NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Operação Ponte Aérea da FAB resulta na apreensão de 127 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos


Juliano Gianotto | Publicada em 25/11/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB) continua a fortalecer a Operação Ponte Aérea em colaboração com outras instituições no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos Aeroportos de Guarulhos e do Galeão. Na mais recente ação de cooperação, realizada na manhã da última quinta-feira (23), foram apreendidos aproximadamente 127 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos.

A ação foi desencadeada durante uma atividade de fiscalização conjunta com a Receita Federal Brasileira (RFB). Uma carga no terminal de exportação levantou suspeitas de possível conteúdo ilícito, levando as equipes da FAB a realizar uma inspeção detalhada. Com o suporte de raios-x e cães de faro (K9) da RFB, foi identificada uma quantidade significativa de tabletes semelhantes à cocaína, totalizando 127 kg, escondidos no interior de quatro fritadeiras industriais.

Os militares da FAB, em colaboração com agentes da RFB, desembalaram e contabilizaram a droga, realizando em seguida sua escolta até a Polícia Federal para as medidas legais cabíveis. Surpreendentemente, a carga apreendida estava destinada à exportação para Moçambique, no continente africano, e tinha um valor aproximado de US$ 1,2 milhão, equivalente à cerca de R$ 5,9 milhões.

Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

A Operação Ponte Aérea faz parte das ações preventivas e repressivas no combate ao crime organizado, conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que envolve a atuação das forças de segurança por meio da GLO. A FAB desempenha seu papel colaborando ativamente com diversas instituições, como a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Polícias Militar e Civil, atuando na área operacional dos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos.

As ações abrangem uma série de atividades, desde a movimentação de bagagens até a fiscalização de cargas suspeitas, passageiros e funcionários nos aeroportos. Utilizando cães farejadores, viaturas para o patrulhamento dos perímetros e militares armados em pontos estratégicos, a FAB e as demais instituições envolvidas realizam rondas constantes nos saguões.

Até o momento desta atualização, 736 pessoas e 178 veículos foram revistados, respeitando as premissas de preservação da integridade física, psíquica e moral do revistado. As ações de patrulhamento totalizam 360 horas, enquanto as atividades de faro alcançam 43 horas, cobrindo um volume de cerca de 10.000 metros cúbicos, equivalente a aproximadamente 167 caminhões baú de grande porte. No total, foram dedicadas aproximadamente 105 horas em operações conjuntas, envolvendo diversas forças de segurança e agências.

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Cosmópolis (SP) neste domingo com estreia de novo líder


Juliano Gianotto | Publicada em 25/11/2023

Neste domingo, 26 de novembro, a cidade de Cosmópolis, no interior do estado de São Paulo, receberá uma demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça, às 11h, na Praça do Coreto, em comemoração aos 79 anos do município.

A última vez em que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a popular Esquadrilha da Fumaça, esteve na cidade, foi em 1989, com os aviões T-27 Tucano – 34 anos depois, a Esquadrilha retorna com os A-29 Super Tucano e um perfil mais moderno de demonstração aérea.

Os atuais aviões utilizados para a demonstração aérea são os mesmos que fazem a defesa das fronteiras Norte e Noroeste do País. A diferença é que as aeronaves da Esquadrilha são pintadas com as cores da bandeira do Brasil e dispensam fumaça pelo escapamento direito, e os aviões que fazem a defesa do espaço aéreo são camuflados e carregam armamento bélico.

A apresentação também será a estreia do Tenente-Coronel Juliano Augusto Sousa Nunes como líder da Esquadrilha. O piloto, que já teve passagem pelo Esquadrão, retornou neste fim de ano para se readaptar ao voo, liderar e assumir o Comando do Esquadrão no dia 11 de dezembro.

“Será um grande prazer poder participar das comemorações de Cosmópolis. Estaremos com as sete aeronaves A-29 Super Tucano realizando a demonstração aérea para todos que estiverem presentes na Praça do Coreto. Teremos mais uma oportunidade de representar a nossa Força Aérea Brasileira e mostrar a capacidade dos aviões produzidos no Brasil, além de ser um privilégio para mim, que retorno ao Esquadrão e farei minha primeira demonstração como líder”, afirma o Tenente-Coronel Nunes.

A agenda de 2023 da Esquadrilha da Fumaça se encerra, a princípio, no dia 4 de dezembro, com uma apresentação na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo. A demonstração deve ocorrer na Avenida 01 (ou Av. Marginal), no Polo Industrial, às 16h00.

