NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Lula inaugura linha de produção do caça F-39 Gripen na Embraer em Gavião Peixoto

Na fábrica no interior de São Paulo, 15 das 36 unidades do caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros. Aeronave é usada por forças aéreas em todo o mundo.

Ana Marin | Publicada em 09/05/2023 10:40 | Atualizado em 09/05/2023 15:35

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã desta terça-feira (9) da inauguração da Linha de Produção do Caça F-39 Gripen, na Embraer, empresa de engenharia e tecnologia na área de aviação, em Gavião Peixoto (SP).

A aeronave com a comitiva presidencial aterrissou na pista da Embraer por volta das 10h30. Lula estava acompanhado do Ministro da Defesa, José Múcio, e do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz.

Lula tirou fotos em frente ao novo caça, ganhou um capacete e um macacão da Força Aérea Brasileira (FAB) e também acompanhou uma demonstração com sobrevoos da aeronave.

O presidente participou da cerimônia de inauguração, mas não discursou e nem falou com a imprensa. Ele decolou da Embraer por volta de 13h e voltou para Brasília.

O tenente-brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno, disse que o projeto é um ganho para o Brasil.

"Esse projeto é a essência de uma parceria e o exemplo maior da transferência é o que acontece hoje aqui. Você montar uma linha de uma aeronave de última geração é um ganho para todos nós, para o Brasil. Criação de emprego em larga escala e aumentar o emprego das aeronaves na defesa aeroespacial do nosso país", disse.

Essa é a segunda vez que Lula esteve a região central do Estado de São Paulo durante o novo mandato. Em janeiro, ele esteve em Araraquara (SP) para acompanhar os estragos causados pela chuva.

A participação da indústria nacional Embraer no desenvolvimento do caça F-39 Gripen foi um requisito do contrato com o governo brasileiro.

Na fábrica da Embraer, 15 das 36 unidades do caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da empresa sueca Saab, em Linköping.

A previsão é de que em 2027 o último caça seja entregue. Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO) e outros dois chegaram ao país na sexta-feira (5).

F-39 Gripen
O caça Gripen F-39 está entre os modelos mais tecnológicos do mundo. De acordo com a Saab, o Gripen é conhecido pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada.

Em 2022, a FAB comprou 36 aeronaves Gripen para fazer a defesa do espaço aéreo.

O caça Gripen tem envergadura de 8,6 metros, 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento, atinge velocidade máxima de 2,4 mil km/h e chega a voar acima de 16 mil metros de altitude. Segundo a FAB, o F-39 Gripen é usado por forças aéreas em todo o mundo.

RWR - Alerta de detecção de radar: Confirma a localização dos sinais emitidos por qualquer radar no solo, no mar ou no ar que esteja buscando o Gripen;

ECM - Contramedidas eletrônicas: O sistema de guerra eletrônica do Gripen confunde os radares de busca e de tiro do inimigo, seja interferindo ou saturando com múltiplos sinais “fantasmas”, evitando que o Gripen real seja marcado como alvo;

MAWS - Alerta de aproximação de mísseis: Alerta sobre a aproximação de mísseis disparados contra o Gripen.

Míssil BVR Meteor: Míssil além do alcance visual (BVR) de última geração, com alta energia e longo alcance, garantindo maior zona sem possibilidade de fuga e alta probabilidade de acerto contra o alvo;

Datalink / Link 16 / Link tático: As capacidades de datalink garantem a superioridade da informação e o compartilhamento de fusão de dados em tempo real para a tomada de decisões rápidas;

Ataque Eletrônico com LADM: Supressão adicional de guerra eletrônica com uso de míssil leve, que atua como interferidor, apoiando a operação do Gripen em espaço aéreo negado com a presença de sistemas antiaéreos;

Ataque Eletrônico com EAJP: O Electronic Attack Jammer Pod (EAJP) transportado pelo Gripen interfere e satura eletronicamente os sistemas antiaéreos inimigos, permitindo a sua operação em espaço aéreo contestado;

