NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


Expansão do ITA no Ceará: Avanços e Perspectivas


Luiz Camões | Publicada em 22/02/2025 09:45

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está em processo de expansão com a implantação de um novo campus em Fortaleza, Ceará. Esta será a primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos, São Paulo, e visa atender à crescente demanda por formação de engenheiros na região Nordeste.

Avanços Recentes

Em 31 de julho de 2024, o ITA sediou a 5ª Reunião do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI) do novo campus em Fortaleza. O encontro contou com a presença de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), entre outros órgãos envolvidos no projeto. O Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, destacou a complexidade e a importância do projeto para o país.

Cursos Oferecidos

O novo campus oferecerá inicialmente os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas. Os alunos ingressarão em 2025 e cursarão os dois primeiros anos em São José dos Campos. A partir de 2027, as aulas serão transferidas para as novas instalações em Fortaleza. Esses cursos foram definidos após estudos de viabilidade e demandas do mercado, com o objetivo de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios tecnológicos atuais.

Infraestrutura do Novo Campus

Localizado na Base Aérea de Fortaleza, o novo campus terá uma área de 18.568,59 m², incluindo:

•Bloco de Alojamentos: Três pavimentos com salas de atividades, sala de aula, quartos com acessibilidade e unidades habitacionais para até 80 alunos.

•Bloco Acadêmico: Três pavimentos com 14 laboratórios didáticos, salas de aula, auditórios, salas de reunião, biblioteca e espaços de convivência.

A previsão é que as obras estejam concluídas para receber os alunos em 2027.

Parcerias e Desenvolvimento Regional

A expansão do ITA para o Ceará resulta de uma parceria entre o Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, o Governo do Estado do Ceará, a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará. O objetivo é transformar o estado em um polo nacional de inovação e educação de alto nível, aproveitando o destaque dos estudantes cearenses nos vestibulares do ITA.

PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira garante segurança e vigilância aérea com inovações do DECEA


Juliano Gianotto | Publicada em 22/02/2025

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), desempenha um papel crucial na garantia da segurança da navegação aérea. A organização reúne recursos humanos, equipamentos e infraestrutura com a missão de assegurar a segurança e a fluidez de mais de dois milhões de pousos e decolagens por ano.

É responsabilidade do DECEA dotar o País de um sistema de controle de tráfego aéreo integrado, sendo o único no mundo que utiliza a mesma estrutura para as atividades de controle de tráfego aéreo e defesa aérea.

Além disso, o Departamento também possui uma rede de radares e centros de controle espalhados geograficamente, que fornecem, em tempo real, o posicionamento de todas as aeronaves no território nacional.

Defesa Aérea a serviço da soberania e proteção do país

Os controladores de operações aéreas militares executam a vigilância do espaço aéreo 24 horas por dia, sete dias por semana, controlam a aeronave de alerta durante o voo e realizam a defesa aérea permanente das áreas de interesse nacional.

Todo esse esforço soma-se aos mecanismos já existentes na Força Aérea, que emprega radares, satélites e aeronaves com o objetivo de vigiar o espaço aéreo. Muitas dessas estruturas estão estrategicamente localizadas em áreas fronteiriças e têm como missão interceptar qualquer tipo de tráfego ilícito que possa transportar armas, contrabando ou drogas. Assim, impede-se o fluxo ilegal para o território brasileiro, evitando que ele atinja os grandes centros urbanos, o que representa uma das maiores contribuições da FAB em prol da segurança do País.

SALVAERO – Pronta resposta salva vidas

O Brasil se destaca na América do Sul e figura entre os países mais preparados para atender às vítimas de acidentes aeronáuticos e marítimos. Todos esses esforços combinados resultam em uma estrutura capaz de enfrentar os desafios diários do Serviço de Busca e Salvamento Aeronáutico.

Com atuação em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, grande parte sobre o Oceano Atlântico e a Amazônia, o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) tem como objetivo a localização e o socorro de ocupantes de aeronaves ou embarcações em perigo.

Para cumprir sua missão, o SISSAR tem como órgão central o DECEA, responsável pelo planejamento, normatização e supervisão da atividade.

Além dos militares capacitados, o SISSAR conta com aeronaves de tecnologia de ponta para o cumprimento da nobre missão de salvar vidas. Cabe ao Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC) verificar os sinais de alerta recebidos de ocupantes de aeronaves ou embarcações em situações de perigo e transmiti-los aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC), conhecidos como SALVAERO, situados nos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) – em Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM) – ou aos Centros de Coordenação de Salvamento Marítimo (MRCC), conhecidos como SALVAMAR, que assumem a missão de prestar o serviço de busca e salvamento.

