NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 250/2023 - 06/09/2023
7SET: Desfile cívico-militar é o ponto alto da Semana da Pátria em Brasília
Rayane Bueno E Laís Dornelas | Publicada em 05/09/2023 18:22
Brasília, 5/9/2023 - Nas comemorações pela Independência do Brasil, o evento mais esperado é o desfile cívico-militar, no dia 7 de setembro, às 9h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Cerca de 2.400 militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) irão desfilar. A expectativa de público é de 30 mil pessoas.
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, que irá se juntar aos brasileiros para celebrar a data, reafirma o compromisso da pasta com a nação. “A data aviva a memória coletiva para a vitória mais importante da nossa Nação, a conquista da soberania. Juntos, seguiremos trabalhando por um país cada vez mais forte, fraterno e unido”, afirmou.
O slogan adotado na campanha deste ano é “Democracia, soberania e união”. Além dos tradicionais grupamentos das Forças Armadas, o desfile conta com outros quatro grupos temáticos: "Paz e Soberania", "Ciência e Tecnologia", "Saúde e Vacinação" e "Defesa da Amazônia".
Desfile terrestre
No desfile das tropas, a Força Naval apresentará a Banda Marcial, com a execução de dobrados militares e canções populares, além de aspirantes da Escola Naval, marinheiros, fuzileiros navais e militares de operações especiais. Entre os meios, a Marinha empregará um total de três motos e 14 viaturas, entre essas, Carros Lagarta Anfíbios (CLANF) e lançadoras do Sistema Astros.
A Força Terrestre exibirá a banda de música do Batalhão da Guarda Presidencial, alunos do Colégio Militar de Brasília, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, militares montados a cavalo do Regimento de Cavalaria de Guardas (mais conhecido como "Dragões da Independência") e militares de operações especiais, entre outros. Além de, aproximadamente, 88 viaturas, como a blindada Guarani e as de combate sobre lagartas Leopard 1A5.
Já a Força Aérea levará a Orquestra Sinfônica da FAB, cadetes da Academia da Força Aérea, pilotos e equipagens de voo, observadores aéreos, militares da área da saúde e um grupamento só de mulheres. Desfilam ainda, com 2 motos e 2 jipes e encerram a participação com uma homenagem a Santos Dumont, o "Pai da Aviação".
Dentro dos eixos temáticos, desfilam militares das três Forças, entre esses, integrantes da Força Expedicionária Brasileira, ex-mantenedores da paz, profissionais da área de saúde, engenheiros, além de militares que servem na Amazônia.
Desfile aéreo
A MB participa com um total de sete aeronaves, entre elas o caça AF-1 (Skyhawk) e os helicópteros UH-15/15A (Super Cougar), SH-16 (Seahawk) e AH-11B (Lynx). Do EB, haverá 12 aeronaves, entre elas os helicópteros Esquilo/Fennec (HA-1A), Pantera K2 (HM-1A) e HM-4 Jaguar.
Já a FAB desfilará com as aeronaves KC-130 Hércules, A-1M, E-99 e R-99, além dos mais novos projetos estratégicos da Força, o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. Ao final do desfile cívico-militar, o Esquadrão de Demonstração Aérea - mais conhecido com "Esquadrilha da Fumaça", fará uma demonstração de manobras e acrobacias ao público, em formação composta por sete aeronaves A-29 Super Tucano.
Desfile Naval
Pela primeira vez, a Marinha realizará um desfile naval no Lago Paranoá, com a participação de dez embarcações. O desfile, que começará às 16h, percorrerá os seguintes pontos: Ponte Juscelino Kubitschek, Clube Naval de Brasília, Ponte Honestino Guimarães, Pontão do Lago Sul e Península dos Ministros.
Como chegar ao evento
O público que deseja acompanhar o desfile cívico-militar presencialmente, precisa ficar atento para a chegada à Esplanada dos Ministérios. O acesso principal será pelo "Buraco do Tatu", na via S1. O trânsito na via S2 será liberado e o acesso do público será pelas escadas dos blocos B,C e D. Já o acesso na via N2 será pelas escadas dos blocos K,M e N. As arquibancadas estarão abertas a partir das 6h.