CAS/GAAI - Suporte para forças em solo: Apoio Aéreo Aproximado/Interdição Aérea assistida por equipes de militares em solo por meio dos sistemas de auxílio digital a bordo como VMF, Link-16 e link de vídeo em tempo real (VDL);

ISR - Inteligência, vigilância e reconhecimento: Cobertura 360 graus de sensores ativos e passivos que provém consciência situacional colaborativa no cenário tático operacional;

LADM - Gerando alvos falsos: O LADM tem a capacidade de gerar alvos falsos para confundir e saturar os radares de busca e de tiro inimigos;

IFF - Identificação amigo/inimigo: Identifica e confirma quais são as forças amigas e inimigas num cenário tático e operacional;

Míssil WVR IRIS-T: O míssil IRIS-T, de alcance visual (WVR), é o mais avançado da sua categoria, principalmente em engajamentos fora da linha de visada da aeronave, sendo o seu emprego complementado pelo uso do HMD para que o piloto possa fazer a mira contra o alvo.

Chaff/flare/despistadores: Dispositivos ativos e passivos de autoproteção para confundir mísseis guiados por radar, por infravermelho e radares de controle de fogo inimigo.

De acordo com a ficha técnica da Saab, o tempo para reabastecer, rearmar e fazer uma inspeção técnica no avião para uma missão de defesa aérea é de 10 minutos.

A equipe necessária para essa manutenção deve ser formada por cinco militares, que pode ser de recrutas que estejam cumprindo o serviço militar e após fazerem treinamento de 10 semanas.

A disponibilidade do Gripen para voos é um dos diferenciais em relação a outros modelos, sendo projetado para ter intervalos de inspeções de 2,5 horas a cada 7,6 horas voadas.

PORTAL R7


Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Vila Velha

Para as demonstrações aéreas no aniversário da cidade serão utilizadas sete aeronaves A-29 Super Tucano

Erik Oakes | Publicada em 09/05/2023 10:56

A comemoração dos 488 anos de Vila Velha terá este ano uma homenagem em alto nível. Isso porque o céu canela-verde vai receber uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

A apresentação deve durar cerca de 50 minutos e acontecerá no dia 23 de maio, às 16h, na Praia de Itaparica. Para as demonstrações aéreas serão utilizadas sete aeronaves A-29 Super Tucano, que vão realizar aproximadamente 50 manobras.

No mesmo dia, pela manhã, acontecerá o tradicional desfile cívico no Centro de Vila Velha, nas avenidas Jerônimo Monteiro e Champagnat. 

A apresentação da esquadrilha, que marca o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, foi confirmada pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, em uma publicação em seu Instagram.

Na postagem, o prefeito afirma que a apresentação tem como objetivo "realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira".

A data de 23 de maio marca oficialmente o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. Ela tem origem no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram na região onde se localiza a Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo. 

A cidade canela-verde foi fundada pelo donatário português Vasco Fernandes Coutinho, tendo sido a sede do governo durante 14 anos. Depois, ela foi transferida em 1549 para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, hoje a capital Vitória.

Lula participa da inauguração de linha de produção do caça Gripen

Fábrica da Embraer, no interior de São Paulo, vai produzir 15 unidades da aeronave, utilizada para a proteção do país

Da Redação | Publicada em 09/05/2023 12:17

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta terça-feira (9), da cerimônia de inauguração da linha de produção do caça F-39 Gripen, na fábrica da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto (SP).

O caça F-39 Gripen, produzido pela empresa sueca Saab, foi comprado pelo governo federal em uma concorrência concluída na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira. O contrato firmado na época previu a produção de 36 aeronaves no país.

Na sede da Embraer, em Gavião Peixoto, 15 unidades do caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros, que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da Saab. A previsão é que o último caça seja entregue em 2027.

Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO) e outros dois chegaram ao país na sexta-feira (5) da semana passada. Os caças F-39 Gripen são utilizados para a proteção do país e em missões de controle e reconhecimento do espaço aéreo, além de em operações de ataque da Aeronáutica brasileira.

