NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Avião da FAB despeja água com precisão nos focos de incêndios no Pantanal

Em todo o Pantanal, a área queimada já consumiu mais de 5% de toda a vegetação da planície

Da Redação | Publicada em 08/07/2024 22:09

No Pantanal, as ações de combate aos incêndios seguem em Mato Grosso do Sul. Um avião da Força Aérea Brasileira tem despejado água com precisão nos focos das queimadas. Em todo o Pantanal, a área queimada já consumiu mais de 5% de toda a vegetação da planície, que segue muito seca pela falta de chuva.

PORTAL AEROIN


FAB se prepara para a retomada das operações do Aeroporto Internacional de Porto Alegre; veja as etapas


Juliano Gianotto | Publicada em 08/07/2024

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), prioriza as ações operacionais, técnicas e administrativas para a retomada gradual da operação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

Segundo informou o DECEA, dentre as iniciativas estão o restabelecimento do serviço de Torre de Controle através do suprimento de energia principal e secundária, dos meios de comunicação e das estações meteorológicas de superfície para a retomada das operações de aproximação, pouso e decolagem.

A retomada das operações aéreas no Aeroporto Salgado Filho será realizada de forma planejada, coordenada e em fases, iniciando com a operação visual diurna, com aeronaves da aviação geral, evoluindo para a operação visual noturna. Assim que os meios de balizamento e luzes da pista de pouso forem recuperados, a operação completa em Salgado Filho será retomada.

Pronta resposta nas operações 

Vale ressaltar que o DECEA transferiu, imediatamente após a calamidade, o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo para a Base Aérea de Canoas. Devido à Integração do controle de tráfego aéreo ser civil e militar, foi garantido uma rápida, segura e ininterrupta transição para a continuidade das operações aéreas.

Ainda nos primeiros dias de calamidade, o DECEA iniciou as ações para o deslocamento do radar transportável, que estava operando, para a defesa aérea na cidade de Chapecó (SC), para a Base de Canoas. A implementação, ainda no mês de maio, permitiu a retomada das operações radar na Terminal de Porto Alegre, aumentando, assim, a consciência situacional de controladores e pilotos.

No mês de julho será instalado um radar secundário, na localidade de Caxias do Sul, de forma a ampliar a cobertura radar da região Sul do país.

Com o esforço coordenado e o trabalho incessante dos profissionais do DECEA, militares e civis, mulheres e homens, foi possível a retomada das operações na região Sul do país, proporcionando o suporte essencial aos voos das aeronaves comerciais, aeronaves da aviação geral, de helicópteros, e a continuidade da prestação de serviço de defesa aérea, essencial para a manutenção da soberania nacional.

Mais de 1.200 avisos de turbulência foram emitidos no Brasil entre janeiro e julho de 2024


Juliano Gianotto | Publicada em 08/07/2024

No Brasil, entre janeiro e julho deste ano, foram emitidos mais de 1.200 avisos de turbulências previstas pelo Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A turbulência atmosférica é um fenômeno caracterizado pelo movimento irregular do ar, que pode alterar a sustentação aerodinâmica das aeronaves. A melhor forma de se proteger deste fenômeno é a previsão, vigilância e comunicação, para que os pilotos possam, sempre que necessário, realizarem alterações nas rotas ou no nível de voo.

Na América do Sul (considerando os países Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) foram emitidos para o Banco Internacional de Mensagens Meteorológicas 6.022 SIGMET de turbulência previstos ou observados, desde janeiro de 2024 até o dia 04 julho de 2024.

Com o objetivo de garantir cada vez mais segurança nos voos e contribuir para o conforto dos passageiros, o CIMAER, por meio de seu Centro Meteorológico Integrado (CMI), realiza ininterruptamente a previsão dos fenômenos atmosféricos que podem afetar a aviação. O objetivo desta atividade é informar às aeronaves sobre fenômenos previstos para acontecer nas próximas horas.

Os pilotos tomam conhecimento dessas informações momentos antes de decolarem, ou até mesmo durante o voo, por meio do serviço VOLMET, que possibilita a comunicação direta das aeronaves com o CMI.

“A meteorologia aeronáutica está em constante desenvolvimento, aperfeiçoando seus métodos e melhorando suas previsões a cada dia. Tanto a nível mundial, sob coordenação da Organização de Aviação Civil Internacional, quanto a nível nacional, sob coordenação do DECEA”, destacou o Chefe da Subdivisão de Estudos e Projetos do CIMAER, Tenente Coronel Marcelo Augusto Damaceno.