Segurança e locais de apoio e emergência
Para a segurança dos participantes, foram estabelecidas algumas regras que podem ser conferidas no site do Governo Federal. Além da programação completa e detalhada, há informação sobre itens proibidos e áreas de intervenção no trânsito. É possível conferir, ainda, dicas gerais como pontos de apoio e emergência distribuídos ao longo do evento.
CISCEA assina contrato para modernizar conjuntos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro
Juliano Gianotto | Publicada em 05/09/2023
Na última quarta-feira, dia 30 de agosto, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) formalizou a assinatura de um contrato de importância fundamental. Esse contrato abrirá caminho para a integração e modernização de sistemas que fazem parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O cerne dessa iniciativa é permitir que os operadores acessem módulos e serviços de outros sistemas a partir de uma única estação de trabalho.
Essa abordagem inovadora representa uma resposta aos desafios de integração e modernização enfrentados no contexto do SISCEAB. Isso engloba sistemas essenciais, como o Sistema de Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar (DACOM) e o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO).
A criação da “PLATAFORMA ÚNICA” reflete a necessidade de uma solução personalizada e abrangente que possa atender às demandas específicas do DACOM e do SAGITARIO. Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro Fabio Louback Espinola, da Divisão Operacional da CISCEA, o diferencial da plataforma está na adoção de uma arquitetura tecnológica padronizada e modular, com Interface Homem-Máquina flexível. “Seu desenvolvimento possibilitará a implantação e a integração dos diversos sistemas que compõem o cenário aeroespacial e de defesa brasileiro. Essa abordagem contrasta com a tradicional criação de plataformas específicas para cada sistema, ao permitir a criação de uma plataforma centralizada e compartilhada entre eles”, explicou o engenheiro.
A arquitetura flexível da ferramenta irá oferecer ao Comando da Aeronáutica uma solução versátil e econômica, que ainda pode ser adaptada a diversas situações operacionais. A inovação será fundamental para enfrentar os desafios em constante evolução no campo do Controle do Espaço Aéreo e da Defesa Aeroespacial.
Esquadrilha da Fumaça leva 5 mil pessoas ao “Carreiródromo” em Trindade (GO) e emociona a todos
Juliano Gianotto | Publicada em 05/09/2023
No último sábado, 2 de setembro, a Esquadrilha da Fumaça realizou sua primeira demonstração em Trindade (GO). A emocionante apresentação atraiu uma multidão de aproximadamente 5 mil espectadores ao Carreiródromo Ada Cyra, onde, graças às boas energias, o tempo colaborou e não choveu, permitindo a realização de cerca de 50 manobras em um espetáculo que durou cerca de 35 minutos.
Os sete pilotos, a bordo de sete aeronaves A-29 Super Tucano, chegaram pontualmente a Trindade às 16 horas, vindo da Base Aérea de Anápolis. Lá, a preparação foi minuciosa para garantir total segurança para os profissionais e o público presente no Carreiródromo.
“Nos preparamos há um tempo para a apresentação em Trindade, veio um oficial antes e nos organizamos sobre o perfil do que seria demonstrado. Tudo aqui é feito com total garantia para um verdadeiro espetáculo”, afirma o capitão Neves, piloto número 3 da Esquadrilha.
A aproximação da equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) em Trindade já emocionou o público, e os gritos de empolgação foram inevitáveis. Wanderlei Silva levou o filho Davi, de 4 anos, para acompanhar. O garoto ficou sem palavras, só gritava de felicidade. Ao fim da apresentação, ganhou um pequeno avião de brinquedo, segundo noticiou a Prefeitura.
“Isso, para a cidade, é muito importante. Meu filho é muito sortudo de morar em Trindade. Aqui ele pode acompanhar um show desse. Eu, com mais de 50 anos, ainda não tinha visto. Agradeço à prefeitura por proporcionar isso à população e, em especial, ao meu filho Davi”, conta Wanderlei Silva.
