NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 249/2023 - 05/09/2023
AFA abre 3º lote de ingressos para `Domingo Aéreo`; veja como reservar
Entradas serão liberadas na noite desta segunda-feira (4). Evento ocorre em 17 de setembro, a partir das 9h, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
Por G1 São Carlos E Araraquara | Publicada em 04/09/2023 17:47
A Academia da Força Aérea (AFA) libera, a partir das 19h desta segunda-feira (4), o 3° lote de ingressos para o Domingo Aéreo, que ocorre em Pirassununga (SP), que ocorre no dia 17 de setembro, das 9h às 17h. (veja abaixo como reservar seu ingresso)
Não foi informado a quantidade de entradas, mas vale lembrar que o lote anterior, com 15 mil ingressos, esgotou em menos de três horas. Já a primeira liberação, ocorrida em 21 de agosto, acabou em duas horas e meia.
Neste ano, o evento fará uma homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação. A programação conta com atividades aéreas e em solo, como exposição de aeronaves, show aéreo, exibição da Esquadrilha da Fumaça, atrações para crianças e praça de alimentação.
A AFA está localizada na Rodovia Deputado Ciro Albuquerque (SP-225).
Reserve seu ingresso
A entrada no Domingo Aéreo é gratuita, mas haverá uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que, posteriormente, serão destinados às entidades assistenciais apoiadas pela AFA.
A reserva do ingresso deve ser feita de forma on-line, pelo Sympla. Para entrar no evento, o participante deve levar o ingresso impresso, junto com um documento de identificação.
Clique aqui para reservar seu ingresso
O ingresso é individual e intransferível. Por conta do volume de acessos, o site pode apresentar instabilidade.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados por algum responsável. Menores de 14 anos não precisam de ingressos para entrar no evento, mas devem ser informados no cadastro dos responsáveis.
O que não pode no Domingo Aéreo:
Não será permitido qualquer tipo de manifestação/propaganda político-partidária, como por exemplo, camisas, bandeiras, santinhos, bonés de partido e políticos, entre outros.
Não será permitida a entrada de veículos contendo qualquer tipo de adesivação de cunho político;
Não será permitido aos visitantes portar armamento de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte ou que esteja uniformizado e/ou de serviço;
Não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas, coolers ou qualquer tipo de alimento (exceto para lactentes).
Exposição na Base Aérea de Brasília comemora 150 anos de Santos Dumont
O evento Portões Abertos ocorreu neste final de semana, com exposição gratuita de aeronaves civis e militares
Da Redação | Publicada em 04/09/2023 11:06
7SET: Semana da Pátria traz exposição inédita na Esplanada dos Ministérios
Carlos Borges | Publicada em 04/09/2023 18:56
A Semana da Pátria deste ano traz uma atração inédita na Esplanada dos Ministérios, a Exposição Multimídia. Na oportunidade, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas irão expor as atividades e os programas estratégicos em desenvolvimento. Além disso, Marinha, Exército e Aeronáutica, apresentam equipamentos militares, como embarcações, carros de combate e aeronaves. A exposição, que será inaugurada logo após o desfile cívico-militar, estará aberta ao público até o dia 10 de setembro, das 9h às 17h.
Durante os quatro dias de atividades, haverá apresentações de equipamentos militares e telões interativos para apresentar à população as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas.
No estande da Força Naval, o público poderá conhecer maquetes de meios operativos, embarcações, armamentos, carros de combate, produtos relacionados ao Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário e visitar o acervo histórico da instituição. Também haverá oficinas de nós e simuladores de paraquedas, de submarinos e de navegação. Tudo isso dividido em 10 tendas.
Nas atrações da Força Terrestre, distribuídas em 6 tendas e 28 barracas, haverá equipamentos de visão noturna, de artilharia e de engenharia; carros de combate; viaturas históricas; motocicletas; e simuladores. Ainda, demonstração de ca?es e banda de música. Outras ações, como um muro de escalada, atividades de pintura e diferentes brincadeiras, estarão disponíveis para as crianças.