Todas as informações são criteriosamente analisadas e, confirmando a emergência, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é acionado para disponibilizar os meios aéreos responsáveis por executar a missão de Busca e Salvamento.

Tecnologia de ponta

O DECEA dispõe de modernos sistemas CNS/ATM (comunicação aeronáutica, navegação aérea, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo) estrategicamente distribuídos no território brasileiro, além de profissionais altamente qualificados para o planejamento, normatização, manutenção, fiscalização e operação das complexas redes de comunicação.

Nos últimos anos, a Força Aérea Brasileira, por meio do DECEA, tem modernizado sua infraestrutura com novos radares e a expansão da cobertura via satélite, melhorando a vigilância e a comunicação no espaço aéreo. Esses avanços proporcionam maior precisão no monitoramento e na resposta a situações críticas.

Atualmente, o DECEA opera uma rede de 7.079 equipamentos em todo o país, garantindo comunicação, navegação e vigilância aérea de forma contínua. Com uma disponibilidade operacional de 99,55%, esses sistemas são mantidos com altos padrões, assegurando a continuidade das operações, mesmo sob alta demanda.

“Os investimentos em tecnologia de ponta permitem à sociedade brasileira usufruir de um sistema de navegação aérea seguro, ágil, eficiente e alinhado às melhores práticas internacionais. Esses serviços são conduzidos por profissionais altamente capacitados e preparados para executar sua missão com excelência”, destacou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

SEFA visita as instalações já sendo erguidas para o novo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no Ceará


Murilo Basseto | Publicada em 22/02/2025

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, acompanhado do Diretor de Administração da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis, e de outros Oficiais-Generais, visitou, no dia 13/02, as obras do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que está em fase de implantação na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), no Ceará.

Durante a visita, o Tenente-Brigadeiro Ary destacou a importância da nova unidade para o desenvolvimento educacional e econômico do país.

Essa expansão não apenas amplia as oportunidades de formação, mas também atende à crescente demanda por profissionais qualificados em áreas emergentes. Ao investir em educação de excelência, o ITA reafirma seu papel na inovação e no avanço tecnológico do Brasil, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e competitivo”, afirmou.

A primeira etapa do projeto foi iniciada em setembro de 2024, com a construção dos blocos de alojamento e das instalações dos cursos de engenharia. Já a segunda fase, aprovada em janeiro de 2025, contempla melhorias na infraestrutura e a modernização de edificações já existentes na BAFZ, incluindo o prédio administrativo e acadêmico, o hotel de trânsito, o rancho, o grupo de saúde e o bloco de apoio.

Campus avançado e cursos inéditos

Criado pelo Decreto nº 11.887/2024, o ITA Ceará é fruto de estudos técnicos que comprovaram a viabilidade da primeira expansão do instituto para além da cidade de São José dos Campos (SP). O novo campus oferecerá dois cursos inéditos: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, ambos alinhados às demandas tecnológicas e sustentáveis do futuro.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública vinculada ao Comando da Aeronáutica. Reconhecido internacionalmente pela excelência acadêmica, oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial. Além disso, proporciona alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos, mantendo um dos processos seletivos mais concorridos do país.

Terreno próximo ao Aeroporto de Chapecó é doado à Defesa para instalação de radar de vigilância de tráfego aéreo


Juliano Gianotto | Publicada em 22/02/2025

A Prefeitura de Chapecó está cedendo um terreno de nove mil metros quadrados, área similar ao campo da Arena Condá, próximo ao aeroporto municipal Serafim Enoss Bertaso, para o Ministério da Defesa.

O objetivo é a implantação da Estação de Radares de Vigilância de Rota, iniciativa que faz parte do Plano Setorial do Departamento de Controle de Espaço Aéreo. A estrutura terá 35 metros de altura.

Segundo informou a prefeitura do município, o projeto de concessão foi encaminhado pelo prefeito João Rodrigues para a Câmara de Vereadores, na semana passada, para apreciação.

De acordo com o secretário de Governo, Adair Niederle, o investimento previsto é de R$ 65 milhões e vai aumentar a vigilância do tráfego aéreo na região. O radar terá alcance nos três estados do Sul e fronteira com a Argentina.

Uma Comissão de Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo esteve em Chapecó no início do mês de novembro de 2024, para elaboração de um relatório técnico-operacional.