NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 245/2023 - 01/09/2023
Quem foi o Tenente Coronel Aviador César Bombonato que batiza o Aeroporto de Uberlândia?
No aniversário de 135 anos da cidade, o g1 conta a história do uberlandense e oficial da FAB através das memórias dos filhos Artur e Vitor, que seguiram as paixões do pai.
Julia Barduco | Publicada em 31/08/2023 05:05
Cerca de 3,7 milhões de passageiros passam anualmente pelo Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato. Aberto em 1935, o aeroporto de Uberlândia é a principal porta de entrada aérea no Triângulo Mineiro, e desperta em muitos a curiosidade sobre quem foi o homem que dá nome ao terminal desde 2001?
- César Bombonato é natural de Uberlândia e viveu até os 42 anos.
- Filho de Mário e Neuza Bombonato.
- Ele nasceu em 3 de agosto de 1955.
- Sua morte ocorreu às 12h do dia 24 de julho de 1998.
- O avião da Força Aérea Brasileira que ele pilotava caiu na área da restinga da Marambaia, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Bombonato serviu a FAB em Barbacena (MG), Canoas (RS), Brasília (DF), e até no exterior como observador militar. Também serviu em Fortaleza (CE), onde conheceu Solange Cabral, que se tornou esposa e mãe dos dois filhos do casal, Vitor e Artur Bombonato.
Para saber um pouco mais da história do aviador, o g1 conversou com os filhos dele, que se tornaram, cada um à sua maneira, herdeiros dos talentos do pai.
As palavras do artista
“Eu tinha oito anos quando meu pai faleceu. Era muito pequeno. Tenho muitas memórias, mas algo que me marcou muito é que ele era uma pessoa muito disciplinada. Ele tinha essa coisa de ser muito criativo, era muito curioso, estudava muito”, contou Artur, o filho mais novo de César.
Artur, apesar do pouco tempo de vida que passou com o pai, se lembra de detalhes sobre ele que toda criança curiosa repararia: recorda de perguntar a César quais eram determinadas palavras em inglês, já que pai dominava o idioma.
Se lembra, ainda, que sempre que César viajava em missões para o exterior trazia de volta uma câmera ou algo similar que atiçava o interesse do caçula da família. Artur se lembra ainda da paixão do pai pela arte.
“Ele era muito interessado em fotografia, em desenho, isso me marcou de uma forma que eu só fui perceber muito mais tarde. Ele tinha coleções de quadrinhos clássicos e fazia desenhos e caricaturas. Ele fotografava muito, temos um arquivo de fotografias dele, geralmente relacionadas aos aviões, à vida militar. Duas das fotos dele viraram cartões telefônicos, acho que isso nem existe mais!”, lembrou Artur.
A paixão de César pela fotografia fez com que, após a morte, a Action Editora, empresa especializada em publicações sobre a Força Aérea buscasse a família e se interessasse em publicar um livro com as fotos tiradas pelo militar, caricaturas e depoimentos de entes queridos. Existem exemplares do livro na Biblioteca Municipal de Uberlândia.
O que César vivia como hobby, se tornou a profissão de Artur. O jovem, que chegou a cursar Comércio Exterior e trabalhar na área, decidiu seguir a carreira nas artes plásticas, área em que se tornou um profissional renomado.
“Sempre fui uma pessoa muito diferente do meu irmão, por exemplo. Eu era mais bagunceiro, tinha mais essa veia artística. Em certo momento comecei a fazer grafite, mural e fui me enveredando pelos caminhos da pintura, da arte contemporânea e tudo mais. Fui percebendo a influência que a nossa infância tem, ela é muito formadora de uma série de coisas da nossa subjetividade" , contou.
As palavras do aviador
Se a paixão de César Bombonato pela arte inspirou o filho caçula, o amor e a dedicação integral às Forças Armadas influenciou o primogênito Vitor Bombonato.
