NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


FAB Inicia Inspeções de Segurança Operacional e AVSEC em 2025

As primeiras inspeções de 2025 ocorreram entre os dias 10 e 14/03

Da Redação | Publicada em 24/03/2025 10:30

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), deu início, em março, às inspeções de Segurança Operacional e de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC). A iniciativa visa garantir a conformidade e eficiência dos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e demais organizações ligadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

As inspeções seguem diretrizes do Programa de Segurança Operacional do Brasil (PSO-BR) e do Programa de Segurança Operacional Específico do Comando da Aeronáutica (PSO-COMAER). Esses processos estão previstos no Plano Anual de Inspeções da ASOCEA (PAI), cujos detalhes estão disponíveis nos sites INTRAER  e INTERNET. Os resultados dessas avaliações são essenciais para que o Brasil mantenha seu destaque no setor de transporte aéreo internacional, assegurando serviços de navegação aérea seguros e eficientes.

As primeiras inspeções de 2025 ocorreram entre os dias 10 e 14/03, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins (DTCEA-CF), em Minas Gerais (MG), e na unidade da NAV Brasil no Aeroporto de Vitória (DNB-VT), no Espírito Santo (ES). Para este mês, estão previstas outras quatro inspeções de Segurança Operacional, de um total de 56 programadas ao longo do ano. Somadas às 20 inspeções AVSEC previstas, o número total de avaliações em 2025 chegará a 76.

“Sinto-me orgulhoso por iniciar essas inspeções e cumprir a missão de garantir a aplicação rigorosa das normas do órgão regulador. Dessa forma, contribuímos para que o Brasil permaneça no Grupo 1 da Organização da Aviação Civil Internacional, da Organização das Nações Unidas”, destacou o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves.

Essas inspeções verificam o cumprimento das normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e seguem diretrizes estabelecidas pela Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) nº 121-13/2021 e pelo Manual do Comando da Aeronáutica (MCA) nº 121-5/2021. Durante o processo, os Inspetores do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) analisam evidências físicas, documentais e analíticas apresentadas pelos órgãos inspecionados.

“O início desse ciclo de inspeções, após a atualização dos protocolos, motiva nosso efetivo e os INSPCEA de diversas organizações militares da FAB. Temos a certeza de que estamos contribuindo para a manutenção dos altos índices de segurança da aviação que o Brasil conquistou”, ressaltou o Vice-Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Bruno Morelo Rocha.

PORTAL TERRA


FAB realiza treinamento com caças F-5M em Canoas

As operações noturnas fazem parte da simulação de situações reais de combate, exigindo dos militares rápida tomada de decisão e alta precisão

Gabriel Mattos | Publicada em 24/03/2025 18:18

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, entre os dias 24 e 29 de março, um treinamento com aeronaves de caça F-5M na Base Aérea de Canoas (Baco), no Rio Grande do Sul. O exercício tem o objetivo de preparar os pilotos para atuar em diferentes condições operacionais, incluindo cenários de baixa visibilidade e missões noturnas. Segundo a FAB, a capacitação reforça a defesa do espaço aéreo brasileiro e a segurança da população.

As operações noturnas fazem parte da simulação de situações reais de combate, exigindo dos militares rápida tomada de decisão e alta precisão. Durante o período do treinamento, a população de Canoas e região poderá perceber o aumento do ruído causado pelos voos, especialmente à noite. A FAB reconhece o impacto sonoro, mas ressalta a importância do exercício para manter o nível de prontidão dos pilotos de caça.

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) agradeceu a compreensão e o apoio da comunidade local. "A colaboração dos canoenses é essencial para que possamos continuar cumprindo nossa missão com excelência", afirmou a instituição em comunicado oficial.

 

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL DE JUNDIAÍ - Rede VOA e FAB trazem curso de Busca e Salvamento a Jundiaí


Da Redação | Publicada em 24/03/2025 13:30

A Rede VOA, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), oferece durante toda essa semana o Curso Básico de Busca e Salvamento – SAR 005, com o objetivo de apresentar o funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) e certificar os participantes como elos do Sistema em território nacional. A instrução é voltada a todas as forças de segurança e resgate do município, e será ministrado por agentes do SAR 005 de Brasília.

O curso foi realizado no auditório do Fundo Social de Solidariedade do município, com a participação de mais de 100 pessoas, entre eles membros do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), Samu, Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Guarda Civil Florestal, Defesa Civil e outros de toda a Região Metropolitana de Jundiaí.

“Nós da Rede VOA, como uma concessionária de aeroportos, sabemos da importância de ter uma equipe técnica treinada e atuante em casos de acidentes. É uma grata satisfação podermos ministrar o curso de SAR, que permitirá cada vez mais que o nosso Centro de Controle Operacional (CCO) possa atuar visando a segurança de voo e da área operacional de todos os nossos 16 aeroportos”, afirma o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.

Um exemplo recente da importância da atuação de Elos do Sistema de Busca e Salvamento foi o apoio prestado pelo Grupo de Rádio Patrulha Aérea de São Paulo (GRPAe-SP) durante as buscas a um helicóptero que caiu próximo à cidade de Cajamar em 26 de junho de 2016. Na ocasião, diante do conhecimento da emergência em horário próximo ao pôr do sol, o Salvaero Curitiba coordenou a decolagem de um helicóptero do GRPAe-SP e o apoio terrestre do Corpo de Bombeiros de Cajamar na noite do dia 26. Como resultado, o Sistema SAR manteve a pronta resposta enquanto a aeronave especializada em busca aérea da FAB se planejava para iniciar o voo na área de interesse logo ao nascer do sol do dia seguinte.

DIFUSORA FM 96.9 - Participação Especial: Carla Pisete e Susan Kelly, Tenente-Coronel da FAB


Da Redação | Publicada em 24/03/2025 14:01