NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 270/2024 - 26/09/2024
Novo caça F-39 Gripen da Força Aérea que pode voar a 2,4 mil km/h chega ao Brasil; VÍDEO
Fabricada pela empresa sueca Saab, aeronave supersônica é capaz de atingir duas vezes a velocidade do som. Nova aquisição brasileira chegou no Porto de Navegantes.
Caroline Borges, Joana Caldas | Publicada em 25/09/2024 10:10
O novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) já está no Brasil. A aeronave supersônica foi retirada de um navio no Porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, em uma ação que durou mais de uma hora na segunda-feira (25). Os detalhes da operação foram divulgados na terça (24).
Fabricado pela empresa sueca Saab, o caça saiu do Porto de Norrköping, na Suécia, em 2 de setembro e fez a viagem pelo mar por 21 dias. Segundo a administração do porto, a aeronave é capaz de atingir velocidade de 2,4 mil km/h (duas vezes a velocidade do som).
O g1 questionou a FAB sobre o valor da aeronave, mas não houve retorno. Veja os detalhes da nova aquisição, segundo informações divulgadas pelo porto de Navegantes.
envergadura de 8,6 metros, 4,5 metros de altura e 14 metros de comprimento;
Chega a voar acima de 16 mil metros de altitude;
Atinge velocidade máxima de 2,4 mil km/h;
Ainda conforme a FAB, o caça possui tecnologias de ponta, com sensores e armas para atuar com facilidade em ambientes extremos, em cenários de combate altamente hostis. Ele também tem capacidade de chegar até aeródromos ou rodovias com baixa infraestrutura de apoio.
Essa foi a sexta operação de caças Gripen F-39. A primeira aeronave foi desembarcada pela Portonave, em Navegantes, em 2020, e as demais em 2022 e 2023. A última aquisição aconteceu no fim do ano passado.
Transporte por terra
Após a retirado do navio e acondicionado no porto, o caça foi transportado até o Aeroporto Internacional de Navegantes por terra. O deslocamento de pouco mais de dois quilômetros aconteceu durante a madrugada de terça e contou o auxílio de diversas forças de segurança do estado.
O caça passará ainda por procedimentos técnicos antes de decolar rumo à Base Aérea de Anápolis–GO. Os trabalhos incluem a instalação de assento ejetável, kit de sobrevivência, abastecimento e preparo de acionamento em solo.
A data do voo e outros detalhes sobre o caça não foram divulgados.
Gripen Brasileiro
A aeronave faz parte do programa Gripen Brasileiro, parceria entre o Brasil e a Suécia para o desenvolvimento e fornecimento de caças no país.
A iniciativa iniciou em 2013 e o contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento e armamentos. O contrato entre a FAB e a Saab foi assinado em 2014. As 36 unidades encomendadas custarão R$ 20 bilhões para a FAB.
1º GCC desloca radar de defesa aérea para ampliar cobertura no exercício CRUZEX 2024
Juliano Gianotto | Publicada em 25/09/2024 12:58
O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), por meio dos seus Esquadrões, realizou uma grande operação de deslocamento do radar de defesa aérea TPS-B34M. O equipamento estava em operação na Base Aérea de Santa Maria (RS) em suporte ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), e foi transportado para Caicó (RN), onde ficará em operação para apoio ao Exercício Operacional Multinacional CRUZEX, que acontecerá de 3 a 15 de novembro, em Natal (RN).
Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o objetivo é ampliar a cobertura radar na área do interior do Nordeste onde existe uma maior dificuldade de detecção de tráfegos a baixa altura, viabilizando um controle de tráfego aéreo seguro e ordenado durante o Exercício.
O deslocamento do radar ocorreu, entre os dias 2 e 16 de setembro, da cidade de Santa Maria e Canoas (RS) para Natal e Caicó (RN). Foram envolvidos na operação cerca de 50 militares, e contou com apoio terrestre e aéreo para o transporte de todos os equipamentos.
É uma manobra complexa, com vários sistemas integrados que necessitam do apoio de diversas especialidades, como técnicos em radar, telecomunicações, elétrica, eletromecânica, suprimento, enlace e Tecnologia da Informação.
A montagem do radar está prevista para o dia 01/10. A operação envolve várias etapas, desde a preparação de infraestrutura, realização de testes, ajustes técnicos, voo de homologação pela aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e integração à síntese do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).