O major seguiu os passos do pai e atualmente é aviador em Anápolis (GO), onde serve desde 2019. Vitor tinha 13 anos quando o pai faleceu, mas a caminhada dele enquanto militar ficou gravada na memória.
“Acaba que quando criança, acompanhando, não tem como não achar legal. Conheci bem a carreira militar por causa dele. Quando cheguei na idade de fazer os concursos, foi uma coisa que eu busquei. Entrei nas forças aéreas em 2003”, disse.
Hoje casado e pai, Vitor afirma que o legado deixado por César vai além de suas paixões, hobbies e carreira.
“Meu pai me deu muitos bons exemplos de moral e bons valores que eu vou tentar passar para minha filha. Dedicação, organização, honestidade, ser correto. Tudo isso. Quero ensinar tudo que ele me ensinou.”
Esquadrilha da Fumaça lança websérie mostrando a trajetória rumo à Colômbia; assista como foi
Juliano Gianotto | Publicada em 31/08/2023
Após regressar de sua missão na Colômbia, o Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, lançou o primeiro episódio da sua mais nova websérie intitulada “Diário de Bordo”.
No mais recente episódio da websérie, intitulado “O Início de uma Jornada”, os espectadores têm a oportunidade de se juntar a essa empolgante trajetória, que retrata a preparação da Esquadrilha para o circuito de demonstração no Norte do país, antes de se chegar ao cenário internacional no âmbito da F-Air – Feria Internacional Aeronáutica Y Espacial.
O vídeo revela os detalhes da operação que precede a missão e, em seguida, a rápida passagem por Brasília e Salvador, antes de aterrissar no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), nome oficial da “Base Aérea de Cachimbo”. A partir dali, as aeronaves A-29 Super Tucano decolaram rumo a Guarantã do Norte, em Mato Grosso, uma pequena cidade no coração do Brasil que testemunhou a primeira demonstração do “Circuito Santos Dumont 150 Anos”.
Com uma trilha sonora envolvente e imagens captadas de ângulos diversos, capazes de tirar o fôlego de quem assiste, o primeiro episódio emociona o espectador, evidenciando o trabalho e profissionalismo da Força Aérea Brasileira (FAB) em todas as regiões do país.
O ápice do vídeo destaca cenas espetaculares de uma das manobras executadas pela Esquadrilha da Fumaça durante a apresentação na cidade de Mato Grosso. Nesse momento, é possível apreciar com riqueza de detalhes a precisão dos pilotos ao executar a manobra, bem como a coordenação ouvida na fonia entre eles.
Deleite-se com as cenas emocionantes da Esquadrilha da Fumaça no vídeo abaixo e mergulhe na adrenalina das manobras aéreas incríveis:
O Circuito
Conforme noticiado pelo AEROIN, ao longo de vinte dias, percorrendo nove estados brasileiros, além de ter participado da F-Air – Feria Internacional Aeronáutica Y Espacial, na Colômbia, a Esquadrilha da Fumaça realizou o “Circuito Santos Dumont 150 Anos” representando a Força Aérea Brasileira (FAB) e comemorando o sesquicentenário (150 anos) de nascimento do pai da aviação.
O Circuito teve início com o apoio do Esquadrão Onça (1º/15º Gav) que, por meio da aeronave C-105 Amazonas, transportou todo o equipamento e equipe, cujo efetivo contou com 37 militares – entre pilotos, oficiais de comunicação, administração, médica e graduados das diversas especialidades, estes últimos conhecidos como Anjos da Guarda.
DECEA mostra sua atuação na redução dos impactos socioambientais nos processos de trabalho
Juliano Gianotto | Publicada em 31/08/2023
O compromisso do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com a preservação do meio ambiente vai além das operações convencionais. A gestão das iniciativas sustentáveis, visando a minimização dos impactos ambientais em todas as etapas de trabalho, é o principal objetivo da Seção de Meio Ambiente e Sustentabilidade, integrante do Subdepartamento de Administração.