“A aquisição dos caças traz para a Força Aérea Brasileira, e em particular para o Brasil, um sentido mais amplo à aquisição de novos horizontes na capacidade de promover a defesa aérea compatível com as dimensões continentais desse país”, disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

“Muito mais que a evolução dos meios de defesa aéreo, o advento do caça permite ao país um aumento significativo de sua capacidade operativa de aquisição de alvos de eficiência”, acrescentou.

AGÊNCIA BRASIL


Produção de caças Gripen fortalece indústria nacional, diz José Múcio

Ministro participou da inauguração da linha de produção da aeronave

Andreia Verdélio | Publicada em 09/05/2023 13:23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (9), da inauguração da linha de produção da aeronave Gripen, na fábrica da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O ato é resultado do contrato da empresa sueca Saab com a Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê a entrega de 36 caças Gripen até 2027, além da transferência de tecnologia para o Brasil.

Para o ministro da Defesa, José Múcio, a parceria fortalece a indústria nacional e eleva o Brasil a patamares “cada vez mais amplos” no desenvolvimento tecnológico para defesa nacional. “A transferência de tecnologia e a capacidade de produção da aeronave em Gavião Peixoto nos permitem a autossuficiência em delicadas fases do processo produtivo”, disse, durante cerimônia ao lado do presidente Lula.

Das 36 aeronaves previstas em contrato, 13 caças serão fabricados na Suécia. Oito terão a produção iniciada na Suécia e concluída no Brasil e 15 serão fabricados integralmente na unidade da Embraer. Para isso, engenheiros e técnicos brasileiros passaram por treinamento na sede da Saab, em Linköping, na Suécia.

Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO) e outros dois chegaram ao país na última sexta-feira (5).

Com a parceria, a fábrica da Embraer passa a contar com o ecossistema completo para os caças nas fases de desenvolvimento, testes e, agora, produção. Na unidade estão em funcionamento também o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo.

O caça F-39 Gripen foi escolhido pelo programa FX-2, da FAB, numa concorrência concluída na gestão da presidenta Dilma Rousseff, em 2013, destinada à substituição da frota de aviões de caça da Aeronáutica. Para o ministro Múcio, o contrato para o desenvolvimento e a produção das aeronaves Gripen traz “novos horizontes na capacidade de prover a defesa aérea compatível com dimensões continentais desse país”.

“Muito mais do que uma evolução nos meios de defesa aéreo, o advento do caça Gripen permite ao país um aumento significativo de sua capacidade operativa, de aquisição de alvos, de eficiência, podendo atuar ao longo alcance em conjunto com outras estrelas da Embraer, o KC- 390, por meio da capacidade de reabastecimento em voo”, explicou.

O Programa Gripen integra as ações voltadas para a renovação da infraestrutura das Forças Armadas, processo que também conta com os projetos do submarino nuclear brasileiro e do blindado Guarani.

BAND TV


Lula visita linha de produção de caças suecos da Embraer em São Paulo

Na cerimônia inaugural, o presidente recebeu uma maquete da aeronave

Karine Teixeira | Publicada em 09/05/2023 20:34

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a linha de produção dos caças suecos da Embraer inaugurada em uma fábrica no interior de São Paulo.

Durante a visita, Lula acompanhou o sobrevoo dos caças. Na cerimônia inaugural, o presidente recebeu uma maquete da aeronave.

Na fábrica da Embraer, 15 das 36 unidades de caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da empresa sueca Saab.

A previsão é de que em 2027, o ultimo caça seja entregue. Atualmente, quatro dos aviões já estão operando na base aérea de Anápolis e outros dois chegaram ao país na sexta-feira da semana passada.

O contrato para o desenvolvimento e a produção das aeronaves beneficia a base industrial de defesa e proporciona a renovação das frotas de caças do pais. 

REVISTA AERO MAGAZINE


Foi inaugurada a linha de produção do caça Gripen no Brasil

Parceria entre Embraer e Saab viabilizou a abertura da linha de produção do caça

Marcel Cardoso | Publicada em 09/05/2023 11:13

A linha de produção do caça F-39 Gripen foi inaugurada hoje (9), pelo Presidente da República, na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

No local, 15 das 36 unidades da aeronave serão produzidas por engenheiros técnicos brasileiros que passaram por treinamento na sede do fabricante Saab, na Suécia. Agora, haverá a disponibilidade para o ecossistema completo, desde o desenvolvimento até a produção, em Gavião Peixoto. A previsão é de que o último caça seja entregue em 2027.

O Programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a Saab venceu a concorrência do Programa F-X2, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves foi firmado em outubro de 2014. Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis, em Goiás,  e outros dois chegaram ao país na última sexta-feira (5).

Segundo o governo federal, a parceria entre a Embraer e a Saab representa "um importante salto qualitativo e tecnológico", com alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB e a produção do Gripen também impacta a indústria de defesa nacional.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Em SP, Lula participa de inauguração de linha de produção de caças

A empresa sueca Saab firmou com a Força Aérea Brasileira (FAB) a compra de 36 aviões Gripen até 2027. Presidente inaugurou produção

Mariana Costa | Publicada em 09/05/2023 12:59

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (9/5), na cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo, de uma visita à linha de produção do caça Gripen, na fábrica da Embraer. A empresa sueca Saab firmou com a Força Aérea Brasileira (FAB) a compra de 36 aviões Gripen até 2027, além da transferência de tecnologia para o Brasil.

Acompanharam Lula, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno; o ministro da Defesa, José Múcio; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Durante o ato, o presidente Lula não discursou, mas o ministro da Defesa, José Múcio, destacou que a parceria traz para a “Força Aérea Brasileira e para o Brasil os sentidos mais amplos da aquisição de novos horizontes”.

“Fortalecemos a FAB, a indústria nacional e o Brasil. A parceria entre as duas empresas representa o alinhamento e os laços de amizade e respeito entre o Brasil e a Suécia. O governo brasileiro sob a liderança do presidente Lula e com foco na reconstrução do país, segue atendendo aos anseios da sociedade. Corrigindo as injustiças e visando o bem-estar do povo sempre”, disse Múcio.

Produção brasileira

Na fábrica da Embraer, 15 das 36 unidades do caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da empresa sueca Saab, em Linköping. A previsão é de que em 2027 o último caça seja entregue.

Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO) e outros dois chegaram ao país na sexta-feira (5/5), segundo comunicado do Planalto.

O Programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a Saab venceu a concorrência do Programa F-X2, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves foi firmado em outubro de 2014.

PORTAL AEROFLAP


Linha de produção do F-39 Gripen é inaugurada no Brasil


Da Redação | Publicada em 09/05/2023 10:49

A Embraer e a Saab inauguraram hoje a linha de produção do caça Gripen E no Brasil na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, em São Paulo. Este é um importante marco do programa de transferência de tecnologia e no compromisso das empresas em trabalharem juntas em novas oportunidades de negócios. O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de autoridades civis e militares e representantes de diversos setores da sociedade brasileira.

A inauguração da linha de montagem final, que é a única do Gripen E fora da Suécia, marca a entrega de uma das contribuições mais significativas para o ecossistema do caça no Brasil. Com o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center – GFTC), e agora a linha de montagem, a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto abriga os estágios de desenvolvimento, produção e testes da aeronave.

Desde a assinatura do contrato para o fornecimento de 36 caças, sendo 28 Gripen E (versão monoposto) e oito Gripen F à Força Aérea Brasileira, em 2014, a Embraer e a Saab trabalham juntas no maior projeto de transferência de tecnologia em curso no país. Recentemente, com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre as empresas, a linha de produção também se tornou uma oportunidade para novos negócios.

“Celebramos hoje não só a inauguração da linha de produção do caça Gripen, mas o sucesso da colaboração entre a Saab e a Embraer, que se fortalece a cada dia com o objetivo comum de servir ao nosso cliente, a Força Aérea Brasileira. Desde o início a Embraer tem tido um papel relevante no programa Gripen, participando, por exemplo, do desenvolvimento da versão brasileira da aeronave biposto. Como uma evolução natural dessa relação, esperamos que em breve possamos juntos expandir nossos negócios em novos mercados”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“O início das operações da linha de produção do Gripen marca o nosso compromisso com a transferência de tecnologia e de conhecimento para a indústria brasileira. Aqui, produziremos 15 das 36 aeronaves atualmente contratadas pela Força Aérea Brasileira. O objetivo também é produzir aqui quaisquer pedidos futuros de Gripen para o Brasil, bem como de outros países. Queremos que o Brasil se torne um centro de exportação para a América Latina e, potencialmente, para outras regiões”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

