NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Avião do 2º voo de repatriação de brasileiros decola de Beirute

Ao todo, 227 pessoas serão repatriadas nesta nova fase; no fim de semana, 229 chegaram ao Brasil. Itamaraty calcula que cerca de 3 mil deixarão o Líbano em razão do conflito entre Israel e Hezbollah.

Filipe Matoso, Afonso Ferreira, Camila Bomfim | Publicada em 07/10/2024 09:47

A aeronave KC-30 da Força Aérea brasileira (FAB) decolou nesta segunda-feira (7), por volta das 12h30 (horário de Brasília) em Beirute, na capital do Líbano, com 227 passageiros e 3 pets, que estão deixando o país em razão dos conflitos entre Israel e Hezbollah. Esta é a segunda viagem de repatriação de brasileiros e parentes próximos na Operação Raízes do Cedro.

Entre os passageiros resgatados nesta etapa, estão 49 crianças, sendo 7 de colo. O avião fará uma escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento. A previsão é que o voo chegue a Guarulhos nesta terça-feira (8), pela manhã. No último fim de semana, 229 brasileiros chegaram ao país – o grupo desembarcou na Base Aérea de Guarulhos (SP), onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Portanto, até o momento 456 passageiros, entre brasileiros e familiares próximos, já foram resgatados. Estimativa do Ministério das Relações Exteriores dá conta de que cerca de 3 mil brasileiros devem deixar o Líbano em razão do conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. Esse número, porém, pode ser alterado com o passar dos dias.

De acordo com o Itamaraty, a comunidade brasileira no Líbano é formada por cerca de 20 mil pessoas e é a maior nos países da região, à frente de Israel (14 mil), Emirados Árabes Unidos (9,6 mil) e Jordânia (3 mil), por exemplo. A prioridade no resgate é para crianças, mulheres, idosos e brasileiros não residentes na zona de conflito. De acordo com o comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Damasceno, é possível repatriar por semana cerca de 500 brasileiros que estão no Líbano. Esta média, porém, pode se modificar à medida em que o conflito na região se agravar ou diminuir de intensidade.

A operação envolve articulações da Força Aérea e do Itamaraty e, em alguns casos, até o envolvimento direto do presidente Lula. Se os bombardeios israelenses se intensificarem na região do aeroporto de Beirute, por exemplo, a aeronave da FAB aguarda a situação melhorar para poder se dirigir ao país e resgatar os brasileiros.

Ainda de acordo com Damasceno, além da aeronave KC-30, com capacidade para 230 pessoas, a FAB também pode utilizar o KC-390, com capacidade para 90 pessoas, a exemplo do que aconteceu na operação de repatriação de brasileiros que estavam em Israel no ano passado. Nessas missões, o governo brasileiro costuma enviar, por exemplo, médicos e psicólogos para atender as pessoas.

Parentes estrangeiros

Diante da escalada do conflito no Líbano, a embaixada brasileira em Beirute disponibilizou um formulário para todos os brasileiros que vivem na região informarem se precisam de algum tipo de ajuda, seja por meio da repatriação ou por meio de orientações sobre os serviços públicos locais, como polícia e hospital. O formulário pode ser preenchido por brasileiros e estrangeiros parentes de primeiro grau de brasileiros - pai, mãe e filho, por exemplo. Segundo o Itamaraty, o objetivo é não separar as famílias, portanto, seja por meio da ajuda no Líbano ou por meio da repatriação, os parentes estrangeiros de brasileiros também podem solicitar ajuda. Ao chegar ao Brasil, o parente estrangeiro de brasileiro será orientado, por exemplo, sobre documentação e acesso a serviços públicos.

PORTAL R7


Segundo voo da FAB de repatriação decola do Líbano com 227 pessoas nesta segunda

Aeronave fará escala em Portugal e seguirá para aeroporto de Guarulhos, em São Paulo ; previsão de chegada é nesta terça-feira

Da Redação | Publicada em 07/10/2024 15:28

O segundo avião da FAB (Força Aérea Brasileira) de repatriação de brasileiros decolou do aeroporto de Beirute, no Líbano, com destino a São Paulo, nesta segunda-feira (7), com 227 passageiros e três animais de estimação. A aeronave fará escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, e a expectativa é que os repatriados cheguem ao Brasil nesta terça-feira (8), por volta das 10h.

