NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Base Aérea de Anápolis será aberta para o público; saiba como visitar

Para participar do evento, é necessário levar 1 kg de alimento não perecível. Visitantes vão poder conferir o interior das aeronaves e apresentação da esquadrilha da fumaça.

Adriel Morais E Elisângela Nogueira | Publicada em 08/09/2023 08:52

A Base Aérea de Anápolis a 55 km de Goiânia, vai abrir os portões para visitantes neste sábado (9). No local, a população poderá acompanhar a apresentação da esquadrilha da fumaça e ver os novos aviões da base: o Gripen e o KC-390. O evento será retomado após três anos de paralisação. Para participar, é necessário levar 1 kg de alimento não perecível por cada visitante. O evento será realizado das 9h até às 17h.

Segundo o coronel aviador comandante da Base Aérea de Anápolis ,Renato Leal, os dois novos aviões Gripen e KC-390 também vão estar disponíveis para que os visitantes os vejam bem de perto."Vamos ter a exposição do nosso KC-390, nosso gigante, o maior avião desenvolvido e produzido no hemisfério sul, orgulho da nossa indústria. E nós vamos colocar ele aberto para que o público possa entrar e conhecer", completou o coronel aviador comandante.

O evento conta ainda com exposição de frota de carros antigos, apresentação de aeromodelismo com réplicas em miniatura. E uma apresentação do Grupo de Rádiopatrulha Aérea, que vai realizar uma demonstração do trabalho nas operações de segurança e resgate.

Segundo o coronel aviador comandante da Base Aérea de Anápolis, a expectativa é que 60 mil pessoas visitem o local. Serão organizadas linhas de transporte coletivo gratuito para a população, que sairão do terminal urbano no centro de Anápolis até a base aérea. Os visitantes que desejarem ir com o próprio veículo devem acessar a base pela BR-414.

PORTAL AEROIN


FAB detalha como foi sua participação no Desfile Cívico-Militar da Independência em Brasília


Publicada em 08/09/2023 18:34

Milhares de famílias saíram às ruas do país nesta quinta-feira pela manhã para prestigiar os Desfiles Cívico-Militares do 7 de Setembro. Em Brasília, a capital federal, a celebração oficial da Independência do Brasil teve lugar na Esplanada dos Ministérios com um público reduzido e controlado, diferente do ano passado.

Aproximadamente 2.400 militares das Forças Armadas brasileiras, incluindo a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB), desfilaram perante uma audiência de cerca de 50 mil pessoas, segundo contabiliza a FAB. O evento também contou com a participação de diversas outras instituições civis e militares.

A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que liderou o desfile. No palanque das autoridades, também estavam presentes o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de outras importantes autoridades.

A FAB apresentou o desfile da tropa em solo, integrado pela Banda de Música da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB); pelo Grupamento de Comando; pelo Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA); pelo Grupamento de Aeronavegantes; pelo Grupamento Feminino; pela Companhia de Cerimonial Santos Dumont e pelos Motociclistas. Com isso, houve o envolvimento de mais de 400 militares sob a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

Famoso por suas cores fortes, o céu de Brasília foi palco de um desfile aéreo. Neste ano, A FAB apresentou as aeronaves KC-130 Hércules, A-1M, E-99, R-99, KC-390 Millennium e F-39 Gripen. São vetores aéreos que atuam na defesa e integração do território nacional, por meio das ações de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo, Ataque, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Combate a Incêndio em Voo, Defesa Aérea e Policiamento do Espaço Aéreo.

No encerramento da celebração cívico-militar, o público assistiu à tradicional apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O grupo é composto por sete aeronaves A-29 Super Tucano, de fabricação nacional.

Emoção do público

A cada atração que passava, o público apreciava com admiração. “Nota mil para esse desfile, sem nenhum problema”, resumiu o aposentado pernambucano Jair Tenório de Lima, de 88 anos. “Achei o desfile dos aviões algo extraordinário. Sou um amante da ciência, então fiquei boquiaberto quando vi os aviões”, contou o estudante cearense João Pedro Araújo Moreira, de 10 anos. “É a primeira vez que eu venho acompanhar o desfile com os meus filhos e eles estão achando o máximo. É lindo poder ver de perto todo esse treinamento que eles tiveram durante muito tempo”, comentou a auxiliar administrativo Carla Emanuele Costa Silva, que veio de Santa Maria (DF).

