NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Lula e Ministro da Defesa cumprimentam oficiais-generais recém-promovidos


Por Rízia Rocha E Rayane Bueno | Publicada em 05/04/2023 11:39

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, participaram, nessa terça-feira (4), no Palácio do Planalto, da solenidade de apresentação de 56 oficiais-generais das Forças Armadas, promovidos na última sexta-feira (31).

Acompanhado da Primeira-Dama, Janja da Silva, o Presidente da República cumprimentou os oficiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O Ministro da Defesa, acompanhado da esposa, Vera Brennand, também saudou os militares. A cerimônia, que ocorre três vezes por ano, foi a primeira presidida por Lula em seu mandato atual.

Estiveram presentes, no evento, os Comandantes das três Forças: o General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, do Exército; o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, da Marinha; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica.

Ainda no mesmo dia, o Ministro José Mucio Monteiro Filho presidiu outra solenidade, desta vez, de promoção de 25 oficiais-generais do Exército Brasileiro, na sede do Clube do Exército, também na capital federal.

Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Ordem do Mérito Militar; a entrega do bastão de comando, da carta-patente e de espadas aos oficiais-generais promovidos em 31 de março de 2023.

PORTAL PODER AÉREO


No aniversário da Base Aérea de Anápolis e do 1º GDA, caça F-39 Gripen da FAB aparece com o IRST instalado


Por Juliano Lisboa | Publicada em 05/04/2023

Foi realizada hoje a cerimônia alusiva ao aniversário na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

Na formatura alusiva ao 51º aniversário de criação da 1ª ALADA (Ala de Defesa Aérea) e do 44º aniversário da BAAN e do 1º GDA, o caça F-39 Gripen (4103) já estava com o sensor IRST (Infra-Red Search and Track) Skyward-G instalado.

O Skyward-G é um sensor eletro-óptico de longo alcance passivo, não emite sinais em seu uso e detecta assinaturas de calor de outras aeronaves. Sem ser detectado, proporciona vantagens táticas, pois com o IRST, um caça Gripen pode detectar e acompanhar alvos inimigos, incluindo aeronaves, navios e veículos terrestres com significativa capacidade “contra-furtivo” (counter-stealth).

Quando em conjunto com outros sensores do Gripen, permite a obtenção de informações de acompanhamento de alta fidelidade contra alvos complexos a longas distâncias (além do alcance visual).

JORNAL A CRÍTICA (MS)


Governador prestigia troca de comando da Base Aérea de Campo Grande

A solenidade contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel

Da Redação | Publicada em 05/04/2023 13:17

A Base Aérea de Campo Grande (BACG) realizou na manhã desta quarta-feira (05) a cerimônia militar de passagem de comando do brigadeiro do ar Clauco Fernando Vieira Rossetto para o brigadeiro do ar Eric Breviglieri.

A solenidade contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, além das presenças do procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins.

Durante o discurso de despedida do cargo, o brigadeiro Rossetto agradeceu o apoio de autoridades e entidades do Mato Grosso do Sul, e ressaltou o papel da Base Aérea de Campo Grande, "Sentinela do Pantanal", para com a sociedade sul-mato-grossense em apoio a calamidades, transporte de enfermos e na entrega de medicamentos e alimentos.

"Quis Deus que eu comandasse a Base Aérea de Campo Grande, hoje uma das organizações mais importantes da Força Aérea Brasileira. Tive o privilégio de morar na "capital do mundo", governador Riedel, assim disse meu pai de coração nascido aqui em Terenos. Fui feliz e as realizações profissionais e pessoais, que todos os senhores e senhoras aqui presentes me proporcionaram e testemunharam, foram fruto de muito trabalho em conjunto", destacou o militar.

Após comandar a Base Aérea de Campo Grande, por dois anos - desde julho de 2021 -, o brigadeiro Rossetto irá assumir o comando do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro.

