NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Força Aérea Brasileira finaliza a sexta edição do Exercício Conjunto Tápio
Atividades ocorreram na Base Aérea de Campo Grande com intuito de treinar mais de 700 militares para situações comuns a conflitos irregulares
Luiz Fara Monteiro | Publicada em 01/09/2023 11:28
Nesta sexta-feira (01/09), a Força Aérea Brasileira (FAB) encerrou mais uma edição do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio. Realizadas na Base Aérea de Campo Grande (BACG), as atividades envolveram mais de 700 militares, ao longo de três semanas, tendo como principal objetivo o treinamento em simulações realistas e complexas comuns a conflitos irregulares.
Para isso, o EXCON Tápio reuniu 13 esquadrões e cerca de 30 aeronaves da FAB, além da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de países parceiros. Conforme o Diretor do Exercício e Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, o exercício se destacou pela tecnologia avançada empregada nas operações aéreas. “O implemento das tecnologias de ponta, hoje, é fator crítico para o sucesso da missão que desempenhamos. Essa implementação não depende apenas dos equipamentos, precisa também de treinamento, de um estudo árduo, para que possamos atingir os objetivos”, destacou.
De acordo com o Brigadeiro do Ar Breviglieri, ao todo, foram realizadas quase 900 horas de voo e mais de 200 surtidas durante as três semanas de treinamento. “Podemos resumir o EXCON Tápio em uma palavra: preparo”, enfatiza. Desde o planejamento, no qual os militares se debruçaram sobre a montagem de cenários complexos e realistas, até a execução, em que foi preciso estudar de forma meticulosa a geografia do terreno, ameaças e contingências, o Exercício Conjunto foi considerado um sucesso. “Todos os envolvidos terminam as atividades com a sensação de dever cumprido. Pudemos aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes”, complementa.
Durante o treinamento, foram empregados caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal, o avião-radar E-99 e a ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) RQ-900. As missões incluíram ações de Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédica. Os exercícios ainda contaram com atuação de equipe médica, homens de resgate e artilharia antiaérea.
Importância do EXCON Tápio 2023:
“O EXCON Tápio é perfeito para conseguirmos uma integração muito grande não só com outras unidades de helicóptero, mas também com unidades de caça e de transporte, além de treinar técnicas de atendimento pré-hospitalar. O mais importante deste exercício é mostrar à sociedade brasileira que nós estamos prontos e capacitados. Cada cidadão, cada militar, pode ter a certeza de que vamos buscá-lo e trazê-lo de volta ao lar, família e pátria”.
Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, Comandante do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia
“Esta foi a primeira vez que o esquadrão participou do Exercício. Foi um avanço doutrinário bastante grande pelo envolvimento com outras unidades e essa interação de um exercício conjunto. Além disso, soubemos realmente qual é a importância da ARP no cenário de guerra irregular”.
Major Aviador Thiago Hamester Hunhoff, Operações do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus
“O Exercício permite que aquilo que nós treinamos no nosso dia a dia possa ser aplicado. Além de podermos treinar com outros helicópteros, aqui, nós temos a oportunidade de treinar em operação conjunta, proporcionando o desenvolvimento da interoperabilidade. Podemos, ainda, treinar um cenário onde nós seremos empregados em uma situação real”.
Tenente -Coronel Aviador Leonardo Teles Gomes, Comandante do Terceiro Esquadrão do Oitavo Esquadrão Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma
“Esse treinamento proporcionou um ambiente realista para que nossos pilotos aperfeiçoassem suas capacidades de sobrevivência em cenários de combate, fortalecendo sua resiliência e adaptabilidade. Além disso, o EXCON pode prover a manutenção operacional das equipagens do 1º/3º GAV na utilização determinante do vetor aéreo para o sucesso das operações terrestres, maximizando a efetividade do poder de combate conjunto e combinado”.
