NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


Jornal da EPTV 2ª Edição - São Carlos/Araraquara - Formatura dos cadetes da AFA reúne autoridades em Pirassununga - ontem, 08/12/2023


Da Redação | Publicada em 09/12/2023

PORTAL PODER 360 (DF)


FAB envia novo avião para resgatar brasileiros em Gaza

Previsão é que o voo dure 15 horas; avião decolou do Aeroporto do Galeão, no Rio, com destino ao Cairo, no Egito

Da Redação | Publicada em 09/12/2023 08:21

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou na madrugada deste sábado (9.dez.2023) do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Cairo, capital do Egito, para repatriar um novo grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza. A previsão é que o voo dure 15 horas.

Na 4ª feira (6.dez), o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou que o novo grupo de pessoas que o governo brasileiro quer tirar de Gaza já estava na fronteira aguardando autorização para deixar o território.

A lista do Itamaraty é formada por brasileiros ou palestinos que são parentes de outros integrantes já repatriados na 1ª leva. Segundo Candeas, eles foram retirados das zonas de conflito e, agora, se encontram em Rafah, única rota de saída viável do território palestino.

Desde o início do conflito no Oriente Médio, em 7 de outubro, Gaza tem sido privada de comida, água, energia e combustível pelo cerco de Israel ao território, controlado pelo Hamas. Alguns caminhões de ajuda humanitária estão entrando pela fronteira com o Egito, carregados com alimentos e medicamentos. Organizações não governamentais dizem que a quantidade é insuficiente.

 

Eis a íntegra da nota do governo sobre o novo resgate:

“A Operação Voltando em Paz, do governo federal, realiza mais uma missão de resgate dos repatriados em áreas de conflito no Oriente Médio. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 5h08 horas (horário local) deste sábado (09.dez), com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, onde fará o resgate de repatriados que estão na Faixa de Gaza. O voo será direto, com previsão de duração de 15 horas, e pouso estimado para as 3 horas (horário local) deste domingo (10.dez)”.

CNN BRASIL


Segundo grupo de repatriados de Gaza ao Brasil tem 47 pessoas; entenda


Da Redação | Publicada em 09/12/2023

O segundo grupo de brasileiros e familiares repatriados de Gaza ao Brasil é formado por 47 pessoas, que já estão a caminho do Egito neste sábado (9). O governo brasileiro enviou aos governos de Israel e do Egito uma lista com 102 nomes, destes, 24 foram vetados por Israel, restando 78 autorizados a deixar Gaza. O balanço final de 47 repatriados é porque, com familiares sendo impedidos de voltar ao Brasil, uma parte dos autorizados optou por permanecer ao lado deles. As informações são da analista de Política da CNN Jussara Soares.

PORTAL AEROIN


Com treinamento de lançamento de pessoal no KC-390, esquadrões da FAB validam uso do CCDP do avião


Murilo Basseto | Publicada em 09/12/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que um treinamento para validar operacionalmente o uso do Continuous Computed Drop Point (CCDP) do Flight Management System (FMS) da aeronave KC-390 Millennium foi concluído, entre os dias 26 e 30/11, pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, em colaboração com o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus e o Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro (EB).

O CCDP (Ponto de Queda Computado Contínuo) é um algoritmo integrante do FMS (Sistema de Gerenciamento de Voo) militar da aeronave que estima as trajetórias da carga/pessoal durante todas as fases do lançamento aéreo, utilizando um modelo computacional, em vez de tabelas pré-calculadas, para aumentar a precisão do lançamento aéreo.

O computador de missão considera os dados inseridos pelo loadmaster (mestre de cargas), além dos dados de navegação da aeronave (inercial, GPS e anemométrico), para realizar essa estimativa e indicar o ponto ótimo de lançamento para a tripulação. O exercício foi realizado na Zona de Lançamento na cidade de Goiânia (GO), expandindo o emprego do CCDP para o lançamento eletrônico de pessoal.

Segundo o Chefe da Seção de Segurança de Voo do Esquadrão Gordo, Capitão Aviador Felipe Macedo da Cruz, a utilização do CCDP no lançamento de pessoal no KC-390 Millenium é um avanço notável.

“Esse algoritmo oferece eficiência e, mais crucialmente, uma camada adicional de segurança para os militares que participam dos lançamentos. A automação baseada nos cálculos precisos do CCDP reduz os riscos operacionais, sendo validada pela análise comparativa e reforçando o compromisso com a segurança e a eficiência das operações aéreas”, explicou.

Durante o treinamento, foram realizados lançamentos simulados de fardos, representando o peso de militares, utilizando os métodos convencionais e o lançamento eletrônico, que passou por uma análise meticulosa comparativa com dados de lançamentos manuais já consolidados.

A eficiência e a segurança do lançamento eletrônico foram ratificadas por meio da avaliação detalhada dos resultados. Os dados obtidos durante o exercício demonstraram que a tecnologia é eficiente e segura, consolidando sua aplicação no KC-390 para o lançamento de pessoal.