A expectativa da Aeronáutica, é que 500 brasileiros sejam resgatados por semana, segundo o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 3 mil brasileiros dos 21 mil que moram no território libanês, desejam deixar o país.

No domingo (6), os primeiros 229 repatriados chegaram na Base Aérea de São Paulo. A recepção dos brasileiros teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que agradeceu o apoio dos libaneses ao país.

“Possivelmente, temos mais libaneses morando no Brasil do que no Líbano. Somos muito agradecidos porque vocês ajudaram a construir a cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o Brasil e vocês têm muita responsabilidade por aquilo que nós somos. O Brasil é um país generoso. [...] Que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio no Líbano”, afirmou.

 

 

CNN BRASIL


Segundo voo com 227 repatriados do Líbano chega ao Brasil

Aeronave pousou em São Paulo nesta manhã; 49 crianças fazem parte do grupo

Brenda Silvada Cnn , Brasília | Publicada em 08/10/2024 07:13

O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriação de brasileiros do Líbano chegou ao Brasil nesta terça (8). Um grupo de 227 passageiros, sendo 49 crianças (7 de colo), desembarcou às 6h58 na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP). A aeronave decolou de Beirute, no Líbano, na segunda (7), e fez escala técnica em Lisboa, Portugal. Três animais de estimação também estavam no voo.

Segundo o governo federal, 456 pessoas e seis pets já foram retirados do Líbano por meio da operação “Raízes do Cedro”. O primeiro voo chegou no domingo (6) e os repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dessa vez, a aeronave levou ao Líbano uma doação de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades locais. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, outros bens emergenciais devem ser transportados nos próximos voos.

Na tripulação da operação, há uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência. O Itamaraty informou na segunda (7), por meio de nota, que continua em contato com os brasileiros e seus familiares que desejam sair do Líbano por meio da Embaixada do Brasil em Beirute. A organização dos voos depende das condições de segurança no terreno.

“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines”, completa a nota.

PORTAL AEROIN


Sem tempo para comemoração, Esquadrão Corsário da FAB faz 56 anos em meio a repatriação no Líbano


Juliano Gianotto | Publicada em 07/10/2024

Em meio à operação de repatriação na “Operação Raízes do Cedro”, o 2º/2º GT – Esquadrão Corsário celebrou seu 56º aniversário no último sábado, 5 de outubro. Diferentemente dos anos anteriores, a tradicional cerimônia militar não pôde ser realizada, impossibilitando o reencontro dos ex-integrantes, que aguardam ansiosamente essa data para comemorar junto com os atuais membros da unidade.

Desde o dia 02/10, o Esquadrão está engajado na Operação Raízes do Cedro. Desde sua criação, o Esquadrão Corsário se destaca pela eficiência e protagonismo em suas missões, tendo participado de operações significativas, como a Operação Líbano em 2013, a Operação Voltando em Paz em 2023, e a atual Operação Raízes do Cedro em 2024.

As duas aeronaves KC-30, de matrículas FAB 2901 e FAB 2902, adquiridas em 2022 por meio de licitação com a empresa Azul Linhas Aéreas, têm sido utilizadas para diversas finalidades.

Elas transportam tropas em operações de garantia da lei e da ordem, repatriam refugiados da Venezuela na Operação Acolhida do Ministério da Defesa, prestam ajuda humanitária em desastres naturais e transportam o Presidente da República, ministros de Estado e outras autoridades civis e militares, além de serem utilizadas em exercícios operacionais das Forças Armadas.

Troca de Bandeira em Brasília celebra o Dia do Aviador com apresentação da Esquadrilha da Fumaça


Juliano Gianotto | Publicada em 07/10/2024

A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional foi realizada, neste domingo (06/10), na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Coordenada pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), a solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida. Aberto ao público, o evento integrou as comemorações do Mês da Asa, em homenagem ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.

