NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - FANTÁSTICO


Fantástico registra últimos momentos dos brasileiros em Wuhan e local de quarentena no Brasil

Sônia Bridi e Paulo Zero estiveram na base aérea de Anápolis horas antes da chegada do grupo. Entenda quais são os treinamentos para situações de emergência, caso alguém apresente sintomas de infecção pelo coronavírus.

Publicada em 09/02/2020 20:45

Este domingo (9) marcou o fim de uma longa jornada para o grupo de brasileiros que vivia em Wuhan, cidade onde a epidemia de coronavírus começou. A viagem só se tornou possível depois que um vídeo, produzido por eles, fez o presidente mudar de ideia. Jair Bolsonaro havia manifestado ressalvas em repatriar brasileiros em risco.

Na semana passada, Bolsonaro ordenou que dois aviões da Força Aérea fossem buscar os brasileiros em Wuhan. Na manhã deste domingo (9), eles chegaram à base aérea de Anápolis. Horas antes, a equipe do Fantástico visitou o local, que fica a 150 quilômetros de Brasília.

Os quartos estavam prontos para receber os novos hóspedes. Em poucos dias, o hotel de trânsito para militares foi adaptado. Ganhou um ar acolhedor pra quem vai ser obrigado a ficar ali durante 18 dias, com atenção especial para as crianças. São sete, com até 12 anos. A mais nova é Isabela, de um ano e sete meses.

Os brasileiros serão examinados três vezes ao dia pelos médicos que os acompanharam desde Wuhan e também vão ficar em quarentena. Assim como os três diplomatas que coordenaram o resgate. A equipe médica e nutricionistas vão estar atentos à baixa de imunidade, pra evitar que eles adoeçam, até mesmo de uma gripe normal.

Do lado de fora, crianças vão poder correr pelo gramado. Os adultos podem fazer caminhadas. E, em uma tenda, assistir filmes. E se alguma das pessoas estiver contaminada pelo coronavírus, ela já vai ser retirada da área de quarentena dentro de uma bolha de isolamento. E será transportada, de helicóptero até o hospital das Forças Armadas, em Brasília. Veja a reportagem completa no vídeo acima.

Brasileiros repatriados que estavam na China iniciam quarentena em Goiás

Após 37 horas de voo, os aviões pousaram na base aérea de Anápolis, na manhã deste domingo (9). Nenhum passageiro apresentou sintomas do coronavírus.

Publicada em 09/02/2020 00:01

MINISTÉRIO DA DEFESA


MISSÃO CUMPRIDA Brasileiros em casa. Bem de saúde e assintomáticos


Mariana Alvarenga | Publicada em 09/02/2020 09:03

Anápolis, 09/02/2020 – Por volta das seis horas da manhã deste domingo (9), os dois aviões Embraer 190, pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram, sob tempo nublado, fina chuva e muita ventania, na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis). As aeronaves transportavam 31 brasileiros e 3 diplomatas em missão que foram repatriados de Wuhan, na China, para o Brasil. Ao todo chegaram 58 pessoas, incluindo os militares da FAB, médicos do Ministério da Saúde, diplomatas, e profissional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que realizou a cobertura jornalística da viagem. Na bagagem, alívio, reconhecimento e gratidão.

 

A Operação “Regresso à Pátria Amada Brasil” realizou cerca de 150 horas de voo no total, somando as quatro aeronaves envolvidas nessa repatriação. Na chegada, o Coronel Antônio Luiz Soares, vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica fez um breve pronunciamento. "Agora, iniciamos uma nova fase, que terá como objetivo oferecer aos repatriados o conforto, o bem-estar e acesso à comunicação de qualidade para contato com seus familiares".

Segundo o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, a equipe médica a bordo dos aviões informou que todos os 34 passageiros estão muito bem de saúde e assintomáticos. Agora seguem para avaliação médica da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e depois iniciam a rotina de quarentena com três consultas médicas por dia, concluiu o Secretário.

Os repatriados foram deslocados para as suas novas acomodações e o próximo passo será, além da inspeção de saúde, o recebimento de orientações para o dia a dia deles no hotel, como horário de alimentação, entretenimento, lavagem de roupa e limpeza dos apartamentos.
“A nossa torcida é atender totalmente os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, com apoio da Secretaria do Estado de Goiás”, informou o Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, que coordenou a missão.

Ele ressaltou que a Operação Regresso à Pátria Amada Brasil é formada pelo esforço conjunto das três Forças Armadas, em interoperabilidade – termo usado para se referir ao trabalho integrado da Marinha, Exército e Aeronáutica. Além de ministérios da Saúde e das Relações Exteriores e agências, que tornaram possíveis a preparação do Hotel e todo o procedimento para receber os brasileiros.

 

Fotos: Keven Cobalchini

 

OPERAÇÃO REGRESSO À PÁTRIA AMADA BRASIL - Boletim nº 1


Assessoria De Comunicação Social (ascom) | Publicada em 09/02/2020 17:44

Anápolis, 09/02/2020 - Os 58 hóspedes que estão no hotel de trânsito da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis – passaram por todas as avaliações clínicas protocolares previstas pelo Ministério da Saúde, mantendo o quadro assintomático.

Durante o dia, eles receberam todas as refeições programadas até o presente horário e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações que lhes foram disponibilizadas.

Além disso, em caráter preventivo, todos que, de alguma forma, estiveram envolvidos nas atividades aéreas, estão sendo submetidos, por precaução, aos mesmos exames iniciais realizados pelas pessoas que estão hospedadas, de forma a garantir ainda mais a segurança da operação.

Os próximos boletins serão disponibilizados diariamente.