NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Ala 2 realiza parceria para treinamento físico dos pilotos do F-39 Gripen

Objetivo é que os futuros pilotos da aeronave possam ter um treinamento diferenciado a fim de conseguir a melhor performance possível

Agência Força Aérea | Publicada em 04/11/2019 08:15

A Ala 2, localizada em Anápolis (GO), assinou, nessa quarta-feira (30), uma parceria com a Faculdade UniEvangélica para apoiar o treinamento físico dos pilotos do F-39 Gripen. A iniciativa parte de uma demanda da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e da própria SAAB - fabricante do avião -  para que os futuros pilotos possam ter um treinamento físico diferenciado a fim de conseguir a melhor performance possível.

“Essa preparação é um marco para a nossa operacionalidade. Com o KC-390 e a chegada do F-39, teremos o que há de mais moderno na aviação de transporte e de caça aqui em Anápolis e esse momento é a consagração do apoio irrevogável da cidade de Anápolis para com a Força Aérea”, ressaltou o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

O Reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel, destacou a importância do estreitamento das relações da Ala com a instituição de ensino. “Nós nos alegramos muito com essas parcerias, pois as vantagens vão para a sala de aula e além dela também”, enfatizou.

A possibilidade de auxilio multidisciplinar aos pilotos foi enfatizada pelo Diretor do Curso de Educação Física da universidade, Iransé Oliveira Silva. “Estamos alinhados com as determinações da CDA. Por meio dessa primeira ação concreta, outras ações poderão ser desenvolvidas. Nós sabemos o que a força da gravidade faz com o piloto e entendemos que a preparação física pode minimizar os efeitos da força gravitacional no corpo dele. As experiências que temos em outras áreas aqui na instituição serão de máxima contribuição para a preparação física dos pilotos”, explicou.

Após a assinatura da parceria, uma visita foi realizada a alguns laboratórios que poderão ser utilizados no auxilio à preparação dos pilotos, como o Laboratório de Análise de Movimento e Laboratório de Fisiologia respiratória e do sono.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Comissão de Aeroportos da Região Amazônica se reúne com Ministro da Infraestrutura


Anne Flores | Publicada em 04/11/2019 18:17

O Vice-Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Coronel Aviador Steven Meier, esteve reunido em audiência com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O encontro, realizado no dia 24 de outubro, em Brasília (DF), apresentou as capacidades da COMARA, bem como a prestação de contas das obras e projetos em andamento.

Na oportunidade, o Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, destacou a necessidade de investimento na infraestrutura aeroportuária em diversas cidades na Região Amazônica.

“Devido suas dimensões continentais, os rios substituem as estradas para interligarem a maior parte dos municípios. No entanto, além de ser um meio de transporte lento, dependendo da localidade e da época do ano, esses rios deixam de ser navegáveis e o transporte aéreo passa a ser a única alternativa viável para garantir a presença do Estado na região”, ressaltou.

Andamento das obras 

Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentaram ao Ministro o status das obras que estão em andamento. Em Estirão do Equador, a meta prevista para o ano de 2019 foi cumprida entre o início do mês de julho e meados de outubro.

Em Iauaretê, após a obtenção de um acordo com as lideranças indígenas locais, intermediado pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a previsão é de realizar a extração da rocha necessária à conclusão da pista ainda este ano.

Já a obra em Oriximiná necessitou de decisões de caráter técnico para a velocidade de mobilização e início. A situação da pista em Surucucu (RR), que está atualmente em obra, também foi tema da audiência, pois a declividade longitudinal da pista requer cuidados especiais mesmo de pilotos experientes e os desafios logísticos são ainda maiores porque, além de não existirem estradas que acessam a região, os rios mais próximos não são navegáveis.

O Ministro destacou que conhece a realidade da Região Amazônica por ter servido ao Exército Brasileiro no 6º Batalhão de Engenharia de Construção, em Boa Vista (RR) e no 2º Grupamento de Engenharia, em Manaus (AM). “A falta de investimentos nessas localidades é o que propicia o surgimento de traficantes de drogas, madeireiras e garimpos ilegais. Vamos ajudar a construir e recuperar aeródromos para integrar o território nacional”, declarou.

Participaram da reunião o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann; o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Substituto, Lisandro Cogo Beck; o Diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eduardo Henn Bernardi, além de demais membros do Ministério da Infraestrutura e do Comando da Aeronáutica.