NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


CCOMSEX (Exército Brasileiro)


Cadetes da AFA Fortalecem Vínculos com a Amazônia durante Visita ao CIGS


Comando Militar Da Amazônia | Publicada em 24/11/2023 12:02

No último dia 23 de novembro, 153 Cadetes Aviadores e Intendentes da Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), participaram de uma visita ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em uma iniciativa com o objetivo de proporcionar aos futuros líderes militares uma imersão única nas operações do Exército Brasileiro (EB) na região amazônica.

O Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, realizou uma apresentação, destacando a relevância do trabalho desempenhado pelo EB, em especial as contribuições específicas do CIGS para a preservação da vasta extensão da Amazônia. Durante a visita, foram enfatizadas as peculiaridades das ações promovidas pelo CIGS na especialização dos Guerreiros de Selva, ressaltando a coesão da tropa e o elevado profissionalismo dos seus integrantes.

A atividade abarcou, também, a exploração do “Espaço Brasileira Amazônia” e do icônico Zoológico do CIGS.

Essa troca de experiências entre os Cadetes da Força Aérea e o Exército Brasileiro fortalece os laços interinstitucionais, promovendo uma compreensão mais ampla e colaborativa das operações militares na região amazônica. A visita não apenas enriqueceu o aprendizado dos Cadetes, mas também ressaltou a importância estratégica da integração entre diferentes ramos das Forças Armadas, permitindo, por meio da interoperabilidade e de atividades conjuntas, a preservação desse patrimônio nacional.

PORTAL AEROIN


Cadetes da aeronáutica aprimoram habilidades em operações aeromóveis durante curso de formação na AFA


Agência Força Aérea | Publicada em 24/11/2023 14:11

No período de 06 a 10 de novembro, os Cadetes de Infantaria do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER) do quarto ano participaram da disciplina de Operações Aeromóveis (OPAM) como parte integrante do Programa do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOInf) na Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga, São Paulo.

A instrução, ministrada pelo Capitão de Infantaria Arionaldo Paulo da Silva Neto, abrangeu uma série de atividades cruciais relacionadas às Técnicas e Procedimentos da tropa de Infantaria da Aeronáutica no contexto de infiltração e exfiltração de aeromóveis. Dentre as práticas destaca-se o Pouso de Assalto em locais estratégicos com rápido desembarque, Rapel, o exercício “McGuire”, que envolve militares descendo da aeronave e sendo suspensos na vertical por cordas, e o “Helocasting”, uma manobra de infiltração em ambiente aquático realizada em pleno voo.

O Capitão Silva Neto enfatizou a complexidade da missão e sua importância para o crescimento profissional dos cadetes. “As Operações Aeromóveis são dotadas de uma grande complexidade, algo inerente ao ambiente militar. Com certeza, contribuíram para o crescimento profissional dos cadetes, permitindo que trabalhassem a questão da adaptabilidade, superação de desafios, concluindo a atividade de forma brilhante e significativa“, comentou.

O Sargento Especialista em Administração Alexandre Maia do Nascimento Júnior, instrutor da disciplina de OPAM, expressou sua satisfação em contribuir com os conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira para a formação dos futuros líderes da Infantaria. “É um privilégio poder participar da formação deles e vê-los superar seus limites após cada prática“, destacou.

Para o líder da Infantaria do CCAER, Cadete Lucas Kenji Ando Lacerda, a participação na OPAM foi uma grandiosa experiência. “A operação possibilitou contato e compreensão deste vetor aéreo tão importante da Força que são as aeronaves de asas rotativas. A participação nesta atividade trouxe um ganho intelectual, técnico e operacional e, com isso, as possibilidades que podemos ter e fazer para expandir e aperfeiçoar as operações aeromóveis em conjunto com a Infantaria“, ressaltou.

A infiltração e exfiltração de aeronave com rapidez e segurança é imprescindível para a realização de operações em regiões de difícil acesso. Assim, a instrução contribui para a formação dos Cadetes, capacitando a atuação dos futuros Oficiais diante dos cenários mais adversos.

PORTAL DEFESANET


Embraer entrega quinto jato E-99 modernizado à FAB

Aeronave é a primeira entregue com Full Operational Capability

Ricardo Fan | Publicada em 24/11/2023 12:12

A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, designada na FAB como E-99M. A E-99M executará funções de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo.

“A entrega do quinto E-99 é um importante marco para o projeto E-99M. Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC – Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas”.

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com os sistemas Radar Erieye e Comando & Controle (C2) totalmente modernizados. A aeronave também possui novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-Communication – NCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além da função Data Link adaptada à nova arquitetura. O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados.  

O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle, fornecendo seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Além da operação pela FAB, o EMB 145 AEW&C também é operado pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.

PORTAL AIRWAY


Prestes a dar adeus ao Hercules, FAB se prepara para receber 7º Embraer KC-390

Aeronave de transporte tático será entregue até o final do ano ao 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, liberando Força Aérea a aposentar seus últimos C-130

Ricardo Meier | Publicada em 24/11/2023 10:54

A Força Aérea Brasileira (FAB) está perto de receber seu sétimo KC-390, aeronave de transporte tático da Embraer. O jato multimissão deverá ser entregue até o final do ano e ficará baseado no 1º/1º GT (Esquadrão Gordo), no Rio de Janeiro, segundo informações obtidas por Airway. Será o terceiro KC-390 a operar na Base Aérea do Galeão, que já conta com o jato FAB2853 e o FAB2857. O Esquadrão Gordo também tem operado o KC-390 FAB2854, mas que oficiamente pertenceria ao Esqudrão Zeus (1º GTT ), baseado em Anápolis (GO).