Na programação da Força Aérea Brasileira (FAB), dividida em 11 tendas, o destaque vai para a réplica em tamanho real do caça F-39 Gripen, além de helicópteros, viaturas, simuladores de voo e uma mostra sobre a vida de Santos Dumont, o Pai da Aviação. Para o público infantil, a diversão é garantida com oficinas recreativas da “Turma do Fabinho”.
EXCON Tápio 2023 chega ao fim demonstrando integração entre Forças Armadas; assista ao vídeo
Agência Força Aérea | Publicada em 04/09/2023 12:00
Após intensos dias de treinamento e simulações, chegou ao fim o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2023, que reuniu cerca de 30 aeronaves e contou com a participação de militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB) e da Guarda Aérea Nacional do Estado de Nova Iorque (NYANG).
Realizado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), o exercício se destacou como o maior treinamento simulado da América Latina, reafirmando a capacidade das Forças Armadas de atuar de forma conjunta e eficaz em cenários desafiadores.
Durante o EXCON Tápio 2023, as operações foram variadas e intensas, abrangendo desde resgates em situações de perigo até o transporte de tropas e cargas. Neste sentido, a interoperabilidade entre as Forças Armadas foi um dos principais destaques do exercício, principalmente nas atividades de treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH – T) e no Guia Aéreo Avançado (GAA).
Tal cooperação reforçou a importância do trabalho conjunto e também combinado para alcançar objetivos estratégicos e lidar com cenários complexos. O Comandante da BACG e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, relatou que a sexta edição do Exercício Conjunto Tápio foi verdadeiramente exemplar, representando a importância do treinamento militar.
“Foram conduzidas 200 surtidas e acumuladas mais de 900 horas de voo, demonstrando o comprometimento incansável de nossos aviadores e o inabalável desejo de aprimorar nossas habilidades operacionais. Assim, por meio de cenários complexos, conseguimos simular uma ampla gama de situações que nossas forças podem enfrentar. Desde operações de resgate e evacuação até a defesa aérea e o reconhecimento estratégico. Cada missão desencadeou uma resposta precisa e coordenada, ressaltando nossa capacidade de adaptação e tomada de decisões“, declarou.
Além das realizações quantitativas, esta edição do Exercício Conjunto Tápio também foi marcada por avanços qualitativos. Segundo o Diretor do Exercício, a troca de experiências e conhecimentos entre as diferentes unidades presentes no treinamento enriqueceu a compreensão mútua de todos os envolvidos. “Aprendemos uns com os outros, aprimorando nossas táticas e estratégias, consolidando um espírito de trabalho em equipe que é fundamental para o sucesso em qualquer operação militar conjunta”, disse.
O papel das aeronaves
As diferentes aeronaves envolvidas, como os helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk, os caças A-29 Super Tucano e A-1, o avião-radar E-99 e a Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) RQ – 900, demonstraram suas habilidades e capacidades específicas, atuando de maneira coordenada e integrada.
O H-36 Caracal, uma aeronave multimissão da FAB, desempenhou papéis essenciais não apenas nos cenários de conflito, como também na rotina de missões de busca e salvamento.
“Trouxemos para o exercício nossas atividades rotineiras, mas, aqui, as realizamos em um cenário de conflito simulado, onde foram feitas diversas surtidas de missões com foco no resgate em combate. Assim, treinamos doutrinas, técnicas e táticas para missões de evacuação aeromédica, escolta aérea e transporte de feridos, até mesmo por içamento da vítima”, descreveu o Comandante do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, Leonardo Teles Gomes.
Entre os 13 esquadrões que participaram do Exercício, está o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV) – Esquadrão Escorpião – que realizou atividades de apoio aéreo aproximado, treinamento de pilotos como evasores em território hostil e em fuga e evasão.
Desse modo, o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Antonio Augusto Silva Ramalho, ressaltou que os voos com a Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque, com outras Organizações Militares da FAB e de Forças Singulares foram de grande importância para o enriquecimento das capacidades operacionais do Esquadrão.
“Esse treinamento proporcionou um ambiente realista para que nossos pilotos aperfeiçoassem suas capacidades de sobrevivência em cenários de combate, fortalecendo sua resiliência e adaptabilidade. Além disso, o EXCON pôde prover a manutenção operacional das equipagens do 1º/3º GAV na utilização determinante do vetor aéreo para o sucesso das operações terrestres, maximizando a efetividade do poder de combate conjunto e combinado”, explica.
O Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, sediado na BACG, também participou das atividades realizadas durante as três semanas de treinamento, realizando dois perfis de missões com seus vetores H-60 Black Hawk e SC-105 Amazonas. Com o helicóptero, os militares integraram a Força Tarefa de Busca e Salvamento em Combate com a função de veículo de resgate, que é o elemento vital para a extração do sobrevivente sobre território hostil.
Já com o SC-105, que também integra a referida Força Tarefa, os participantes do treinamento voaram de forma destacada, em níveis mais altos, uma vez que a aeronave representa o principal enlace de comunicações rádio entre os diversos elementos da missão, entre eles: demais aeronaves, sobreviventes e centros de coordenação.
A bordo de ambas as aeronaves, trabalharam Oficiais e Graduados, especialistas em gerência de dados que, com o apoio das avançadas ferramentas de navegação, sensoriamento e comunicação, abasteceram os demais elementos com toda informação determinante de maneira ágil e elevaram sua consciência situacional, item importante à segurança e efetividade das tarefas correlatas ao resgate dos sobreviventes.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Emanuel Patricio Beserra Garioli, o ano de 2023 representou a continuidade de um trabalho prático no desenvolvimento da doutrina de execução da tarefa CSAR.
“O cenário amplo, com inúmeras variáveis e estruturas, que simulam com grande fidelidade possíveis ocorrências reais, proporcionou, mais uma vez, a essencial oportunidade de se aferir a eficácia dos conceitos preconizados em nossas documentações. Os voos contaram com intercâmbio de militares norte-mericanos extremamente capacitados na atividade, além de serem realizados em conjunto com outras Unidades da Força Aérea Brasileira. Portanto, não se limitaram a uma oportunidade de aferir nossa eficiência no perfil da missão CSAR, foram, além disso, um momento vital para trabalharmos a capacidade de integração, comunicação comum e conjunta, elementos essenciais ao sucesso de qualquer operação militar de grande vulto”, finalizou.
Tecnologia
O uso da tecnologia foi um fator determinante no sucesso do EXCON Tápio 2023. As atividades e treinamentos puderam ser realizados de forma eficaz, justamente com o uso de ferramentas tecnológicas.
Na Célula Cenário, considerada o centro de operações de todo o exercício, era possível controlar todas as atividades e apresentar uma perspectiva dinâmica, realista e estruturada da atuação dos militares no treinamento. Assim, com a Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), era possível acompanhar todo o treinamento dos Guias Aéreos Avançados, realizado nas cidades de Aquidauana e Bodoquena – localizadas a 140 km e 270 km de Campo Grande, respectivamente).
“Como novidade nesta edição, o RQ-900, com suas capacidades de voo autônomo e sistemas de sensoriamento de ponta, rapidamente se firmou como um ativo valioso. Sua capacidade de fornecer inteligência em tempo real e cobrir áreas de difícil acesso trouxe uma nova dimensão ao cenário de treinamento. Assim, foi um avanço doutrinário para o Esquadrão, principalmente pelo envolvimento com outras unidades e essa interação em um exercício conjunto. Com isso, pudemos saber, realmente, qual a importância do ARP no cenário de guerra irregular“, explicou o Major Aviador Thiago Hamester Hunhoff, piloto da aeronave do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus.
Saldo Positivo
Diante de tudo isso, fica evidente que o Exercício Conjunto Tápio 2023 representou mais do que um treinamento simulado e reforçou o compromisso das Forças Armadas com a excelência, a integração e a capacidade de resposta em cenários complexos, garantindo a segurança e a eficácia das operações militares.
Base Aérea de Brasília realizou tradicional portões-abertos
Portões-abertos recebeu milhares de pessoas e foi repleto de atividades aéreas envolvendo a aviação civil e militar
André Magalhães | Publicada em 04/09/2023 11:30
A Força Aérea Brasileira realizou no último domingo (3), o tradicional “portões-abertos” da base aérea de Brasília (BABR). O evento reuniu aproximadamente 80 mil pessoas que puderam assistir a apresentações aéreas e ver de perto diversas aeronaves civis e militares.