“O início da produção da aeronave F-39 Gripen no Brasil simboliza a concretização de um ambicioso projeto que se traduz em transferência de tecnologia, geração de empregos e o consequente desenvolvimento do setor aeroespacial do Brasil. Graças a uma sólida parceria entre a Força Aérea, Saab e Embraer, entramos agora no seleto grupo de países que detêm a capacidade de construir aeronaves supersônicas. Parabéns a todos os envolvidos!”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A linha de produção na Embraer recebe as aeroestruturas dos caças produzidas na fábrica da Saab de Linköping, na Suécia, e de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Na linha de montagem, o avião de combate será produzido com a junção dessas aeroestruturas, a instalação de cablagens, equipagem de vários sistemas, trens de pouso, aviônicos, equipamentos táticos, canopi, assento ejetável e motor. Depois que a montagem do caça é concluída, são realizados testes funcionais e voos de produção para preparar a aeronave para a entrega final. A fábrica da Embraer será responsável pela produção de 15 caças Gripen E. As unidades montadas no Brasil serão entregues a partir de 2025.

Para adquirir as habilidades necessárias para a produção de caças supersônicos no Brasil, técnicos da Embraer realizaram treinamentos teóricos e práticos – os chamados on-the-job training – na Saab em Linköping. Lá, eles trabalharam lado a lado com funcionários suecos para produzir as aeronaves que já foram enviadas para o Brasil.

SAAB entrega oficialmente mais dois novos caças F-39 Gripen para a FAB


Gabriel Benevides | Publicada em 09/05/2023

A Saab entregou hoje (09) dois novos caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões chegaram ao Brasil na última sexta-feira (05), em Santa Catarina, e voaram na data de hoje diretamente para a Base Aérea de Anápolis, responsável pela operação dos caças. 

As aeronaves de matrículas FAB 4105 e FAB 4106 foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos em um voo de aproximadamente 1h30min. Com estes, a Força Aérea Brasileira passa a contar com 6 caças Gripen E em operação.

A entrega acontece no mesmo dia em que SAAB e Embraer inauguram a linha de produção dos caças no Brasil, registrando mais um grande marco para o Programa Gripen Brasileiro.

CONHEÇA O F-39E GRIPEN DA FAB

Em dezembro de 2013 o Comando da Aeronáutica anunciou o então Saab Gripen NG (atual Gripen E) como vencedor do Projeto FX-2. O modelo sueco, ainda em desenvolvimento, superou o Boeing F/A-18 Super Hornet norte-americano e o francês Dassault Rafale, ambos já em operação.

Em 24 de outubro de 2014, a FAB assinou o contrato para a compra de 36 Gripen NG, sendo 28 da versão de um lugar (F-39E) e oito da versão com dois assentos (F-39F), esta última adquirida exclusivamente pelo Brasil.

O caça Gripen representa um verdadeiro salto operacional e tecnológico para a defesa aérea brasileira. O desenvolvimento da aeronave, executado em conjunto por brasileiros e suecos, incorpora tecnologias encontradas nos caças mais avançados do mundo, como radar AESA, display panorâmico sensível ao toque (WAD) e o IRST (sensor de busca e rastreamento por infravermelho).

A aeronave possui 10 pontos duros para emprego de uma gama de armamentos, incluindo mísseis ar-ar e ar-solo, mísseis antinavio, bombas convencionais e inteligentes, equipamentos de guerra eletrônica e sensores para reconhecimento, identificação e ataque de alvos.

O Gripen E, como é chamado comercialmente, também possui arquitetura aberta. Este conceito, também encontrado em outros caças mais modernos, permite atualizações mais rápidas aos diversos sistemas do avião, sem necessidade de uma extensa modernização por blocos, como acontece em modelos mais antigos como o F-16.