A cerimônia se encerrou com o desfile da tropa ao som da canção "Hino da Base Aérea do Pantanal". Em seguida, os brigadeiros Rossetto e Breviglieri receberam os cumprimentos de familiares, amigos e das autoridades civis e militares.

Novo comandante da BACG

O novo comandante, brigadeiro Breviglieri, é natural de São Caetano do Sul (SP). É praça de 1º de fevereiro de 1988 e foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2023, além dos cursos de carreira, possui cursos operacionais de tática aérea, de padronização de instrutor de voo, suprimento e manutenção e ferramentas gerenciais. Possui 2.800 horas de voo, sendo 2.500 horas na aviação de caça. Voou nas seguintes aeronaves: T-25 UNIVERSAL, T-27 TUCANO, AT-26 XAVANTE, F-103 MIRAGE e F-2000 MIRAGE 2000.

Dentre os cargos já exercidos, destacam-se: Chefe da seção de Comunicação Social do 1º/10º GAV, Comandante do 1º GDA, Subcomandante da base aérea de Canoas (RS), Comandante da Base Aérea de Boa Vista (RR), Comandante da ala 7, Assessor Militar na Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa, Adido de Defesa, Naval, de Exército e Aeronáutico junto à embaixada do Brasil no Reino da Suécia.

PORTAL CAVOK


FAB divulga vídeo e novos detalhes da Certificação Final para a aeronave Embraer KC-390

Na oportunidade, também foi apresentada à FAB a sexta unidade do KC-390, primeira na configuração FOC

Fernando Valduga | Publicada em 05/04/2023 06:48

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, na segunda-feira (03/04), em Gavião Peixoto (SP), uma cerimônia que celebrou a entrega do Certificado de Tipo Final da aeronave KC-390, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (do inglês Full Operational Capability – FOC).

Emitido pelo Instituto de Fomento Industrial (IFI), organização militar vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar, o certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave consegue realizar todas as missões para as quais foi projetada.

A certificação FOC é um marco importante no desenvolvimento e produção do KC-390 Millennium, que agora pode ser operado em sua capacidade máxima pela FAB. O avião é uma aeronave de transporte tático multimissão de última geração projetada para operações militares e humanitárias em diversas condições e ambientes.

Estiveram presentes no evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; representantes do Alto-Comando da Aeronáutica; o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD), Rui Chagas Mesquita; o Presidente & CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto; e o Presidente & CEO da Embraer Defesa e Segurança, João Bosco da Costa Junior; Executivos e Funcionários da Embraer.

Na oportunidade, também foi apresentada à FAB a sexta unidade do KC-390, primeira na configuração FOC. As demais aeronaves já entregues à Força Aérea Brasileira serão atualizadas para contar com a certificação.

Durante a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, falou sobre a aeronave K-390, e sobre o significado da palavra perseverança. “Todo o processo de desenvolvimento de uma nação, obrigatoriamente, passa pela elevação da capacidade que ela tem de defender sua soberania, seus interesses e seu território. Assim, a cada decolagem do nosso KC-390, a inquebrantável esperança em uma Força Aérea moderna e atuante se consolidará. Sob suas asas, de forma moderna e segura, e agora com o seu certificado final emitido, continuaremos a levar esperança para os lugares mais longínquos. Friso que, durante a gestão desse projeto, até a emissão desse certificado final, diversas foram as experiências vivenciadas e, com base nelas, valiosas páginas da história foram escritas”, finalizou.

O Presidente & CEO da Embraer Defesa e Segurança, João Bosco da Costa Junior, destacou que o KC-390 está pronto para alçar voo por todo o mundo e celebrou a parceria histórica entre a FAB e a EMBRAER que tornou possível desenvolvimento da aeronave. “A ousadia em patrocinar um projeto tão grandioso, mesmo quando a realidade nos convida a pensar apenas no curto prazo, em priorizar soluções imediatistas e supostamente óbvias. É um dia para celebrarmos o futuro, estamos certos de que o mundo apenas começou a descobrir as extraordinárias capacidades do KC 390 Millennium”, falou.

