NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


FAB recebe nova aeronave com versão mais avançada e completa

Segundo a Base Aérea, esse é o maior modelo da América do Sul. Aeronave tem possibilidade de reabastecimento durante voo, além de comunicação de última geração e capacidades de autodefesa

Thauany Melo E Márcio Freire | Publicada em 28/06/2023 08:59

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu um novo avião, em Anápolis, a 55km de Goiânia. Segundo a FAB, a aeronave KC-390 Millennium traz inovações como reabastecimento durante voo, além de comunicação de última geração e capacidades de autodefesa.

 

Esse é o sexto avião desse modelo recebido pela força aérea, dos quais 4 estão na Base Aérea de Anápolis. Ao todo, foram encomendados 19. Segundo o major aviador Rafael Portela, o avião comporta até 80 pessoas. "A gente tem condições de lançar até 64 paraquedistas plenamente equipados", explicou o major à TV Anhanguera.

 

Segundo a Base Aérea, esse é o maior modelo da América do Sul, com 34 metros de comprimento e 35 de largura de uma asa a outra.

O major aviador Rafael Portela ressaltou que a aeronave é uma produção brasileira. "[A aeronave] tem também a possibilidade de cumprimento de diversas missões em apoio a população brasileira", disse.

 

De acordo com a FAB, o processo de certificação da aeronave KC-390 contou com a participação de mais de 180 especialistas, incluindo pilotos, engenheiros e técnicos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e de outras organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Comando de Preparo (COMPREP), além de especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

PORTAL R7


Aeronáutica inicia atividades em alusão aos 150 anos de Santos Dumont

Ação do II COMAR é coordenada pelo Centro de Memória e visita escolas e colégios do Recife (PE)

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 28/06/2023 12:05

O Centro de Memória do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), localizado em Recife (PE) iniciou, no mês de junho, um ciclo de palestras em alusão às comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont, celebrado no dia 20 de julho. As atividades têm como público-alvo os estudantes das redes pública e privada de instituições de ensino sediadas no Recife. As apresentações são lecionadas pelo Chefe do Centro de Memória, Capitão Especialista Aristóteles Alves Moraes, e abordam a vida e a obra do Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação, além das formas de ingresso às fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em 9 de junho, a ação foi iniciada na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Eduardo Gomes, vinculada ao Governo de Pernambuco na Zona Sul da capital pernambucana. A instituição é batizada em homenagem ao primeiro Comandante do II COMAR – então 2ª Zona Aérea, Marechal do Ar Eduardo Gomes, e não é a única com ligações com a FAB. O bairro de Boa Viagem, cujo povoamento foi fomentado pela ativação de Organizações Militares da FAB na década de 1940, recebe ainda as Escolas de Referência em Ensino Médio Santos Dumont e Augusto Severo e a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão. Em 16 de junho, os alunos do Santos Dumont também participaram de uma apresentação em homenagem ao Sesquicentenário daquele que dá nome à escola.

O Chefe da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do II COMAR, Coronel de Infantaria André Luiz Souto Mendes Barros, falou aos estudantes sobre a influência do Pai da Aviação e sua importância na sociedade até os dias de hoje. “No início do século passado, o mundo não tinha tantos recursos tecnológicos quanto temos hoje. Muitos eram os desafios que aguçaram a curiosidade de Santos Dumont, que sempre buscava criar formas de superá-los. Tendo em vista toda a sua vida, ele foi muito além da invenção daquilo que seria o primeiro voo do ‘mais pesado que o ar’, alçado aos céus e retornando à terra com recursos próprios, sem auxílio externo, o que ficou conhecido por avião. Em sua trajetória, marcada pela inquietação inventiva, muitos artigos, como o relógio de pulso, o hangar e o dirigível tiveram contribuição determinante do brasileiro”, destacou.

Além das escolas da Zona Sul Recifense, a apresentação também foi proferida no Colégio Militar de Recife. Durante os meses de junho e julho, outras instituições de ensino receberão a palestra, na qual o Capitão Aristóteles destaca os feitos de Santos-Dumont. “Até que o homem conseguisse romper os limites do ar, muitos contribuíram e muitos países celebram seus personagens importantes, mas nestas disputas, é inegável que Santos-Dumont foi aquele que primeiro decolou, planou e pousou aos olhos do público, além de ser o maior contribuinte para a cultura aeronáutica e a difusão do conhecimento”, relembra.

Centro de Memória

O Centro de Memória foi reinaugurado em 7 de abril de 2022, reorganizando e recuperando o acervo do antigo Museu Aeronáutico do II COMAR, inaugurado em 23 de outubro de 1995 e, agora, dá destaque aos trabalhos desenvolvidos pela FAB na capital pernambucana e na Região Nordeste. A mostra conta com equipamentos bélicos e de voo, como bombas, mísseis, espoletas e macacão de voo e traje anti-G, além de utensílios e objetos pessoais do Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. Além disso, uma linha do tempo situa o visitante a respeito das etapas da evolução da aviação e do poder aeroespacial brasileiro, além de reverenciar os pioneiros da aviação nacional.

PORTAL AEROIN


Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil participa de reunião na EUROCONTROL


Murilo Basseto | Publicada em 28/06/2023

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que seu Diretor-Geral, o Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, participou, nos dias 21 e 22 de junho, em Bruxelas, na Bélgica, de um evento realizado pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

O objetivo do encontro foi debater a evolução da cooperação civil-militar rumo a um sistema de aviação global sustentável e eficiente, gerido de forma conjunta e flexível.

Em sua apresentação, o Diretor-Geral do DECEA destacou a integração dos Sistemas de Defesa e de Controle de Tráfego Aéreo no Brasil e pontuou que boa parte da infraestrutura atende a ambos os usuários, como a rede de vigilância radar, enlace de comunicações e gerenciamento de recursos humanos.

