Brasil
Juliano Gianotto | Publicada em 13/07/2024
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) alerta para o perigo envolvendo animais e aeronaves no Brasil. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no Brasil, nos últimos dois anos, foram registradas cerca de 3.400 colisões com aves.
Segundo o DECEA, as colisões com fauna são o tipo de incidente mais repetitivo na aviação, sendo grande parte delas registradas quando a aeronave está voando próximo ao solo, na aproximação para pouso ou após a decolagem.
Todas as ocorrências envolvendo aeronaves e animais, como colisão, quase colisão e avistamentos, em aeroportos militares, devem ser reportadas pelo site do CENIPA, e em aeroportos civis, devem ser relatadas ao site da ANAC. Estes casos são tratados como incidentes aeronáuticos.
Este serviço prestado pelos Órgãos visa nortear as ações preventivas, que devem ser feitas pelos próprios operadores de aeródromos, de aeronaves, de controle de tráfego aéreo, além dos mecânicos de aeronaves.
Quando as empresas reportam os acontecimentos com a fauna, contribuem de modo mais eficiente para o gerenciamento desse perigo natural do ambiente, que é considerado pela Federal Aviation Administration (FAA) um dos principais problemas nos aeródromos em todo o mundo.
Além disso, apoiar o banco de dados nacional reforça o fluxo de informação que operadores de aeródromos utilizam para avaliar riscos e confeccionar Planos de Manejo de Fauna a serem submetidos à autoridade ambiental, contribuindo também para reduzir essas colisões.
O gerenciamento de risco aviário em aeroportos é uma ferramenta importante para mitigar os impactos para o transporte aéreo, aeroportos e controle do espaço aéreo. A presença de aves em aeródromos e em seus arredores afeta globalmente a segurança da aviação. No aeródromo, todas as medidas que reduzam oportunidade de obtenção de água, alimento e abrigo devem ser tomadas para que a quantidade de fauna seja minimizada.
Para avançar na gestão do tráfego aéreo de drones, DECEA realiza 4ª edição da reunião do Projeto BR-UTM
Juliano Gianotto | Publicada em 13/07/2024
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo promoveu, de 1º a 4 de julho, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo, em São José dos Campos (SP), a quarta edição do Projeto BR-UTM, iniciativa voltada ao desenvolvimento de soluções que viabilizem o gerenciamento do tráfego aéreo de drones no Brasil.
O evento reuniu 67 profissionais de 34 organizações governamentais e empresas, marcando um importante passo rumo à implementação de um provedor de serviços UTM (Unmanned Traffic Management).
Na abertura, o Coordenador do Projeto BR-UTM, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Robson Batista Cunha Santos, apresentou os objetivos alcançados até o momento, o cronograma do evento e as atividades dos grupos temáticos. Foi destacado também a relevância dos canais de comunicação do projeto para a troca de informações na comunidade UTM e os próximos eventos relacionados ao setor de drones no Brasil.
Durante a programação foram realizados debates sobre a definição do fluxo processual para certificação de entidade autorizada e a estruturação da governança e homologação de Zonas UTM.
Foi abordado também a definição dos dados de voo de drones no Sistema de Aeronaves Não Tripuladas da Agência Nacional de Aviação Civil, os requisitos operacionais de Zonas UTM e dados para a Formulação de Intenções de Operação de Voo.
O evento contou ainda com um workshop sobre o tema “Implementando um Provedor de Serviços UTM”, direcionado aos desenvolvedores de sistemas das organizações participantes.
Para o Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan, da Assessoria de Transformação Digital do DECEA, o evento é de suma importância para as novas perspectivas na área de drones no Brasil. “A iniciativa possui um grande potencial para impulsionar inovações e aprimorar as regulamentações e a segurança”, pontuou.
O Diretor do ICEA, Coronel Engenheiro Carlos de Oliveira Zica, reiterou a importância da discussão sobre a regulamentação e padronização do espaço aéreo para acomodar o aumento das operações com drones, expressando o orgulho do ICEA em sediar o evento.
Informações do DECEA
Base Aérea de Canoas funcionará 24 horas por dia para voos comerciais
A ANAC autorizou a ampliação de 49 para 87 voos semanais no aeródromo militar.
Fernando Valduga | Publicada em 13/07/2024 17:18
A Força Aérea Brasileira (FAB) reforçou a parceria com Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para que a Base Aérea de Canoas (BACO) pudesse receber mais voos comerciais. Após autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de ampliar de 49 para 87 voos semanais, a BACO passará a funcionar 24 horas por dia, e a distribuição dos novos slots (horários de pousos e decolagens) deve ser realizada, nesta quinta-feira (11/07), pela ANAC.
Localizada a pouco mais de dez quilômetros do Aeroporto Salgado Filho, fechado por tempo indeterminado em decorrência das enchentes que assolaram grande parte do Estado, o local de pousos e decolagens em Canoas é um dos nove aeródromos escolhidos pelo MPor, para absorver voos que operavam no principal aeroporto da capital gaúcha.
“A infraestrutura da Base continua disponível para os voos comerciais e se mantém ajustada com a operação militar da Base, responsável pela manutenção da defesa do espaço aéreo e integração na região sul do País. A vida operacional da Base Aérea de Canoas permanece inalterada, a gente continua trabalhando e atuando 24h por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, e mais do que nunca apoiando essa situação de calamidade que temos enfrentado”, afirmou o Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues.
Agora, o início das novas operações depende da oferta de mais voos pelascompanhias aéreas e de ajustes na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens, pela Concessionária Fraport Brasil, entre o Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), e a Base Aérea de Canoas.
Para autorizar novos voos na Base Aérea de Canoas, os intervalos de tempo entre os horários de pouso e decolagem precisaram ser reduzidos para 1h30m. A infraestrutura da BACO também passou por melhorias, implementadas pela Fraport e pelo Comando da Aeronáutica.
A viabilização de voos comerciais em Canoas teve início em maio, após debate envolvendo órgãos do Governo Federal e os agentes do setor aéreo, quando foi estabelecida a malha aérea emergencial mínima para atendimento à população do Rio Grande do Sul. Em um intervalo de poucas semanas e muito trabalho colaborativo por parte dos agentes envolvidos, foi autorizada a operação inédita e complexa em uma base militar, um marco para o setor aéreo brasileiro.
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