“O mês de outubro traz à Força Aérea a honra e a responsabilidade de realizar a troca da Bandeira. Este é um momento de grande civismo e patriotismo, e nos sentimos privilegiados por, hoje, também celebrarmos os 120 anos do Marechal do Ar Montenegro, uma de nossas figuras mais importantes. Ele simboliza o avanço da aviação nacional, tanto pelo Correio Aéreo Nacional quanto pela criação do ITA“, destacou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida.

Entre as autoridades presentes na tribuna estavam o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, e o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, entre outros.

O evento marcou um momento cívico que destacou a importância dos símbolos nacionais, como a Bandeira, o Hino, o Brasão e o Selo Nacional, que representam a união e a história do Brasil. Oficializada pelo Decreto nº 99.217, de 1990, a substituição mensal da bandeira em Brasília tem o objetivo de reforçar o culto aos símbolos nacionais e é organizada pelo Ministério da Defesa, seguindo um sistema de rodízio entre a Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal.

Neste mês, a cerimônia teve um significado especial para a Força Aérea Brasileira (FAB), pois também marcou a celebração do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira, comemorados em 23 de outubro. Nessa data, em 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo homologado de uma aeronave mais pesada que o ar, conquistando um feito histórico para a aviação mundial.

Outra figura de destaque lembrada na cerimônia foi o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), cujas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento da indústria aeronáutica no Brasil. Em 2024, a FAB celebra os 120 anos do nascimento desse visionário pioneiro da aviação.

A cerimônia incluiu o hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional, com salvas de tiros realizadas pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Grupo Dom Pedro I. O público presente foi convidado a cantar o Hino Nacional e o Hino à Bandeira, enquanto a tropa realizou um desfile em continência ao Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

A Esquadrilha da Fumaça também marcou presença no evento, com uma apresentação especial de 10 minutos, simultaneamente à performance da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB). A troca da Bandeira emociona tanto quem está descobrindo a tradição pela primeira vez, quanto quem mantém vivas as memórias e o orgulho de um ritual que carrega fortes laços familiares e patrióticos.

A aposentada Selma De Paula, do litoral de São Paulo, compartilhou sua alegria ao visitar Brasília em um momento tão especial. “Foi um dos melhores fins de semana da minha vida. Eu não conhecia Brasília e nem sabia da troca da Bandeira, e ser convidada pelas minhas amigas para essa celebração foi emocionante“, disse.

Já para a Servidora Pública Flávia Silva, a cerimônia tem um significado que atravessa gerações. “É uma honra participar e mostrar para minha filha o espetáculo que marcou minha infância. Tenho muito orgulho do Brasil“, declarou.

DEFESA EM FOCO


Cães da Força Aérea desempenham papel crucial em segurança e patrulhamento


Marcelo Barros | Publicada em 07/10/2024 09:00

Os cães da Força Aérea Brasileira (FAB) desempenham um papel essencial nas missões de segurança e patrulhamento em todo o país. Treinados para atuar em diversas situações, esses animais e seus adestradores garantem a proteção de bases aéreas, participam de operações de combate ao tráfico de drogas e munições, e auxiliam na segurança de áreas estratégicas, como aeroportos e fronteiras.

Treinamento dos cães e adestradores na FAB

O preparo dos cães da FAB é minucioso e exige um treinamento rigoroso, que visa desenvolver as habilidades necessárias para atuar em diferentes missões. Desde a condução e obediência básica até operações complexas de patrulhamento e detecção, os cães são treinados para situações diversas, como faro de drogas, explosivos, armas, e até para atuar em operações de rapel e busca em áreas densas, como a mata. Além disso, esses cães são essenciais em missões de policiamento e proteção de instalações militares, tanto de dia quanto à noite.

Os adestradores também passam por um processo intenso de capacitação, onde aprendem a conduzir os cães de forma eficiente e a estabelecer uma comunicação clara e precisa com eles. A relação entre adestrador e cão é crucial para o sucesso das operações, e a sintonia entre ambos garante que os animais estejam prontos para responder rapidamente a situações de emergência ou de alta complexidade.