PORTAL CAVOK


FAB: Como ocorrem as missões COMAO do Exercício Escudo-Tínia 2023

Operações contaram com o emprego de 12 esquadrões aéreos, além de unidades de infantaria e grupos de artilharia antiaérea.

Fernando Valduga | Publicada em 25/11/2023 11:40

Treinar as capacidades operacionais no enfrentamento de desafios em operações militares complexas a partir de missões aéreas compostas (COMAO). Este foi um dos grandes objetivos do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, realizado nas Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), além das cidades de Santana da Boa Vista (RS) e Caçapava do Sul (RS), entre os dias 30/10 a 17/11.

O adestramento contou com o emprego de 12 esquadrões aéreos, unidades de infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB) e grupos de artilharia antiaérea (GAAAe) das três forças armadas.

A sexta edição do EXCON Escudo-Tínia teve um incremento em relação aos anos anteriores: as diversas aviações que atuaram no treinamento foram adestradas tanto em ações ofensivas quanto defensivas na mesma proporção no âmbito de operações multidomínios, que compreende os espaços aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético, tornando os voos de COMAO ainda mais complexos e dinâmicos. “A diferença deste ano, principalmente, é que quanto ao ataque e a defesa não tem uma definição exata de quem é o atacante e quem defende. Ou seja, todos aqui, uma hora podem ser atacantes, outra hora podem ser defesas, e isso faz o cenário bastante dinâmico e faz com que a gente tenha condições de avaliar de várias formas todos os pilotos”, destacou o Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies.

Porém, antes de entender como funcionou a atuação de cada aeronave no EXCON Escudo-Tínia 2023, é importante compreender sobre o planejamento das operações COMAO. Como são criadas? Quem as coordena? Como são estruturadas?

Primeiro, é fundamental entender que o COMAO é um grupo de aeronaves com perfis distintos e doutrinas específicas que decolam em um curto espaço de tempo, visando um objetivo comum e em apoio mútuo: cumprir ações de Força Aérea complementares no que tange à garantia da superioridade aérea em um cenário de guerra convencional. A atividade operacional promove a interação de diversas aviações da FAB e grupos de defesa antiaérea em um mesmo contexto de treinamento. Para o EXCON Escudo-Tínia 2023 foram empregadas aviações de caça, inteligência, vigilância e reconhecimento, asas rotativas e de transporte para diversos treinamentos, entre eles aéreo, ar-solo, reconhecimento aeroespacial, reabastecimento em voo (REVO), busca e salvamento em combate (CSAR), coordenação do espaço aéreo, operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) e segurança de voo.

Emprego de caças

Entre as ações planejadas para os 16 caças F-5M empregados no Exercício, estão as missões de ataque, alerta em voo (ALEVOO), escolta e varredura. O Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV) – Esquadrão Pampa, Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães explicou como ocorreram as missões de varredura no campo de batalha. “A intenção principal desse tipo de ação é realizar a limpeza e a sanitização das áreas de interesse, a fim de permitir que as demais aeronaves do pacote COMAO, das missões aéreas compostas, pudessem realizar suas missões específicas. Além disso, as aeronaves F-5 também realizaram missões defensivas com o objetivo de proteger áreas com alvos pré-estabelecidos”, disse.

Outro caça que também teve forte presença no conflito simulado foi o A-1M, que entre suas ações gerenciou as formações em COMAO, sendo o Mission Commander (MC), o responsável pelo planejamento desse tipo de voo. “Nesta edição, a aeronave A-1M está tendo um papel primordial por atuar não apenas dentro da força ofensiva, mas também como força oponente, além de também contribuir no contexto Escudo, sendo utilizada como suporte para o emprego do nosso sistema de defesa antiaérea inimiga”, destacou o Comandante do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro, Tenente-Coronel Aviador Felipe de Faria Scheer, um dos pilotos que operou a aeronave durante o Exercício.

Demais aeronaves de caça, como o A-29 e o AF-1 da Marinha do Brasil (MB) também estiveram presentes no EXCON Escudo-Tínia 2023, com a função de identificar e engajar alvos terrestres, com armamento convencional.

Inteligência e Reconhecimento Aeroespacial

As missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) são essenciais para o planejamento das saídas de algumas das aeronaves empregadas no Exercício. Entre os vetores empregados que atuaram nessas operações, esteve a Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), de modelo RQ-900, operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus, realizando, por exemplo, o rastreio de dados de inteligência na área do conflito.