A FAB levou para a exposição estática o KC-390 Millennium, A-29 Super Tucano, KC-130 Hercules, F-5EM Tiger, E-99M, IU-50, T-27 Tucano, dentre outras aeronaves. Além disso, a Marinha do Brasil apresentou ao público seus helicópteros UH-15 e SH-16, enquanto o Exército esteve presente com um HA-1.
A programação aérea contou com rasante de aviões militares, como do caças F-5M e AF-1 (A-4 Skyhawk), da marinha, e dos treinadores T-27. Ainda houve paraquedismo, onde um C-105 Amazonas foi utilizado para o lançamento.
A aviação civil também marcou presença, com destaque para Embraer E195 E2 (PS-AEO) da Azul e o Boeing 737-800 (PR-GXR), da Gol, que ostentavam uma pintura alusiva aos 150 anos de Santos Dumont.
Antes do pouso os dois aviões realizaram algumas passagens baixas e, já em solo, receberam o tradicional batismo com água.
Ainda entre os aviões civis, a esquadrilha ACRO e da esquadrilha FOX estiveram presentes. Em solo, também estiveram expostos veículos blindados do Exército Brasileiro e de forças policiais.
O encerramento dos portões-abertos ficou a cargo da Esquadrilha da Fumaça, que realizou uma demonstração completa com seus sete A-29 Super Tucano.
Os portões-abertos da BABR foi o primeiro de diversos outros programados para ocorrer neste e no próximo mês em várias bases aéreas espalhadas pelo país. Confira aqui a lista completa.
Azul leva pai da Aviação para um voo rasante em um Embraer E2 na Base Aérea de Brasília
Da Redação | Publicada em 04/09/2023 11:00
Quem presenciou o voo rasante do Embraer E2 da Azul Linhas Aéreas, na manhã desse último domingo, na Base Aérea de Brasília, pode ter visto um pouco mais do que só uma fuselagem nova, elegante e diferente. Os mais saudosistas ignoraram a diferença de tamanho e velocidade entre as aeronaves e, por alguns segundos, avistaram, no lugar do Embraer, o 14-bis e o pai da aviação, ambos desbravando o céu, mais uma vez.
A reação não podia ser diferente. A maior companhia aérea brasileira, em número de voos e cidades atendidas, programou uma homenagem ao Santos Dumont, o pai da aviação, que fez decolar um voo repleto de simbolismos, entre os seus mais de mil voos desse dia.
O voo, estrategicamente numerado de AD 150 e identificado pelos controles de tráfego aéreo como “Azul Dumont”, decolou ontem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 8h00, e pousou em Brasília, por volta das 9h30, para, após duas passagens baixas para demonstração da aeronave às milhares de pessoas presentes, realizar uma cerimônia de batismo.
A aeronave da Azul, que agora tem a imagem e a famosa assinatura Santos=Dumont, maneira como ele gostava de reforçar a brasilidade do nome, apesar da descendência francesa, comemora os 150 anos de nascimento do brasileiro que inventou o avião. E passa a integrar a malha da companhia aérea mais brasileira do país. A escolha do Embraer E2 também não foi ao acaso. A Azul é a única companhia a voar com as aeronaves de fabricação brasileira no país.
Para Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais da Azul e um dos pilotos desse histórico voo, está no DNA da companhia, há quase 15 anos, transformar a história da aviação brasileira. E por isso a Azul não poderia deixar de homenagear o brasileiro que transformou a história da aviação no mundo.
Com o logotipo em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont criado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o batismo do Embraer E2 da Azul contou com a presença de muitos convidados, incluindo o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica. Damasceno elogiou a iniciativa e também destacou a importância de contar com a parceria de uma companhia aérea tão atuante no país para levar essa homenagem para todos os cantos do Brasil e do mundo.
“Neste ano, a Força Aérea Brasileira celebra os 150 anos de Alberto Santos Dumont com entusiasmo, organizando mais de 370 eventos em sua honra. Este visionário revolucionou a aviação mundial, abrindo caminho para o mundo que conhecemos hoje. É emocionante ver que, além de nós da Força Aérea, a Azul Linhas Aéreas se juntou a essa comemoração, realizando uma pintura personalizada do pai da Aviação em uma de suas aeronaves. Todos estamos unidos em uma justa homenagem a esse grande pioneiro”, destaca o Comandante da Aeronáutica.