“Além de um dia de celebração, é um dia para agradecermos. Agradecemos às mulheres e aos homens da FAB, da Embraer, dos nossos parceiros e fornecedores nacionais e internacionais que, com seus esforços incansáveis e enormes sacrifícios, tornaram esse dia possível. Meu muito obrigado!”, encerrou o CEO da Embraer Defesa e Segurança.

Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER – Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

DEFESA EM FOCO


Operação Yanomami completa 60 dias


Por Marcelo Barros, Via Agência Força Aérea | Publicada em 05/04/2023 07:00

Completados 60 dias desde sua ativação pelo Ministério da Defesa (MD), o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) já entregou 350 mil quilos de alimentos na região Yanomami. Esse foi um dos expressivos dados divulgados pelo Cmdo Op Cj Amz, nesta segunda-feira (03/04), após fechamento do balanço de ações da Operação comandada pelo Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.

“Os resultados são muito significativos, pois os números traduzem a dedicação, o empenho e comprometimento de todos os militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) envolvidos na missão; esforços que se convertem em ajuda humanitária a essa parcela da população especialmente vulnerável neste momento. Até então, cerca de 20 mil cestas básicas foram entregues por todo o Território Yanomami, atendendo mais de 40 aldeias. Para tal feito, já foram empregadas mais de 2500 horas de voo, marca expressiva para as Forças Armadas, em tão curto espaço de tempo”, destacou o Major-Brigadeiro do Ar Nogueira.

O Comandante da Operação Conjunta ainda completou. “Outra frente a ser enfatizada é no âmbito da saúde indígena Yanomami. O trabalho desempenhado pelos militares da FAB no Hospital de Campanha (HCAMP) foi capaz de controlar o cenário delicado vivido pela população indígena, reduzindo drasticamente a necessidade de atendimentos a cada dia, culminando, na última semana, com uma média de dois atendimentos diários”.

De acordo com o fechamento do balanço desta semana, no tocante à saúde indígena, o Cmdo OP Cj Amz computa 1.903 atendimentos no HCAMP e 201 indígenas transportados. Outro dado importante relativo ao transporte é o de apoio prestado ao Centro de Operação de Emergência (COE) Yanomami. São mais de 8 mil cargas (contabilizadas a partir de 7 de março) e 540 pessoas transportadas em veículos militares.

Não obstante o aeródromo de Surucucu ser privado, e de responsabilidade da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), outro exemplo de tarefa extremamente relevante foi o reparo emergencial da pista, executado pelo Sexto Batalhão de Engenharia e Construção (6° BEC) do EB, que possibilitou, desde os primeiros dias de março, as operações de pousos e decolagens da aeronave C-105 Amazonas, esta com capacidade de transporte de até 64 passageiros ou 5 toneladas de carga, além do C-98 Caravan, outra aeronave empregada na missão.

O objetivo da Operação Conjunta, que envolve mais de 580 militares das Forças Armadas, é o reforço às ações de enfrentamento de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e o combate ao garimpo ilegal no Território Yanomami, em Boa Vista (RR).

“Julgo importante ressaltar que, para manter a consistência das ações nesta complexa operação, é imprescindível a sinergia entre as três Forças – Marinha, Exército e Aeronáutica. Os resultados obtidos são fruto da interoperabilidade, que possibilitou a regularidade dos esforços aplicados ao longo de 60 dias”, comentou o subcomandante da Operação, General de Brigada Marcelo Lorenzini Zucco.

OUTRAS MÍDIAS


AVIATION - Embraer C-390 Millennium: la Forza Aerea Brasiliana consegue la piena capacità operativa


Da Redação | Publicada em 05/04/2023 20:41

Il velivolo multiruolo C-390 Millennium di Embraer ha raggiunto un ulteriore importante traguardo. Il 3 aprile scorso, in una cerimonia tenutasi presso lo stabilimento Embraer di Gavião Peixoto, presso San Paolo, alla presenza dell’Alto Comando della Forza Aerea Brasiliana (FAB), il velivolo ha ottenuto la piena capacità operativa (Full Operational Capability – FOC).