Exposição Multimídia das Forças Armadas

Logo após o Desfile Cívico-Militar do 7 de setembro, foi inaugurada uma das novidades da Semana da Pátria deste ano na Esplanada dos Ministérios: a Exposição das Forças Armadas. Nesta atração inédita, o Ministério da Defesa expõe as atividades e os programas estratégicos em desenvolvimento. Além disso, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira apresentam equipamentos militares, como embarcações, carros de combate e aeronaves. A atração ficará aberta ao público até domingo (10/09), das 9h às 17h.

REVISTA AERO MAGAZINE


Desfile em Brasília comemorou os 201 anos da Independência do Brasil

Tradicional desfile cívico-militar em Brasília teve sobrevoos de caças, de aviões de transporte e apresentação da Esquadrilha da Fumaça

André Magalhães | Publicada em 08/09/2023 08:35

Tradicional desfile cívico-militar em Brasília teve sobrevoos de caças, de aviões de transporte e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O desfile de 7 de setembro, alusivo aos 201 anos da independência do Brasil,ocorreu na capital federal reunindo efetivos das forças armadas em solo e aeronaves no ar.

O tradicional desfile cívico-militar aconteceu na Esplanada dos Ministérios e foi presidido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin e por demais autoridades civis e militares. Em solo, mais de 2.400 militares das forças armadas participaram, além de veículos blindados da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

No ar, houve a presença de aviões da FAB e da Marinha. Representando a força aérea, sobrevoaram à esplanada o cargueiro multimissão KC-390; os caças F-5EM Tiger, F-39 Gripen e A-1 AMX; os aviões de alerta aéreo antecipado E-99 e R-99 e o avião reabastecedor KC-130 Hercules. Já a aviação da Marinha foi representada pelo caça de interceptação e ataque AF-1 Skyhawk.

 Após o encerramento do desfile, o Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou uma demonstração com os sete A-29 Super Tucano. A apresentação foi destacada pelas passagens baixas em formação, bem como as principais acrobacias do set da equipe, como: espelhão, dorsão, DNA, break, cruzamentos, dentre outras.

Exposição das Forças Armadas:

Na mesma data, foi inaugurada, no gramado central da Esplanada dos Ministérios, uma exposição inédita com recursos de mídia e equipamentos militares. A exposição traz diversas atrações e informações sobre as forças armadas e sobre os projetos de defesa do Brasil. 

Na parte dos equipamentos à mostra, destacam-se drones, a maquete do caça Gripen, helicópteros (SH-16, AH-15, HM-3,H-60 e H-36), além de blindados da Marinha e do Exército.

A exposição acontece das 9h às 17h e ficará aberta ao público até o próximo domingo (10).

JORNAL CORREIO DO POVO


Canoas recebe auxílio da Força Aérea para deslocar doações para cidades do Vale do Taquari

Grupo ajuda no recolhimento e entrega de doações para famílias afetadas pelas chuvas

Fernanda Bassôa | Publicada em 08/09/2023 17:17

Assim como outras cidades da Região Metropolitana, a Prefeitura de Canoas também está mobilizada para ajudar as famílias gaúchas atingidas pela cheia causada pelas fortes chuvas na região do Vale do Taquari. Desde quinta-feira a Defesa Civil do Município recebe doações de alimentos, roupas, água potável e produtos de higiene e limpeza.

“Estamos recebendo doações na base da Defesa Civil até sábado para, no domingo, a Força Aérea Brasileira nos auxilia na entrega, na cidade de Lajeado, onde está sendo realizado o gerenciamento de crise pelo Governo do Estado,” disse o secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), responsável pela Defesa Civil em Canoas, Aristeu Ismailow.

“Estamos em uma força-tarefa para ajudar as famílias que estão sofrendo com esses desastres naturais que estão acontecendo aqui no Rio Grande do Sul, e em parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura de Canoas, estamos arrecadando roupas e alimentos para levar para a região afetada”, comentou o Tenente.