ITA Ceará: conheça a história do prédio de quase 90 anos que vai sediar o Instituto em Fortaleza
Local foi um dos principais pontos de apoio e patrulhamento do Brasil durante a Segunda Guerra
Nícolas Paulino | Publicada em 04/09/2023 10:02
A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) está prestes a completar 87 anos de serviços prestados ao Ceará e vai abrigar a nova unidade do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), segundo o presidente Lula confirmou na última sexta-feira (1º). Em quase nove décadas, ela ficou marcada na história da aviação brasileira e permitiu a formação de centenas de militares profissionais.
Criada em 1933 com o nome de 6º Regimento de Aviação, só iniciou oficialmente as atividades em 21 de setembro de 1936, data em que se comemora seu aniversário oficial. O primeiro comandante foi o então capitão aviador cratense José Sampaio de Macedo.
O 6º Regimento foi rebatizado como BAFZ em 22 de maio de 1941, quando a Força Aérea Brasileira (FAB) foi organizada. O prédio tem projeto arquitetônico do húngaro Emílio Hinko, responsável por importantes obras de Fortaleza, como o Náutico Atlético Cearense, a Igreja das Irmãs Missionárias e o Hospital de Messejana.
Em janeiro de 2022, foi aberto um processo de tombamento do complexo da BAFZ junto ao Departamento de Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, ele está em instrução, ou seja, processo de pesquisa documental e de campo para confirmar a relevância da proteção.
PATRULHA E COMBATE
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a BAFZ participou ativamente do patrulhamento do oceano Atlântico Sul com o uso de caças e bombardeiros. Em 1944, inclusive, ela recebeu o 4º Grupo de Bombardeio Médio.
Segundo o piloto e instrutor de voo Marcelo de Oliveira, em entrevista ao Diário do Nordeste, a posição geográfica do Nordeste brasileiro e sua proximidade com a Europa, África e América do Norte tornaram a região a mais difícil de ser defendida durante a fase de desenvolvimento do Brasil como país.
"Devido às tensões existentes na Europa pós-Primeira Guerra Mundial, no início da década de 30, a Força Aérea Brasileira resolveu implantar o que se tornaria a Base Aérea", contextualiza.
Desta forma, a BAFZ teve papel importante na defesa do território nacional durante a Segunda Guerra, "pois existiam perigos reais no oceano Atlântico, palco de inúmeras batalhas entre aliados e alemães; e o norte africano, também ocupado por alemães, era muito próximo e exigia igual atenção".
Finalizada a Guerra, o Grupo deu origem ao Esquadrão Pacau, criado em 1947, considerado a “Sorbonne da Caça”. O apelido lembra uma famosa universidade francesa, aludindo à dedicação da formação de pilotos de ataque.
Em 1958, a Base recebeu seus primeiros jatos. Em 1986, virou sede do 5° Esquadrão do 1° Grupo de Comunicação e Controle, para operar e manter um sistema de controle por radar em Fortaleza, auxiliando aeronaves em situações adversas, operacionais ou meteorológicas.
Na observação de Marcelo de Oliveira, a Base Aérea de Fortaleza foi "fundamental no desenvolvimento da sociedade cearense e da aviação regional, através de sua influência na formação de pilotos da aviação civil e implementação de tecnologias de navegação aérea da região".
MUDANÇA NAS UNIDADES
Em janeiro de 2002, o Esquadrão Pacau foi transferido da BAFZ para a Base Aérea de Natal (BANT). Em retorno, Fortaleza recebeu o Esquadrão Rumba, dedicado a formar pilotos de patrulha, transporte e reconhecimento. Porém, em outubro de 2013, este também foi transferido para a capital vizinha.
Já em dezembro de 2021, o Esquadrão Pacau foi desativado após 74 anos de atividade. De Natal, ele foi realocado para Manaus, onde trabalhou por 11 anos na patrulha da região amazônica. A decisão foi justificada dentro de um “processo de reestruturação da FAB”.