A aeronave E-99 também teve papel crucial nas missões de COMAO, por atuar no controle aeroespacial e como posto de comunicações no ar com o intuito de fornecer o cenário tático para outras aeronaves do treinamento. “O principal diferencial do Exercício Escudo-Tínia deste ano foi o aumento da complexidade na área de conflito, devido ao alto número de aeronaves envolvidas, além da elevação da capacidade do inimigo. Desse modo, foi necessário uma maior interação entre os controladores e os pilotos para atuarmos de forma sinérgica, a fim de atingir os nossos objetivos dentro do cenário”, enfatizou o Comandante do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador David Dantas da Silva.

Manter a capacidade de exfiltrar e infiltrar pessoal, com e sem pouso, da área de operações; liderar formações em missões operacionais; e navegar à baixa altura e por contorno. Essas foram algumas das missões da aeronave H-60 Black Hawk, no Exercício Escudo-Tínia 2023. “A ideia é realizarmos um resgate simulado, desviando das defesas antiaéreas que tem no terreno. Precisamos conseguir voar escondido, sem sermos identificados para chegarmos até o local previsto para efetuar o nosso resgate”, pontuou o Comandante do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Alonso Fortes.

Quanto ao lançamento de carga e paraquedistas (PQD), foram empregadas no Exercício duas aeronaves C-105 Amazonas e um KC-390 Millennium para realizar essas ações durante as missões de COMAO. O KC-390 também teve fator fundamental no que diz respeito às operações de reabastecimento em voo (REVO) dos caças F-5M para aumentar sua operacionalidade e autonomia de voo.

Contexto Escudo

As cidades de Santana da Boa Vista (RS) e Caçapava do Sul (RS) foram as regiões escolhidas para alocar as Unidades de Infantaria (UInf) da FAB e os Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) das três Forças Armadas. A Operação Escudo Antiaéreo, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no contexto do Exercício Conjunto Tínia, teve como foco treinar as antiaéreas do país em um cenário de guerra simulada, tendo como foco as missões de COMAO.

O Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), Tenente-Coronel de Infantaria Leonardo Schiller Cechin destacou sobre a importância desse treinamento. “O Escudo Antiaéreo realizado em Santana da Boa Vista tem grande importância para os grupos de defesa antiaérea da Força Aérea Brasileira porque é aqui que a gente consegue fazer a simulação dos ataques das aeronaves e o nosso engajamento contra elas em defesa dos pontos sensíveis sobre nossa jurisdição”, explicou.

REVISTA FORÇA AÉREA


CENIPA promove Jornadas de Segurança de Voo para unidades da FAB


Da Redação | Publicada em 25/11/2023

CENIPA promove Jornadas de Segurança de Voo para unidades da FAB. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) promoveu, durante o ano de 2023, palestras voltadas para a Segurança de Voo. Tais eventos, denominados Safety Weeks ou Jornada de Segurança, foram realizados em coordenação com os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), objetivando o fomento das ações voltadas à prevenção de acidentes aeronáuticos na Força Aérea Brasileira (FAB).

As Jornadas de Segurança de Voo foram realizadas em parceria com as Bases Aéreas de cada região, mobilizando todos os aeronavegantes e mantenedores a fim de elevar a consciência dos participantes.

A primeira edição do Safety Week foi realizada pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), em parceria com a Base Aérea de Natal (BANT), no período de 27 a 31/03. O evento marcou a preparação para o início dos Cursos de Especialização Operacional das Aviações de Asas Rotativas, Caça, Transporte e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), além do início das atividades de prevenção para o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), planejado para ocorrer em 2024, em Natal (RN).

Foram abordados estudos específicos, entre eles, Manutenção de Aeronaves e Serviços de Rampa, Prevenção de Ocorrências de Solo, Prevenção de Acidentes na Atividade de Manutenção de Aeronaves, Perda de Controle em Voo, Falha de Motores em Aeronaves Bimotoras, Prevenção de Acidentes nas Fases de Decolagem e Pouso, entre outros.

“O contato inicial com os diversos assuntos de Segurança de Voo, antes do início das atividades aéreas, é fundamental para que todos estejam atentos e conscientes de suas responsabilidades operacionais”, disse o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes.

No início do segundo semestre, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), em cooperação com a Base Aérea de Canoas (BACO), promoveu a Jornada de Segurança de Voo BACO 2023 (JSV BACO 2023), entre os dias 03 a 05/07. Participaram do evento tripulantes das unidades aéreas da BACO, mantenedores do Grupo Logístico de Canoas (GLOG-CO) e militares integrantes do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BBS CBMRS).

O Comandante da BACO, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, agradeceu o apoio e o empenho de todos os organizadores. “A contribuição da Jornada de Segurança de Voo na BACO é indispensável para o fortalecimento do profissionalismo, por meio da filosofia SIPAER, no cumprimento das missões operacionais, incumbidas às unidades aéreas cuja operação se dá a partir da Base Aérea de Canoas”, disse.

