NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Base Aérea de Florianópolis sedia Exercício Operacional Carranca 2023

Treinamento que vai até 12 de maio tem como objetivo adestrar Esquadrões para a Busca e Salvamento

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 02/05/2023 10:06

Até o dia 12 de maio, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, na Base Aérea de Florianópolis, o Exercício Operacional (EXOP) Carranca, ação operacional coordenada pelo Comando de Preparo, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e conduzida pela Base Aérea de Canoas. Ao todo, participam do treinamento mais de 200 militares. O EXOP CARRANCA é uma atividade cujo objetivo é adestrar os Esquadrões participantes na execução e no aprimoramento das táticas, técnicas e procedimentos necessários ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento, em cenário terrestre e marítimo. Nesse contexto, o Exercício se pautará no treinamento baseado em cenários, aproximando-se ao máximo das situações comumente encontradas nas missões de Busca e Salvamento. Para tanto, deverão ser estudados os acionamentos SAR recentes e recriados os cenários mais complexos, ou nos quais os Esquadrões tiveram maior dificuldade, obviamente, respeitando as limitações logísticas.

O EXOP CARRANCA envolve o Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) - Esquadrão Orungan; o Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV) - Esquadrão Phoenix; o Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) - Esquadrão Netuno; o Segundo Clique aqui para baixar a imagem originalEsquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) - Esquadrão Pelicano; o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) - PARASAR; a Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) - DECEA); o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comando e Controle (1º/1º GCC) - Esquadrão Profeta; os Centros de Coordenação de Salvamento Aeronautico (SALVAERO - Brasília, Curitiba, Recife e Manaus) e o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMARAUL - do Comando do  5° Distrito naval da Marinha do Brasil), cujos meios desdobrados estão sob o Controle Operacional do Comandante da BACO e Diretor do EXOP CARRANCA, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

A troca de experiências na Ação de Busca e Salvamento entre os Esquadrões participantes é de fundamental importância. Para tanto, serão realizados intercâmbios de tripulantes dos diversos Esquadrões.

Em suas palavras, o Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann falou sobre a relevância do Exercício para a população e a sua execução. "A Operação CARRANCA se reveste de muita importância para Força Aérea Brasileira, pois é a oportunidade que nós temos para preparar as tripulações de Busca e Salvamento. Essa missão é extremamente relevante para a sociedade brasileira, pois se compõe de um cenário muito específico e contribui para todas as operações de treinamento que melhoram a eficiência das nossas tripulações nessa missão", disse.

O Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, destacou a importância em receber o Exercício e explica sobre as peculiaridades da região. "O EXOP CARRANCA tem a característica de ser um exercício voltado para o treinamento de Busca e Salvamento e, aqui, na Base Aérea de Florianópolis, geograficamente há uma característica muito peculiar de permitir diversos tipos de treinamento num curto raio de ação. Então, para o Exercício Operacional, entendo que é bastante proveitosa a possibilidade de treinar, nesse espaço, diversos tipos de exercícios, com a otimização dos seus recursos aéreos e, para a Base Aérea, principalmente, a importância é se manter dentro da sua atribuição e do cumprimento de sua missão, mantendo a sua operacionalidade, voltada não apenas para as equipagens que aqui operam, mas também para o efetivo em se manter capacitado e disponível para as demandas que a Força Aérea necessita", explicou.

Durante o primeiro dia do Exercício, os militares se reuniram para o Academic Day: período no qual as equipagens trocam informações e experiências sobre as táticas, técnicas e procedimentos relacionados à Busca e Salvamento.

FAB realiza sonho de criança em conhecer aviões

João Guilherme já enfrentou pelo menos nove cirurgias, inclusive um transplante hepático, e está em tratamento hospitalar

Por Luiz Fara Monteiro | Publicada em 02/05/2023 09:52

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sempre encantaram o pequeno João Guilherme, de apenas 6 anos, que embora com tão pouca idade, é sinônimo de superação. O sonho do menino de conhecer de perto as aeronaves foi realizado, no dia 17/04, pelo Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) - Esquadrão Guará, localizado na Base Aérea de Brasília.

A visita marcada por emoção foi possível por meio da coordenação da ONG Make-a-Wish, cujo foco é realizar sonhos de crianças com doenças críticas. João já enfrentou pelo menos nove cirurgias, inclusive um transplante hepático, e ainda está em tratamento hospitalar. Por isso, o Esquadrão Guará abriu as portas para o pequeno, acompanhado dos pais e dos seus dois irmãos.

“Para ele, foi uma felicidade imensa porque desde mais novo ele é fascinado por tudo o que envolve as Forças Armadas. Ele sempre sonhou em conhecer os aviões. E para mim, como mãe, foi também foi um momento muito especial vê-lo feliz”, contou a mãe de João, Adriele da Silva Ferreira Dourado. “A gente faz de tudo para realizar as vontades dele, principalmente porque, desde o primeiro mês de vida, começaram os desafios pela sobrevivência. Ele brinca, corre, anda de bicicleta, mas quem olha para ele, não imagina o que já enfrentou”, acrescentou.

O caçula de três filhos de Adriele foi recebido pelo Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador André Luiz Cornélio Maia, que apresentou a importância da educação escolar e mostrou algumas atividades desenvolvidas pela FAB. O garoto teve a oportunidade de conhecer de perto um pouco do dia a dia dos militares que atuam na Unidade Aérea, conversou com os pilotos e tirou diversas dúvidas.

Segundo o Comandante, visitas como a de Lucas são extremamente motivadoras. “É uma simbiose. Certamente foi uma experiência marcante para o João Guilherme e a família. Para nós, tripulantes, conhecer um pequeno guerreiro de apenas 6 anos de idade e que já superou inúmeros desafios é gratificante. Vimos, na prática, que nunca será em vão uma decolagem de um Guará para salvar vidas!”, disse.

Antes de ir embora, João realizou outro sonho ao ganhar de presente um macacão de voo personalizado, réplica do 8º uniforme, utilizado pelos aeronavegantes (pilotos, mecânicos, comissários, entre outros).

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL ND MAIS - Força Aérea Brasileira realiza treinamento de busca e salvamento nesta terça-feira em Florianópolis


Publicada em 02/05/2023 15:45