PORTAL DEFESANET


Esquadrão da FAB realiza treinamento operacional em Florianópolis (SC)

Exercício teve como objetivo a manutenção operacional das tripulações do Esquadrão Pantera em missões de resgate

Ricardo Fan | Publicada em 09/05/2023 12:01

O Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV), Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), realizou, entre os dias 10 e 15/04, mais um treinamento de içamento no mar. O exercício técnico, que ocorreu em Florianópolis (SC), teve como finalidade adestrar e fazer a manutenção operacional das tripulações do Esquadrão em missões de resgate de homem ao mar a partir de embarcações.

O apoio foi prestado pela Base Aérea de Florianópolis (BAFL), onde as aeronaves, materiais e militares do 5º/8º GAV estavam alocados. Além disso, em conjunto com a Marinha do Brasil, a embarcação P-61 Benevente prestou apoio no que tange às técnicas, táticas e procedimentos de içamento tipo Convés.

O exercício técnico é composto por dois tipos diferentes de missões. O primeiro simula um homem ao mar a ser resgatado; e o segundo, um passageiro ou uma tripulação de embarcação que necessita de uma evacuação aeromédica (EVAM).

Em ações desse tipo, no momento em que a vítima está ao mar e é localizada pelo H-60L Black Hawk, é feito o lançamento de um fumígeno (dispositivo de sinalização) para marcar a posição do indivíduo e para a tripulação ter uma referência da direção do vento. Após toda a preparação da aeronave e dos homens de resgate, a aeronave realiza um voo pairado a uma altura próxima de 15 metros enquanto o homem de resgate verifica as condições da vítima.

Dessa forma, se a vítima estiver sem traumas na coluna cervical, é feita a sua retirada por meio de uma alça de içamento até a aeronave. Se for diagnosticada alguma fratura em sua coluna, é realizada a descida de mais um homem de resgate com uma maca, a fim de estabilizar o acidentado antes de ser içado pelo H-60L.

Para o resgate de indivíduos a bordo de uma embarcação, é feito todo o contato com o Comandante do navio via rádio. Quando a aeronave se aproxima do alvo, a tripulação realiza a verificação das condições do vento, obstáculos, objetos soltos e condições visuais da vítima. Após a preparação da aeronave e dos homens de resgate, inicia-se a exposição do militar a ser içado até o deque da embarcação. De maneira análoga ao resgate de homem ao mar, utiliza-se a alça de içamento ou a maca para estabilização do indivíduo.

Para a realização de missões reais de qualquer natureza, a cooperação de toda a tripulação – que é composta por Pilotos, Operadores de Equipamentos Especiais e Homens de Resgate – SAR (do inglês, Search and Rescue) – é indispensável. Cada militar, de forma codependente, desempenha um papel fundamental dentro da aeronave.

Segundo o mecânico do Esquadrão, Sargento Andrio Piveta Gonçalves, é de extrema importância o adestramento operacional da tripulação. “Atualmente, os Esquadrões de Asas Rotativas são os principais vetores aéreos para realizar um resgate dentro do mar aberto. Por vezes, esta é a única esperança do marinheiro retornar para sua família”, afirmou o especialista.

Já o Comandante do 5º/8º GAV, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Alonso Fortes, destaca a complexidade do treinamento realizado. “É de suma importância que as tripulações do Esquadrão Pantera estejam treinadas e prontas para cumprir esse tipo de missão”, concluiu.

 

DEFESA EM FOCO


78º Aniversário do Dia da Vitória: homenagens aos heróis da Segunda Guerra

Celebração no Rio de Janeiro reúne veteranos e autoridades militares em evento emocionante

Marcelo Barros | Publicada em 09/05/2023 07:00

No dia 8 de maio, foi comemorado o 78º aniversário do Dia da Vitória, data que marca o fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos países aliados contra as potências do Eixo. No Aterro do Flamengo (RJ), ocorreu uma cerimônia no Monumento Nacional em Homenagem aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, com a participação de veteranos das três Forças Armadas, da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Marinha Mercante.

A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, que destacou a importância de preservar e enaltecer a história do Brasil. Além dele, estiveram presentes os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, membros do Almirantado e outras autoridades civis e militares.