Atualmente, informou a Força Aérea Brasileira (FAB), a BAFZ executa atividades de preparo, gestão e suporte “necessárias ao funcionamento das Organizações Militares de sua área de atuação”. Compõem a Base:
- Comando (CMDO)
- Grupo Operacional (GOP)
- Grupo de Serviços de Base (GSB)
- Grupo Logístico (GLOG)
- Grupo de Segurança e Defesa (GSD)
- Grupo de Saúde (GSAU)
- Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA–FZ), responsável pela vigilância e controle da circulação aérea geral no Terminal de Fortaleza.
A BAFZ também presta apoio a aeronaves e tripulações em trânsito, sejam em missões de preparo ou de emprego, no Aeroporto de Fortaleza. O piloto Marcelo de Oliveira ressalta sobretudo a prestação dos serviços da Base no controle de tráfego aéreo e na manutenção dos sistemas de navegação aérea, que “balizam” inclusive rotas aéreas internacionais.
"Creio que as instalações internas da BAFZ, justamente por ter sediado tantos Esquadrões Aéreos, ainda possa dispor sim de uma boa estrutura que possibilite viabilidade na implantação do ITA. Creio também que, pelo fato de estar localizada em terreno adjacente ao do Aeroporto Internacional de Fortaleza, possa haver um maior atrativo para tal implantação visto que o Instituto, em grande parte, tem seu foco no desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas", finaliza Marcelo.
DCTA entrega equipamento de alto nível tecnológico para a Defesa do Brasil
Até março de 2024, está prevista a entrega de mais dois Criptocomputadores qualificados para ensaios em voo
Agência Força Aérea – Dcta, Por Major Reis | Publicada em 04/09/2023 10:00
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), subordinados ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP), respectivamente, realizaram, em agosto, em Gavião Peixoto (SP), a entrega do Criptocomputador CM4-B à empresa sueca Saab, fabricante da aeronave F-39 Gripen.
O dispositivo é um equipamento de alto nível tecnológico e estratégico para a defesa do Brasil e faz parte da Fase 2 do Projeto Identification Friend or Foe (IFF) Modo 4 Nacional (IFFM4BR) e marca o início da integração entre Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa Kryptus EED, 100% nacional, que colaborou no desenvolvimento do aparato. “A entrega do Criptocomputador é um importante marco para o projeto e representa mais um passo do Brasil na direção de obter soberania nacional nas tecnologias de sistemas de comunicação militar seguras IFF”, pontuou o Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino.
A criação do Criptocomputador (CM4-B) representa, internacionalmente, que a FAB atingiu o nível tecnológico para a integração e os testes em solo do Sistema IFF Modo 4 Nacional. Nesse contexto, o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Josemir Ribeiro Lima, destacou a importância do IAE no projeto. “A participação do Instituto foi uma grande oportunidade e a equipe se sente honrada em participar de algo dessa magnitude e de tamanha relevância, para contribuir para a defesa nacional”, finalizou o Oficial-Superior.
Além da entrega do equipamento, o Diretor do IAE, o Chefe do CCA-SJ e suas equipes técnicas ainda visitaram o laboratório Gripen Design and Development Network (GDDN), onde será realizado o início da integração do Criptocomputador. Até março de 2024, está prevista a entrega de mais dois Criptocomputadores qualificados para ensaios em voo.
Como o Criptocomputador (CM4-B) será utilizado?
Será conectado aos equipamentos transponder (utilizados para receber, amplificar e retransmitir um sinal em uma frequência diferente) e interrogadores localizados em aeronaves, embarcações, plataformas terrestres e radares, possibilitando ao interrogador transmitir desafios criptografados a um possível alvo, desde que o seu transponder também esteja equipado com um CM4-B, ou seja, precisa conter a mesma chave criptográfica que o Criptocomputador que o interrogador possui. Deste modo, o transponder responderá corretamente aos desafios e o alvo será classificado como amigo.
Entenda o Projeto IFF (Identification Friend or Foe) Modo 4 Nacional
O IFFM4BR visa a classificação remota eletrônica segura de plataformas militares (aeronaves, embarcações e veículos) no âmbito do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). Sua utilização aspira à consciência situacional (mapa tático), identificando essas plataformas no combate e provendo o suporte necessário às regras de engajamento, o que permite o emprego seguro de mísseis, além do alcance visual (BVR), evitando dessa forma, o fratricídio e a violação do sistema por adversários.