A atuação dos cães em missões de segurança e combate ao tráfico

Esses cães altamente treinados têm um papel central nas operações da FAB, principalmente em regiões de fronteira e áreas de grande movimento, como bases aéreas e aeroportos. Um dos principais focos de suas atividades é o combate ao tráfico de drogas, munições e explosivos. Utilizando seu faro aguçado, eles conseguem identificar substâncias ilegais escondidas em bagagens e aeronaves, contribuindo diretamente para a segurança do espaço aéreo brasileiro.

Além disso, os cães são regularmente empregados em operações de segurança e patrulhamento, tanto em perímetros de segurança quanto em missões específicas, como a vigilância de áreas de pouso e decolagem de aeronaves. As operações com cães já resultaram em diversas apreensões importantes, reforçando o papel decisivo desses animais na luta contra o crime.

A importância dos cães para a segurança nas unidades da FAB

Nas diversas unidades da FAB espalhadas pelo Brasil, os cães são parte fundamental das estratégias de segurança. Eles atuam em patrulhas de rotina, monitorando áreas sensíveis e auxiliando na proteção das instalações militares. No entorno de aeroportos e bases aéreas, por exemplo, os cães ajudam a manter a ordem e evitam incidentes que poderiam comprometer a segurança das operações militares.

Em regiões de fronteira, onde o combate ao tráfico de drogas e contrabando é uma preocupação constante, os cães da FAB representam uma linha de defesa eficiente. Eles não apenas detectam ameaças, mas também inibem atividades ilegais pela presença constante, colaborando com as forças de segurança que atuam em conjunto para manter a soberania do território brasileiro.

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


AVIAÇÃO EM FLORIPA - CRUZEX 2024: Os visitantes


Da Redação | Publicada em 07/10/2024

Entre os dias 3 e 15 de novembro, os céus do Rio Grande do Norte serão palco do maior treinamento de guerra aérea da América Latina, o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), reunindo nesta edição, 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras. O site Aviação em Floripa estará pela primeira vez na Base Aérea de Natal, acompanhando todas as atividades de perto e apresenta de forma antecipada aos seus leitores, em duas matérias, as aeronaves que estarão atuando diretamente no Exercício. Além do Brasil, sete outras Forças Aéreas participarão do treinamento este ano. Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal, estarão presentes com aeronaves de Caça, Ataque, Transporte e Reabastecimento em Voo. Nesta primeira parte, você vai conhecer, através de infográficos exclusivos, os aviões das Forças Aéreas estrangeiras na CRUZEX 2024, além do histórico de participações de países e aeronaves. Boa leitura!

A Força Aérea Argentina (FAA) estará participando pela quarta vez da CRUZEX. Ausente desde 2006, nesta edição, os "hermanos" se farão presentes com os jatos de fabricação nacional IA-63 Pampa III Bloco II, versão mais recente da aeronave de dois lugares, utilizada para Treinamento Avançado e Ataque Leve, marcando sua estreia no treinamento. Atualmente a FAA opera com cerca de 20 Pampa nas variantes "II" (IV Brigada Aérea, em El Plumerillo, Mendoza) e "III" (VI e X Brigadas Aéreas), sediadas respectivamente em Tandil (Província de Buenos Aires) e Rio Gallegos (Província de Santa Cruz), no extremo sul do país. Tudo indica que serão aeronaves da VI Brigada Aérea que estarão em Natal. Cabe ressaltar que esta Unidade Aérea foi a escolhida para receber os caças F-16A/B recentemente comprados da Dinamarca. Outra aeronave que participará do Exercício, será o quadrimotor KC-130H Hércules, operado pelo I Grupo de Transporte Aéreo da I Brigada Aérea, sediado na Base Aérea de El Palomar (Buenos Aires). Estes aviões são utilizados nas funções de Transporte e Reabastecimento em Voo e passaram a pouco tempo por uma ampla modernização. A FAA conta com dois KC-130 na frota, matriculados como TC-69 e TC-70. Com relação aos caças A-4AR Fighting Hawk, sempre uma presença aguardada na CRUZEX, apesar de aparecerem na primeira listagem de aeronaves participantes, divulgada no início do ano, não estarão no treinamento.