Tenente-Coronel Aviador Antonio Augusto Silva Ramalho, Comandante do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV) – Esquadrão Escorpião
“O ano de 2023 representou a continuidade de um trabalho prático no desenvolvimento da doutrina de execução da tarefa CSAR. O cenário, amplo, com inúmeras variáveis e estruturas, que simulam com grande fidelidade possíveis ocorrências reais, proporcionou, mais uma vez, a essencial oportunidade de se aferir a eficácia dos conceitos preconizados em nossas documentações. Os voos de nossas aeronaves ao longo do EXCON Tápio contaram com intercâmbio de militares, além de serem realizados em conjunto com outras unidades da Força Aérea Brasileira”.
Tenente-Coronel Emanuel Patricio Beserra Garioli, Comandante do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano.
Esquadrilha da Fumaça deve se apresentar pela 1ª vez em Trindade (GO) e depois segue para Brasília
Juliano Gianotto | Publicada em 02/09/2023 07:51
Neste final de semana, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, inicia uma série de duas apresentações na região centro-oeste do Brasil.
No sábado, dia 2 de setembro, o grupo partirá de sua base na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo, para aterrissar na Base Aérea de Anápolis, Goiás. De lá, as sete aeronaves seguirão para a cidade de Trindade, onde devem realizam a primeira demonstração aos munícipes trindadenses.
Segundo a agenda da Esquadrilha, a demonstração, que tem duração de aproximadamente 35 minutos com diversas manobras e acrobacias, está marcada para ocorrer às 16h00, no Carreiródromo de Trindade. A apresentação ocorre em comemoração aos 103 anos da cidade.
No dia seguinte, dia 3 de setembro, as aeronaves A-29 Super Tucano seguem de Anápolis para a capital federal, Brasília. Lá, participam do evento “Portões Abertos da Base Aérea de Brasília (BABR)”. A apresentação ocorre às 16h00 e as demais informações sobre o evento, bem como as diversas atrações ao longo do dia, podem ser acessadas através do site oficial.
Além dessas demonstrações, nas próximas semanas o EDA deve se apresentar nas seguintes localidades:
07/09 – Brasília/DF – 11h00 – “Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro”
09/09 – Anápolis/GO – 15h30 – “Portões Abertos 2023” na Base Área de Anápolis (BAAN)
17/09 – Pirassununga/SP – 11h00 e 16h00 – “Portões Abertos 2023” na Academia da Força Aérea (AFA)
30/09 – Guaratinguetá/SP – 15h30 – “Portões Abertos 2023” da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), no Aeroporto de Guaratinguetá
Como visto acima, quase todas as demonstrações fazem parte dos tradicionais “Portões Abertos” realizado pela FAB. A campanha de eventos organizados anualmente abre as portas das organizações militares ligadas a FAB para receber o público e exibir todas a operacionalidade, além de estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica.
Vale destacar que neste ano, os eventos militares fazem parte das comemorações dos 150 anos do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont.
Ingressos gratuitos
Portões Abertos AFA 2023 – 3º lote de ingressos disponíveis a partir do dia 04/09.
Portões Abertos EEAR 2023 – 4º lote de ingressos disponíveis
Base aérea de Brasília realizará evento portões abertos
O evento portões abertos da base aérea de Brasília terá a demonstração da Esquadrilha da Fumaça e rasante de caças
Redação | Publicada em 01/09/2023 19:55
A Base Aérea de Brasília promoverá no próximo domingo (3), o tradicional evento portões abertos.
A programação contará com a demonstração da Esquadrilha da Fumaça, passagens baixas de caças da FAB e da Marinha do Brasil, bem como apresentações da aviação civil, como a esquadrilha ACRO e a esquesquadrilha Fox.
Na programação, também está prevista a simulação de combate à incêndio do Air Tractor AT-802 do Corpo de Bombeiros Militar do DF, paraquedismo e aeromodelismo.
m solo, o público poderá conferir de perto exposição estática de aeronaves militares, institucionais e civis, veículos blindados, exposição de carros, apresentações musicais e programação infantil. Confira mais detalhes no site oficial.
