NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO


Esquadrão de aviadores encara desafios nesta quarta (2/2) na TV Brasil

Produção nacional Águias de Fogo revela casos inspirados em histórias

Da Redação | Publicada em 31/01/2022 17:15

A TV Brasil apresenta as tramas dos episódios 13 e 14 da série nacional de dramaturgia Águias de Fogo nesta quarta (2/2) às 23h30. As aventuras envolvem um caso de sequestro e a proposta de um novo campo de pouso para os aviadores. Ainda inéditos na programação da emissora pública, os capítulos "O Aspirante" e "Estação de Junção" entram no ar em sequência logo após o seriado épico Guerra e Paz.

Na primeira aventura da noite, um grupo de contrabandistas sequestra o aspirante Fábio. Os fraudadores querem levar diamantes roubados para fora do país, mas os pilotos enfrentam os criminosos com coragem.

O segundo desafio dos aviadores está relacionado a uma ameaça de homens misteriosos. O esquadrão planeja construir um novo campo de pouso. A iniciativa, porém, pode prejudicar os negócios clandestinos de agentes desconhecidos. Os suspeitos têm interesses escusos e se unem para dar fim à empreitada.

Sobre o seriado

Histórias de bravura nos ares inspiraram o enredo da série Águias de Fogo que acompanha um heroico esquadrão de aviadores em território nacional. Lançada originalmente em 1968, a obra é um marco na produção seriada de dramaturgia para televisão no país.

O programa surgiu na esteira do sucesso da pioneira e consagrada atração O Vigilante Rodoviário, primeira série filmada em película de cinema no Brasil, no início dos anos 1960. Os dois títulos foram criados, dirigidos e produzidos pelo cineasta Ary Fernandes que ainda atua no elenco de Águias de Fogo.

Os argumentos para os roteiros de Águias de Fogo baseiam-se em atos de coragem registrados nos arquivos da Força Aérea Brasileira. A trama retratada no seriado concentra em um único esquadrão da FAB, as aventuras vividas por centenas de aviadores através dos tempos.

Com edições de aproximadamente 22 minutos, os capítulos apresentam ocorrências no interior do país voltadas para o resgate e o salvamento de acidentados. A valentia é uma das qualidades dos personagens que, entre outras situações pelos ares, desempenham façanhas e prestam serviço à pátria.

O elenco principal da trama é formado por quatro atores que interpretam os aviadores de um esquadrão que defende o espaço aéreo nacional. Os protagonistas da série são Dirceu Conte (Major Ricardo), Ary Fernandes (Capitão César), Roberto Bolant (Aspirante Fábio) e Edson Pereira (Sargento Fritz).

A produção ainda contou com o ator Ricardo Nóvoa que representou o Tenente Celso nos primeiros capítulos do programa. Águias de Fogo tem participações especiais de personalidades da dramaturgia nacional como Bete Mendes, Osmar Prado, Valentino Guzzo, Jofre Soares e Francisco Di Franco.

Ao todo, o seriado teve 26 edições das quais 23 foram recuperadas pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais. A TV Brasil mostra os conteúdos restaurados desde dezembro, durante a programação especial de verão. A produtora responsável pela série Águias de Fogo é a PROCITEL.

A produção tem horário alternativo na madrugada. As aventuras do esquadrão de aviadores podem ser conferidas de quarta para quinta-feira, às 4h45. Também exibida pelo canal, a série O Vigilante Rodoviário tem maratona de episódios na madrugada de sábado para domingo, a partir das 3h45, com as incríveis histórias do vigilante Carlos com o fiel parceiro, o cão Lobo.

#VemVer

A programação de verão da TV Brasil traz novidades para a grade da emissora. Clássico da teledramaturgia, a novela "A Escrava Isaura" (2004) está em cartaz em um novo horário na faixa nobre, mais cedo, às 20h.

Além do folhetim, o canal apresenta atrações inéditas para públicos de todas as idades. A garotada vai se divertir com o programa de receitas divertidas Tem Criança na Cozinha e as séries infantojuvenis Bugados e D.P.A. - Detetives do Prédio Azul.

Destaques também para produções de dramaturgia como os filmes da coleção da trupe de humoristas Os Trapalhões, a histórica série brasileira Águias de Fogo e o clássico internacional Guerra e Paz. Outra atração é o musical e culinário Canto e Sabor do Brasil. Confira essas e outras atrações na TV, tablet ou celular sintonizados na TV Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


ABC - São José dos Campos recebe Nicolinha, a Astrônoma Mirim da Nasa

Nicolinha será recebida pelo Ex-Ministro e fundador da Embraer Eng. Ozires Silva

Da Redação | Publicada em 31/01/2022 15:54

De 8 a 11 de fevereiro, a cidade de São José dos Campos (SP) recebe a estudante Nicole Oliveira de Lima Semião, de 9 anos. Nicolinha – como é conhecida –, é cientista cidadã do IASC (International Astronomical Search Collaboration) NASA (National Aeronautics and Space Administration) e MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) além de embaixadora do planetário Rubens de Azevedo em Fortaleza (CE). 