Robson Lopes Junior. Os canoenses que desejam ajudar, ainda podem realizar doações. No sábado, a arrecadação ocorrerá das 9h às 12h, em dois locais: na sede da Defesa Civil e no Prefeitura na Rua, que será realizado na rua Itamar de Mattos de Maia, esquina com rua Clara Nunes, no bairro Niterói. 

OUTRAS MÍDIAS


DM Anápolis - Desfile em comemoração do Dia da Independência supera expectativa e reúne 10 mil em Anápolis

Estimativa inicial era de que 5 mil pessoas estariam no tradicional evento na Avenida Brasil

Da Redação | Publicada em 08/09/2023 08:00

O desfile em comemoração ao Dia da Independência, nesta quinta-feira (7), superou as expectativas e levou 10 mil pessoas à frente do Centro Administrativo, na Avenida Brasil. A cerimônia teve presença de autoridades, das forças de segurança pública, escolas, escoteiros e das Forças Armadas, além de entidades filantrópicas. 

Para o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Márcio Cândido, “a data é histórica, com mais de 200 anos de Independência e a população não deixa de lado o seu patriotismo. Podemos ver nesse dia como os anapolinos valorizam os símbolos nacionais, assim sendo perceptível a importância de realizarmos essa solenidade anualmente.”  

O comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN), Renato Leal Leite, reafirmou a relevância da tradição cívico-militar. “Temos muita alegria em participar desse momento importante, principalmente apresentando o nosso efetivo da Base Área. É valioso mostrar para a população que estamos aqui, mas, além disso, é uma maneira de manter, trazer e reforçar o patriotismo”, disse. 

Durante o desfile, foram apresentadas pelas instituições um pouco da história. Um dos momentos que mais animou o público foi quando, pela primeira vez, a Força Aérea fez um voo rasante do avião KC-390.

Site Alô Bahia - Referência em aprovações, Nordeste terá 1ª unidade do ITA


Da Redação | Publicada em 08/09/2023 19:42

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) terá, pela primeira vez, uma sede localizada no Nordeste do Brasil. Com mais de um terço dos alunos aprovados no Instituto ITA, a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, foi a escolhida para receber a unidade do instituto. Além disso, a sede de São Paulo passará por expansão e também trará novidades.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Defesa, José Múcio, e pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. Segundo eles, a futura unidade cearense do ITA contará com cursos voltados para estudos sobre energia, que será o grande diferencial.

A decisão de criar uma unidade no Ceará se deve ao fato de que aproximadamente 40% dos aprovados no ITA são estudantes cearenses. Múcio anunciou que o protocolo de intenções para a nova unidade será assinado nos próximos 20 dias.

Como funcionará

A proposta inicial é oferecer cursos que já existem no ITA de São Paulo, mas também estão sendo consideradas novas opções, com destaque para os estudos sobre energia.

O Ceará é um estado que se destacou no desenvolvimento da energia eólica e projetos de produção de hidrogênio verde, tornando-se um local ideal para a expansão dos estudos nessa área.

O ministro José Múcio falou da importância de proporcionar educação de alta qualidade no Nordeste. “Queremos que o ITA do Ceará tenha a mesma qualidade de São Paulo”, ressaltou. Com essa iniciativa, o ITA fortalece sua presença regional e contribui para o desenvolvimento educacional e tecnológico da região Nordeste do Brasil.

Mais oportunidades

Para José Múcio e Marcelo Kanitz, esse projeto é um presente para o Ceará e todo o Nordeste brasileiro, invertendo o fluxo de oportunidades para futuros cientistas e permitindo que eles permaneçam na região. “Estamos decididos e vamos comunicar ao presidente da República que, nos próximos 20 dias, na data que ele decidir, assinaremos o protocolo de intenções. É um projeto irreversível e um presente para o Ceará, por merecimento pelo investimento feito na área de educação”, disse o ministro.

De acordo com o Comandante Damasceno, os próximos passos envolvem a criação de um caderno de necessidades e de um projeto básico, mantendo o compromisso de manter o padrão de qualidade do ITA. O projeto básico está previsto para ser finalizado até o dia 4 de outubro, com a subsequente realização da obra e a definição dos cursos que serão ministrados.