NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


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Mais um navio parte da Suécia com caças Gripen para o Brasil; veja como acompanhar

O Brasil receberá neste final de ano mais uma remessa de caças Gripen NG vindos diretos da Suécia de navio, que já zarpou para Santa Catarina.

Carlos Martins | Publicada em 21/11/2023 16:06

Os dois aviões suecos são do modelo JAS-39 Gripen E, para apenas um piloto e designado na FAB como F-39E. Estes serão o 7º e 8º caça de série recebidos pelo Brasil de um total de 36 encomendados originalmente.

Existe um outro caça, de matrícula FAB-4100 e que está no Brasil, mas fazendo testes e avaliações em Gavião Peixoto, no interior paulista, onde fica a Embraer Defesa & Segurança e a SAAB Brasil. Os aviões que saíram da Suécia agora deverão receber as matrículas FAB-4107 e FAB-4108.

Eles chegam no início de dezembro no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, onde serão transladados até o Aeroporto Internacional da cidade, sendo preparados para o voo de entrega até Anápolis.

O navio que levará os aviões é o MV Florijngracht, que zarpou ontem do porto de Norrköping e chegará em torno de 20 dias no Brasil. Você pode acompanhar em tempo real a embarcação na tela abaixo ou, caso a tela não apareça em seu dispositivo, neste link.

REVISTA AERO MAGAZINE


Gripen passa por testes operacionais em clima quente

Saab e Embraer conduziram a campanha de testes em clima quente do Gripen visando certificar capacidades globais do caça

Edmundo Ubiratan | Publicada em 21/11/2023 12:00

O primeiro exemplar do caça Gripen brasileiro, usado na campanha de testes, está passando por ensaios em voo em clima quente, que visa avaliar o desempenho do avião em elevadas temperaturas e em diversos regimes de operação.

Os testes, que tiveram início em setembro, estão sendo conduzidos pela Saab e a Embraer na unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, e também na base aérea de Anápolis, nos arredores de Brasília.

O cronograma prevê a continuidade dos testes pelos próximos meses, quando serão validados diversos parâmetros de temperatura elevada, como parte dos ensaios globais do programa Gripen.

“Anápolis está localizada a cerca de 1.100 metros de altitude do mar e apresenta temperaturas médias de 35°C, por isso optamos por trazer o caça, baseado em Gavião Peixoto, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), para Anápolis”, explicou Erik Magnusson, engenheiro de ensaio em voo da Saab responsável pelos testes de clima globais.

Usualmente aviões de combate passam por uma extensa e prolongada campanha de ensaios em voo, que muitas vezes duram mais de dez anos, avançando mesmo com o caça já em operação. O objetivo é validar continuamente diversos parâmetros de desempenho como em clima quente, que afeta a capacidade do avião em diversas fases do voo.

Segundo a Saab, em Anápolis, o Gripen foi exposto ao sol por longos períodos para que os engenheiros pudessem avaliar o comportamento da aeronave diante da altas temperaturas. Durante três dias, após prolongado tempo exposto ao sol, o piloto de testes Jonas Jakobsson decolou com o Gripen à uma temperatura média de 32°C e realizou um voo de aproximadamente uma hora. Agora os resultados serão usados para validar as capacidades reais das aeronaves em operar em clima quente, conforme exigido pelo clima brasileiro.

Da mesma forma, o Gripen foi submetido a clima extremamente frios, avaliando os mesmos tipos de parâmetros.

Aproximadamente 800 sensores, inclusive os do próprio do avião, coletaram os dados em solo e durante todo o voo, transmitindo as informações em tempo real para os engenheiros que estavam em uma sala de telemetria para acompanhar os testes. Após o pouso os técnicos realizam uma medição da temperatura dos freios, feito o resfriamento, os dados dos demais sistemas são descarregados para novas análises.

“Os dados de todos os sensores agora serão utilizados para validar que o Gripen pode operar com excelente desempenho em regiões com clima quente, seco e de altitude elevada”, comentou Eduardo Kitada, engenheiro de sistemas da Embraer, responsável pelos testes de clima no Brasil.

Ao longo dos próximos meses o Gripen ainda deverá enfrentar novas fases de testes, desde a integração com armamentos até sistemas diversos.

PORTAL AEROFLAP


Vídeo: caça F-39 Gripen realiza teste de clima quente em Anápolis (GO)


Gabriel Benevides | Publicada em 21/11/2023

A SAAB anunciou que o caça de matrícula 4100 utilizado de testes no Brasil, esteve na Base Aérea de Anápolis (BAAN) para uma série de voos que testaram o comportamento e performance da aeronave em altas temperaturas.