Havia mais pessoas no Carreiródromo que ficaram muito felizes ao ver as manobras das aeronaves. “Foi esplêndido, maravilhoso, emocionante, tudo de bom para nós. Nossa cidade merece um aniversário assim. Parabéns, Trindade, por essa grande apresentação, esse fenômeno da aeronáutica. Vou lembrar para o resto da vida”, afirma Cleusa Maria, moradora do Setor Ana Rosa, que foi acompanhada por amigas e vizinhas.
Sete pilotos subiram aos céus, enquanto um permaneceu em solo para realizar a locução vibrante que deixou o público em expectativa a cada manobra. “Foi muito bacana receber o carinho do público em Trindade. Foi uma bela demonstração, e conseguimos mostrar um pouquinho do trabalho da Força Aérea Brasileira aos goianos”, destaca o capitão aviador Kwaka.
Após a apresentação em Trindade, a Esquadrilha da Fumaça seguiu para a Base Aérea de Brasília (BABR), no Distrito Federal, onde realizou sua participação no evento Portões Abertos no último domingo (8). Na ocasião, cerca de 80 mil pessoas puderam acompanhar as manobras das aeronaves, além de outras atrações aéreas.
Melhoria dos Serviços de Tráfego Aéreo na FIR Atlântico deve ser implantada pelo DECEA até 2025
Murilo Basseto | Publicada em 05/09/2023
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa hoje que realizou, na última semana, entre a segunda-feira, dia 28 de agosto, e a sexta-feira, 1º de setembro, uma reunião do Grupo de Estudos de Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).
O evento contou com a participação de representantes do DECEA, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e da Agência de Monitoração do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA).
Na ocasião, foi abordado o conceito Performance Baseada em Comunicação e Vigilância (PBCS) na Região de Informação de Voo Atlântico (FIR-AO), empreendimento do Programa SIRIUS que visa proporcionar melhorias na provisão do serviço de controle de tráfego aéreo no corredor das rotas que ligam a América do Sul à Europa.
Dentre os diversos objetivos relacionados a alguns dos estudos das atividades do GEPEA, destacam-se:
– o desenvolvimento e implantação de novos requisitos nos sistemas automatizados do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para o controle do tráfego e gerenciamento da malha aérea;
– a avaliação e manutenção da conformidade do desempenho do enlace de dados conforme parâmetros estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para as comunicações (CPDLC) e para a vigilância (ADS-C); e
– simulações e suporte ao treinamento dos controladores de tráfego aéreo do Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO) para adesão segura às novas funcionalidades.
A implementação do conceito PBCS na FIR Atlântico está planejada para ocorrer até dezembro de 2025, e tem o objetivo de permitir a redução segura dos mínimos de separações longitudinais e laterais entre as aeronaves e subsequente incremento da capacidade do espaço aéreo. Segundo o gerente do empreendimento PBCS, Capitão Especialista em Comunicações Marcelo Mello Fagundes, é prevista uma ampliação na oferta de níveis de voo mais ajustados às performances das aeronaves. “Com os novos mínimos de separação de 30NM [milhas náuticas], será possível autorizar, com maior frequência, as subidas para níveis superiores em situações de desvios devido às condições meteorológicas adversas, especialmente ocasionadas pela ativação da Zona de Convergência Intertropical”, afirmou.
O Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, destacou os benefícios esperados com a implementação do conceito Performance Baseada em Comunicação e Vigilância na FIR Atlântico. “A iniciativa proporcionará voos mais seguros, rápidos e eficientes para os usuários do transporte aéreo, redução no consumo de combustível e emissões de poluentes, além da diminuição da carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo e pilotos”, pontuou o Oficial-General.
INDEPENDENTE - Helicóptero da Força Aérea Brasileira chega a Lajeado para atuar em operações
Aeronave pousou por volta das 14h45 desta terça-feira
Jonas De Siqueira | Publicada em 05/09/2023 15:03
Um helicóptero da Força Aérea Brasileira pousou em Lajeado por volta das 14h45 para atuar em operações aéreas.
Em conjunto das equipes da Defesa Civil de Lajeado e Corpo de Bombeiros, os militares estão definindo os roteiros das operações. Cada deslocamento é capaz de resgatar até 10 pessoas, a aeronave consegue estabilizar e realizar o resgate.