Medalha da Vitória e homenagens emocionantes

Durante o evento, a “Medalha da Vitória” foi entregue a três instituições e 179 personalidades civis e militares, como símbolo de reconhecimento por suas contribuições em relação aos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial e outras ações relevantes. Um momento marcante foi a aposição floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, seguida de uma salva-fúnebre de quinze tiros pela Marinha do Brasil.

Encerramento com desfile e música

Para finalizar a cerimônia, duas aeronaves F-5M da Força Aérea Brasileira sobrevoaram o local, e um desfile de viaturas históricas ocorreu ao som da canção do expedicionário, celebrando a bravura e o legado daqueles que lutaram na Segunda Guerra Mundial

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL A CIDADEON - Para brigadeiro do Ar, caças produzidos em Gavião Peixoto têm potencial de exportação


Milton Filho | Publicada em 09/05/2023 15:37

O tenente-brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno destacou, na manhã desta terça-feira (9), o potencial de exportação dos caças supersônicos que serão produzidos pela Embraer, em Gavião Peixoto - cidade a aproximadamente 30 quilômetros de Araraquara. Ele esteve ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na inauguração da linha de produção da aeronave.

"Certamente, será possível o Brasil tornar-se um hub de exportação de caça supersônicos para outros países", projetou.

"A partir desta sinergia de esforços podemos fazer valer o sentido duplo do significado do fonema emprego: a geração de mais emprego para o Brasil e o fortalecimento do poder espacial", completou.

O evento inaugural contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, que usou a palavra em nome do presidente Lula.

Segundo o ministro, a parceria proporcionou a transferência de tecnologia de ponta, permitindo a produção das aeronaves em solo nacional e reforça o compromisso do estado de investir em setores estratégicos.

"Todos estamos trabalhando por uma FAB (Força Aérea Brasileira) cada vez mais compatível com a estrutura política e estratégica do país, que tenha plena capacidade operacional e salve vidas", afirmou.

PROGRAMA FX-2

A compra das 36 aeronaves faz parte da renovação da frota de caças da FAB (Força Aérea Brasileira) pelo valor de 39,3 bilhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 20 bilhões. O acordo foi firmado na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pelo programa FX-2.

O acordo prevê que 13 caças serão fabricados na Suécia, oito terão a produção iniciada lá e serão concluídas no Brasil e 15 serão fabricadas integralmente em Gavião Peixoto.

INFOMONEY - Embraer e Saab lançam linha de produção conjunta para caças Gripen no Brasil

Brasil possui um contrato envolvendo 36 jatos Gripen com a Saab, mas tem considerado aumentar esse pedido em meio a demandas da Força Aérea Brasileira.

Da Redação | Publicada em 09/05/2023 14:55

Embraer (EMBR3) e a sueca Saab lançaram nesta terça-feira (9) uma linha de produção para jatos de combate Gripen no Brasil, um movimento visto como um fortalecimento da parceria entre as empresas à medida que o país avalia a possibilidade de novas encomendas da aeronave.

O Brasil possui um contrato envolvendo 36 jatos Gripen com a Saab, mas tem considerado aumentar esse pedido em meio a demandas da Força Aérea Brasileira.

Sob o acordo atual, 15 jatos serão produzidos na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), por meio de um acordo de transferência de tecnologia, com o primeiro a ser entregue em 2025.

O ministro da Defesa, José Múcio, disse nesta semana que apresentará à Suécia a possibilidade do país europeu comprar a aeronave de transporte militar KC-390, da Embraer, como parte de um possível acordo para o Brasil adquirir mais Gripens.

Além da parceria para produção dos Gripen, a Saab e a Embraer possuem um acordo para que a empresa sueca dê suporte ao KC-390 na Suécia e potencialmente em outros mercados, com Estocolmo afirmando que está avaliando opções, incluindo o cargueiro brasileiro.

“Tenho a plena certeza que em breve teremos alguns KC-390 nas cores suecas”, disse o presidente-executivo da Embraer Defesa, Bosco da Costa Junior, durante cerimônia em Gavião Peixoto, onde o cargueiro também é montado.