Esta seção desempenha um papel crucial em duas áreas distintas: a administração ambiental relacionada às atividades essenciais do Comando da Aeronáutica (COMAER) e a gestão ambiental voltada para a redução das emissões de gases do efeito estufa no contexto da aviação nacional e internacional.
O DECEA e suas Organizações Militares subordinadas, pertencentes à administração pública, e parte do Estado na prestação de serviços à população, são considerados importantes agentes de difusão de práticas sustentáveis no contexto social brasileiro. Neste sentido, para reduzir os impactos ambientais negativos gerados nos diversos processos de trabalho do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), foram implementadas diversas propostas de práticas sustentáveis que culminaram na elaboração de um Plano de Logística Sustentável (PLS).
As ações do PLS variam em cada unidade do SISCEAB, mas todas possuem metas específicas em comum, como promover a racionalização e a economia de recursos financeiros, estimular o consumo consciente de produtos e serviços e preservar o meio ambiente. Cabe à Divisão de Assistência Integrada (DAIN) do DECEA monitorar todo esse processo.
”Precisamos ter o panorama da gestão ambiental no contexto do controle do espaço aéreo para, em seguida, contribuirmos com a redução do impacto da aviação no meio ambiente. Realizamos orientação técnica e avaliações do ponto de vista ambiental a partir do PLS em vigor de cada organização subordinada ao DECEA. Também criamos relatórios, elaboramos diretrizes e acompanhamos de perto as ações do Plano das unidades, que são atualizadas a cada dois anos”, explicou o Chefe da DAIN, Tenente-Coronel André Luiz Tannuri Faleiros.
Atualmente, o PLS em vigor para todas as organizações militares que integram o Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro, é dividido em seis frentes de atuação. Para cada eixo está previsto um conjunto de ações, do ponto de vista de sustentabilidade, para serem implementadas no período de dois anos. Alguns exemplos são: o gerenciamento do uso de recursos naturais e bens públicos; a gestão de resíduos sólidos; a qualidade de vida no ambiente de trabalho; a capacitação e a sensibilização do efetivo; licitações sustentáveis; e construções sustentáveis.
O Programa de Coleta Seletiva Cidadã, previsto no Decreto nº 10.936, de 2022, orienta que os órgãos da administração pública federal destinem os resíduos recicláveis para associações e cooperativas de catadores destes materiais. Sendo assim, além de contribuir para um meio ambiente mais equilibrado, as ações do Plano também dão oportunidades de trabalho para a população, através das contratações das associações e cooperativas. Muito mais do que cuidar da fauna e da flora, o cuidado com o meio ambiente também requer o desenvolvimento de ações de justiça social em equilíbrio com as ações econômicas.
“A administração pública consome e gera muitos resíduos recicláveis. Com essa orientação da legislação, temos trabalhadores que antes atuavam na informalidade e hoje possuem carteira assinada e são reconhecidos pela Organização Internacional do Trabalho. Quando destinamos os resíduos adequadamente, estamos contribuindo para um meio ambiente mais saudável e gerando oportunidades para esses trabalhadores”, explicou a especialista em gestão ambiental da DAIN, Fátima Cristina de Gouvêa.
Dando continuidade ao gerenciamento de ações sustentáveis, o DECEA também atua para reduzir os impactos da aviação no meio ambiente. Com base no eixo de melhorias operacionais do programa de descarbonização CORSIA (do inglês Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation), desenvolvido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Subdepartamento de Administração está iniciando um trabalho de levantamento da redução de emissão de carbono na atmosfera mediante melhorias operacionais realizadas pelo Subdepartamento de Operações.
“Esta é uma ação voltada para o meio ambiente e para a sustentabilidade, uma vez que ao proporcionar a fluidez no tráfego aéreo com a redução do tempo de operação das aeronaves também estamos contribuindo para a minimização do impacto da aviação no meio ambiente”, explicou o Tenente-Coronel Faleiros.
Desta forma, o DECEA tem cumprido sua missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, por meio do gerenciamento do SISCEAB, envidando esforços para tornar a gestão do tráfego aéreo brasileiro mais sustentável.