“A provisão dos dois serviços está sob a mesma autoridade, facilitando o gerenciamento da informação e a tomada de decisão. O Brasil possui em torno de 450 áreas condicionadas e o uso de muitas delas podem e devem ser flexibilizadas. Uma ferramenta de apoio ao uso flexível do espaço está em desenvolvimento no DECEA, considerando as fases de planejamento e de pré-tático”, destacou o Oficial-General.

Visita aos órgãos de controle internacionais

No dia 21 de junho, o Tenente-Brigadeiro Barbacovi teve a oportunidade de conhecer as instalações do Centro de Controle de Área Superior de Maastricht (MUAC), órgão responsável pelo segundo maior movimento aéreo do mundo.

Já no dia 23 de junho, o Diretor-Geral do DECEA foi recebido pelo Chefe da Divisão Civil Militar e organizador do evento, Major General Karsten Stoye. Nessa sessão dedicada, o Oficial-General pôde se familiarizar ainda mais com o contexto político da EUROCONTROL. Encerrando a agenda de eventos, foi realizada uma visita ao Centro de Operações de Gerência de Rede da EUROCONTROL (NMOC).

Segundo o DECEA, a presença do Brasil no evento foi percebida com bastante entusiasmo pelos participantes, pois ajudou a atingir o apelo global para o tema, além de trazer novas abordagens e soluções para os assuntos em pauta.

As reuniões adicionais com representantes dos órgãos internacionais reforçaram as relações institucionais e abriram novos caminhos para futuras cooperações com o DECEA.

REVISTA AERO MAGAZINE


KC-390 transporta moderno radar do Exército

Radar M200 Vigilante do Exército será testado no aeroporto de Parintins e foi transportado por um KC-390 da FAB

André Magalhães | Publicada em 27/06/2023 16:05

Um KC-390 transportou o radar Saber M200 Vigilante, do Exército Brasileiro, para a cidade de Parintins, interior do Amazonas, no dia 20 de julho.

A operação contou com o apoio do Exército, da Embraer e da prefeitura de Parintins. O transporte ocorreu a partir do aeroporto de Viracops, em Campinas, no interior de São Paulo.

 

O radar foi enviado para o Amazonas, em uma região ainda com densa mata nativa, para testes, onde deverá monitorar e controlar o espaço aéreo do Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. Os ensaios operacionais com o M200 acontecerá até o dia sete de julho.

 

O radar M200 foi desenvolvimento do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e produzido pela Embraer Defesa & Segurança. O equipamento de defesa antiaérea a média altura pode, por exemplo, detectar ameças a até quinze quilômetros de altitude e identificar aeronaves civis e militares.

Além disso, o M200 também é capaz de rastrear múltiplos alvos, guiar mísseis, realizar vigilância, meteorologia e aproximação em um raio de 45 quilômetros.

DEFESA EM FOCO


Heróis do Céu: Conhecendo a Aviação de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira

A heroica Aviação de Busca e Salvamento da FAB, com seus desafios e realizações, é celebrada anualmente em 26 de junho

Agência Força Aérea | Publicada em 28/06/2023 16:00

Quando falamos em Aviação de Busca e Salvamento, um eco ressoa pelos corredores da Força Aérea Brasileira (FAB): “Eu sabia que vocês viriam!”. Essa emblemática frase remete a um episódio ocorrido em 26 de junho de 1967, quando cinco militares foram resgatados após o desaparecimento de uma aeronave C-47 FAB 2068 na imensa selva Amazônica. A operação foi tão marcante que a data foi escolhida para celebrar o Dia da Aviação de Busca e Salvamento, uma força sempre pronta para salvar vidas.

SAR: a especialização em resgate da FAB

Conhecida internacionalmente pela sigla SAR (do inglês Search And Rescue), a Aviação de Busca e Salvamento da FAB é especializada no resgate de vítimas de acidentes aéreos, resgates em alto mar ou em áreas inóspitas, onde só é possível chegar por via aérea. As operações são realizadas com helicópteros como o H-36 e o H-60L, que possuem a capacidade de realizar voos pairados. Já as aeronaves de asa fixa que estão à disposição para as missões de busca são o SC-105, o P-3AM, o P-95 e o C-130.

Esquadrões em prontidão: a cobertura territorial de resgate da FAB

Atualmente, dez Esquadrões integram a Aviação de Busca e Salvamento e estão localizados em todas as regiões do Brasil. Entre eles, destacam-se o 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano e o EAS – Esquadrão PARA-SAR, localizados em Campo Grande (MS); 1º/8º GAV – Esquadrão Falcão, em Parnamirim (RN); 3º/8º GAV – Esquadrão Puma, 1º/7º GAV – Esquadrão Orungan e 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, no Rio de Janeiro (RJ); 5º/8º GAV – Esquadrão Pantera, em Santa Maria (RS); 2º/7º GAV – Esquadrão Phoenix, em Canoas (RS); 7º/8º GAV – Esquadrão Harpia, em Manaus (AM); e 3º/7º GAV – Esquadrão Netuno, em Belém (PA).

Desafios e emoções: o dia a dia da missão de busca e resgate

O Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patrício Beserra Garioli, Comandante do 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano, detalha os desafios da missão de busca. Ele ressalta que “todo trabalho, todo treinamento e todo emprego do esforço aéreo se fazem válidos quando lembramos que essa abnegação pode ser o único fio que sustenta a vida de alguém”. O espírito e a emoção envolvidos na operação do FAB 2068 ainda alimentam as virtudes dos homens e mulheres que juraram lutar por uma vida.