NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


CCOMSEX (Exército Brasileiro)


Forças Armadas inutilizam draga utilizada no garimpo ilegal, durante Operação Ágata


Da Redação | Publicada em 07/05/2023 12:00

Santo Antônio do Içá (AM) - No dia 07 de maio, o 2º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro inutilizou uma draga oriunda do garimpo ilegal, no contexto da Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara –, que acontece na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru).

A operação visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. Coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

Ainda no contexto da operação, a Marinha do Brasil realiza Ações de Assistência Hospitalar no rio Javari. Já foram atendidas as comunidades indígenas Cruzeirinho, Palmeira do Javari, Nutewa, Kulina, Flores e São Luiz, das etnias Mayuruna, Kanamari, e ainda o município de Tabatinga (AM). Em seguida, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Oswaldo Cruz prosseguirá atendendo as comunidades de Lago Grande, Tambaqui e Irari, no município de Atalaia do Norte (AM).

PORTAL AEROIN


Com caça A-4 e Esquadrilha da Fumaça, show aéreo em Franca acontece neste mês de maio


Murilo Basseto | Publicada em 07/05/2023 10:19

Os moradores da cidade de Franca e dos arredores, no Noroeste do estado de São Paulo, terão a oportunidade de conferir, neste mês de maio, um show aéreo com as presenças da Esquadrilha da Fumaça e da Marinha do Brasil.
No dia 28 de maio, último domingo do mês, o Aeroclube de Franca promove a segunda edição do Aero Franca, uma “festa aérea de tirar o fôlego”, segundo descrevem os organizadores, e com entrada totalmente gratuita.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) já confirmou em sua agenda oficial a apresentação de suas 7 aeronaves Embraer A-29 Super Tucano, para abrilhantar o evento com suas acrobacias.

E a organização do evento também já divulgou oficialmente que o caça A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil, também designado como AF-1, estará presente com seu estrondoso motor PW J-52. Além dos dois destaques acima descritos, o show aéreo contará com várias aeronaves privadas realizando apresentações acrobáticas, além de diversas outras atrações no céu e no solo do Aeroporto de Franca. No ano passado, cerca de 50 mil pessoas comparecem à primeira edição do evento.

PORTAL CAVOK


Cidade italiana homenageia Aviação de Caça brasileira com monumento

Ideia partiu de um grupo de italianos envolvidos diretamente com a coleta e manutenção de materiais e dados históricos da Segunda Guerra Mundial.

Fernando Valduga | Publicada em 07/05/2023 08:00

No dia 22/04 ocorreu, na pequena cidade de Felonica, em Mantova, na Itália, a inauguração de um monumento dedicado ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), que participou da campanha durante a Segunda Guerra Mundial.

A ideia de construir o monumento partiu de um grupo de italianos envolvidos diretamente com a coleta e manutenção de materiais e dados históricos da Guerra, sendo que o lugar escolhido para a homenagem foi a praça externa ao Museo della Seconda Guerra Mondiale del Fiume Po, localizado em Felonica.

O 1º GAVCA, ou simplesmente “Jambock”, é uma Unidade Aérea da FAB muito conhecida na cultura popular pelo seu grito de guerra, “Senta a Púa!”. Ao longo da campanha da Itália, os pilotos do Esquadrão Jambock foram responsáveis por diversos ataques contra alvos estratégicos alemães. Participando em conjunto com a Força Expedicionária Brasileira (FEB) em algumas batalhas, como na famosa Batalha do Monte Castello, tinham como objetivo primordial abrir caminho para as tropas aliadas avançarem rumo à vitória já iminente no conflito mundial. Muitos pilotos foram abatidos pelas forças alemãs, sendo que alguns foram capturados e aprisionados em campos de concentração. No total, 16 aviões foram abatidos e oito aviadores perderam a vida.

Entre novembro de 1944 e abril de 1945, o 1º GAVCA foi responsável pela destruição de 85% dos depósitos de munição, 36% dos depósitos de combustível, e 15% dos veículos motorizados inimigos, em apenas seis meses, superando as expectativas tanto de seus aliados quanto de seus inimigos. O 22 abril foi considerado o dia de ataques mais intensos, muitos realizados na região do Vale do Pó (onde se realiza a homenagem), quando apenas 22 pilotos realizaram 44 decolagens de combate, provocando enorme estrago ao inimigo, o que foi determinante para o sucesso obtido pelas forças aliadas.

