NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Bacia de Santos é o atual foco da implementação de melhorias na navegação aérea pelo DECEA


Murilo Basseto | Publicada em 04/06/2023 07:10

Em um empreendimento do Programa SIRIUS, sob coordenação do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) gerencia o Projeto de Melhorias nos Procedimentos de Navegação Aérea nas Bacias Petrolíferas em Áreas Oceânicas.

Dentre os diversos objetivos, estão o incremento da segurança operacional e a estruturação do espaço aéreo na Bacia Petrolífera de Santos (BPF), área foco na etapa atual do empreendimento, com modernas técnicas de circulação aérea, visando atender à crescente demanda Offshore e ao desenvolvimento da região econômica do pré-sal brasileiro.

Os estudos e análises dos serviços de navegação aérea da Bacia Petrolífera de Santos identificaram oportunidades de proporcionar melhorias operacionais e técnicas na cobertura VHF terra/ar, na disponibilização de dados meteorológicos, na provisão da vigilância ATS, notadamente à baixa altitude, e no espaço aéreo da área oceânica, onde predomina a evolução do tráfego de helicópteros, bem como uma circulação que proporcione um ordenamento seguro e rápido aos tráfegos que se destinam à área desta Bacia Petrolífera.

O gerenciamento do projeto está a cargo da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo da Divisão de Operações do CINDACTA II, sendo adotado o planejamento da implantação de melhorias operacionais na área de Santos em um processo de decisão colaborativa (CDM), com a participação de todos os membros da comunidade interessados, como PETROBRAS, Nav Brasil, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Nacional do Petróleo (ANP), exploradores de petróleo, empresas aéreas e pilotos.

Dentre os benefícios esperados com a melhoria dos serviços de navegação aérea na BPS estão o incremento na segurança operacional, o aumento na capacidade do espaço aéreo e da eficiência nas operações dos usuários e a redução da carga de trabalho dos pilotos.

As implementações desses planejamentos pelo DECEA, com a utilização de novas tecnologias e modernas estruturas de espaço aéreo com rotas de navegação de área (RNAV) para as Bacias Petrolíferas Oceânicas, visam melhorias imediatas para os usuários, além de atender às premissas e aos objetivos estratégicos da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

O cronograma planejado indica como prazo de finalização o ano de 2025, com a atividade de pós-implementação, visando a uma melhor organização das ações e ao atendimento das necessidades mais imediatas dos operadores e empresas aéreas Offshore.

DEFESA EM FOCO


Força Aérea Brasileira realiza ação de saúde para comunidades ribeirinhas na Amazônia

Intendência Operacional da Força Aérea Brasileira administra Hospital de Campanha no exercício EXCELSIOR 2023

Marcelo Barros, Via Agência Força Aérea | Publicada em 04/06/2023 13:00

A Intendência Operacional da Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável pela administração do Hospital de Campanha (HCAMP) no exercício EXCELSIOR 2023, numa Ação Cívico-Social (ACISO) que levou atendimento médico às comunidades ribeirinhas do distrito de Moura e do município de Barcelos, no Amazonas. A ação foi possível graças às balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA).

Logística e Apoio no Campo

O Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), sediado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), mantém a maioria do material de campanha utilizado nas operações. Em um período de 24 a 48 horas, a logística operacional deve estar pronta para operar em sua plenitude, com todos os equipamentos e insumos necessários.

Com o suporte do Escalão Móvel de Apoio (EMA), a Intendência Operacional provê alimentação, alojamento, higiene, recreação e manutenção do bem-estar em geral. Mesmo distantes de suas casas e familiares, os militares conseguem cumprir suas funções em condições adequadas.

A Importância da Missão

“É muito gratificante; estamos fazendo um trabalho de bastidores. É muito importante saber que quem está na linha de frente, o pessoal da saúde, está podendo desenvolver o seu melhor graças ao trabalho que estamos fazendo. Manter o militar da saúde em melhores condições propicia um atendimento de melhor qualidade e durante mais tempo para a população”, ressaltou o Comandante do EMA, Major Intendente Rafael Freitas de Lima.

Desafios e Dedicação da Equipe

A Tenente Intendente Bruna Dalcin, Chefe da Unidade Celular de Intendência (UCI), destacou o foco e a dedicação da equipe. “Desde as instalações mais básicas, como as hidráulicas e elétricas, até a otimização do espaço das balsas, tudo foi milimetricamente organizado para que fosse oferecido o melhor a todo o efetivo envolvido”, disse.

Já a Tenente Nutricionista Luana Viegas Gomes, responsável pela alimentação nas balsas, salientou as particularidades dessa missão. “Montar toda esta estrutura sob uma balsa traz várias limitações. Isso faz com que a gente se empenhe mais em oferecer uma alimentação de qualidade, não só do ponto de vista higiênico e nutricional, mas também como algo que dê conforto a todos os militares que estão envolvidos”.

Sobre o EXCELSIOR

O Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR) é uma ação ostensiva do Comando da Aeronáutica (COMAER) e conta com a colaboração de diversas entidades e grupos, incluindo o Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), o Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), o Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP), o Escalão Móvel de Apoio (EMA), o Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e a Unidade Celular de Intendência (UCI).