A principal vantagem do Sistema IFF é a sua capacidade de interoperabilidade. O Criptocomputador CM4-B pode ser usado em diferentes plataformas marítimas, terrestres e aéreas, por meio de sua integração com transponders e interrogadores de cada plataforma, permitindo a classificação em combate, rápida e segura, entre os vetores. Também se integra a esse sistema uma suíte de aplicativos responsável por gerar, proteger e distribuir chaves criptográficas a todos os Criptocomputadores. O desenvolvimento desses aplicativos é essencial para a segurança do sistema e está sob a responsabilidade do CCA-SJ.
Fotos: Aspirante Rebeka Falcão / IAE e equipe da Saab
A REDAÇÃO - Base Aérea de Anápolis abre os portões ao público
Esquadrilha da fumaça fará apresentação
Da Redação | Publicada em 04/09/2023 18:39
A Base Aérea de Anápolis (BAAN) realiza o evento Portões Abertos neste sábado (9/9). A exposição de aeronaves militares e civis contará com demonstrações aéreas, shows musicais, espaços infantis, ações cívico-sociais e muitas outras atrações.
O evento contará com apresentação da esquadrilha da fumaça. Na capital federal, o Portões Abertos reuniu mais de 90 mil pessoas na sua última edição.
Confira o calendário dos Portões Abertos nas diversas Organizações Militares (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo país:
03/09 - Base Aérea de Brasília (BABR)
09/09 – Base Aérea de Anápolis (BAAN)
17/09 – Academia da Força Aérea (AFA)
30/09 – Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)
01/10 – Base Aérea de Manaus (BAMN)
01/10 - Parque de Material Aeronáutica de São Paulo – (PAMA-SP)
12/10- Base Aérea de Canoas (BACO)
14/10- Base Aérea de Santa Maria (BASM)
15/10- Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
28 e 29/10 – Museu Aeroespacial (MUSAL)
29/10- Base Aérea de Fortaleza (BAFZ)
19/11- Base Aérea de Campo Grande (BACG)
FLAP INTERNATIONAL - FAB apoia atividades dos Voluntários do Sertão na Bahia
Da Redação | Publicada em 04/09/2023 18:00
A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesse fim de semana (02 e 03/09), o transporte de 160 pessoas, participantes do mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão. O grupo, que compõe os mais de 300 voluntários desta edição, embarcou em Ribeirão Preto (SP) e foi levado para Vitória da Conquista (BA). O destino final dos voluntários foi a cidade de Barra do Choça, que receberá os atendimentos gratuitos de 04 a 08 de setembro.
A iniciativa Voluntários do Sertão, que já está em sua 20ª edição, tem por objetivo viabilizar a assistência em saúde, com áreas médicas e odontológicas, atendimento social e orientações jurídicas. Atualmente, o programa realiza consultas, exames, procedimentos cirúrgicos (de pequena e média complexidades) e palestras. A equipe é formada por médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos, entre outros.
“Fiz questão de participar. Minha vida toda foi dentro da Aviação de Transporte e estar envolvido nessa missão é muito significativo não só para a FAB, mas também para quem necessita”. Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira.
O militar também falou da satisfação pessoal de se envolver em uma ação como essa. “Conheço os Voluntários do Sertão há muito tempo. É uma sensação de dever cumprido. Prover e manter recursos humanos e serviços é sempre um grande prazer”, finalizou.
Segundo o Presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, a parceria da Força Aérea com os Voluntários do Sertão é de extrema importância, pois é uma ação que beneficia muita gente.
“Se não fosse o apoio de um transporte tão rápido e prático, de ônibus perderíamos muitos dias. Sem essa parceria seria impossível a realização dessa atividade. Somos muito gratos.”, disse.
A Médica Otorrinolaringologista Geila Moreira, uma das voluntárias desta edição, falou sobre a emoção de voar com a FAB. “Nunca pensei que ia ter uma oportunidade dessas, de viajar em um dos aviões da Força Aérea. Fomos muito bem recebidos e agradeço todos os integrantes da Aeronáutica que nos ajudam nesse projeto tão relevante”, expressou.
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