NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


Novo jato da Embraer bate recorde de alcance

Praetor 600 vai de São Paulo e Fort Lauderdale, nos EUA, sem parar para reabastecer

Publicada em 11/05/2019 13:19

O mais novo jato executivo da Embraer, o Praetor 600, superou nesta semana um recorde de distância para aeronaves da categoria "super-médio", ao percorrer a rota entre São Paulo e Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos, sem necessidade de parada para reabastecimento.

O percurso de quase 7.000 quilômetros pode ser considerado usual para qualquer avião de grande porte de companhia aérea, mas era até então inédito para aviões da categoria que o Praetor 600 compete.

Segundo a Embraer, a aeronave pousou no destino com as reservas de segurança de combustível exigidas pelas autoridades aeronáuticas.

O trajeto foi intencionalmente mais longo, sobrevoando o espaço aéreo da Colômbia e levando peso equivalente ao de seis passageiros e bagagem. O voo, ocorrido na última quarta-feira, enfrentou ainda ventos frontais acima da média histórica da rota.

“O Praetor 600 é resultado do contínuo investimento da Embraer em inovação. Desenvolvido durante dois anos de maneira secreta no Brasil, o projeto foi revelado no fim do ano passado”, informou a companhia.

O avião foi projetado a partir da plataforma do Legacy 500, que chegou ao mercado em 2014, e que oferecesse um novo patamar de autonomia de voo e performance. O Praetor 600 foi posicionado na categoria de jatos super-médio como o de maior alcance do mercado, como nenhum outro na história do segmento.

A aeronave foi recentemente certificada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e aguarda para as próximas semanas a homologação dos órgãos de segurança aeronáutica da Europa e América do Norte, segundo informou a Embraer.

Os dados técnicos apontam o Praetor 600 como o jato “super médio” com melhor desempenho já desenvolvido e superou todas as principais metas iniciais de design, tornando-o capaz de voar mais de 7.440 quilômetros em velocidade de cruzeiro de longo alcance.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino realiza adestramento com NVG e de ASW


Anderson Gabino | Publicada em 11/05/2019 12:12

O Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1) deu início no dia 30 de abril, à qualificação em voo com óculos de visão noturna (Night Vision Goggles – NVG) de duas tripulações deste esquadrão.

O curso está sendo ministrado por instrutores do 5º/8º GAV – ESQUADRÃO PANTERA da Força Aérea Brasileira (FAB), que antes de iniciarem a instrução, se qualificaram como Piloto Qualificado no Modelo (PQM) nas aeronaves SH-16.

O treinamento continuará até 17 de maio, quando os pilotos e operadores de sensores de aviação obterão a Qualificação Operacional em NVG.

Capacidade ASW (Anti Submarine War) das aeronaves SH-16

Dando prosseguimento ao adestramento as tripulações do HS-1, fora realizado no dia 05 de maio, voo de adestramento ASW (Anti Submarine War) com duas aeronaves SH-16 visando à preparação para o embarque na comissão ADEREX/JOANA D’ARC.

O feito expressa o trabalho duro e o profissionalismo de homens e mulheres, no Brasil e no exterior, que se dedicaram, tanto na parte logística, quanto na preparação das aeronaves para o voo. A capacidade ASW, de helicópteros, continuará a ser um fator de força.

AD ASTRA PER ASPERA (É árduo o caminho para os astros).

No ar, os homens do mar!

O DEBATE (MG) - Número de aeronaves categoria experimental cresce quase 70% em dez anos

Engenheiro aeronáutico aponta cuidados com uso desses equipamentos.

Publicada em 11/05/2019 15:53

O número de aeronaves categoria experimental cresceu quase 70% nos últimos dez anos. Em 2009, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) registrou 3.764 unidades contra 5.665 em 2019. O segmento é composto por entusiastas como pilotos, engenheiros, administradores, na sua maioria autodidatas, que desenvolvem aeronaves de pequeno porte para uso pessoal em voos desportivos ou de lazer.

O engenheiro Shailon Ian, CEO da Vinci Aeronáutica, explica que os órgãos reguladores de várias partes do mundo permitem a existência dessas aeronaves sem o processo de certificação: “Isso provavelmente inviabilizaria a categoria de aeronaves experimentais, que representam um importante segmento do setor pelos entusiastas em projetar, construir e voar nas suas máquinas”.

Apesar de não passar por processo formal de certificação do projeto e da produção, os proprietários de aeronaves experimentais devem seguir as regras de operação estabelecidas pela autoridade aeronáutica. “Entre elas, duas são muito importantes e aumentam a segurança não apenas do usuário do equipamento, mas também da população em geral. Esses equipamentos não podem sobrevoar áreas densamente povoadas e também não podem ser utilizados em atividades remuneradas”, ressalta Shailon Ian.

As aeronaves de categoria experimental geralmente possuem peso máximo de decolagem inferior a 650kg. Esses equipamentos têm capacidade de transporte de dois passageiros, incluindo o piloto, e os motores são convencionais, com hélices de passo fixo. A simplicidade é a marca de construção e operação na aviação experimental.

“Hoje encontramos ‘aeronaves experimentais’ com motores a reação, capacidade para mais de sete passageiros, velocidades de cruzeiro iguais ou superiores às de aeronaves certificadas, e por preços equivalentes ao de aviões certificados. Tais exageros, embora poucos, são um claro desvio à intenção da regulamentação, usando de interpretações da mesma para fugir dos custos e dos testes necessários para garantir a segurança mínima de seus produtos”, avalia o engenheiro.