NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

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PORTAL UOL


Em cima ou embaixo? Entenda o que define a posição da asa de um avião


Alexandre Saconi Colaboração Para O Uol | Publicada em 03/10/2020 04:00

As asas de um avião podem ficar embaixo ou acima da fuselagem, que é o corpo da aeronave. Mas o que define essa posição?

A melhor resposta é: depende da finalidade e do projeto do avião. Cada empresa, ao elaborar um novo modelo, deve definir diversos fatores, como local e tipo de operação, qual motor será usado e onde ele será fixado, entre outros quesitos.

Grande parte dos aviões de carga costuma ter a asa acima do corpo, como o Embraer C-390 Millennium ou o Antonov An-225 Mriya. Mas isso não é regra, tendo em vista que alguns modelos de aviões comerciais também são cargueiros, como o Boeing 747 ou o McDonnell Douglas DC-10.

Os aviões comerciais de passageiros, em sua maioria, têm a asa na parte inferior da fuselagem, como o Airbus A-320 ou o Boeing 737. Entretanto, isso também não é regra, já que existem modelos de aviões comerciais com asa alta, como o ATR-72, operado no Brasil pela Azul.

Os principais tipos de asas são a baixa, a média, a alta e, em alguns casos, para-sol. Veja a seguir algumas características e exemplos de cada uma delas.

Asa baixa

A asa baixa, como o próprio nome diz, fica alinhada com a parte inferior do corpo dos aviões. É o tipo mais encontrado nos jatos da maioria dos aviões das empresas aéreas brasileiras e nos da aviação executiva.

Caso o motor seja fixado embaixo dessa asa, o trem de pouso precisa ser mais alto, para garantir uma distância segura da pista. Isso acaba, na maioria das vezes, obrigando que os aeroportos onde esses aviões operam tenham infraestrutura diferenciada para alcançar a porta da aeronave, como escadas ou pontes de embarque.

Na aviação executiva, é possível encontrar aviões de asa baixa com os motores na parte traseira da fuselagem. Isso permite que o corpo do avião fique a uma altura menor em relação à pista, tornando mais prático o embarque e desembarque dos passageiros.

Exemplos: Boeing 737, Airbus A-320 e Embraer Phenom 300.

Asa média

A asa média é utilizada, principalmente, em aviões que precisam fazer curvas muito rápidas, como os acrobáticos. Ela fica localizada no meio da fuselagem, entre o topo e a parte de baixo.

É pouco usada, por necessitar de maior reforço no meio da estrutura do avião para ser suportada, o que acaba ocupando mais espaço interno e aumentando o peso total da aeronave.

Exemplos: O jato executivo IAI Westwind, o acrobático Extra e o avião de patrulha Lockheed P-2 Neptune, que foi operado pela FAB até meados da década de 1970.

Asa alta

Esse tipo de asa fica no topo da fuselagem, e é encontrado em aviões mais lentos, como cargueiros e grande parte dos modelos de treinamento e da aviação geral.

Aumenta a capacidade relativa que o avião pode transportar e facilita o carregamento e descarregamento. Também permite a utilização de motores maiores em aviões com trem de pouso mais baixo, como é o caso do ATR-72, que tem hélices com quase quatro metros de diâmetro.

Outra diferença é sua aplicação quando o motor está na própria asa, aumentando a distância em relação ao solo. Isso evita que detritos, como pedras e sujeiras, sejam sugados para dentro dos motores, permitindo que os aviões sejam operados até em pistas não pavimentadas.

Também é encontrado em diversos modelos anfíbios, que não poderiam ter os motores próximos à água.

Exemplos: os cargueiros Embraer C-390 Millenium e o C-130 Hércules, operados pela FAB, e os modelos comerciais Cessna C208 Grand Caravan, da Azul Conecta, e ATR-72, operado pela Azul e Voepass.

