NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 300/2024 - 26/10/2024
FAB realiza evacuação aeromédica de tripulante enfermo em cruzeiro na costa de Fortaleza (CE)
Juliano Gianotto | Publicada em 25/10/2024
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão, resgatou um tripulante enfermo em um navio cruzeiro no mar da costa de Fortaleza (CE) nesta quinta-feira (24/10). A missão de Busca e Salvamento foi executada a bordo de um helicóptero H-36 Caracal.
A missão originou-se a partir de solicitação de apoio aéreo do Terceiro Distrito Naval (3° DN) ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para a realização de Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante enfermo, com febre e dor abdominal, em uma embarcação. Na ocasião, após autorização do COMAE, a equipe do Esquadrão Falcão, sediada em Natal (RN), deslocou-se para a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) na tarde de quarta-feira (23/10).
Na manhã desta quinta-feira, partindo da BAFZ, a aeronave H-36 Caracal efetuou a EVAM do paciente, transportando-o até o Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins, de onde foi levado para o Hospital em uma ambulância.
Quando a FAB é acionada para missões de Busca e Salvamento?
Quando ocorre a necessidade de buscar, localizar e salvar pessoas, a Força Aérea Brasileira (FAB) pode ser acionada. O processo tem início com o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), que está sob a gerência do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão que normatiza, coordena e controla as ações de Busca e Salvamento.
Em estado de alerta, 24 horas por dia durante todo o ano, estão os militares que atuam no Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO), distribuídos estrategicamente em diferentes pontos do território nacional (Atlântico, Brasília, Curitiba, Manaus e Recife).
Comemorações do Dia do Aviador na Base Aérea de Campo Grande destacam contribuições da FAB
Juliano Gianotto | Publicada em 25/10/2024
Com atuação voltada a defesa, segurança e integração do espaço aéreo nacional, a Base Aérea de Campo Grande (BACG) comemorou, na última quarta-feira (23), o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou da cerimônia militar, juntamente com a primeira-dama Mônica Riedel, e recebeu a medalha ‘Ordem do Mérito Aeronáutico’ do comandante da Base Aérea de Campo Grande, brigadeiro do ar Eric Breviglieri.
“Receber essa homenagem é uma honra e uma enorme responsabilidade pelo significado dessa comenda e a importância da Força Aérea Brasileira para o país, por tudo que ela representa nos mais diversos aspectos, desde a proteção e defesa nacional, sua atuação humanitária, seu apoio imprescindível ao desenvolvimento tecnológico e monitoramento de todo território nacional, enfim, sua preciosa contribuição para soberania da nação“, frisa o governador Eduardo Riedel, que completa.
“Isso nos motiva e inspira a manter um trabalho de excelência em prol de todos os sul-mato-grossenses“.
A celebração acontece em todos os comandos aéreos do país. A medalha é uma das mais importantes condecorações militares e durante a cerimônia, foram homenageados militares e civis que se destacaram em ações ao longo de 2024.
Comemoração
O Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira são comemorados em 23 de outubro, data que celebra o primeiro voo realizado por Alberto Santos-Dumont com o 14-bis, em 1906, um marco histórico para a aviação mundial.
Santos-Dumont, considerado o ‘Pai da Aviação’, foi pioneiro ao realizar o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, impulsionando o desenvolvimento da aviação e tornando-se símbolo de inovação e coragem.
A FAB, uma das três Forças Armadas do Brasil, é responsável pela defesa do espaço aéreo e pela segurança do território nacional. Fundada em 1941, a FAB desempenha papel fundamental na proteção, integração e desenvolvimento do país, atuando em missões de defesa, segurança, assistência humanitária e resgate, tanto em território nacional quanto em operações internacionais.
GALERIA DE FOTOS: FAB apresenta Super Tucano com pintura em homenagem ao P-47
Humberto Leite | Publicada em 25/10/2024 11:00
Um esquema de pintura comemorativo, motivo de alegria para plastimodelistas, apaixonados por aviação e fãs da Força Aérea Brasileira. É assim que pode ser definido o esquema de pintura de um A-29 Super Tucano apresentado pelo Comando da Aeronáutica durante a solenidade do Dia do Aviador, neste 23 de outubro.
A aeronave, fabricada pela Embraer no século XXI, apareceu com as cores em homenagem aos P-47 Thunderbolt utilizados pela FAB na Segunda Guerra Mundial. Durante a solenidade, foi lembrado com destaque os 80 anos do desembarque do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) na Itália. Houve o táxi de um P-47 ao lado do A-29 estilizado.
A FAB fez, ainda, a tradicional apresentação “Ópera do Danilo”, uma encenação do abate e posterior fuga do Tenente Danilo Marques Moura, uma história épica iniciada em 4 de fevereiro de 1945 e que durou 30 dias, em uma longa caminhada de 450 km até o retorno à base. A simulação destacou a bravura e o espírito aguerrido dos militares brasileiros.
A Força Aérea Brasileira inicia os estudos para realizar a renovação de sua frota de aviões EMB-110 Bandeirante
Da Redação | Publicada em 25/10/2024
O Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a coleta de informações para realizar um Estudo de Viabilidade visando futuramente substituir a aeronave de transporte Embraer EMB-110 Bandeirante. Esta análise ocorre por meio de uma Solicitação de Informações (Request For Information – RFI), enviada ao mercado aeronáutico com o objetivo de identificar possíveis fornecedores capazes de atender aos requisitos da FAB.
A futura aquisição deverá atender às missões de transporte de passageiros e carga para as próximas décadas, com atenção especial à região amazônica, onde a infraestrutura aeroportuária e de pistas de pouso é limitada, além das condições climáticas específicas dessa área. Espera-se que a aeronave selecionada seja de asa alta, bimotora e equipada com rampa ou porta de carga, conforme informado pelo portal Aeroin.
Após a conclusão do Estudo de Viabilidade, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) da FAB será responsável por avaliar os resultados. Caso o projeto avance, os requisitos técnicos, logísticos e industriais da aeronave serão detalhados para o início do processo de licitação.
A FAB destacou que a autorização para receber as respostas ao RFI e a apresentação destas pelas empresas interessadas não implicam compromissos para o Comando da Aeronáutica ou para os fornecedores, uma vez que o RFI é apenas um instrumento preliminar para análise da viabilidade do projeto. Vale ressaltar que, além da FAB, o EMB-110 é operado por empresas de transporte regional e pela Marinha do Brasil, que conta com a versão P-95 “Bandeirulha,” destinada a tarefas de controle e patrulhamento marítimo.
EDIÇÕES ANTERIORES
338 de 03/12/2024
337 de 02/12/2024
336 de 01/12/2024
335 de 30/11/2024
334 de 29/11/2024
333 de 28/11/2024
332 de 27/11/2024
331 de 26/11/2024
330 de 25/11/2024
329 de 24/11/2024
328 de 23/11/2024
327 de 22/11/2024
326 de 21/11/2024
325 de 20/11/2024