NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 251/2023 - 07/09/2023
Desfile cívico-militar do Dia da Independência em Campo Grande deve contar com mais de 4 mil participantes
A estimativa dos organizadores é que aproximadamente 15 mil pessoas acompanhem o desfile.
Da Redacao | Publicada em 06/09/2023 12:05
O desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, nesta quinta-feira (7 de setembro), em Campo Grande, deve contar com mais de 4 mil participantes. Vão desfilar alunos da rede pública de ensino estadual e municipal, além das forças de Segurança Pública, militares das Forças Armadas e integrantes de entidades assistenciais e de projetos sociais de Mato Grosso do Sul. O desfile começa às 8h10, na rua 14 de julho (após a avenida Mato Grosso), com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o comandante do CMO, general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, passando em revista à tropa militar.
Depois as autoridades se dirigem ao palanque oficial, localizado na rua 13 de Maio esquina com a avenida Afonso Pena, onde acontecerá o desfile. Estudantes da rede pública de ensino vão acender a pira da cerimônia. Entre as atrações, haverá um desfile aéreo com aeronaves do Exército e da Força Aérea Brasileira que irão sobrevoar a Rua 13 de Maio. Os estudantes, adolescentes e crianças de projetos sociais do Governo do Estado serão os primeiros a desfilar, encerrando com a passagem de veículos e viaturas das forças de Segurança Pública e das Forças Armadas. A estimativa dos organizadores é que aproximadamente 15 mil pessoas acompanhem o desfile. A orientação é que o público chegue com antecedência para garantir um bom lugar. Crianças e idosos devem redobrar os cuidados, como o uso de bonés, chapéus, sombrinhas e ingestão de líquidos para assegurar uma boa hidratação.
7 de Setembro: desfile exibirá principais equipamentos das Forças Armadas; veja quais
Mais de cem veículos e aeronaves do Exército, Marinha e Força Aérea estarão na cerimônia, que deve ter 2 mil militares. Celebração na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, deverá reunir 30 mil pessoas.
Por Pedro Henrique Gomes | Publicada em 07/09/2023
O tradicional desfile de 7 de Setembro vai reunir militares e equipamentos das Forças Armadas, em Brasília. Ao todo, mais de 100 veículos e aeronaves serão exibidos, por terra e ar, pela Marinha, Exército e Força Aérea. Com o tema “Democracia, soberania e união”, a celebração cívico-militar deverá ter início às 9h, na Esplanada dos Ministérios. O desfile em comemoração à Independência do Brasil contará com mais de dois mil militares das Forças, além de estudantes do Distrito Federal (confira a programação completa aqui). A expectativa é que 30 mil pessoas acompanhem a cerimônia, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do governo e outras autoridades. A Marinha levará ao evento um total de 14 viaturas, além de aeronaves. O Exército desfilará com 88 viaturas e 12 aeronaves. Já a Força Aérea escalou 7 aeronaves para a parada. Haverá, ainda, programações paralelas inéditas para o evento, entre as quais uma exposição multimídia na Esplanada dos Ministérios.
O desfile
A parada da Independência será aberta pela fanfarra dos Dragões da Independência — batalhão do Exército que cuida da segurança presidencial — e pelo coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília que executarão o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência. Em seguida, a tropa militar será apresentada ao presidente Lula. Ao mesmo tempo, o comandante militar do Planalto, general do Exército Ricardo Piai Carmona, solicitará autorização para dar início à cerimônia. Medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o 3º sargento do Exército Hebert Conceição puxará o desfile, conduzindo o fogo simbólico da Pátria. Ele será acompanhado de esportistas e alunos de colégios militares da capital federal. Alunos de escolas públicas e de projetos sociais do governo do Distrito Federal vão se apresentar sob o tema: “Com Educação se constrói um país”. Bandeiras do Brasil, dos estados e do DF serão conduzidas por estudantes do Centro Educacional 619, de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal.
Forças Armadas na celebração
Segundo o Planalto, devem participar do desfile a pé cerca de dois mil militares:
600 da Marinha
1 mil do Exército
e 400 da Força Aérea
O desfile será comandado pelo general de Brigada Ricardo de Castro Trovizo, comandante da 11ª Região Militar.
O desfile da Marinha
A Marinha abrirá o desfile com a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, seguida pelo capitão de Mar e Guerra (FN) Heringer, comandante do subgrupamento da Marinha e seu Estado-Maior.
Contará também:
com aspirantes da Escola Naval do Rio de Janeiro
com militares do 7º Distrito Naval da área de Brasília
com fuzileiros navais de Brasília
e com militares de Operações Especiais do Rio de Janeiro
O desfile do Exército
Em seguida, desfilará o Exército, que celebra os 220 anos do nascimento do Duque de Caxias.
Participarão militares:
da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva
do grupamento feminino
do Batalhão da Guarda Presidencial
do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado
do 32º Grupo de Artilharia de Campanha
e do Comando de Operações Especiais
O desfile da Força Aérea
A Força Aérea Brasileira apresentará a Banda de Música da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira. Também contará com a participação de membros do: Grupamento de Comando da Tropa
Academia da Força Aérea Brasileira (AFA)
Grupamento de Aeronavegantes
Grupamento Feminino
Companhia de Cerimonial Santos Dumont
e pelos motociclistas
Na sequência, desfilarão na Esplanada alunos do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal e militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça da FAB ocorrerá no final do desfile. A Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) também será uma das atrações finais. O desfile de cavalos encerra a solenidade com a passagem dos Dragões da Independência.