O evento deste ano faz parte das celebrações dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont. Desde o começo do ano, a FAB promoveu diversas homenagens ao "Pai da Aviação". Além disso, os portões abertos também fazem parte das celebrações do mês da independência.
O evento acontecerá das 8h às 17h, com entrada franca e os visitantes poderão levar um quilo de alimento não perecível.
Um avião da Azul fará uma manobra especial em Brasília para celebrar os 150 anos de Santos Dumont
Gabriel Benevides | Publicada em 01/09/2023 19:31
A Força Aérea Brasileira (FAB), que está celebrando os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, receberá uma importante homenagem da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Uma aeronave Embraer E195-E2 foi adesivada com a marca oficial da campanha do sesquicentenário do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira.
Para a ação especial, um Embraer E-2 da Azul fará passagens aéreas durante o evento Portões Abertos 2023, que acontece no próximo domingo (03/09), na Base Aérea de Brasília. Na oportunidade, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e o Diretor de Relações Institucionais e Aeroportuárias da Azul Fabio Campos, farão um ato tradicional na aviação, chamado de batismo da aeronave. Trata-se da passagem do avião por debaixo de um arco d’água produzido por dois caminhões de bombeiros. A ação acontecerá às 10 horas.
Importância de Santos Dumont – O sesquicentenário de Santos Dumont, celebrado em 20 de julho, rememora a vida, as obras e os valores do homem que deu asas à humanidade. Herói da engenhosidade, ele realizou o voo do aparelho mais pesado do que o ar em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14 Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante à Comissão Oficial do Aeroclube da França e mais de mil espectadores.
Após o feito, Santos Dumont se tornou uma celebridade conhecida mundialmente e continuou a trabalhar em aviões, tendo feito muitas outras contribuições importantes para a aviação. Em 1909, ele voou o Demoiselle, um dos primeiros aeroplanos do mundo. O inventor também trabalhou em melhorias no design do avião, como a adição de cauda vertical para melhor estabilidade e controle, avanços que são base conceitual para as mais modernas aeronaves até os dias atuais.
ITA Fortaleza: Lula confirma vinda do instituto e ministro dá aval após visitar prédio da Base Aérea
Alunos cearenses lideram em aprovações no vestibular do Instituto, um dos mais difíceis do Brasil
Theyse Viana E Nícolas Paulino | Publicada em 01/09/2023 12:14
O presidente Lula confirmou, nesta sexta-feira (1º), que a nova sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), primeira fora de São Paulo, será mesmo instalada em Fortaleza. A informação foi adiantada pelo Diário do Nordeste em junho. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, também deu aval à implantação do Instituto nas instalações da Base Aérea de Fortaleza, após visita ao local também nesta sexta (1º).
"Nós vamos trazer o ITA para investir aqui no Ceará. É um presente que a gente vai dar ao Ceará", disse Lula em discurso durante as comemorações de aniversário de programas de microcrédito do Banco do Nordeste, em Fortaleza. Depois, o presidente acrescentou que a medida é uma compensação pelos resultados do Estado nas avaliações educacionais.
"É prêmio de merecimento pela qualidade de estudo que vocês aplicaram aqui", afirmou.
Além disso, durante esta manhã, o ministro da Defesa visitou as instalações da Base, no bairro Aeroporto, local que deve ser ocupado pelas salas de aula, reitoria, alojamentos e demais espaços que compõem a estrutura do Instituto.
Após percorrer os espaços da Base – como prédios administrativos, refeitório, hotel de trânsito e até hospital –, Múcio se mostrou satisfeito com a infraestrutura já disponível e afirmou são necessários apenas alguns ajustes de planejamento e manutenção nos prédios de alojamentos para receber a sede do ITA de forma ideal.
"Falta muito pouca coisa. Fiquei entusiasmado, é um patrimônio espetacular. Acho que foi preparado para se materializar esse sonho. Vamos comunicar ao presidente da República que, na data que ele decidir, nós podemos vir aqui e assinar esse protocolo de intenções. Mas é um projeto irreversível, um presente para o Ceará por merecimento, pelo investimento que foi feito aqui na área da educação - JOSÉ MÚCIO MONTEIRO"
Múcio ressaltou que a nova sede é um presente também para o Nordeste brasileiro, devendo favorecer as oportunidades para novos profissionais da aviação.
