NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Futuros pilotos de combate da FAB participam do Exercício Especializex
Gabriel Centeno | Publicada em 07/12/2021 15:06
No período de 19 a 29 de novembro, os 76 estagiários do Programa de Especialização Operacional 2021 (PESOP) participaram do Exercício Técnico Especializex na Ala 10, em Parnamirim (RN).
A atividade é a última etapa do currículo dos pilotos de combate que estão em formação no PESOP e envolveu diversas Unidades da FAB.
O Exercício visa promover o primeiro contato dos militares com o planejamento de missões compostas no cenário de combate, além da simulação de situações em que os pilotos venham a ser abatidos em voo, em território inimigo, e tenham que realizar ações de sobrevivência até serem resgatados por força-tarefa amiga.
Os militares receberam instruções teóricas de planejamento de missões, patrulha, táticas de defesa antiaérea, técnicas de evasão e navegação terrestre e realizaram o Módulo de Evasão e Resgate em Combate (MERC) no estande de tiro aéreo, localizado em Maxaranguape (RN).
Nessa atividade, os militares são infiltrados no terreno e colocam em prática o conhecimento adquirido para que possam ser resgatados pelo CSAR Team (Combat Search and Rescue Team – Equipe de Resgate em Combate) no ponto previamente estabelecido.
Segundo o Chefe da Célula de Doutrina da Ala 10, Major Aviador Átila Miranda Alves de Campos, após a realização da Especializex, “os pilotos estão aptos para participar dos diversos exercícios operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) e já obtêm o conhecimento necessário para iniciarem a progressão operacional nos Esquadrões Aéreos aos quais serão designados”, disse o Oficial.
Durante a operação, foram empregadas as aeronaves H-50 Esquilo, do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV); o A-29 Super Tucano, do Esquadrão Joker (2º/5º GAV); o H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV); e o C-95 Bandeirante, do Esquadrão Rumba (1º/5º GAV).
BRASIL: Ejercicio Técnico Especializex
Da Redação | Publicada em 07/12/2021 12:00
Del 19 al 29 de noviembre, los 76 pasantes del Programa de Especialización Operativa 2021 (PESOP) participaron en el Ejercicio Técnico Especializex en el Pabellón 10, en Parnamirim (RN). La actividad es la última etapa en el plan de estudios de los pilotos de combate que se están formando en el PESOP y en el que participan varias Unidades FAB.
El ejercicio tiene como objetivo promover el primer contacto de los militares con la planificación de misiones compuestas en el escenario de combate, además de simular situaciones en las que los pilotos pueden ser derribados en vuelo, en territorio enemigo, debiendo realizar acciones de supervivencia hasta su rescate.
Los militares recibieron instrucciones teóricas sobre planificación de misiones, patrullaje, tácticas de defensa antiaérea, técnicas de evasión y navegación terrestre y realizaron el Módulo de Combate de Evasión y Rescate (MERC) en el polígono de tiro aéreo, ubicado en Maxaranguape (RN). En esta actividad, los militares se infiltran en el campo y ponen en práctica los conocimientos adquiridos para que puedan ser rescatados por el Equipo CSAR (Equipo de Búsqueda y Rescate de Combate ) en el punto previamente establecido.
Durante la operación se utilizó la aeronave H-50 Esquilo del Escuadrón Gavião (1º / 11º GAV); el A-29 Super Tucano, del Joker Squadron (2º / 5º GAV); el H-36 Caracal, del Escuadrón Falcão (1º / 8º GAV); y el C-95 Bandeirante, del Escuadrón Rumba (1º / 5º GAV). Además del apoyo del personal militar del Ala 10, Base Aérea de Natal (BANT), Destacamento de Control del Espacio Aéreo de Natal (DTCEA-NT), también colaboró ??el Tercer Escuadrón del Primer Grupo de Comunicaciones y Control (3º / 1º GCC). Ala 11, Ala 12, Academia de la Fuerza Aérea (AFA) y Base Aérea de Campo Grande (BACG).
Fuente: Fuerza Aérea de Brasil
CGN - Vice-governador prestigia a passagem de comando do Cindacta II, em Curitiba
O Cindacta II é um elo permanente do Sistema de Controle do Espaço Aéreo e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro
Agência Aen | Publicada em 07/12/2021 13:27
O vice-governador Darci Piana acompanhou, nesta terça-feira (7), a cerimônia militar que marcou a passagem de comando do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II). O coronel aviador Kazuhiko Toda passou o comando da unidade localizada em Curitiba ao coronel aviador Jano Ferreira dos Santos.
O Cindacta II é um elo permanente do Sistema de Controle do Espaço Aéreo e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro. “É um orgulho para nós ter esse comando da Força Aérea aqui no Paraná. A presença do Estado nessa solenidade faz muita diferença porque já começamos a construir o relacionamento com o novo comando”, disse Piana.
Ele acrescentou que a integração do Estado com as forças federais ajuda a melhorar a gestão pública no Paraná, seja com Exército, Marinha ou Aeronáutica. “O Paraná é um dos líderes nesse processo de integração das forças de segurança. Para nós é um orgulho manter essa vocação em alta”, disse.
Com um efetivo de mais de duas mil pessoas, atualmente a unidade é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.
HISTÓRICO – A área onde atualmente encontram-se as instalações do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo já foi sede de outras Organizações Militares. Na década de 30, pertencia ao Exército Brasileiro e sediava o Quinto Regimento de Aviação. Após a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, abrigou o Destacamento de Base Aérea de Curitiba, a Escola de Formação de Mecânicos, a Escola de Oficiais de Infantaria de Guarda (EOIG) e a Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (EOEAR).
Em 01 de novembro de 1982, teve sua missão-fim alterada para exercer a vigilância da circulação aérea geral e o controle das aeronaves responsáveis pela manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro, na área sob sua responsabilidade.
PRESENÇAS – Prestigiaram a cerimônia o chefe da Casa Militar, Sérgio Vieira Benício; o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita; o chefe de gabinete da Sanepar, Fabrício Castilho; o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gelson Marcelo Jahnke; o procurador-chefe da União, Frederico Wagner Melgaço Reis; o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, tenente-brigadeiro do ar João Tadeu Fiorentini; o comandante-geral de Apoio, major-brigadeiro Pedro Luis Farcic; o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, major-brigadeiro Walcyr Josué De Castilho Araújo; o comandante da 5ª Região Militar, general Ronaldo Morais Brancalione; o diretor do Centro Logístico da Aeronáutica, brigadeiro Rodrigo Fernandes Santos; o chefe da subchefia de Planejamento e Controle e da subchefia de Administração do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio, brigadeiro Fábio Luís Morau; o comandante da Base Aérea de Campo Grande, Clauco Fernando Vieira Rosseto; o comandante do Para-Sar, tenente-coronel aviador Leonardo Machado Guimarães; o superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, Omar Gabriel Haj Mussi; e a superintendente regional da Receita Federal no Paraná, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz.
EDIÇÕES ANTERIORES
199 de 18/07/2025
198 de 17/07/2025
197 de 16/07/2025
196 de 15/07/2025
195 de 14/07/2025
194 de 13/07/2025
193 de 12/07/2025
192 de 11/07/2025
191 de 10/07/2025
190 de 09/07/2025
189 de 08/07/2025
188 de 07/07/2025
187 de 06/07/2025
186 de 05/07/2025