Por conta de seu notável desempenho, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça se tornou a terceira Unidade, que não pertence às Forças Armadas dos Estados Unidos, a receber a The Presidential Unit Citation, a pedido do governo americano, por conta dos seus importantes avanços na campanha da Itália. Além da unidade brasileira, só outras duas unidades estrangeiras receberam tal honra.

A cerimônia iniciou com os hasteamentos das bandeiras do Brasil e da Itália, ao som de seus respectivos hinos nacionais. Em seguida, foi realizada a entrega da Medalha da Vitória ao Gonfalão do 1º GAVCA, concedida pelo Ministério da Defesa do Brasil, pelo Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas (SPOA) do Comando de Preparo (COMPREP) e representante da FAB na cerimônia, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer.

Foi realizado, ainda, o descerramento do Monumento em homenagem ao 1º GAVCA na Itália, ao som da canção “Carnaval em Veneza”, Hino da Aviação de Caça. Ocorreu também a entrega de coroa de flores, com a execução do toque de silêncio pela banda local, em alusão aos pilotos brasileiros mortos em combate, em um contexto de libertação do povo italiano do nazifascismo.

Ainda na ocasião, o Prefeito de Sermide e Felonica, Mirco Bortesi, agradeceu a presença de todos e enalteceu a grande importância do dia 22 de Abril. Após saudar as autoridades presentes, o Adido de Defesa e Aeronáutico do Brasil na Itália e Eslovênia, Coronel Aviador Luciano Cantuária Pietrani, procedeu a leitura, em italiano, das palavras institucionais da FAB.

O evento marcou, ainda, a “partida” da famosa La Colonna della Libertà, que consiste em uma grande caravana de veículos de combate da época da Segunda Guerra e que tradicionalmente percorre o interior da Itália, na época das comemorações alusivas à Libertação da Itália contra o nazifascismo, contou com cerca de 150 veículos e 400 pessoas.

O Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Luciano Cantuaria Pietrani, garantiu que participar do evento foi muito gratificante devido à importância que tem o 1º GAVCA no contexto da Segunda Guerra Mundial. “O Primeiro Grupo de Aviação de Caça foi importantíssimo para a vitória aliada conquistada em solo italiano. Um monumento em homenagem à nossa Unidade Aérea, erguido por iniciativa da comunidade local de Felonica, reflete o maravilhoso legado deixado por nossos Heróis e materializa as fortes relações de amizade entre Brasil e Itália”, concluiu.

DEFESA EM FOCO


Esquadrão Arara realiza evacuação aeromédica de gestante indígena no Amazonas

A ação salvou a vida da paciente e do bebê, que apresentavam complicações no parto

Marcelo Barros | Publicada em 07/05/2023 07:00

O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), realizou uma evacuação aeromédica (EVAM) no dia 28 de abril para resgatar uma indígena gestante da comunidade Akatu-Cachoeira, localizada próxima à região de Yauaretê, no estado do Amazonas (AM). A paciente apresentava complicações no parto, colocando em risco a sua vida e a do bebê.

Uma aeronave H-60L Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, transportou a gestante e a médica do Distrito de Saúde Especial Indígena Alto Rio Negro (DSEI-ARN) de Akatu-Cachoeira para Yauaretê. Ao chegar em Yauaretê, uma tripulação do C-105 Amazonas do 1°/9° GAV interrompeu os procedimentos de decolagem em outra missão para agilizar a EVAM, sem a necessidade de aguardar o abastecimento da aeronave do 5°/8° GAV.

A paciente foi levada com sucesso a São Gabriel da Cachoeira, onde toda a estrutura de apoio estava preparada para levá-la ao Hospital Geral e Urgências (HGU). A gestante foi atendida e o parto ocorreu com sucesso.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador André Luiz Parreira De Souza, expressou satisfação e orgulho por pertencer ao Esquadrão Arara, que tem grande importância no contexto da Amazônia Brasileira.