A visita também marca a instituição da cidade de São José dos Campos (SP) como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião por meio da lei 17.418 de outubro de 2021, de autoria da deputada estadual Leticia Aguiar.

Entusiasta da aviação, Nicolinha nutre o sonho de conhecer São José dos Campos e todo o seu complexo aeroespacial, em especial a Embraer e o ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial).

A menina teve seu pedido atendido pela Embraer, e recebeu apoio de outras empresas como o Supera – Ginástica para o Cérebro e o Hotel Golden Tulip.

Nicolinha será recebida pelo Ex-Ministro e fundador da Embraer Eng. Ozires Silva, que aos 91 anos estará pessoalmente no Hall do Hotel, para dar as boas-vindas a jovem cientista. Ozires Silva dedicou sua vida a um ideal de infância e liderou a criação da Embraer, um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

 

O Grande Encontro

"O Encontro dos Sonhadores" – Ozires Silva o "menino" que sonhou e realizou "o voo do impossível" ao construir aviões no Brasil, com a menina que sonha fazer engenharia aeroespacial e construir foguetes.

A deputada estadual Leticia Aguiar foi a primeira a identificar essa “coincidência” e iniciou os contatos para trazer Nicolinha para conhecer a Capital do Avião: “Quando li as primeiras notícias da Nicolinha, imediatamente me encantei, uma criança, e menina (a mulher pode estar onde quiser), interessada em ciência e tecnologia, que sonha estudar na cidade que eu nasci, e construir foguetes. Foi inevitável a comparação com a história do Coronel Ozires Silva”, disse a deputada.

Sobre a história de Ozires Silva, a deputada Leticia Aguiar declarou sua admiração a quem classificou como herói: “O coronel Ozires Silva é, sim, um dos heróis nacionais que o Brasil tem e um grande gênio da aviação e indústria aeroespacial. Ele, que foi um dos fundadores da Embraer, terá sempre meu apoio e reconhecimento aos serviços prestados à São José dos Campos, ao Vale do Paraíba, ao Brasil e ao mundo”, concluiu a parlamentar.

Atualmente Nicolinha pode ser considerada a astrônoma amadora mais jovem do mundo por ter sido a primeira criança a concluir um curso de iniciação à Astronomia

Visitas

Em São José dos Campos a pequena astrônoma vai visitar empresas e instituições de ensino em uma extensa programação de 3 dias. No dia oito Nicolinha conhecerá a sede do SUPERA, e a noite o Observatório Astronômico da UNIVAP, no Dia 9 a menina visitará os dois complexos industriais da EMBRAER em São José dos Campos e Eugênio de Melo, além do Colégio da Embraer. No dia seguinte a realização do sonho, a Menina será recebida no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) no DCTA, em seguida visita o Observatório Astronômico, o ITA, o Centro Espacial do ITA e demais dependências, depois faz uma visita completa ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o INPE, e no fim de tarde visita a exposição alusiva aos 70 anos do ITA no Parque Vicentina Aranha. E no último dia de sua visita a pequena Nicole, estará no Parque Tecnológico de São José dos Campos para conhecer as empresas do Cluster Aeroespacial Brasileiro, além da Agência Espacial Brasileira.

“Nossas expectativas são muito altas porque a Nicole sonha há muito tempo conhecer o ITA e se tornar engenheira aeroespacial. Estamos muito felizes com essa oportunidade de vir a São José dos Campos e isso só é possível graças a iniciativa da deputada Leticia Aguiar e o apoio de empresas como a Embraer e o SUPERA”, concluiu Zilma Janacá Oliveira de Lima Semião, mãe da estudante.

São José dos Campos:  Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou e o governador sancionou a Lei que denomina a cidade de São José dos Campos como Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião:  LEI Nº 17.418, DE 08 DE OUTUBRO DE 2021.

A deputada estadual Leticia Aguiar, que é de São José dos Campos é autora do projeto de lei apresentado em 2019, e comemora o reconhecimento do Estado: “Fico feliz que o Estado de São Paulo, faça este reconhecimento mesmo que seja mais de 72 anos da implantação do ITA e mais de 50 anos depois da fundação da Embraer, São José dos Campos se desenvolveu a partir do desenvolvimento da indústria aeroespacial”, disse.

Leticia Aguiar teve como inspiração, o desejo e o legado do Engenheiro Coronel Ozires Silva, Fundador da Embraer; “Quando o Coronel Ozires me disse que se sentia frustrado pelo Governo não reconhecer oficialmente a vocação de São José dos Campos, apresentei o projeto de lei como uma forma de homenageá-lo, mas principalmente para criar uma nova oportunidade para o polo aeroespacial de São José dos Campos”, completou a deputada.

Para o Coronel Ozires Silva, o reconhecimento do estado pode criar novas oportunidades para a região do Vale do Paraíba: “Com a Lei a vocação de São José dos Campos foi chancelada pela população do estado de São Paulo, de modo que o campo está aberto, aberto para iniciativas semelhantes e que possam proporcionar melhores oportunidades para todos os cidadãos das cidades que desejam conquistar um lugar de destaque entre as cidades do Brasil”, concluiu o Ex-Ministro da Infraestrutura.