Novo episódio de Fox 3 Kill podcast está no ar
João Paulo Moralez | Publicada em 31/08/2023
Tradicional esquadrão de caça, o 1º/14º GAV “Esquadrão Pampa” é uma das mais antigas unidades da FAB. Sediado na Base Aérea de Canoas desde a sua ativação em 1947, hoje é equipado com o F-5EM e F-5FM, sendo a ponta da lança na Defesa Aérea na região sul do Brasil. Estando de alerta nas 24 horas do dia, ao longo de todo o ano, cumpre um rol de missões que vai da interceptação ao ataque.
O seu atual comandante é o Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães, que comentou um pouco da sua própria história e de como é a rotina desse esquadrão emblemático da FAB.
Ouça pelo link:
Alto comando da Aeronáutica recebe ministro da Defesa em Fortaleza para tratar da instalação do ITA
Visita acontece no mesmo dia em que o presidente Lula estará cumprindo agenda na Capital
Igor Pires | Publicada em 31/08/2023 17:42
O alto comando da Força Aérea Brasileira (FAB) está em Fortaleza, em antecipação à cerimônia que recepcionará nesta sexta-feira (1º) o ministro da Defesa, José Múcio, na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). Na pauta, uma visita à Base Aérea de Fortaleza, local em estudo para receber a primeira unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Nordeste do País.
A visita acontece no mesmo dia em que o presidente Luís Inácio Lula da Silva cumpre agenda em Fortaleza. Apesar da coincidência, a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto não incluiu nenhum compromisso na BAFZ e a assessoria do Ministério da Defesa nega que Lula deva participar do encontro.
Nesta semana, contudo, o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, disse esperar que Lula anuncie a sede do ITA no Estado neste mês de setembro.
Quem são os oficiais do alto comando da Aeronáutica
O alto comando da Aeronáutica é composto por 10 oficiais generais, tenentes-brigadeiros do ar (4 estrelas), o mais elevado posto (termo semelhante à patente) da Força Aérea Brasileira, incluindo seu comandante, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Os oficiais e o ministro serão recepcionados pelo comandante da BAFZ, tenente-coronel aviador Lauro Luiz de Freitas.
Curiosidade sobre os postos e graduações da Força Aérea Brasileira
A Força Aérea tem 4 Tipos de Oficiais Generais: (em ordem crescente de hierarquia)
- Brigadeiro: Oficial General duas estrelas
- Major-Brigadeiro: Oficial General três estrelas
- Tenente-Brigadeiro: Oficial General quatro estrelas
- Marechal do Ar
No Brasil o posto de Marechal do Ar é concedido apenas em tempos de guerra, ou a Oficiais-Generais que sejam personalidade de grande contribuição nacional. Em tempos de paz, o posto mais elevado da carreira é Tenente-Brigadeiro.
Cearense que idealizou e fundou o ITA foi declarado Marechal-do-Ar
O idealizador e fundador do ITA, o cearense Casimiro Montenegro Filho foi declarado Marechal-do-Ar por sua eminência, um herói nacional. Casimiro alcançou o generalato em sua carreira na FAB.
Contudo, a promoção a Marechal do Ar é simbólica, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao País, especialmente na criação do ITA e o Campus Tecnológico onde este é instalado, o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).
Confira o calendário de Portões Abertos da FAB pelo país
Em diversas Organizações Militares pertencentes à Instituição acontecem atividades com o objetivo de aproximar o público
Agência Força Aérea | Publicada em 31/08/2023 16:17
Exposição de aeronaves militares e civis, demonstrações aéreas, shows musicais, espaços infantis, ações cívico-sociais e muitas outras atrações: os Portões Abertos são grandes eventos para os admiradores da aviação. Assim, a Força Aérea Brasileira (FAB), anualmente, convida a sociedade para conhecer suas principais ações com o objetivo de demonstrar suas capacidades, desenvolver vocações e estreitar laços com a comunidade. Os eventos são realizados em diversas Organizações Militares pelo país.