A EVAM é uma ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

Força Aérea Brasileira recebe duas novas aeronaves de caça F-39E Gripen

A chegada dos caças reforça a capacidade de defesa e soberania do espaço aéreo do Brasil

Marcelo Barros | Publicada em 07/05/2023 17:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu duas novas aeronaves de caça F-39E Gripen na sexta-feira, 5 de maio. Os caças, transportados de navio da Suécia ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), foram rebocados até o Aeroporto de Navegantes, Ministro Victor Konder. A operação envolveu militares da FAB, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e Receita Federal.
Com as matrículas FAB 4105 e FAB 4106, os novos caças se juntarão às outras quatro aeronaves F-39 Gripen do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO).

As aeronaves passarão por procedimentos técnicos, instalação de assentos ejetáveis e kit de sobrevivência, e preparação para abastecimento e acionamento em solo no Aeroporto de Navegantes. Ainda não há data confirmada para a decolagem.

A Operação Navegantes conta com a participação de equipes da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e da Saab, empresa que desenvolve o Gripen.

OUTRAS MÍDIAS


ND Mais - Novos caças Gripen da FAB são levados do porto ao aeroporto pelas ruas de Navegantes

As duas aeronaves chegaram em SC a bordo de um navio na quinta-feira (4)

Da Redação | Publicada em 07/05/2023 17:39

Os dois caças Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira (FAB), que chegaram em Navegantes, Litoral Norte de SC, nesta quinta-feira (4), já estão no aeroporto de Navegantes. As aeronaves foram levadas da Portonave até o aeroporto pelas ruas da cidade, em ação conjunta com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal neste sábado (6).

A Operação GRIPEN F transportou os novos caças do porto até o aeroporto de Navegantes, que fica a cerca de 2 km de distância, durante a noite de sexta (5) e madrugada de sábado. Apesar do horário, moradores da cidade acompanharam a ação, com olhares atentos e curiosos.

Do aeroporto de Navegantes, os aviões devem seguir para a planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), para o processo de aceitação, em seus voos inaugurais. Ainda não há informações sobre quando os caças deixarão a cidade.

As duas novas aeronaves fazem parte de um pacote de caças adquiridos pela FAB, que devem chegar ao Brasil nos próximos meses. Eles foram fabricados pela Saab, empresa criadora de sistemas de segurança aeroespacial.

Os novos caças da FAB embarcaram pelo Porto de Norrkoping, na Suécia, na segunda semana de abril. Ele vieram até o Brasil a bordo do navio Holandês MV Mitiq, do armador Spliethoff.

Na quinta-feira, o navio atracou no berço 3 do porto de Navegantes. Na sexta, os caças foram retirados do navio, que já seguiu viagem. Esta é a quarta operação de descarga de aeronaves realizada pela Portonave.

VISOR NOTICIAS - Novos caças Gripen F-39 da FAB chamam atenção nas ruas de Navegantes

Operação GRIPEN F foi responsável por transportar os novos caças do porto até o aeroporto

Da Redação | Publicada em 07/05/2023 17:05

Dois caças Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram em Navegantes, Litoral Norte de SC, na quinta-feira (4), e agora já estão no aeroporto da cidade. Neste sábado (6), as aeronaves foram transportadas da Portonave até o aeroporto pelas ruas de Navegantes, com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. Os moradores da cidade acompanharam a ação com curiosidade.

A Operação GRIPEN F foi responsável por transportar os novos caças do porto até o aeroporto, durante a noite de sexta-feira (5) e madrugada de sábado. Os aviões devem seguir para a planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), para o processo de aceitação em seus voos inaugurais. Ainda não há informações sobre quando os caças deixarão a cidade.

Os novos caças da FAB foram adquiridos em um pacote de caças que chegarão ao Brasil nos próximos meses, fabricados pela empresa Saab, criadora de sistemas de segurança aeroespacial. Eles embarcaram pelo Porto de Norrkoping, na Suécia, na segunda semana de abril, a bordo do navio Holandês MV Mitiq, do armador Spliethoff. Na quinta-feira, o navio atracou no berço 3 do porto de Navegantes e, na sexta-feira, os caças foram retirados do navio, que já seguiu viagem. Esta é a quarta operação de descarga de aeronaves realizada pela Portonave.