Eixos temáticos
O desfile deste ano será dividido em quatro eixos temáticos, segundo o governo: Paz e Soberania: composto por militares das Forças Armadas que participaram de missões de paz das Nações Unidas (ONU) e integrantes de associações que cultuam a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Ciência e Tecnologia: com alunos dos Institutos Militar de Engenharia, Tecnológico da Aeronáutica e engenheiros militares da Marinha do Brasil Saúde e Vacinação: representado por integrantes do serviço de saúde das três Forças, além do Zé Gotinha Defesa da Amazônia: com militares do Exército Brasileiro, entre eles, soldados de origem indígena, oriundos da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas
Semana da Independência terá participação da FAB com desfiles aéreo e exposições
Por Juliano Gianotto | Publicada em 06/09/2023 16:03
De 7 a 10 de setembro, durante a Semana da Pátria, a Esplanada dos Ministérios será o palco da participação da Força Aérea Brasileira em uma exposição de equipamentos militares e telas interativas, destinadas a apresentar às pessoas as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas. A capital federal se imerge em um ambiente de festividades patrióticas, cujo lema é “Democracia, Soberania e União”. Entre as atrações acessíveis ao público, destacam-se a exibição dos helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk, juntamente com uma maquete em escala real do caça F-39 Gripen. Ademais, os visitantes terão a oportunidade de explorar a história do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, através de duas tendas temáticas que exporão, entre outras peças, uma réplica da aeronave Demoiselle.
Um destaque adicional será a presença de dois simuladores da aeronave A-29 Super Tucano, permitindo ao público experimentar a sensação de voar em uma aeronave da FAB. A exposição estará disponível das 9h30 às 17h30, e também abrigará uma área atrativa para o Instagram e voltada ao entretenimento das crianças, com a presença dos mascotes Fabinho e Dumontzinho, além de outras atrações.
Desfile Cívico-Militar
Militares e parte da frota de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) integrarão o Desfile Cívico-Militar da Independência da República, na próxima quinta-feira (07/09). O evento, tradicional em todo o país, tem início previsto para às 9 horas, na Esplanada dos Ministérios. A FAB apresentará, para toda a população, o desfile da tropa em solo, que será integrado pela Banda de Música da OSFAB, pelo Grupamento de Comando da Tropa da FAB, pelo Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), pelo Grupamento de Aeronavegantes, pelo Grupamento Feminino, pela Companhia de Cerimonial Santos Dumont e pelos Motociclistas. Com isso, haverá o envolvimento de mais de 400 militares da FAB sob a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). Haverá, ainda, uma apresentação aérea, composta pelas aeronaves KC-130 Hércules, A-1M, E-99, R-99, KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. São vetores aéreos que atuam na defesa e integração do território nacional, por meio das ações de Transporte Aerologístico, Reabastecimento em Voo, Ataque, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Combate a Incêndio em Voo, Defesa Aérea e Policiamento do Espaço Aéreo. Em complemento, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, também fará uma apresentação especial nos céus de Brasília.
Exposição no Parque da Cidade
As celebrações pelos 201 anos da Independência do Brasil começaram na sexta-feira (01/09), com a “Exposição da Independência”, no estacionamento Ana Lídia, dentro do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento foi destinado ao público em geral e ficou aberto até domingo (03). A mostra contou com equipamentos militares, como embarcações, carros de combate, armamentos e aeronaves nos estandes das Forças Armadas. Além disso, os visitantes puderam assistir às apresentações de bandas militares e interagir nas oficinas recreativas e educativas. A principal atração da Força Aérea Brasileira (FAB) foi a réplica, em tamanho real, da aeronave de caça F-39 Gripen. O público pôde conhecer a aeronave de perto, além de conversar com os pilotos, que estavam disponíveis para responder perguntas e explicar o seu funcionamento. Também estiveram presentes no evento os mascotes Fabinho e Dumontzinho. Para o Bibliotecário Warley Luis Vasconcelos Gomes, a Exposição da Independência é um evento cultural significativo, que nos conecta com a história do país. “Estive aqui ano passado e esse tipo de evento cria uma experiência que nos permite entender melhor o trabalho das Forças Armadas. Poder conhecer uma aeronave de caça de perto é muito curioso e gratificante”, disse. Na tarde de sábado o público também conferiu uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Área Brasileira (OSFAB). O repertório incluiu canções militares, músicas clássicas e canções populares brasileiras.
FAB confirma estreia do F-39 Gripen em comemorações do 7 de setembro
Da Redação | Publicada em 06/09/2023 13:09
Ausentes do desfile aéreo de 7 de setembro de 2022, pelo menos um caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira fará sua estreia nas comemorações do Dia da Independência do Brasil nesta quinta-feira, 7 de setembro de 2023. As aeronaves estão sediadas em Anápolis (GO), a poucos minutos de voo de Brasília (DF), e por isso a ausência no ano passado chamou a atenção. Para 2023, a apresentação aérea na Capital Federal será composta pelas aeronaves KC-130 Hércules, A-1M, E-99, R-99, KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. Em complemento, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, também fará uma apresentação especial nos céus de Brasília. O grupo é composto por sete aeronaves A-29 Super Tucano, de fabricação nacional.
A FAB apresentará, para toda a população, o desfile da tropa em solo, que será integrado pela Banda de Música da OSFAB, pelo Grupamento de Comando da Tropa da FAB, pelo Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), pelo Grupamento de Aeronavegantes, pelo Grupamento Feminino, pela Companhia de Cerimonial Santos Dumont e pelos Motociclistas. Com isso, haverá o envolvimento de mais de 400 militares da FAB sob a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). Além do ato Cívico-Militar, acontecerá também na Esplanada dos Ministérios, a Exposição Multimídia, com mostra de equipamentos militares e telões interativos para apresentar à população as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas. A atração ficará até o domingo (10/09).
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025