Na Base Aérea de Brasília (BABR), o evento acontece no domingo (03/09) com demonstração da Esquadrilha da Fumaça, Esquadrilha Fox, acrobacias aéreas, aeromodelismo, entre outras atrações no ar e na terra. Na capital federal, o Portões Abertos reuniu mais de 90 mil pessoas na sua última edição. Mas se você é de outra região do país também pode aproveitar o evento na Organização Militar (OM) mais próxima.
Confira o calendário dos Portões Abertos nas diversas OM da FAB pelo país:
- 03/09 – Base Aérea de Brasília (BABR)
- 09/09 – Base Aérea de Anápolis (BAAN)
- 17/09 – Academia da Força Aérea (AFA)
- 30/09 – Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)
- 01/10 – Base Aérea de Manaus (BAMN)
- 01/10 – Parque de Material Aeronáutica de São Paulo – (PAMA-SP)
- 12/10- Base Aérea de Canoas (BACO)
- 14/10- Base Aérea de Santa Maria (BASM)
- 15/10- Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
- 28 e 29/10 – Museu Aeroespacial (MUSAL)
- 29/10- Base Aérea de Fortaleza (BAFZ)
- 19/11- Base Aérea de Campo Grande (BACG)
SUDOESTE DIGITAL - DESTINO: BARRA DO CHOÇA | Voluntários do Sertão embarcam neste final de semana para a próxima edição do mutirão
Da Redação | Publicada em 31/08/2023 18:13
Está chegando a hora! Neste final de semana, os profissionais que atuam no mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão embarcam para mais uma missão do bem. Ao todo, são cerca de 300 voluntários, sendo a maioria da região de Ribeirão Preto (SP), cidade sede da Organização, mas com participação de profissionais de outras cidades e estados.
A 20ª edição acontece de 02 a 10 de setembro, em Barra do Choça, no interior da Bahia. O município fica a pouco menos de 30 km de Vitória da Conquista. É importante destacar que os atendimentos à população acontecem de 4 a 8 de setembro, sendo o restante do período de organização da estrutura e logística para viabilização da ação.
A grande partida, como é chamado o embarque coletivo com a maior parte dos voluntários, acontece neste final de semana, no aeroporto de Ribeirão Preto. Um dos momentos mais importantes e esperados pelos profissionais, que marca o início desta missão de amor, é o embarque no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que apoia a projeto fornecendo a locomoção das equipes até a cidade que recebe o mutirão.
“É um momento de muita emoção para todos nós. Primeiramente, ter a honra de contar com o apoio da FAB é muito importante. Os voluntários ficam emocionados em poder viajar nestes aviões que guardam histórias tão importantes. E também viabiliza muito a logística para que a ação aconteça. Seria impossível levar mais de 300 pessoas para o projeto sem esse apoio tão fundamental”, destaca Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho, Presidente da Organização Voluntários do Sertão.
Projeto
Com mais de 20 anos de história, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão não realizou mais nenhuma ação desde o início da pandemia, em 2020, com o objetivo de zelar pela saúde dos profissionais voluntários e da população que recebe essa do bem. Tradicionalmente, o evento acontece no mês de abril, esta edição em setembro marca a retomada do projeto.
Em sua trajetória, já foram realizados mais de 400 mil atendimentos, exames e procedimentos, tudo oferecido de forma gratuita para a população. Ao todo, mais de três mil profissionais voluntários já atuaram com o Voluntários do Sertão.
KC-390 Millennium
Os profissionais que vão com o avião da FAB foram divididos em duas turmas. A aeronave é o KC-390 Millennium, a mais moderna aeronave militar multimissão de nova geração com capacidade para transportar até 23 toneladas de carga.
A atual frota de seis aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 8.900 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.
EDIÇÕES ANTERIORES
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025
116 de 26/04/2025
115 de 25/04/2025
114 de 24/04/2025
113 de 23/04/2025