La certificazione è stata rilasciata dall’Istituto di Sviluppo e Coordinamento Industriale (IFI), l’ente brasiliano responsabile per la certificazione dei velivoli per scopi militari. La certificazione FOC conferma che il progetto soddisfa tutti i requisiti definiti dalla FAB e che il velivolo può svolgere tutte le missioni per cui è stato progettato.

“La certificazione FOC colloca il C-390 in un ristretto gruppo di velivoli a livello mondiale”, ha affermato Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO di Embraer Defense and Security. “È un momento unico nella storia di Embraer. Il C-390 sta ridefinendo il settore del trasporto aereo militare e del rifornimento in volo, rivoluzionando il concetto di piattaforme attuali e di futura generazione.

In tutto il mondo, le forze aeree si stanno impegnando per far coincidere le proprie esigenze operative in continua evoluzione con i propri budget, cercando una piattaforma in grado di svolgere più missioni. Ciò avviene nella consapevolezza che la scelta di oggi influenzerà le capacità operative di domani”.

Sviluppato in base ai rigorosi requisiti operativi della FAB, il C-390 è il risultato degli sforzi congiunti del mondo accademico, industriale e governativo. Nell’ambito del processo di sviluppo e certificazione sono state effettuate circa 3.500 ore di volo sul prototipo del velivolo nelle più svariate condizioni operative. Ulteriori 85.000 ore sono state impiegate per effettuare test su banchi di prova e dispositivi di laboratorio. Dopo anni di sviluppo, test e certificazioni, il risultato è un progetto conforme ai più alti standard industriali.

In occasione del conferimento della certificazione FOC all’Embraer C-390, il Comandante delle Forze Aeree Brasiliane, Marcelo Kanitz Damasceno, ha sottolineato il valore strategico del progetto per il Paese. Nel corso dello stesso evento, Embraer ha inoltre avviato il processo di consegna alla FAB della sesta unità del C-390, la prima in configurazione FOC. Gli altri velivoli già consegnati alla FAB saranno ora aggiornati per ottenere la certificazione. Inoltre, tutti i velivoli destinati all’esportazione avranno questa certificazione.

Il C-390 è il più moderno aereo da trasporto tattico militare della nuova generazione. La sua piattaforma multi-missione offre una versatilità incomparabile, combinando un’elevata produttività e flessibilità operativa con bassi costi di gestione. Il C-390 può trasportare un carico utile maggiore (26 tonnellate) ed è in grado di volare più velocemente (470 nodi) e su distanze maggiori rispetto ad altri aerei cargo militari di medie dimensioni.

Il velivolo offre la possibilità di svolgere un’ampia gamma di missioni come il trasporto e il lancio di merci e truppe, l’evacuazione medica, il search and rescue, la lotta agli incendi e le missioni umanitarie, operando su piste temporanee o non asfaltate (ad esempio di terra battuta, terra o ghiaia). Nella sua versione KC-390, il velivolo ha già dimostrato la sua capacità di rifornimento in volo, compresa la possibilità di ricevere carburante da un altro KC-390 tramite pod installati sotto le ali. Si tratta dell’unico velivolo in tale segmento a poter svolgere tale operazione.

Da quando è entrato in servizio con Força Aérea Brasileira nel 2019, il C-390 ha dato prova delle proprie prestazioni, affidabilità e performance. L’attuale flotta brasiliana di cinque velivoli, tutti nella versione per il KC-390 per il rifornimento aereo, ha già accumulato più di 8.200 ore di volo.

Dati recenti mostrano una disponibilità operativa di circa l’80%, con un tasso di completamento delle missioni superiore al 99%, a dimostrazione di una produttività eccezionale nella categoria. Il C-390 Millennium ha ordini da Portogallo e Ungheria, entrambi paesi membri della NATO. I Paesi Bassi, anch’essi membri della NATO, hanno scelto il C-390 Millennium nel 2022.