"O futuro cientista que nasce aqui não precisa sonhar em ir pro Sul. Ele pode ficar no Ceará, porque aqui no Ceará a educação foi muito bem aproveitada, houve muito investimento, e o Ceará vai colher esse fruto e os demais nordestinos também vão colher", disse.
É desejo do ministro que o Ceará tenha o padrão do ITA de São Paulo, "para que não existam dois tipos de formados". Atualmente, o Instituto dispõe de apenas uma sede, localizada em São José dos Campos. Para lá foram 62 estudantes do Ceará (41% das vagas totais) aprovados no vestibular, considerado um dos mais disputados e difíceis do Brasil.
"O ITA é um empreendimento histórico que o Brasil tem usufruído e que orgulha o Brasil no mundo inteiro", disse Múcio.
ITA EM FORTALEZA
A possibilidade de vinda do ITA a Fortaleza já era dada como concreta por educadores cearenses desde o primeiro semestre do ano.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, Graça Bringel, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe), apontou que a chegada da infraestrutura à capital se dá “por merecimento”.
“Vamos desenvolver mais a tecnologia e a educação do Ceará como um todo, trazer gênios pra cá e deixar os nossos aqui. Os alunos do ITA são dedicados, disciplinados”, apontou a educadora.
ITA Ceará deve criar novo curso de engenharia de energia, projeta comandante da Aeronáutica
Ideia é aproveitar o potencial do Estado na produção energética com abertura de 7ª graduação do ITA
Theyse Viana | Publicada em 02/09/2023 07:00
A chegada de uma sede do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) ao Ceará, confirmada nessa sexta-feira (1º), deve gerar a criação de um novo curso: o de engenharia de energia. A informação é do comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.
A ideia, aponta o oficial, é aproveitar o potencial de produção energética do Estado, “que hoje está capitaneando essa atividade”. A declaração foi dada durante visita do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, às instalações da Base Aérea de Fortaleza, ontem.
No dia 4 de agosto deste ano, os Ministérios da Defesa e da Educação assinaram um acordo de cooperação para estudar a criação do ITA no Ceará. Os estudos, que incluem a sondagem das estruturas já disponíveis na Base Aérea, finalizam em 4 de outubro.
“Não podemos começar com nada funcionando pela metade. Esse processo inicial vai se encerrar em outubro, após 60 dias do termo de cooperação. Todas as necessidades de reforma, demolição de prédios e construção de alojamentos (serão identificadas)”, disse.
O prazo para início das atividades do ITA em Fortaleza não foi informado pelo ministro da Defesa nem pelo comandante da Aeronáutica. O brigadeiro Damasceno explica que, “após a parte tangível, de obras”, o planejamento parte para “o intangível”.
“Que é a estrutura de pensamento, ensino, contratação de professores. Imaginar quais cursos colocaremos aqui. A ideia é colocar primeiramente um curso que já exista em São Paulo: temos 6 cursos de engenharia de alto nível”, pontua.
OS CURSOS OFERTADOS PELO ITA HOJE:
-Engenharia Aeronáutica;
-Engenharia Eletrônica;
-Engenharia Mecânica-Aeronáutica;
-Engenharia Civil-Aeronáutica;
-Engenharia de Computação;
-Engenharia Aeroespacial.
"Mas a ideia é que possamos criar outros cursos. Um imaginado é o de Energia: o o Ceará, hoje, está capitaneando essa atividade. Será muito bom para o País. O Nordeste está à frente da ampliação da nossa capacidade de formar engenheiros." - Marcelo Damasceno
Atualmente, universidades públicas – como Unilab, em Redenção, e UFC – e privadas do Ceará, como a Unifor, já ofertam cursos de engenharias de energias.