Enquanto isso, a Saab planeja exportar Gripens a partir da nova linha de montagem no Brasil, a primeira para o caça fora da Suécia, o que seu presidente-executivo, Micael Johansson, chamou de “marco significativo”.

“Queremos que o Brasil se torne um centro de exportação para a América Latina e, potencialmente, para outras regiões”, disse Johansson, que havia dito à Reuters em uma entrevista em abril que Colômbia e Peru eram vistos como potenciais clientes.

EPTV 2ª Edição - Lula participa de inauguração da linha de produção dos caças Gripen F-39 em Gavião Peixoto

Presidente não discursou em cerimônia na Embraer.

Da Redação | Publicada em 09/05/2023 19:30

DEFENSE INDUSTRY EUROPE - Saab: Gripen E production line inaugurated in Brazil

Saab and Embraer have today inaugurated the production line for Gripen E in Brazil, at Embraer´s plant in Gavião Peixoto (São Paulo State). This is an important milestone in the technology transfer programme and the companies commitment to work together on new business opportunities.

Da Redação | Publicada em 09/05/2023 18:31

The event was attended by high-ranking civil and military authorities, as well as representatives from various sectors of Brazilian society. The President of Brazil, Luiz Inácio Lula da Silva, participated in the ceremony, together with the Minister of Defense, José Mucio Monteiro Filho and the Brazilian Air Force Commander, Air Force General Marcelo Kanitz Damasceno, among other important guests.

The inauguration of the final assembly line, which is the only one for Gripen E outside of Sweden, marks the delivery of one of the most significant contributions to the Gripen fighter ecosystem in Brazil. The Embraer plant in Gavião Peixoto with the Gripen Design and Development Network (GDDN), the Gripen Flight Test Center (GFTC), and now the assembly line, is home to the development, production and testing stages of the aircraft.

Since the signing of the contract to supply 36 Gripen fighters – 28 Gripen E (single seater) and 8 Gripen F (twin seater) – to the Brazilian Air Force in 2014, Saab and Embraer have been working together on the largest ongoing technology transfer project in the country. Recently, with the signing of the Memorandum of Understanding between the companies, the production line has also become an opportunity for new business.

“The start of operations of the Gripen production line marks our commitment to transfer technology and knowledge to Brazilian industry. Here, we will produce 15 of the 36 aircraft currently contracted to the Brazilian Air Force. The aim is also to produce here any future Gripen orders from Brazil as well as other countries. We want Brazil to become an export hub to Latin America and potentially other regions”, said Micael Johansson, President and CEO of Saab.

“Today we celebrate not only the inauguration of the Gripen fighter production line, but also the success of the collaboration between Saab and Embraer, which grows stronger every day with the common goal of serving our client, the Brazilian Air Force. Since the beginning, Embraer has played a relevant role in the Gripen programme, participating, for instance, in the development of the Brazilian version of the twin-seater aircraft. As a natural evolution of this relationship, we hope that we can soon expand our business together into new markets,” said Bosco da Costa Junior, President and CEO of Embraer Defense & Security.

“The start of production of the F-39 Gripen aircraft in Brazil symbolizes the achievement of an ambitious project that translates itself into technology transfer, job creation and the consequent development of Brazil’s aerospace sector. Thanks to a solid partnership between the Air Force, Saab and Embraer, we are now part of the select group of countries that have the capability to build supersonic aircraft. Congratulations to all involved!” said the Brazilian Air Force Commander, General Marcelo Kanitz Damasceno.

The production line at Embraer receives the aerostructures produced at the Saab plants in Linköping (Sweden) and São Bernardo do Campo (São Paulo State, Brazil).

Once a Gripen is completed, functional tests and production flights are carried out in order to prepare the aircraft for final delivery. The Embraer plant will be responsible for producing 15 Gripen E fighters. Units assembled in Brazil will be delivered from 2025.

In order to acquire the necessary skills for the production of supersonic fighter jets in Brazil, Embraer technicians carried out theoretical and practical training – on-the-job training – at Saab in Linköping. There they worked side by side with Swedish employees to produce the aircraft that have already been shipped to Brazil.