Na Capital Federal e no estado de Goiás, o Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), em parceria com a Base Aérea de Brasília (BABR) e Base Aérea de Anápolis (BAAN), encerrou o ciclo de palestras nas últimas semanas de setembro, no período de 19 a 28/09.

Dentre os tópicos abordados durante o evento, destacam-se: a Atuação do CENIPA na Aviação Militar e Civil, Perda de Controle em Voo, Acidentes na Decolagem, Falhas em Aeronaves Bimotoras, Acidentes na Aproximação e Pouso, além de Aproximação Estabilizada, entre outros temas fundamentais para a Segurança de Voo e as melhores práticas de manutenção.

O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, enfatizou a relevância da Jornada de Segurança de Voo. “A realização de eventos desta natureza é de suma importância para mitigar condições latentes e prevenir eventos catastróficos”.

Para o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, a participação de Oficiais-Generais da FAB de outras localidades envolvidos no evento reforça a importância que o Comando da Aeronáutica dá ao tema, fortalecendo os princípios que são aplicados diariamente nas unidades operacionais.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, destacou a importância das Jornadas de Segurança de Voo nas Organizações Militares da FAB. “Tais Jornadas se somam às inúmeras atividades de garantia e promoção da segurança, realizadas neste ano, em prol da Força Aérea. O CENIPA, hoje referência mundial na aplicação dos protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos, mantém um esforço contínuo de transmissão da experiência adquirida na investigação de ocorrências da aviação civil para a prevenção de acidentes na FAB”. O Oficial-General ainda ressaltou: “Trabalhamos para que as tripulações possam cumprir suas missões e regressar em segurança para suas casas. Nosso compromisso é contribuir para a Segurança de Voo e preservar a capacidade de combate da Força Aérea Brasileira”.

Pela primeira vez o KC-390 assumiu o REVO no EXCON Tínia


Da Redação | Publicada em 25/11/2023

Pela primeira vez o KC-390 assumiu o REVO no EXCON Tínia. O EXCON Escudo-Tínia 2023 representou um importante marco para a Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta sexta edição do treinamento, o Embraer KC-390 Millenium atuou como principal vetor de Reabastecimento em Voo (REVO) dos caças F-5M e A-1M, o que nas edições anteriores era tarefa para os KC-130M Hércules.

O EXCON Tínia 2023 foi realizado entre os dias 30/10 e 17/11 e teve como sedes as Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, além das cidades de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul, todas no Rio Grande do Sul. Entre as dezenas de aeronaves enviadas para o treinamento, estavam dois KC-390 do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus e do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.

Os dois Milleniuns, matrículas FAB 2857 e FAB 2858, operaram a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM) em missões de transporte logístico, lançamentos de cargas e paraquedistas e, claro, Reabastecimento em Voo.

“O KC-390 já tem consolidado muito bem a sua operação como aeronave abastecedora. E no Escudo-Tínia 2023 realizamos várias missões, com regularidade em aeronaves recebedoras, o que permite ampliação da autonomia de voo dessas aeronaves e melhoria na possibilidade de treinamento de combate. Para nós, do Esquadrão Zeus, que opera essa aeronave, as ações no Exercício contribuíram para um maior conhecimento quanto ao sistema, a segurança e o aperfeiçoamento das táticas e técnicas de emprego”, explicou o Major Aviador Anderson Dias Santiago, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, que opera o KC-390 Millennium.

O Capitão Aviador Bruno Iha, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, reforçou sobre o importante papel do REVO no EXCON. “Umas das missões que estão sendo treinadas este ano no Escudo-Tínia é a do vultime estendido, que é uma manobra que tem mais tempo que o habitual, em que vamos para o combate, realizamos o reabastecimento em voo e retornamos. Isso acontece sucessivamente por quanto tempo for necessário. Com isso, conseguimos desenvolver treinamentos mais extensos e praticamente dobramos a nossa permanência em relação ao que era realizado anteriormente. Esta conquista é fruto da presença do KC-390, que é um vetor excelente para este tipo de exercício em que possibilita realizar o reabastecimento em maiores altitudes e maiores velocidades. Por meio desta transição, em que o KC-390 assumiu a função de aeronave abastecedora no lugar do C-130 Hércules, houve uma facilitação para a atuação das aeronaves de caça, como o F-5M”, pontuou.