“Em mais um renomado exercício CRUZEX, no ano de 2024, a Força Aérea Brasileira conta com o apoio irrestrito do DECEA, por meio do seu braço armado, o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle e todos os Esquadrões subordinados, para colocar em operação a rede de telecomunicações, cobertura radar, enlace de dados e todo aparato necessário para que esse exercício aconteça da forma mais segura e eficiente”, destacou o Comandante do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC), Tenente-Coronel Aviador Hugo Slavez Filho.
1º GCC
O 1º GCC é dotado de cinco Esquadrões subordinados sediados nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste. Tem a missão de gerenciar as atividades relacionadas à instalação, operação e manutenção dos sistemas de comunicações, controle e alarme aerotático transportável.
Seus meios são móveis, podendo ser implantados em qualquer local do território nacional, complementando as infraestruturas existentes ou estabelecendo serviços onde não estão disponíveis.
Sobre o TPS-B34M
O TPS-B34M é um radar de controle de tráfego aéreo amplamente utilizado pela FAB em missões de defesa aérea. O equipamento se destaca pela capacidade de aumentar a detecção de aeronaves em rota a partir do local onde é instalado. Uma de suas principais vantagens é ser transportável, permitindo sua implantação em qualquer região do território nacional.
VIPZINHO - Gratuito Esquadrilha da Fumaça e caças da FAB são atrações em São Paulo no próximo domingo
Redação | Publicada em 25/09/2024 14:11
O Domingo Aéreo é uma oportunidade única para os entusiastas da aviação e para quem deseja passar um dia repleto de emoção em família. Com entrada gratuita e atrações para todas as idades, este evento é ideal para se divertir e descobrir mais sobre o fascinante mundo da aviação.
A festividade, no próximo domingo, 29 de setembro, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) é também conhecida como Portões Abertos, reúne aviões e helicópteros militares, bem como aeronaves expostas para visitação. O evento é gratuito para pessoas de todas as idades, sem necessidade de reserva de ingressos.
Os visitantes poderão conhecer de perto aviões, helicópteros e motores da FAB, e também acompanhar as apresentações dos Motociclistas Batedores da Polícia do Exército, dos cachorros do Canil da Guarda Civil Metropolitana, da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo e conferir a exposição de viaturas históricas. O ponto alto do evento fica por conta da apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB, a conhecida Esquadrilha da Fumaça.
Por fim, haverá ações de prevenção e cuidado com a saúde, com estandes de orientação médica e odontológica. Os visitantes também têm à disposição barracas de comidas e bebidas. O Domingo Aéreo 2024 ocorrerá no PAMA/SP (Campo de Marte), no domingo, 29 de setembro, das 9h às 17h (portadores de TEA e PCD poderão acessar o local a partir das 8h30), com entrada pela Avenida Braz Leme, 3.258, São Paulo/SP.
Programação
A programação para o Domingo Aéreo indica que a edição de 2024 contará com três momentos de demonstração aérea do caça F-5M da FAB, bem como performances e acrobacias de várias aeronaves militares e civis.
Além disso, há uma atração que não se vê há muito tempo se apresentando no Campo de Marte: um grande avião de linha aérea. No final da manhã, está reservado um horário identificado como A320. No Brasil, a companhia LATAM opera aviões desse modelo e da versão mais moderna, o A320neo, assim como a Azul também utiliza este último.
Informações Importantes para o Domingo Aéreo
Ingressos: A entrada é gratuita e não é necessário reservar online. Basta chegar e aproveitar!
Itens Proibidos: Para a segurança de todos, alguns itens não são permitidos, incluindo objetos cortantes, armas de fogo, drones, bebidas alcoólicas, alimentos, animais, bicicletas, patins e qualquer tipo de manifestação política.
Acesso e Transporte: Chegue cedo para escolher o melhor lugar e, se for de carro, tenha tempo para encontrar estacionamento. Para quem optar pelo transporte público, o evento está localizado perto da Estação Santana do Metrô, na linha azul, facilitando o acesso.
Serviço
Evento: Domingo Aéreo 2024
Indicado para: Todas as idades
Data: 29 de setembro de 2024
Horário: Das 9h às 17h
Preço: Gratuito
Local: Avenida Braz Leme, 3258, Santana – São Paulo
Telefone: (11) 2281-4000
EDIÇÕES ANTERIORES
138 de 18/05/2025
137 de 17/05/2025
136 de 16/05/2025
135 de 15/05/2025
134 de 14/05/2025
133 de 13/05/2025
132 de 12/05/2025
131 de 11/05/2025
130 de 10/05/2025
129 de 09/05/2025
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025