NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Brasil recebe dois novos caças Gripen fabricados na Suécia

Modelos integram um lote de 36 aeronaves e renovam a frota da Força Aérea

Renato Souza | Publicada em 25/09/2022 12:22

Chegaram ao Brasil neste domingo (25) dois caças Gripen NG, conhecidos como F-39, que vão reforçar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves fazem parte de um lote com 36 unidades que foram compradas pelo país e estão sendo fabricadas na Suécia. 

Com a chegada das novas unidades neste domingo, o país passa a contar com quatro aviões de caça Gripen, sendo que um quinto está sendo usado para testes pela Embraer. Os modelos estão entre os mais modernos do mundo, com alto poder de persuasão contra invasores do espaço aéreo e elevado desempenho de combate em conflitos aéreos. 

Os dois caças foram trazidos por um navio de origem holandesa, que atracou no Porto de Navegantes, em Santa Catarina. Os aviões serão transportados para a sede da Embraer Defesa e Segurança, no interior de São Paulo. Na região também fica a sede no Brasil da Saab, fabricante das aeronaves. Em São Paulo, os caças passam por testes e outras avaliações, sendo preparados para entrar em operação. A compra dos aviões ocorreu em 2014, ao custo de 4,5 bilhões de dólares (R$ 23 bilhões), e prevê a transferência de tecnologia, com a construção de parte das unidades do lote sendo realizada em território brasileiro. 

A previsão inicial, se não houver atrasos, é que os 36 modelos comprados estejam em poder da Força Aérea até 2024. Existem negociações em andamento para a compra de outras 26 aeronaves do mesmo tipo. 

PORTAL PODER AÉREO


IMAGENS: Chegou o navio ‘Minervagracht’ transportando mais caças F-39E Gripen da FAB


Da Redação | Publicada em 25/09/2022

O navio multipropósito Minervagracht trazendo mais dois caças Saab F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira já chegou ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina.

As imagens feitas por Luiz Fernando Nardes – @shipspotting_Itajaí no Instagram, mostram o navio logo após a atracação, ainda com os tampões dos porões que abrigam os aviões fechados.

O navio multipropósito Minervagracht é do mesmo armador holandês que transportou os dois primeiros caças Gripen E em abril deste anoComo aconteceu com os primeiros Gripen que chegaram de navio, após o desembarque os caças seguirão por rodovia até o Aeroporto Internacional de Navegantes. Lá eles serão preparados para o voo de traslado para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Os caças F-39E Gripen deverão iniciar as primeiras operações na Base Aérea de Anápolis em novembro/dezembro de 2022. Com a entrega de mais dois aviões, serão 5 caças Gripen em território brasileiro, com o primeiro deles sendo usado na Embraer para ensaios em voo.

O cronograma mais recente prevê a entrega de 36 caças até 2027, sendo 28 do modelo monoposto Gripen E e 8 do Gripen F biposto. A FAB solicitou a inclusão de mais 4 caças no primeiro lote e negocia com a Saab um segundo lote de 26 aviões, totalizando 66 aeronaves.

PORTAL AEROFLAP


Gripen: Imagens de drone mostram os novos caças da FAB em Santa Catarina


Gabriel Centeno | Publicada em 25/09/2022

Como antecipado aqui em AEROFLAP, o Brasil está recebendo neste domingo (25) mais um par de caças Saab F-39 Gripen. O navio Minervagracht, de bandeira holandesa, atracou no Porto de Navegantes (SC) nesta manhã e os novos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) já foram desembarcados. 

Imagens disponibilizadas por Kaique Lima, operador de drone do perfil @rurikdrone, mostram os caças já desembarcados no porto catarinense. Os Gripens de matrícula 4103 e 4104 são, respectivamente, o terceiro e quarto F-39 operacionais recebidos pela FAB. 

Agora que os caças estão fora do navio, o próximo passo é levá-los até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, operação que poder ser realizada ainda nesta noite. Os aviões serão testados no aeródromo por mais alguns dias antes de decolarem para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Com a mais recente entrega, agora existem cinco Gripens no Brasil. A expectativa é de que a FAB receba mais dois caças ainda em 2022.

F-39E 4100 – Chegada em 20/09/2020 a bordo do navio panamenho Elke. Encontra-se na Embraer onde é usado na campanha de testes e certificação junto da Saab.

F-39E 4101 e 4102 – Chegada em 01/04/2022 no navio holandês MV Marsgracht, são os primeiros Gripens operacionais e de produção recebidos pela FAB. Incorporados à frota em 22/04/2022, estão na Embraer onde passam pela certificação militar. Até dezembro devem ser transferidos ao 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis (GO). 

A Força Aérea inicialmente comprou 36 Saab Gripen, sendo 28 da versão F-39E, de um assento, e oito da versão F-39F para dois pilotos.

O contrato foi modificado para a compra de mais quatro caças, permitindo que a FAB planeje a implantação do novo vetor em uma segunda base aérea. Ao mesmo tempo, a Saab e o Comando da Aeronáutica negociam um segundo lote, composto por 26 aviões.  

OUTRAS MÍDIAS


DIARINHO - Portonave recebe navio com dois novos caças F-39 Gripen vindos da Suécia

Nova remessa faz parte do programa que prevê compra de 36 aviões pela FAB

Da Redação | Publicada em 25/09/2022 12:50

O porto de Navegantes recebe neste domingo uma nova remessa com dois caças F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves são transportadas pelo navio mercante holandês Minervagracht, que atracou pouco depois das 11h na Portonave.  A viagem teve partida no dia 5 de setembro, do porto de Norrköping, na Suécia, onde os caças são fabricados.

Essa é a terceira entrega dos novos caças da FAB que chegam ao Brasil pela Portonave. A operação de desembarque, preparação das aeronaves e transporte terrestre até o aeroporto deve seguir os mesmos procedimentos das entregas anteriores.

É previsto que o rebocamento dos aviões do porto ao aeroporto ocorra à noite, em esquema especial com escolta da polícia militar, militares da FAB e apoio de agentes de trânsito. No aeroporto, os caças passarão por ajustes finais antes de seguirem voando até a sede da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

No local, estão as outras aeronaves já recebidas da Suécia. A remessa anterior, em abril, foi dos modelos 4101 e 4102, os primeiros da produção em série para uso operacional da FAB. Em 2020, o primeiro avião do programa chegou ao Brasil, para testes dos pilotos brasileiros que vão operar as aeronaves.

O projeto contempla a compra de 36 caças, a serem entregues até 2024. O contrato de R$ 24 bilhões prevê a transferência de tecnologia para o desenvolvimento do Gripen no Brasil, em parceria da fabricante com a Embraer.