O Chile, ao lado da França. são os países com mais participações na CRUZEX (veja infográficos no final da matéria). Nesta edição, a Fuerza Aérea de Chile (FACh), virá com os caças F-16AM/BM Fighting Falcon Bloco 15/20, alocados junto à Quinta Brigada Aérea, em Antofagasta, no norte do país. Essas aeronaves foram adquiridas da Holanda, em dois lotes (2007 e 2011), totalizando 36 aviões, sendo 29 monopostos e 7 bipostos, servindo junto aos Grupos de Aviação nº 7 e 8. Recentemente foi anunciada a modernização destes vetores de combate, juntamente com os 10 F-16C/D Bloco 50, elevando toda a frota para o mesmo padrão. Além dos F-16, a Força Aérea chilena participará da CRUZEX com o KC-135E Stratotanker, aeronave baseada no icônico Boeing 707 e utilizada nas tarefas de Transporte e Reabastecimento em Voo. A FAch adquiriu três KC-135 em 2009, registrados com as matrículas 981 a 983. Todos são operados pelo Grupo de Aviação nº 10, subordinado à II Brigada Aérea, com sede na Base Aérea de Pudahiel, localizada junto ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, capital do país.

A Fuerza Aérea Colombiana (FAC) participará da CRUZEX com uma aeronave Boeing 767 MMTT (Multi Mission Tanker Transport), batizada localmente de "Júpiter", utilizada para missões de Transporte e Reabastecimento em Voo. Apenas um avião desse modelo integra a frota da FAC, com a matrícula FAC 1202. Ele é operado pelo Grupo de Transporte Aéreo 81, localizado na Base Aérea de El Dorado, em Bogotá e subordinada ao Comando Aéreo de Transporte Militar (CATAM). A Unidade Aérea emprega, além do KC-767, uma diversidade de outros tipos de aeronaves de transporte. O KC-767 foi recebido em 2010 e é capaz de transportar 210 passageiros, 40 a 50 toneladas de carga, além da capacidade de reabastecer outras aeronaves em voo. Esta será a segunda participação da Colômbia na CRUZEX (a outra foi em 2013). Havia uma expectativa pela presença dos caças Kfir no treinamento, mas essa possibilidade acabou não se confirmando.

Estreando na CRUZEX, a Força Aérea Portuguesa será a representante europeia no treinamento, que em edições passadas já contou com a presença da França. A Unidade Aérea participante é a Esquadra 506, conhecida como "Rinocerontes" e sediada na Base Aérea nº 11, em Beja, no sul do país. O vetor empregado pela Unidade é o avião de transporte C-390 Millennium, fabricado pela brasileira Embraer, do qual Portugal adquiriu cinco exemplares, com dois deles já entregues e em atividade. A Esquadra 506 é recente, foi criada em 20 de maio de 2023, especialmente para operar o C-390. Embora o rinoceronte não seja um animal da fauna portuguesa, a escolha como símbolo, se traduziu pelo seu grande porte, força e resistência, tal qual a aeronave utilizada pela Unidade Aérea. Existe também uma ligação histórica, pois em 1515, um rinoceronte foi dado de presente à corte portuguesa pelo Vice-Rei da Índia. O lema da Esquadra 506, "Só pode o que impossível parecia", faz referência a uma passagem da obra "Os Lusíadas", de Luís de Camões (1524-1580), poeta português, um dos maiores ícones da literatura mundial de todos os tempos.