À Rádio Independente, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, relatou que o trajeto principal será em direção ao Bairro Conservas, segundo para as zonas de risco em Estrela até Cruzeiro do Sul. “Encontrando pessoas com necessidade consegue fazer o resgate”, afirma Caumo.
INDEPENDENTE - Primeiras famílias são resgatas com helicóptero da Força Aérea Brasileira em Lajeado
Da Redação | Publicada em 05/09/2023 16:30
Pousou por volta das 16h15 desta terça-feira (5), o primeiro voo da série de resgates realizadas com o helicóptero da Força Aérea Brasileira na região do Vale do Taquari.
Foram resgatadas 13 pessoas, entre elas quatro crianças, e foram encaminhadas para atendimento no Hospital Bruno Born de Lajeado, que disponibilizou um local específico para receber.
Tenente Coronel explica como funcionam as operações aéreas noturnas de salvamento
A partir dos sinais luminosos equipes são capazes de localizar vítimas à noite
Da Redação | Publicada em 06/09/2023 00:34
O coordenador das operações aéreas das buscas pelas vítimas das enchentes, o Tenente Coronel Mattei, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, explica o método utilizado pelas aeronaves que realizam buscas pelas pessoas ilhadas em cima das casas.
As equipes da Defesa Civil apuram junto dos familiares no mapa do Google a localização exata das casas dos parentes ilhados. A tripulação de cada helicóptero, então, insere as coordenadas no equipamento que traça a rota para a busca. A localização é confirmada visualmente pela equipe, que inicia os procedimentos de descida. Em alguns casos, a aeronave se depara com a sinalização e desce para verificação e a equipe é surpreendida por pessoas em solo, fora de risco. Nestas situações, o coordenador pede que não sejam feitas as sinalizações ao helicóptero, pois esta atitude atrapalha e reduz a autonomia do voo e diminui a capacidade de busca.
Em geral, helicópteros não realizam operações noturnas pela falta de visibilidade, a não ser alguns modelos específicos de atividades especiais. É o caso do H-60 Black Hawk, aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), de emprego militar, capaz de realizar operações à noite. É o equipamento do Esquadrão Pantera, sediado em Santa Maria, que rasga os céus a partir do Parque do Imigrante e busca por pessoas sobre as casas em Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul.
As buscas aéreas foram realizadas durante a tarde desta terça-feira (5) e entraram noite adentro até que o local de abastecimento do helicóptero, em Caxias do Sul, encerrou as operações. Um caminhão tanque foi deslocado de Canoas para continuidade dos trabalhos noturnos, o que permitiu que as rotas fossem mantidas até às 22h30, quando subiu o último voo. Já passava da meia-noite quando o aparelho retornou à base das operações no Parque do Imigrante com cinco resgatados. No total, 31 pessoas foram retiradas de telhados por via aérea neste primeiro dia de atividades.
Segundo a previsão do coordenador Mattei, as operações serão retomadas às 6h da manhã desta quarta-feira (6) para busca de sobreviventes, apoio aos hospitais, em especial o Hospital Roque Gonzales, de Roca Sales, cuja situação é mais crítica com pacientes mais graves. Também serão feitos traslados de insumos e remoções de vítimas. Nesta quarta-feira (6), um segundo H-60 deve ser empregado, principalmente na região de Encantado, Roca Sales e Muçum.
Além da aeronave da FAB, são utilizados helicópteros do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil e o apoio visual de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal. A perspectiva é de que as buscas e operações possam ser ampliadas na região alta do Vale do Taquari. Apesar de já ter tido experiência com outras situações difíceis, Mattei destaca a dimensão da enchente que assola o Vale do Taquari. “Infelizmente já presenciei eventos semelhantes, mas com uma dimensão como esta, com tantas pessoas afetadas em tão curto espaço de tempo, realmente é a primeira vez”, relata.
Informações e localização de familiares
Aqueles que buscam informações ou procuram por familiares, devem contatar com a Defesa Civil do seu município, que repassa para a central de operações. DS
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025