NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Base Aérea de Florianópolis sedia 42ª Reunião da Aviação de Patrulha e celebra data comemorativa da FAB


Juliano Gianotto Juliano Gianotto | Publicada em 26/05/2025 13:20

A cerimônia militar alusiva aos 83 anos da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados no dia 22 de maio, foi realizada neste sábado (24/05), na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante da BAFL, Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva.

O evento também celebrou os 84 anos de criação da BAFL e marcou a 42ª edição da tradicional Reunião da Aviação de Patrulha (RAP), reunindo patrulheiros da ativa, veteranos, autoridades militares e convidados.

Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Aviador Alan Elias Lemos Mattar. A comenda é concedida a militares que se destacam no exercício do comando de unidades aéreas e contribuem para o aprimoramento da operacionalidade da Força Aérea Brasileira.

Como forma de reverência à memória e ao legado histórico da Aviação de Patrulha, foi realizada a aposição de flores ao busto do Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionisio Cerqueira de Taunay.

Veterano de guerra, o oficial pilotou aeronaves como o A-28A Hudson, o PBY-5 Catalina e o P-15 Netuno, realizando 74 missões de combate durante a Segunda Guerra Mundial. Em uma dessas ações, atacou um submarino alemão e conseguiu retornar em segurança, mesmo após severos danos em sua aeronave. O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, destacou a importância da Reunião como espaço estratégico para o fortalecimento da doutrina e da visão de futuro da Aviação de Patrulha.

“Promover um simpósio como este é fundamental para refletirmos sobre nossa doutrina, discutirmos ideias inovadoras e planejarmos, com base na experiência e na tecnologia, os próximos passos da Aviação de Patrulha”, salientou. Atualmente, a Aviação de Patrulha é composta pelos Esquadrões Orungan (1º/7º GAV), com sede no Rio de Janeiro (RJ); Phoenix (2º/7º GAV), em Canoas (RS); e Netuno (3º/7º GAV), sediado em Belém (PA).

As unidades são responsáveis pela vigilância e proteção de uma área de mais de 13,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o Atlântico Sul. Ao final da cerimônia, os patrulheiros de ontem, de hoje e de sempre realizaram um desfile militar entoando a Canção do 1º Grupo de Aviação Embarcada, encerrando com vibração mais uma celebração da Aviação de Patrulha – símbolo de bravura, vigilância e prontidão da Força Aérea Brasileira.

FAB realiza primeiro embarque do veículo Marruá em aeronave KC-390 para exercício aéreo em Anápolis


Juliano Gianotto | Publicada em 26/05/2025 14:26

Um marco importante foi alcançado recentemente pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o primeiro embarque, em uma aeronave KC-390, do veículo de telecomunicações do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC) – Esquadrão Profeta, no último dia 19 de maio. A ação foi realizada em apoio ao Exercício COMAO/AIRLIFT, que ocorrerá no período de 26/05 a 06/06, na Base Aérea de Anápolis (GO). O COMAO (do inglês Composite Air Operations), conhecido como Missão Aérea Composta na doutrina da FAB, visa integrar e aumentar a interoperabilidade entre as diversas aviações e unidades participantes.

O veículo, conhecido como Marruá, oferece agilidade e pronta resposta em cenários de combate e desastres ambientais. Dotado de meios suficientes para transmitir e amplificar sinais de rádio e enlace satelital, o Marruá é um veículo autossuficiente e versátil, que desempenha um papel fundamental na comunicação em situações críticas. Sua mobilidade e alcance permitem que as Forças Armadas mantenham a comunicação em áreas remotas ou em situações de emergência. O Comandante do 1º/1º GCC, Major Aviador Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura, destacou a importância da atuação do Esquadrão Profeta em apoio às operações da FAB.

“O embarque da Marruá no KC-390 demonstra a capacidade da Força Aérea de integrar seus meios aéreos e terrestres para garantir a eficácia das operações. A combinação da Marruá com o KC-390 oferece uma solução logística e operacional avançada, permitindo que as Forças Armadas respondam rapidamente a situações de crise”, afirmou. A importância desse feito está na capacidade de projetar força e garantir a comunicação em qualquer lugar e momento, potencializando o emprego do Poder Aeroespacial. O Marruá é um exemplo da inovação e da capacidade tecnológica da FAB, que busca constantemente aprimorar suas operações e serviços.

Informações do DECEA