A campanha de ensaio em voo de clima quente que está ocorrendo no país tem como objetivo validar, em uma situação real, os cálculos preditivos dos engenheiros com relação ao calor externo que a aeronave pode suportar.

A cidade de Anápolis foi a escolhida para essa etapa devido ao clima e elevada altitude. “Anápolis está localizada a cerca de 1.100 metros de altitude do mar e apresenta temperaturas médias de 35º C, por isso optamos por trazer o caça, baseado em Gavião Peixoto, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), para Anápolis. Aqui também é a cidade onde os caças já operam”, explicou Erik Magnusson, engenheiro de ensaio em voo da Saab responsável pelos testes de clima globais, que veio da Suécia para acompanhar os testes.

Um time de profissionais brasileiros da Saab Brasil e da Embraer está envolvido em diversas fases dos ensaios de clima, que tiveram início em setembro, em Gavião Peixoto, e continuarão nos próximos meses para validar outros parâmetros de temperatura como parte dos testes globais. “Este é um importante passo que integra a campanha global de ensaios do Gripen E, pois os testes realizados aqui são válidos para todas as aeronaves do modelo, não somente para o Gripen brasileiro. Este também foi o primeiro teste durante este ano fora de Gavião Peixoto e na base da Força Aérea Brasileira”, ressaltou Magnusson.

Em Anápolis, o caça foi exposto ao sol por longos períodos para que os engenheiros pudessem avaliar o comportamento da aeronave diante da altas temperaturas da cidade. Durante três dias, o piloto de testes da Saab Jonas Jakobsson decolou com o Gripen à uma temperatura média de 32ºC e realizou um percurso de aproximadamente 1 hora. Os resultados serão usados para validar que a aeronave pode operar em clima quente, conforme exigido no Brasil.

Os cerca de 800 sensores, entre eles sensores próprios do avião e outros instalados especialmente para o teste, coletaram os dados da aeronave em solo e durante todo o voo. As informações eram transmitidas em tempo real para uma sala de telemetria montada pela equipe da Saab e Embraer na BAAN para acompanhar os testes. No pouso, é realizada a medição da temperatura dos freios, feito o resfriamento, os dados dos sistemas são descarregados para novas análises.

“Os resultados iniciais foram positivos e confirmaram muito do que já havíamos previsto. Os dados de todos os sensores agora serão utilizados para validar que o Gripen pode operar com excelente desempenho em regiões com clima quente, seco e de altitude elevada, como o encontrado no Brasil, ou em qualquer outro local do mundo com temperaturas semelhantes”, disse Eduardo Kitada, engenheiro de sistemas da Embraer, responsável pelos testes de clima no Brasil.

REVISTA ASAS


Três anos após chegada, Gripen passa por avaliação de uso no clima brasileiro


Humberto Leite | Publicada em 21/11/2023 13:39

Pouco mais de três anos após a chegada do primeiro caça F-39 Gripen ao território brasileiro, a Saab anunciou ter iniciado uma campanha de ensaio em voo de clima quente. Desenvolvido na Suécia, o caça ainda está em fase de adaptação no Brasil, onde enfrenta temperaturas bem mais elevadas, uma situação agravada nas últimas semanas com a onda de calor registrada no país.

A aeronave com matrícula 4100, ainda utilizada pelas equipes da Saab e da Embraer em testes, foi enviada para Anápolis (GO) para enfrentar situações climáticas longe das registradas na Suécia. A cidade goiana tem apresentado temperaturas acima dos 35ºC e baixa umidade, além de estar localizada a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, um desafio a mais para os padrões operacionais. A cidade goiana também é a casa do 1º Grupo de Defesa Aérea, única unidade da FAB até o momento a operar o F-39. 

A operação em um clima mais quente e em pistas de pouso em altitudes elevadas deve teoricamente deve resultar, por exemplo, em um desempenho de pousos e decolagens abaixo do encontrado na Suécia. Características gerais de voo e mesmo de peso máximo de decolagem podem apresentar modificações frente ao encontrado no país nórdico. Por lá, mesmo a região de planaltos, chamada de Sydsvenska höglandet, fica a menos de 400 metros acima do nível do mar. Já as temperaturas só passam dos 30ºC durante os meses de verão, e em condições específicas. Em teoria, sistemas eletrônicos também podem apresentar variação de desempenho.