Questionado sobre as perspectivas de quando o ITA chega, de fato, e quando pode ser o primeiro processo seletivo, o ministro Mucio recomendou cautela.
“Temos que ter cuidado para a pressa que temos não mexer no padrão ITA. O pontapé inicial será dado no dia em que tivermos absoluta certeza de que o padrão ITA está no Ceará: nós exportamos estudantes sonhadores, e queremos exportar cientistas do Ceará”, frisou.
ITA TEM RAÍZES CEARENSES
O ITA foi fundado em 1950 pelo marechal Casimiro Montenegro Filho, nascido e criado no Ceará, mas inspirado pelo modelo de formação de engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.
Mais de 70 anos depois, em 2023, mais de 40% das vagas para estudar na atual sede do instituto, no estado de São Paulo, são ocupadas por alunos do Ceará. No último vestibular, 62 das 150 aprovações foram daqui, feito que justifica a vinda do ITA a Fortaleza.
"Estamos voltando pra casa de quem criou o ITA. O marechal Casimiro Montenegro Filho, cearense, desbravador da ciência brasileira, um dia entendeu que precisava criar um instituto de alto padrão. Voltamos para referendar a memória dele." - Marcelo Damasceno
Damasceno complementa que será criado, agora, um “caderno de necessidades” para transformar o prédio da Base Aérea de Fortaleza em ITA. “Temos um equipamento maravilhoso e tenho certeza de que aqui será o futuro campus avançado do nosso ITA.”
Capacitação pioneira em Brasília: Militares brasileiros se preparam para missões de paz da ONU
Centro Conjunto de Operações de Paz capacita 41 militares em Brasília, em evento inédito que ressalta o comprometimento do Brasil com a paz global.
Marcelo Barros | Publicada em 01/09/2023 10:00
A capital brasileira, Brasília, foi palco de um marco importante para as forças militares do país. O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), entidade vinculada ao Ministério da Defesa e ao Exército Brasileiro, concluiu o primeiro Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP) realizado na cidade. Este estágio teve como objetivo principal capacitar 41 militares, tanto da Marinha do Brasil quanto da Força Aérea Brasileira, fortalecendo suas habilidades para atuarem como oficiais de estado-maior e observadores militares em missões de paz promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Treinamentos intensivos e práticos
Ao longo de duas intensas semanas, os participantes mergulharam em um extenso programa de capacitação. Este incluiu oficinas teóricas no Quartel-General do Exército e atividades práticas em locais estratégicos, como a área do 32° Grupo de Artilharia de Campanha (32 GAC). A segunda semana do estágio trouxe uma abordagem ainda mais prática, com treinamentos físicos, instruções em técnicas de mediação e negociação e treinamentos sobre procedimentos para relatar situações no campo. Um dos destaques foi o chamado Dia Verde. Neste dia, foram promovidas demonstrações de exercícios essenciais para missões de paz, como evacuação aeromédica e processos de negociação.
Reconhecimento e expansão das capacitações
Durante o Dia Verde, autoridades marcaram presença, reconhecendo a importância do estágio. Dentre elas, estavam o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Teophilo, o Diretor de Educação Técnica Militar, General de Divisão Alvarenga, e representantes militares de 11 países diferentes. Mas quem destacou o caráter inovador desta edição do estágio foi o Comandante do CCOPAB, Coronel Vaz. Ele mencionou que, apesar de o EPMP ocorrer regularmente no Rio de Janeiro, essa edição em Brasília foi um desafio novo, atendendo a uma demanda extra do Ministério da Defesa.
A importância das missões de paz e o papel da mulher militar
Ser preparado para missões de paz da ONU não é apenas uma honra, mas uma responsabilidade significativa. Aqueles que se tornam Observadores Militares e Oficiais de Estado-Maior da ONU têm tarefas vitais, monitorando a execução das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e ajudando no planejamento das missões. E vale destacar: em sintonia com a ONU, que tem incentivado a participação feminina em missões de paz, 14% dos capacitados neste estágio em Brasília eram mulheres militares, mostrando o avanço do país neste aspecto.
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025