NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Cadetes de Infantaria da AFA realizam instrução de Operações Aeromóveis

Atividade tem como objetivo instruir Cadetes do 4° Esquadrão no contexto de infiltração e exfiltração Aeromóveis

Sint/afa, Por Capitão Paulo | Publicada em 23/11/2023 14:00

Em cumprimento ao Programa do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOInf) da Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga (SP), foi realizada a disciplina de Operações Aeromóveis (OPAM), no período de 06 a 10/11.

Destinada aos Cadetes de Infantaria do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER) do quarto ano, a instrução envolveu uma série de atividades de ensino pertinentes ao aprendizado das Técnicas e Procedimentos da tropa de Infantaria da Aeronáutica no contexto de infiltração e exfiltração de aeromóveis, como, por exemplo: Pouso de Assalto em locais estratégicos com rápido desembarque, Rapel, McGuire – exercício em que os militares descem da aeronave e após são suspensos na vertical pelo helicóptero por cordas – e Helocasting – que também ocorre em pleno voo, caracterizando-se por uma manobra de infiltração de tropa em ambiente aquático.

O Instrutor do curso, Capitão de Infantaria Arionaldo Paulo da Silva Neto, ressaltou a importância das Operações Aeromóveis no cenário da Infantaria da Aeronáutica. “É uma missão dotada de uma grande complexidade, algo inerente ao ambiente militar e com certeza contribuiu para o crescimento profissional. Os cadetes puderam trabalhar a questão da adaptabilidade, a superação de desafios e concluíram a atividade com louvor, de uma forma brilhante e muito significativa”, comentou.O instrutor da disciplina de OPAM, Sargento Especialista em Administração Alexandre Maia do Nascimento Júnior, destacou a gratificação em poder contribuir com os conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira para a formação dos futuros líderes da Infantaria. “É um privilégio poder participar da formação deles e vê-los superar seus limites após cada prática”, disse.

Para o líder da Infantaria do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Cadete Lucas Kenji Ando Lacerda, foi uma grandiosa experiência ter participado da OPAM. “A operação possibilitou contato e compreensão deste vetor aéreo tão importante da Força que são as aeronaves de asas rotativas. A participação nesta atividade trouxe um ganho intelectual, técnico e operacional e, com isso, as possibilidades que podemos ter e fazer para expandir e aperfeiçoar as operações aeromóveis em conjunto com a Infantaria”, destacou. A infiltração e exfiltração de aeronave com rapidez e segurança é imprescindível para a realização de operações em regiões de difícil acesso. Assim, a instrução contribui para a formação dos Cadetes, capacitando a atuação dos futuros Oficiais diante dos cenários mais adversos.

OUTRAS MÍDIAS


GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - Doação de Órgãos no HGVC: Nove Pessoas recebem Segunda Chance


Da Redação | Publicada em 23/11/2023 13:21

Ontem (22), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo craniano, teve seus órgãos e córneas doados pela família, proporcionando uma segunda chance a outros na fila de transplantes. O HGVC se dedica à captação de órgãos há 16 anos, destacando-se pelo comprometimento da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (Cihdott) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Essas equipes são referências pela região Sudoeste da Bahia na identificação de doadores e na coordenação logística para garantir a entrega oportuna dos órgãos aos receptores.

Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), o transporte aéreo foi necessário para o sucesso da operação. Os órgãos foram transplantados na Bahia, com córneas destinadas aos pacientes em Vitória da Conquista, e o coração seguiu para Brasília – DF, pois no momento não há receptor compatível no Estado, sendo disponibilizado para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

A história desse jovem e sua família destaca a importância de conscientizar sobre a doação de órgãos. Dizer “sim” para a doação é um presente de vida para quem espera por uma segunda chance. A mensagem é clara: informe sua família sobre sua decisão de ser doador de órgãos e contribua para a continuação da vida de outros. Esses gestos são atos de amor e solidariedade, que oferecem esperança aos que precisam e aguardam na fila de transplante.