O exercício também atualizou a doutrina nas unidades operadoras do KC-390 Millennium e das unidades do Exército Brasileiro (EB) responsáveis pelo lançamento de paraquedistas. Além disso, ratificou o lançamento eletrônico de pessoal como parte integrante das operações, marcando um avanço significativo na capacidade operacional da Força Aérea Brasileira na aeronave KC-390.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Avião da FAB decola para o Egito com 11 toneladas de alimentos; vídeo

A aeronave decolou neste sábado da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Al-Arish, no Egito, próximo a Gaza

Maria Eduarda Portela | Publicada em 09/12/2023 16:12

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou, neste sábado (9/12), da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Al-Arish, cidade do Egito próxima a Gaza, levando 11 toneladas de alimentos. Os suprimentos serão doados em ações humanitárias na Faixa de Gaza. A previsão é de que a aeronave KC-390 Millennium pouse em solo egípcio na manhã da próxima terça-feira (12/12).

O envio de alimentos não perecíveis é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.

A aeronave fará paradas técnicas na Base Aérea do Recife (Barf); em Cabo Verde; em Lisboa, Portugal; em Atenas, Grécia; e no Cairo, no Egito. Depois, seguirá para o destino final.

Repatriação

A FAB enviou um novo avião para fazer a repatriação dos brasileiros que estão na região de Gaza. A aeronave decolou na madrugada deste sábado em direção ao Cairo.

Há 102 brasileiros e familiares que demonstraram interesse na repatriação a partir da Faixa de Gaza. O grupo deve embarcar por meio de Rafah.

PORTAL BAND


Avião da FAB decola para o Egito com 11 toneladas de alimentos

Essa é a segunda aeronave brasileira que viaja para o Egito neste sábado. Às 5h08, outro avião decolou para buscar brasileiros e familiares que manifestaram interesse de voltar ao Brasil

Da Redação, Com Agência Brasil | Publicada em 09/12/2023 16:42

A aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou às 15h04, deste sábado (9), do Rio de Janeiro com destino ao Egito, transportando 11 toneladas de alimentos de ajuda humanitária para civis da Faixa de Gaza. A previsão de pouso, em Al-Arish, é para a manhã da próxima terça-feira (12).

Esta é a segunda aeronave brasileira que viaja para o Egito neste sábado. Às 5h08, outro avião decolou do Rio de Janeiro para buscar brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza e manifestaram interesse de voltar ao Brasil.

Segundo a FAB, após decolar do Rio de Janeiro, a aeronave fará paradas técnicas na Base Aérea do Recife (BARF); em Cabo Verde; em Lisboa, Portugal; em Atenas, Grécia; e no Cairo, no Egito, até chegar ao destino final que é Al-Arish, também no Egito, onde a carga será descarregada.

Conflito

No dia 7 de outubro, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e a incursão de combatentes armados por terra, matando civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros. Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica.

Os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios. A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos.

 

 

DEFESA EM FOCO


Operação Ponte Aérea: FAB Reforça Segurança nos Aeroportos e Fronteiras Nacionais

Força Aérea Brasileira intensifica ações contra o crime organizado e fortalece a segurança em áreas estratégicas

Marcelo Barros, Com Informações Da Agência Força A | Publicada em 09/12/2023 09:00

A Força Aérea Brasileira (FAB), através da Força Aérea Numerada 34 (FAN 34) e sob o comando do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), completou 30 dias de intensa atuação na Operação Ponte Aérea. A operação, iniciada após o Decreto nº 11.765, visa combater o crime organizado e reforçar a segurança nos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Guarulhos, em São Paulo.

Resultados Significativos

Durante este período, a operação registrou:

Mais de 465 missões nos dois aeroportos.

Apreensão de mais de 163,6 kg de drogas.

Abordagem de 3.049 pessoas e 1.118 veículos.

Realização de 760 horas de patrulhamento e 167 horas de atividades de faro.

Colaboração interagências totalizando aproximadamente 305 horas.

Impacto na Percepção de Segurança

A presença militar nos aeroportos resultou em uma mudança positiva no comportamento dos passageiros, aumentando a percepção de segurança. O Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, Comandante da Operação pela FAB, ressalta a importância da sinergia entre as forças de segurança e o impacto positivo para a sociedade.

Sinergia como Legado da Operação

A relação de confiança estabelecida entre as autoridades aeroportuárias durante a operação é vista como um legado importante, estendendo-se além do período da Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Atuação na Faixa de Fronteira

Além dos aeroportos, a FAB tem desempenhado um papel vital na faixa de fronteira, com mais de 802 voos detectados e identificados. Ações coordenadas com a Polícia Federal visam monitorar e interceptar ameaças, contribuindo significativamente para a segurança nacional.

OUTRAS MÍDIAS


TUPI FM - [VÍDEO] KC-30 decola para o Egito para mais uma operação de resgate na Faixa de Gaza

Voo tem previsão de 15 horas e chega no Cairo na madrugada de domingo (horário local)

Marcos Antonio De Jesus | Publicada em 09/12/2023

A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, realiza mais uma missão de resgate dos repatriados em áreas de conflito no Oriente Médio.

A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), às 5h08 horas (horário local) deste sábado (09/12), com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, onde fará o resgate de repatriados que estão na Faixa de Gaza.

O voo será direto, com previsão de duração de 15 horas, e pouso estimado para as 3 horas (horário local) deste domingo (10/12).