Em comunicado à imprensa, a Saab informou que a atual campanha de testes em clima quente tem o objetivo de “validar, em uma situação real, os cálculos preditivos dos engenheiros”. Durante três dias, o piloto de testes da Saab Jonas Jakobsson decolou com o Gripen à uma temperatura média de 32ºC e realizou um percurso de aproximadamente 1 hora. Os resultados serão usados para validar que a aeronave pode operar em clima quente, conforme exigido no Brasil. A empresa classificou os testes como positivos.

A Saab não informou se os testes foram previamente programados nem se houve alguma queixa a respeito dos sistemas eletrônicos ou apenas de padrões de voo. Também não foi informado se alguma situação afeta as aeronaves já entregues ao serviço operacional da Força Aérea Brasileira, todas atualmente baseadas em Anápolis. Até o momento, não há registros de operações na região amazônica, onde há elevada umidade, nem no litoral nordestino, localidade de alta salinidade e calor.

OUTRAS MÍDIAS


ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Edição destaca a Operação Voltando em Paz


Redação | Publicada em 21/11/2023 20:52

O Notaer de novembro traz como matéria de capa a Operação Voltando em Paz. Já foram dez voos com mais de 1500 repatriados em uma operação que também levou auxílio humanitário para atender às necessidades de alimentação e saúde em regiões próximas à Faixa de Gaza.

Celebramos, no dia 11/11, o Dia do Material Bélico da Aeronáutica e, no dia 19/11, homenageamos a Bandeira do Brasil, símbolo nacional que representa o patriotismo brasileiro. Outra data importante no mês de novembro é o Dia do Músico, comemorada no dia 22.

Nesta publicação, ainda é possível conferir os principais acontecimentos do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, um treinamento cujo objetivo é adestrar militares no que tange à garantia da soberania, à integridade territorial e à defesa patrimonial, em cenários de conflitos regionais ou externos ao Brasil na América do Sul.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira comemora 40 anos da aeronave T-27 Tucano


Redação | Publicada em 21/11/2023 20:56

Fundamental para a formação dos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave T-27 Tucano completa quatro décadas de operações na FAB. A cerimônia alusiva aos 40 anos da chegada dos T-27 à Academia da Força Aérea (AFA) foi realizada nessa segunda-feira (20/11), em Pirassununga (SP).

Para celebrar o momento histórico, uma das aeronaves da AFA recebeu uma pintura especial que foi apresentada ao público pela primeira vez na cerimônia.

O T-27 Tucano com a pintura comemorativa dos 40 anos de operação na FAB foi pilotado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e pelo Chefe da Divisão de Operações Aéreas da AFA, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Guimarães Resende.

Em voo comemorativo, o T-27 Tucano foi escoltado pelas aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que por mais de três décadas utilizou o T-27 em suas demonstrações.

Durante o voo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno comentou via fonia sobre a experiência de pilotar a aeronave homenageada. “É um prazer muito grande fazer parte desse momento, nessa aeronave que formou grande parte dos nossos aviadores, praticamente todos. Voar essa máquina é uma sensação maravilhosa. Parabéns a todos. É um grande prazer. Somos todos Força Aérea”, disse.

Ao regressar do memorável voo a bordo do T-27, o Comandante da Aeronáutica destacou a relevância histórica do Tucano e imbuída do propósito de estar à vanguarda das inovações não só doutrinárias, como tecnológicas.

“Celebrar quatro décadas do ingresso desse avião de fabricação brasileira em nossa honrada Instituição, reconhecendo que, agora modernizado, continuará a exercer seu fundamental papel na formação dos futuros Oficiais Aviadores, é motivo de orgulho para a nossa Força Aérea”, frisou.

Pilotos de gerações passadas e contemporâneas se reuniram para celebrar o aniversário da chegada desse ícone à Academia da Força Aérea.

O evento contou, ainda, com a presença do Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; do Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, entre outros Oficiais-Generais e convidados.

Dando continuidade aos eventos comemorativos, houve, ainda, o descerramento da Medalha Simbólica alusiva aos 40 anos de excelentes serviços prestados pelo T-27 na formação dos pilotos militares.

Na ocasião, ocorreu, também, uma homenagem da Embraer ao Comando da Aeronáutica. Além disso, a Academia da Força Aérea entregou um troféu ao piloto da FAB, na ativa, com mais horas de voo (4.344 horas) no T-27 Tucano: o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. “É uma surpresa muito grande. Uma emoção. Toda a minha história na FAB como aviador foi praticamente no Tucano. Então, eu tenho um carinho muito grande por essa aeronave porque voei na Força Aérea nas asas do Tucano na maioria das minhas horas de voo”, celebrou o Oficial-General.