DM ANÁPOLIS - Gripen passa por teste de voo em altas temperaturas durante onda de calor em Anápolis

Campanha de ensaio serve para validar, em situação real, cálculos de engenharia de desempenho da aeronave

Rafael Tomazeti | Publicada em 23/11/2023 17:00

A onda de calor em Anápolis serviu para a Força Aérea Brasileira (FAB) submeter o caça F.39 Gripen a testes que verificaram o comportamento e performance da principal aeronave de defesa do país em altas temperaturas. Foi realizada uma campanha de ensaio em voo de clima quente. Esses testes pretendem validar, em uma situação real, os cálculos preditivos dos engenheiros com relação ao calor externo que a aeronave pode suportar, e corrigir quaisquer problemas de cooling (refrigeração) insuficiente dos aviônicos e outros equipamentos a bordo, nas aeronaves de série já entregues e operando em Anápolis. 

A Base Aérea (BAAN) registrou temperaturas de até 35ºC ao longo da onda de calor. Portanto, problemas de refrigeração nas aeronaves seriam mais um desafio. A FAB enviou uma aeronave, baseada em Gavião Peixoto, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), para Anápolis para solucionar o problema. 

Profissionais brasileiros da Saab Brasil e da Embraer ganharam reforço do engenheiro de ensaios em voo Erik Magnusson, da Suécia, que é responsável pelos testes de climas globais. Outra equipe de engenharia está envolvida nos ensaios de clima iniciados em outubro, em Gavião Peixoto, e seguem trabalhando nos próximos meses para validar outros parâmetros de temperatura como parte dos testes globais. 

Segundo Magnussonn, “este é um importante passo que integra a campanha global de ensaios do Gripen E, pois os testes realizados aqui são válidos para todas as aeronaves do modelo, não somente para o Gripen brasileiro. Essa foi a primeira campanha do FAB 4100 realizada fora de Gavião Peixoto em 2023, e a primeira na Base Aérea de Anápolis”, concluiu o engenheiro.  Em Anápolis, o caça foi exposto ao sol por longos períodos para que os engenheiros pudessem avaliar o comportamento da aeronave diante da altas temperaturas da base. Durante três dias, o piloto de testes da Saab Jonas Jakobsson decolou com o Gripen à uma temperatura média de 32ºC e realizou um percurso de aproximadamente 1 hora. 

Os resultados obtidos serão usados para validar e certificar que a aeronave está 100% pronta para operar em clima quente, conforme os requerimentos de desempenho colocados pela Força Aérea Brasileira para a utilização do F.39E. Os cerca de 800 sensores, entre sensores próprios do avião e outros instalados especialmente para o teste, coletaram os dados da aeronave em solo e durante todo o voo. 

As informações, transmitidas em tempo real para uma sala de telemetria montada pela equipe da Saab e Embraer na BAAN, permitem a equipe de engenheiros acompanhar em detalhes os testes. No pouso do FAB 4100, é realizada a medição da temperatura dos freios, feito o resfriamento com emprego de dispositivos de ventilação específicos, os dados dos sistemas da aeronave são descarregados para novas análises enquanto uma nova rodada de testes já está sendo preparada. 

“Os resultados iniciais foram positivos e confirmaram muito do que já havíamos previsto. Os dados de todos os sensores agora serão utilizados para validar que o Gripen pode operar com excelente desempenho em regiões com clima quente, seco e de altitude elevada, como o encontrado no Brasil, ou em qualquer outro local do mundo com temperaturas semelhantes”, afirma Eduardo Kitada, engenheiro de sistemas da Embraer, responsável pelos testes de clima no Brasil.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – CENIPA promove Jornadas de Segurança de Voo para unidades da FAB


Da Redação | Publicada em 23/11/2023 16:00

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) promoveu, durante o ano de 2023, palestras voltadas para a Segurança de Voo. Tais eventos, denominados Safety Weeks ou Jornada de Segurança, foram realizados em coordenação com os Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), objetivando o fomento das ações voltadas à prevenção de acidentes aeronáuticos na Força Aérea Brasileira (FAB). As Jornadas de Segurança de Voo foram realizadas em parceria com as Bases Aéreas de cada região, mobilizando todos os aeronavegantes e mantenedores a fim de elevar a consciência dos participantes.