O DECEA atua no esforço constante para integração de dados, desenvolvimento de sistemas, capacitação e treinamento de pessoal, para tornar os voos cada vez mais eficientes. Entretanto, a manutenção dos cintos afivelados por parte dos passageiros complementa os procedimentos de segurança do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Com recorde histórico, FAB conta como foi a atuação no Aeroporto de Parintins durante festival folclórico


Juliano Gianotto | Publicada em 08/07/2024

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), preparou uma estrutura para prover os serviços de navegação aérea durante a 57º Festival Folclórico de Parintins, que aconteceu de 28 a 30 de junho.

De acordo com informações do DECEA, foram realizadas diversas ações pelo CINDACTA IV, como a implementação e execução dos serviços de Controle de Aproximação (APP), de Torre de Controle (TWR), de Sistema de Comunicação (VHF e SITTI) e de Estação Meteorológica de Superfície Tática (EMS-T), considerados imprescindíveis para a segurança das operações aéreas.

No total, participaram da operação 35 militares, envolvendo as áreas técnica e operacional. Profissionais das especialidades de controle de tráfego aéreo, elétrica, eletrônica e engenharia prestaram um serviço contínuo às empresas aéreas e aos aeronavegantes durante o evento.

Em 12 dias de operação, foram registrados 980 tráfegos aéreos controlados, considerado mais de 20% de crescimento em relação ao último festival realizado em 2023. Mais de 12 mil passageiros foram transportados durante o período do evento.

No dia 01 de julho, foram contabilizados 172 movimentos aéreos, sendo o maior registro na história do aeródromo. “Atingimos um novo recorde em 57 anos de festival, marca que enaltece ainda mais o trabalho do corpo técnico, administrativo e operacional do CINDACTA IV”, ressaltou o coordenador da missão, Tenente-Coronel Aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior.

No período de ativação do APP e da TWR, 64% das aeronaves que pousaram no aeroporto de Parintins utilizaram o Procedimento por Aproximação de Performance de Navegação Requerida (RNP) sob regras de voo por instrumentos. Tais recursos viabilizaram a ordenação dos voos para o aeródromo, provendo agilidade e eficiência no fluxo dos voos.

O Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Robson William Barbosa de Araújo destacou a importância da operação. “Prestar o serviço na Torre de Controle de Parintins foi uma das experiências mais importantes que já vivi nesses 17 anos de carreira, pois demandou habilidade, concentração e conhecimento das peculiaridades da região amazônica, principalmente em relação às condições meteorológicas variáveis”, afirmou o militar.

DECEA anuncia aquisição e instalação de Sistema de Pouso por Instrumento no Aeroporto de Londrina (PR)


Juliano Gianotto | Publicada em 08/07/2024 15:38

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), fará a aquisição e instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS, do inglês Instrument Landing System) no Aeroporto de Londrina (PR), que ocorrerá por processo licitatório.

O ILS é um sistema de navegação que fornece orientação precisa para a aproximação e pouso de aeronaves. Ele utiliza sinais de rádio transmitidos de terra para indicar a localização exata da pista, auxiliando os pilotos a alinhar e descer com precisão, mesmo em condições de baixa visibilidade.

O DECEA realizou um estudo técnico para a instalação do ILS na pista não preponderante, que envolveu análises normativas, dados operacionais, condições meteorológicas e estatísticas de tráfego aéreo, sendo constatada a viabilidade de instalação do ILS.

O processo de aquisição e instalação do ILS será resultado de um trabalho colaborativo entre o DECEA, a Prefeitura de Londrina, a Concessionária Aeroportuária (CCR) e a NAV Brasil, que envolverá várias etapas: realização de estudos técnicos e normativos; coordenação entre as diferentes organizações envolvidas; implementação de infraestrutura complementar (ALS, pista de táxi e infraestrutura local); instalação do ILS e sistemas associados; e testes, voos do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e homologações técnicas.

Participam desse processo pela Força Aérea Brasileira (FAB), a CISCEA que fará a aquisição e implantação do ILS, o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que realizará a elaboração dos procedimentos de aproximação e atualização da carta de aeródromo; o GEIV, que executará a validação dos parâmetros do ILS em voo e aprovação das cartas de aproximação; a CCR encarregada pela adequação da infraestrutura local para instalação dos equipamentos; e a NAV Brasil, responsável pelos estudos técnicos referentes à operação do aeródromo.

A instalação deste equipamento, a sua operação, as ações de verificação e os procedimentos são recomendados pelas diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

PORTAL AEROFLAP


Com KC-390, FAB já lançou mais de 200 mil litros d’água em incêndios no Pantanal


Por Gabriel Centeno | Publicada em 08/07/2024

No final de junho, o cargueiro tático Embraer KC-390 Millennium estreou nas missões de combate a incêndios, enfrentando as chamas que assolam o Pantanal. Desde então, mais de 200 mil litros de água foram lançados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na região de Corumbá (MS). 