Asa para-sol

Pouco encontrada nos aviões mais recentes, essa asa é fixada acima do corpo do avião. Isso requer que sejam feitos vários reforços na estrutura, o que acaba aumentando o peso total da aeronave.

Exemplos: Consolidated PBY Catalina, que foi operado pela FAB até o início da década de 1980

Mais de uma asa

Há também a possibilidade de um avião possuir mais de uma asa. É o caso de biplanos e triplanos, que costumam possuir uma asa baixa e outra alta (ou para-sol).

Esse tipo é encontrado com mais frequência nos modelos do início do século 20 e existe até hoje. Um dos principais exemplos é o Fokker Dr.I, um triplano militar.

Esse avião é conhecido por ter sido usado pelo piloto de caça alemão Manfred von Richthofen, conhecido como o Barão Vermelho, durante a Primeira Guerra Mundial.

Fontes: Thiago Brenner, professor da Escola Politécnica da PUC-RS, e Regers Vidor, engenheiro-mecânico aeronáutico e professor da Universidade Tuiuti do Paraná.

PORTAL AEROFLAP


Força Aérea Brasileira realiza despedida de Oficial-General


Da Redação | Publicada em 02/10/2020 11:11

A cerimônia de despedida do Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros foi realizada nesta quinta-feira (1), na Ala 1 – em Brasília (DF), e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

O Comandante da Aeronáutica, acompanhado pelo Tenente-Brigadeiro William, foi recebido pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAER-BR), Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha. Também participaram da cerimônia o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica de ontem e de hoje; o Ministro do Superior Tribunal Militar José Barroso Filho; além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da FAB.

O Comandante da Aeronáutica homenageou o Oficial-General com uma recordação da Força Aérea Brasileira, como símbolo do dever cumprido. “Todos que tiveram o privilégio do seu convívio são testemunhas de seu perfil laboroso, sua capacidade de congregar seu espírito sereno, sua vida ilibada, enfim, seu compromisso com os anseios institucionais, foram características que balizaram a sua atuação em cada tarefa que lhe foi atribuída ”, enfatizou.

Como gesto de reconhecimento, a Cadete Intendente Fernanda Martins Feijó Pinheiro passou às mãos do Tenente-Brigadeiro William, para custódia definitiva, o Espadim de Cadete da Aeronáutica, marco inicial de sua carreira.

O Oficial-General recebeu, ainda, a insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar do Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patricio Beserra Garioli, Oficial que o acompanhou como assistente nos últimos anos da carreira.

O Tenente-Brigadeiro William agradeceu à FAB por toda sua trajetória. “Rendo as minhas emocionadas homenagens e os eternos agradecimentos à Força Aérea Brasileira, que me acolheu em 1961, e permitiu, como diversos jovens do País, a minha formação de Oficial Aviador”, disse.

O Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros é natural de Natal (RN). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 06 de março de 1961, foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 16 de dezembro de 1966 e atingiu o atual posto em 31 de julho de 2003.

Dentre os principais cargos que assumiu, cita-se: Oficial do Corpo de Cadetes da Aeronáutica e Instrutor de Voo da Academia da Força Aérea no Campo dos Afonsos (RJ) e em Pirassununga (SP); Instrutor de Voo e Oficial de Segurança de Voo do Centro de Formação de Pilotos Militares, atualmente Ala 10; Comandante do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano; Subcomandante da Base Aérea de Brasília; Chefe da Assessoria de Relações Públicas do Gabinete do Ministro da Aeronáutica; Diretor do Parque de Material Aeronáutico de Recife; Adido Aeronáutico na França; Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ensino da Aeronáutica; Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar; Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica; Chefe do Gabinete do Ministro/Comandante da Aeronáutica; Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional; Diretor-Geral de Ensino; Comandante Geral de Operações Aéreas; Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; e Ministro do Superior Tribunal Militar. Possui 7.255 horas de voo, 26 condecorações nacionais e uma condecoração estrangeira.

Fonte: Força Aérea Brasileira

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos / CECOMSAER