A primeira edição do Safety Week foi realizada pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), em parceria com a Base Aérea de Natal (BANT), no período de 27 a 31/03. O evento marcou a preparação para o início dos Cursos de Especialização Operacional das Aviações de Asas Rotativas, Caça, Transporte e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), além do início das atividades de prevenção para o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), planejado para ocorrer em 2024, em Natal (RN).

Foram abordados estudos específicos, entre eles, Manutenção de Aeronaves e Serviços de Rampa, Prevenção de Ocorrências de Solo, Prevenção de Acidentes na Atividade de Manutenção de Aeronaves, Perda de Controle em Voo, Falha de Motores em Aeronaves Bimotoras, Prevenção de Acidentes nas Fases de Decolagem e Pouso, entre outros. “O contato inicial com os diversos assuntos de Segurança de Voo, antes do início das atividades aéreas, é fundamental para que todos estejam atentos e conscientes de suas responsabilidades operacionais”, disse o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes.

No início do segundo semestre, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), em cooperação com a Base Aérea de Canoas (BACO), promoveu a Jornada de Segurança de Voo BACO 2023 (JSV BACO 2023), entre os dias 03 a 05/07. Participaram do evento tripulantes das unidades aéreas da BACO, mantenedores do Grupo Logístico de Canoas (GLOG-CO) e militares integrantes do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BBS CBMRS).

O Comandante da BACO, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, agradeceu o apoio e o empenho de todos os organizadores. “A contribuição da Jornada de Segurança de Voo na BACO é indispensável para o fortalecimento do profissionalismo, por meio da filosofia SIPAER, no cumprimento das missões operacionais, incumbidas às unidades aéreas cuja operação se dá a partir da Base Aérea de Canoas”, disse.

Na Capital Federal e no estado de Goiás, o Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), em parceria com a Base Aérea de Brasília (BABR) e Base Aérea de Anápolis (BAAN), encerrou o ciclo de palestras nas últimas semanas de setembro, no período de 19 a 28/09. Dentre os tópicos abordados durante o evento, destacam-se: a Atuação do CENIPA na Aviação Militar e Civil, Perda de Controle em Voo, Acidentes na Decolagem, Falhas em Aeronaves Bimotoras, Acidentes na Aproximação e Pouso, além de Aproximação Estabilizada, entre outros temas fundamentais para a Segurança de Voo e as melhores práticas de manutenção.

O Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, enfatizou a relevância da Jornada de Segurança de Voo. “A realização de eventos desta natureza é de suma importância para mitigar condições latentes e prevenir eventos catastróficos”.

Para o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, a participação de Oficiais-Generais da FAB de outras localidades envolvidos no evento reforça a importância que o Comando da Aeronáutica dá ao tema, fortalecendo os princípios que são aplicados diariamente nas unidades operacionais.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, destacou a importância das Jornadas de Segurança de Voo nas Organizações Militares da FAB. “Tais Jornadas se somam às inúmeras atividades de garantia e promoção da segurança, realizadas neste ano, em prol da Força Aérea. O CENIPA, hoje referência mundial na aplicação dos protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos, mantém um esforço contínuo de transmissão da experiência adquirida na investigação de ocorrências da aviação civil para a prevenção de acidentes na FAB”. O Oficial-General ainda ressaltou: “Trabalhamos para que as tripulações possam cumprir suas missões e regressar em segurança para suas casas. Nosso compromisso é contribuir para a Segurança de Voo e preservar a capacidade de combate da Força Aérea Brasileira”.

PORTAL R3 - Embraer entrega quinto jato E-99 modernizado à FAB

Aeronave é a primeira entregue com Full Operational Capability

Da Redação | Publicada em 23/11/2023 15:00

A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, designada na FAB como E-99M. A E-99M executará funções de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo. “A entrega do quinto E-99 é um importante marco para o projeto E-99M. Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC – Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas”.

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com os sistemas Radar Erieye e Comando & Controle (C2) totalmente modernizados. A aeronave também possui novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-Communication – NCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além da função Data Link adaptada à nova arquitetura. O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados.

O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle, fornecendo seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações. Além da operação pela FAB, o EMB 145 AEW&C também é operado pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.