Na intensa missão, coordenada pelo Comando Conjunto Pantanal II, o Esquadrão Zeus já acumula mais de 27 horas em 22 voos. A unidade com sede em Anápolis deslocou um de seus KC-390 equipado com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System).

Trata-se de um equipamento norte-americano, instalado no compartimento de carga da aeronave. Com ele, o KC-390 se torna um avião-bombeiro, capaz de lançar até 12 mil litros de água. O líquido é despejado por meio de um tubo que se projeta pela porta traseira esquerda do avião 

De acordo com o Major Aviador Rafael Portella Santos, comandante da missão realizada no Pantanal sul-mato-grossense, esta é a primeira vez que a FAB opera o sistema MAFFS instalado no KC-390 Millennium em situação real. “Fizemos diversos treinamentos simulados no decorrer da operação da aeronave para que, hoje, pudéssemos estar aqui com pilotos e tripulantes capacitados para este momento”, destaca. O comandante ainda explica que toda a operação com o sistema MAFFS é realizada em etapas. A primeira ocorre com a coordenação em solo do ponto onde há a necessidade de se conter as chamas. Na sequência, é preciso fazer a visualização do local, o desconflito de aeronaves que atuam de forma semelhante e o contato com a equipe em solo. A partir de então, ocorre uma primeira passagem, objetivando a precisão e a segurança da operação e, depois, o sobrevoo para o lançamento da água.

Na sequência, a aeronave retorna para o reabastecimento, podendo decolar novamente em cerca de 40 minutos. Apenas na sexta-feira (05/07), foram realizados quatro voos, cada um deles com o lançamento de 12 mil litros de água em focos de incêndio.

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO RIO: Museu Aeroespacial terá evento gratuito em celebração ao 151º aniversário de Santos Dumont

Museu Aeroespacial realizará, nos dias 20 e 21 de julho, evento gratuito com atividades educativas, recreativas, culturais e demonstrações aéreas

Larissa Ventura | Publicada em 08/07/2024 13:12

O Museu Aeroespacial (MUSAL) está se preparando para um evento gratuito em celebração ao 151º aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como o Pai da Aviação. Nos dias 20 e 21 de julho de 2024, das 9h às 17h, os visitantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades educativas, recreativas e culturais, além de assistir a emocionantes demonstrações aéreas.

O evento, realizado em parceria com a empresa Hangar 7 Eventos, contará com uma ampla praça de alimentação com diversas opções gastronômicas. O público, estimado em mais de 100 mil visitantes, poderá acompanhar acrobacias aéreas espetaculares com a Esquadrilha ACRO, Esquadrilha CEU, juntamente com a aeronave T6, e o Comandante Ferrari. Haverá apresentações com o helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e sobrevoos com o helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo simulações de ação. A Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA) realizará apresentações de aeromodelismo.

Os visitantes também poderão participar de oficinas educativas, explorar exposições de aeronaves históricas e se divertir com atividades interativas, incluindo a presença do robô 14 Bis, primeiro robô pessoal humanóide com inteligência artificial, desenvolvido pelo professor Joel Ramos. Haverá sessões de contação de histórias para crianças, exibições de filmes históricos, oficinas socioeducativas promovidas pelo SESC, recreação e brinquedos para crianças e adolescentes. A Biblioteca do Exército Editora (BIBLIEx) e o Clube do Livro do INCAER (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica) terão exposições e vendas de livros. Além disso, serão organizadas palestras e debates com especialistas em aviação e história, proporcionando uma experiência ainda mais enriquecedora para os visitantes.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-RIO) apresentará o grupamento de cães e outras atrações, enquanto o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (BAC-PMERJ) fará demonstrações de ações com cães. O Esquadrão Pégaso (5º ETA) (Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo) e o 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB farão exposições e apresentações. O Azul-barateia e o Grupo Histórico Verde Oliva estarão caracterizados como militares de época. A Associação de Amigos do Museu Aeroespacial (AMAERO) venderá souvenirs e artigos relacionados ao museu, e a Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica da FAB (CFIAe) apresentará, dentre outras oportunidades, linhas de crédito para militares.

O MUSAL convida todos os visitantes a praticarem a solidariedade, doando 1kg de alimento não perecível. Essas doações serão destinadas ao Instituto “Casa Viva” para ajudar aqueles que mais precisam. O ingresso de pessoas armadas é proibido. A entrada de animais também é vetada, exceto para cães-guia, conforme a Lei n.º 11.126/2005, e animais de assistência emocional, conforme a Lei Estadual n.º 9317/2021. Além disso, não se permite o acesso ao MUSAL com propaganda político-partidária, como camisas, adesivos em veículos, etc.