Em seu discurso, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo ressaltou a evolução da aeronave. “Hoje o “quarentão” T-27 segue cada vez mais forte e resiliente, superando todos os desafios e intempéries. Permanece como um ícone da indústria aeronáutica brasileira e um orgulho para a Academia da Força Aérea, que tem o privilégio de formar seus pilotos em um dos melhores aviões de treinamento do mundo, agora modernizado”, sublinhou.

História

Fruto de uma parceria entre a Embraer e a FAB nos anos 80, o Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que era utilizado na instrução avançada da formação de pilotos na Academia da Força Aérea. Nascia assim uma máquina com desempenho notório e reconhecida internacionalmente.

O “Embraer 312 Tucano” é um dos melhores treinadores militares do mundo, sendo um sucesso de vendas, com 637 exemplares produzidos. Ele entrou em serviço em setembro de 1983 na FAB e já foi exportado para diversos países, como Angola, Argentina, Colômbia, Egito, França, Honduras, Inglaterra, Irã, Iraque, Paraguai, Peru e Venezuela.

Em 29 de setembro de 1983, a FAB recebeu os primeiros oito exemplares, sob matrículas 1303 a 1310. As aeronaves foram distribuídas para o Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea, na AFA, e para o Esquadrão de Demonstração Aérea, marcando a reativação da Esquadrilha da Fumaça. O primeiro avião a pousar na AFA foi o FAB 1303, primeiro T-27 da Força Aérea Brasileira. Na ocasião, os pilotos eram o Tenente-Brigadeiro do Ar Délio Jardim de Mattos, Ministro da Aeronáutica à época, e o então diretor do CTA, Major-Brigadeiro do Ar Lauro Ney Menezes. 

Modernização do T-27

Em dezembro de 2021, foi dado início a uma nova era na formação dos futuros aviadores da FAB, com a entrega das primeiras aeronaves T-27 modernizadas, equipadas com um sistema aviônico capaz de preparar os cadetes da AFA para as modernas aeronaves de todas as aviações da Força Aérea, ressaltando o alto grau de competência e de profissionalismo dos integrantes da Força Aérea Brasileira.

FOLHA DE BARBACENA - EPCAR realiza solenidade militar alusiva ao Dia da Bandeira

A cerimônia teve como objetivo a valorização do símbolo nacional pela população brasileira

Da Redação | Publicada em 21/11/2023 15:00

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, no último domingo (19/11), a solenidade militar alusiva do Dia da bandeira, sendo presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

A Bandeira Nacional, concebida e instituída no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, ocupou lugar de destaque durante toda a cerimônia. Retratando, atualmente, com suas cores e formas, aspectos da ampla riqueza mineral de nosso país, bem como das nossas abundantes florestas, tudo isso sob o nosso céu azul de anil, o pavilhão nacional foi conduzido pelo Tenente Rhuan Jonathan da Silva, o qual enfatizou a imensa responsabilidade a ele atribuída nesse dia. “Conduzir o pavilhão nacional neste dia não é meramente uma responsabilidade; representa a personificação da honra e reverência nesta cerimônia.

O porta-bandeira torna-se, assim, uma expressão profunda de dedicação aos valores nacionais, evocando uma gratidão pessoal que transcende o papel designado. Cada gesto executado transforma-se em um símbolo vivido de compromisso, coesão e respeito, contribuindo de maneira única e significativa para a solenidade da ocasião”, ressaltou.

No decorrer do evento, foi lida a Ordem do Dia, assinada pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o magno símbolo foi hasteado pelo Comandante da EPCAR e, as bandeiras inservíveis, foram incineradas pelo Suboficial Anderson Ávila Diniz, graduado mais antigo da GUARNAE-BQ. “Agradeço por ter sido parte deste momento significativo, e que a bandeira do Brasil continue a nos unir como uma nação forte e indivisível”, exprimiu o suboficial.

Ao final da cerimônia, os militares entoaram o Hino à Bandeira, desfilaram em continência à Bandeira Nacional e, as autoridades presentes no local, formaram a “Guarda de Honra” da Bandeira Nacional e a acompanharam até a entrada do edifício onde ela fica guardada. “Momento único, onde o efetivo da Nascente do Poder Aéreo encontra-se perfilado, para render justa homenagem ao magno símbolo Nacional! No ano do sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, uma vez mais, mostramos o máximo orgulho de exaltar nosso Pavilhão!”, resumiu o Brigadeiro Daniel.

Dia da Bandeira

A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na Constituição Federal, é símbolo da República Federativa do Brasil e foi adotada pelo decreto no 4, de 19 de novembro de 1889, dia no qual passou a ser comemorado o Dia da Bandeira. A maior Bandeira Nacional fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), com 286 metros quadrados e 90 quilos.