Segundo o cronograma da FAB de setembro, os 19 jatos Millennium deverão ser entregues até 2034. Apenas em 2023 e no último ano de entrega, a Embraer deverá enviar dois aviões – nos demais anos, apenas um KC-390 será entregue.

No plano final, o Esquadrão Gordo terá 12 aeronaves e o Zeus, outros sete KC-390. A FAB, no entanto, considera incluir novos destacamentos para o operar o jato, que será seu mais importante avião de transporte.

C-130 perto do adeus

Enquanto incorpora novos KC-390, a Força Aérea segue com o plano de aposentadoria dos turboélices C-130 Hercules. Como Airway mostrou recentemente, a meta é retirar todos os aviões de operação em 2024. O planejamento, entretanto, poderá ser postergado em função da disponibilidade dos Millennium. Ou seja, a se a força notar que o jato ainda não atingiu um estágio em que pode assumir todas as missões, alguns C-130 poderão ficar em serviço por mais algum tempo.

O C-130 Hercules FAB2462 é um dos últimos ativos (FAB)

Atualmente, a FAB teria três C-130 operacionais, matrículas FAB2462, FAB 2472 e FAB2476. O Hercules FAB2473 tinha previsão de desativação em dezembro, porém, estaria sem voar há vários meses. No início de 2021, a Força Aérea tinha em sua frota nove Hercules, dois deles da versão KC-130, de reabastecimento aéreo, função que todos os KC-390 podem executar.

REVISTA ASAS


Com consolidação do KC-390, FAB treina novo tipo de missão com os F-5


Humberto Leite | Publicada em 24/11/2023 07:38

Realizado na primeira quinzena de novembro no Rio Grande do Sul, o exercício operacional Tínia 2023 marcou a consolidação do KC-390 Millenium como principal vetor de reabastecimento aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). Os antigos KC-130, com menores capacidades e costumeiros problemas de disponibilidade, sequer participaram. A modernização na área permitiu a execução de um novo tipo de missão pela aviação de caça: o vultime estendido.

Na prática, caças F-5EM fizeram missões com duração acima do habitual. As aeronaves iam ao combate, faziam o reabastecimento em voo com o KC-390 e voltavam, repetidas vezes. Não foi especificado quanto tempo de voo os F-5EM chegaram a registrar, mas em seu comunicado oficial a FAB ressaltou terem ocorrido treinamentos mais extensos, praticamente dobrando o tempo de permanência em ação.

Todo o trabalho era realizado em níveis de voo mais elevados e em alta velocidade, outra possibilidade obtida com a incorporação do KC-390, uma vez que os KC-130 realizavam o procedimento a alturas menores e bem mais lento. O voo em perfis altos permite um melhor aproveitamento do uso do combustível.

A participação do KC-390 no exercício operacional Tínia 2023 também envolveu assalto aeroterrestre e ressuprimento aéreo. São missões típicas da guerra aérea simulada, em um cenário de conflito regular entre nações. O mesmo tipo de desafio será apresentado na Cruzex 2024, em novembro, com a participação de nações amigas, quando a FAB deverá mostrar todas as capacidades do KC-390 e, indiretamente, auxiliar na campanha de vendas da aeronave desenvolvida e fabricada pela Embraer.

OUTRAS MÍDIAS


ÁREA MILITAR - Em cooperação com a Receita Federal, Operação Ponte Aérea apreende 127 kg de ilícitos


Agencia Força Aérea | Publicada em 24/11/2023 13:43

A Operação Ponte Aérea, instituída pela Força Aérea Brasileira (FAB), segue somando esforços junto às outras instituições envolvidas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos Aeroportos de Guarulhos e do Galeão. Dessa vez, a Operação de Cooperação resultou na apreensão de aproximadamente 127 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos, na manhã dessa quinta-feira (23/11).

Durante atividade de fiscalização realizada em colaboração com a Receita Federal Brasileira (RFB), foi identificada uma carga no terminal de exportação apontada com possibilidade de conter ilícitos. Assim, com apoio das equipes da FAB, a carga foi passada via raio-x e por equipe de cães de faro (K9) da RFB. Verificou-se que havia grande quantidade de tabletes de produto similar à cocaína, totalizando 127 kg, escondidos no interior de quatro fritadeiras industriais. Com os agentes da RFB, os militares da FAB empregados na operação auxiliaram a desembalar e contabilizar a droga, bem como na sua escolta à Polícia Federal para medidas cabíveis. A carga apreendida seria exportada para Moçambique, no continente africano. O produto ilícito tem valor aproximado de U$ 1,2 milhão, equivalente à cerca de R$ 5,9 milhões.

GLO

Com o Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que envolve atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a FAB cumpre o seu papel com ações preventivas e repressivas colaborando com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Polícias Militar e Civil de ambos os estados, atuando na área operacional dos aeroportos internacionais do Galeão e de Guarulhos.  As ações abrangem as áreas de movimentação de bagagens, fiscalização de cargas suspeitas ou passageiros e funcionários que estejam na rotina dos aeroportos, com ajuda de cães farejadores, patrulhamento dos perímetros dos aeroportos com uso de viaturas e militares armados atuando em pontos sensíveis e realização de rondas nos saguões.

Até o momento da atualização dessa matéria, 736 pessoas e 178 veículos foram revistados, conforme as premissas de preservação da integridade física, psíquica e moral do revistado. As ações de patrulhamento somam 360 horas, enquanto as atividades de faro totalizam 43 horas, alcançando um volume de cerca de 10.000 metros cúbicos, o que equivale a aproximadamente 167 caminhões baú de grande porte. Ao todo, já foram aproximadamente 105 horas de operações em conjunto, ou seja, envolvendo outras forças de segurança e agências.