O Capitão Aviador André Vianna Vasconcelos Justo, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) – Esquadrão Jambock, reforçou aspectos relevantes das ações de REVO no EXCON. “O reabastecimento em voo do F-5M com o KC-390 permite que o caça fique muito mais tempo no combate. Esta manobra possibilita um revezamento entre as aeronaves, enquanto uma permanece na arena de combate, a outra fica reabastecendo para depois retornar. Isso porque a capacidade e a performance do KC-390 permitem que o REVO seja feito em perfis de voos mais altos da realidade do F-5, ou seja, níveis e velocidades maiores. Essa atuação proporciona um melhor aproveitamento do combustível, resultando em uma maior autonomia e maior vultime”, finalizou.

OUTRAS MÍDIAS


ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Escola de Especialistas de Aeronáutica forma 397 novos Sargentos


Da Redação | Publicada em 25/11/2023

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), promoveu nessa sexta-feira (24/11), a cerimônia militar de conclusão da 257ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) – Turma Adelphi – e da 34ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) – Turma Chronos.

O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, membros do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), entre outras autoridades civis e militares.

“Eu tenho muito orgulho da Força Aérea. Quero cumprimentar o Brigadeiro Damasceno pelo extraordinário trabalho agregador e sua liderança. E ao Brigadeiro Mioni por essa festa emocionante. Parabéns aos formandos! Fiquei muito emocionado com os pais, o abraço de cada um em seus filhos, como se fosse parte das vitórias que eles sonharam para que os filhos conquistassem”, destacou o Ministro da Defesa.

Os formandos tiveram como patrono o  Tenente Especialista em Mecânica de Aeronaves Marcelo dos Santos Dias e, como paraninfo, o Comandante-Geral de Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. A solenidade marcou a promoção de 397 formandos à graduação de Terceiro-Sargento, 187 mulheres e 210 homens, que atuarão nas áreas de Fotointeligência (BFT), Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Eletricidade e Instrumentos (BEI), Meteorologia (BMT), Suprimento (BSP), Comunicações (BCO), Metalurgia (SML), Eletromecânica (SEM), Desenho (SDE), Cartografia (SCF), Guarda e Segurança (SGS), Bombeiro de Aeronáutica (SBO) e Informações Aeronáuticas (SAI). Entre eles, seis são estrangeiros do Peru, Togo, Benin, Senegal e Bolívia. Os novos militares brasileiros serão distribuídos por todo o Brasil, em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), e os militares estrangeiros aplicarão o aprendizado em seus países. 

Prêmio Força Aérea Brasileira

O Prêmio Força Aérea Brasileira foi concedido aos formandos que obtiveram a primeira colocação geral do Curso de Formação de Sargentos e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica. A honraria foi entregue pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, acompanhado pelo Comandante da EEAR.

Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa

O Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa é concedido aos primeiros colocados nas Escolas de Formação de Oficiais e de Formação de Sargentos das Forças Armadas. A homenagem foi entregue pelo Ministro da Defesa.

Medalha Eduardo Gomes

A Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo leva o nome do Patrono da FAB e é destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instituição e reconhecer o mérito intelectual de oficiais e praças do Comando da Aeronáutica que se distinguem nas atividades escolares.

O primeiro colocado do CFS, aluno Maurício Henrique da Silva Moreira, falou sobre o sentimento de se tornar militar. “Na reta final do curso, as emoções ficam afloradas. A designação da nova unidade, o sentimento de missão cumprida e a gradativa despedida dos amigos e da escola são partes integrantes dessa despedida. Ser 01 sempre foi motivo de orgulho, entretanto, minha alegria maior foi ter meus amigos do lado me ajudando nessa nobre missão. Agradeço à minha família, por me dar todo apoio durante o processo, e a todos os meus amigos. Espero que cada um deles siga um bom caminho, pessoalmente e profissionalmente, e que se mantenham de cabeça erguida perante as adversidades da vida”, disse.

Emocionada, a aluna Maria Lúcia Cabral de Azevedo, primeira colocada do EAGS, destacou a importância de não desistir dos sonhos. “Ao final dessa jornada, olho para trás e vejo que todo esforço e dedicação valeram a pena. Ser a primeira colocada do meu esquadrão me trouxe ensinamentos que jamais vou esquecer, agradeço a Deus, minha família, amigos e a sargenteação pela confiança depositada em mim, carrego comigo o orgulho de ser uma sargento especialista e levarei por toda minha carreira nosso código de honra: disciplina, amor e coragem!”, ressaltou.

A cerimônia de formação de novos alunos na EEAR não apenas marcou o encerramento de uma fase de aprendizado, mas também um momento emblemático de celebração, reconhecimento e comprometimento dos profissionais que agora se unem às fileiras da Força Aérea Brasileira.

Sobre a EEAR

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da FAB.