A outra estreante do Exercício CRUZEX é a Força Aérea Paraguaia (FAP). O país estará representado por aeronaves AT-27 Tucano e CASA C-212 Aviocar. A aviação de combate da FAP está concentrada no Grupo Aerotático (GAT). A Unidade que no passado já foi composta por três Esquadrões, atualmente opera apenas com um deles, o 3º Esquadrão de Caça, equipado com os turboélices de fabricação brasileira Embraer AT-27 Tucano. A Unidade atende pelo nome de "Moros", a mais aguerrida das tribos guaranis, conhecida por defender com ferocidade e determinação, o seu território. A Unidade Aérea encontra-se sediada na capital, Assunção, na Base Aérea de Ñu Guasu (Campo Grande, no idioma guarani), localizada nas dependências do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi. Cabe ressaltar que, recentemente foi anunciada pelo Paraguai, a compra de seis turboélices Embraer EMB-314 Super Tucano. Além dos AT-27 Tucano, a aeronave de transporte CASA C-212-200 Aviocar também estará presente nos céus de Natal. O avião, de fabricação espanhola, é um bimotor turboélice, dotado de rampa traseira e capacidade para transportar 18 passageiros, 16 paraquedistas equipados ou cerca de 2 toneladas de carga. Os CASA C-212 da FAP estão alocados ao Grupo de Transporte Aéreo (GTA), dividindo espaço na mesma Base Aérea que abriga os AT-27 Tucano.

Fechando a participação das Forças Aéreas sul-americanas, o Peru estará presente pela segunda vez no Exercício CRUZEX. Em 2018, o país trouxe os supersônicos Mirage 2000P/DP e os jatos de ataque A-37B Dragonfly. Dessa vez, a Fuerza Aérea del Peru (FAP), estará representada pelas aeronaves KA-1P Woongbi e KC-130H Hércules. O Woongbi é um avião turboélice de Treinamento e Ataque Leve, fabricado na Coreia do Sul. Desde 2015, o Peru utiliza (de acordo com dados da revista Flight International em sua edição "World Air Forces 2024"), 20 exemplares do avião, chamado localmente de "Torito", em duas versões, KT-1P (para treinamento) e KA-1P (destinado para missões de ataque leve). Os primeiros ficam sediados na Escuela de Formación de Pilotos nº 51, na Base Aérea "Capitán Renan Elias Oliveira", em Pisco. Por sua vez, os KA-1P, encontram-se alocados na Base Aérea "Capitán Concha", em Piura, norte do país, na fronteira com o Equador, operando com o Grupo Aéreo nº 7, Unidade Aérea de onde devem vir os aviões para o treinamento no Brasil. Um dos dois KC-130H Hércules adquiridos da Espanha e recebidos no início de 2021, também estará na CRUZEX. Voando com as matrículas 393 e 396, estes aviões integram o Escuadrón de Transporte 842 e são empregados em tarefas de Transporte e Reabastecimento em Voo, a partir da Base Aérea "Jorge Chavez", localizada junto ao Aeroporto Internacional de Lima.

Da América do Norte, pela primeira vez participando do treinamento, estarão os caças F-15C/D Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Os aviões pertencem à 159ª Ala de Caças (159th Fighter Wing), Unidade da Guarda Aérea Nacional (ANG), sediada na Base Aérea Naval Conjunta de Reserva (NAS JRB) de Nova Orleans, no Estado da Louisiana. Criada durante a década de 40, a Unidade Aérea participou ativamente da Segunda Guerra Mundial e de todos os conflitos posteriores com o envolvimento dos Estados Unidos, incluindo ações na guerra global contra o terrorismo. Ao longo de sua história voou com os principais caças norte-americanos, como o F-86 Sabre, F-100 Super Sabre, F-102 Delta Dagger, F-4 Phantom II e o F-15 Eagle. A Unidade Aérea é conhecida pelo nome de "Bayou Militia", denominação que tem raízes históricas com a Guerra da Secessão (1861-1865). Sua missão primária é a Defesa Aérea da Louisiana e da costa do Golfo do México. O Exercício CRUZEX também contemplará a presença da aeronave KC-135R Stratotanker, que forma a espinha dorsal da força de Reabastecimento em Voo da USAF. Até a publicação desta matéria, não foi possível verificar a localização ou a Unidade Aérea a qual pertence o KC-135 que estará participando do treinamento.