NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Interior de São Paulo será o próximo destino da Esquadrilha da Fumaça com 4 apresentações


Juliano Gianotto | Publicada em 21/03/2023

Após três demonstrações no último final de semana, no estado do Paraná, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou mais cidades que devem integrar a agenda deste ano.

A agenda oficial da Esquadrilha da Fumaça, nome popular do EDA, iniciou-se na semana passada em Telêmaco Borba, Paranaguá e Pinhais, onde milhares de pessoas puderam acompanhar as diversas manobras e acrobacias. Agora, as aeronaves A-29 Super Tucano deverão se apresentar em quatro cidades do interior de São Paulo.

Em suas redes sociais, a Esquadrilha divulgou seus próximos destinos como previsão, porém não confirmados. As demonstrações deverão ocorrer em Vinhedo, Mogi Guaçu, Arthur Nogueira e Serrana. Apesar de divulgado, vale destacar que tais cidades ainda receberão a visita precursora da Esquadrilha da Fumaça para a confirmação das demonstrações.

A agenda ainda pode sofrer alterações e receber mais cidades como destino. Com novas atualizações sobre locais e horários, o leitor do AEROIN será informado.

Primeiras demonstrações do ano

Conforme divulgado pelo AEROIN na semana passada, a Esquadrilha da Fumaça lançou sua agenda de demonstrações no Paraná, passando por três importantes cidades do estado, onde duas delas foram transmitidas ao vivo.

Pelo canal Golf Oscar Romeo, no YouTube, as demonstrações de Paranaguá e Pinhais foram registradas em vídeo de alta qualidade e cenas de tirar o fôlego das sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça em pouco mais de meia hora de voo e diversas acrobacias e manobras.

Já pelo canal Plane Spotter HD Curitiba, a operação a partir do Aeroporto de Bacacheri para a demonstração em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foi gravada e registrou passagens baixas dos A-29 do Esquadrão. As cenas podem ser assistidas nos players abaixo.

 

OUTRAS MÍDIAS


ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Comandante do COMGAP profere Aula Inaugural aos Cadetes da AFA


Da Redação | Publicada em 21/03/2023

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, no dia 17/03, a Aula Inaugural dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica. A aula foi ministrada pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, acompanhado do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior. Os Oficiais-Generais foram recebidos pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso.   

O Comandante do COMGAP apresentou a missão da AFA e falou sobre valores. “O objetivo hoje é falar de sucesso, que para alcançar requer muito esforço! Ressalto a importância e os atributos dos valores e condutas esperadas para se tornar um líder, o qual portará o Símbolo do Oficialato, a Espada. São os valores preservados: amor à profissão, hierarquia, disciplina, coragem, espírito de corpo, dignidade, dever de cidadão, patriotismo, fé na missão e amor à verdade. É um conjunto de características e princípios éticos que balizam os aspectos morais de conduta, eles são inegociáveis”, falou. Ainda enfatizou alguns tipos de condutas esperadas para o sucesso na carreira, como: resiliência, empatia, aprimoramento e adaptabilidade. O Oficial-General compartilhou também um pouco da sua ampla experiência na gestão militar e deixou como conselho: “ser fiel aos valores não tem preço, pois não há dinheiro no mundo que pague sua dignidade. E acima de tudo, seja respeitoso, saiba pensar, falar e agir com nexo e uniformidade”, finalizou.

Ao final, o Comandante da AFA, Brigadeiro Gobett agradeceu ao Tenente-Brigadeiro Farcic por proporcionar um momento de aprendizado. Na oportunidade, o líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), o Cadete Aviador Klayber Augusto Pedrotti, e a líder da Intendência, a Cadete Intendente Milena Zambaldi do Nascimento Lara, realizaram a entrega do certificado e uma placa de agradecimento ao Comandante do COMGAP.

Após a palestra, foi realizada a Parada Diária no pátio do CCAer, presidida pelo Tenente-Brigadeiro Farcic, que acompanhado do Major-Brigadeiro Sérgio Bastos e do Brigadeiro Gobett, foram recebidos pelo Comandante do CCAer, Coronel Aviador Allan Domingues de Mendonça. Também estavam presentes os Comandantes e Chefes da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS), que puderam apreciar os gritos de guerra dos Esquadrões e o desfile militar.

 

 

 

PREFEITURA TORRES - Segundo dia do Festival Internacional de Balonismo contará com a Esquadrilha da Fumaça


Da Redação | Publicada em 21/03/2023 13:14

Está confirmada a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no 33º Festival Internacional de Balonismo que acontecerá de 27 de abril a 1º de maio. Serão sete aeronaves com apresentação única e gratuita no Parque do Balonismo Odilo Webber Rodrigues, dia 28 de abril às 15h30min com duração de 45 minutos.

A última vez da atração em Torres foi no Festival de 2017. Cada posição de voo tem uma função específica, e as manobras são realizadas com os sete aviões, em certos momentos com quatro, três ou com um avião, chamado de isolado.

A presença da Esquadrilha em Torres contará com a aeronave A-29 Super Tucano e realiza em torno de 50 acrobacias. A Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação da aeronave A-29, um modelo caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país atualmente.

Desde que passou a usar o A-29, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como é chamada a Esquadrilha, sempre utilizou a tradicional fumaça branca, que é gerada a partir da queima de um óleo especial injetado no escape do motor do avião.

O chefe de gabinete, Douglas Martins Rocha, recebeu na sede da prefeitura de Torres para ajuste dos últimos detalhes e visita técnica o representante da Força Aérea Brasileira, capitão André Nery Lima Bezerra, representando a Brigada Militar, capitão Stona, e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul representado pelo tenente Rafael Alexandre de Souza e o capitão Fernando. Participaram também os secretários de Turismo, Sotério Júnior e de Saúde, Suzana Machado.

PORTAL R3 - Delegações oficiais confirmam presença no LAAD Defence

A LAAD Defence

Da Redação | Publicada em 21/03/2023

Com expectativa de receber 160 delegações oficiais de todos os continentes, a LAAD Defence & Security realiza sua 13ª edição no período de 11 a 14 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo as principais empresas brasileiras e estrangeiras fornecedoras de produtos e serviços para as forças armadas e de segurança.

Até o momento, diversos países, como Alemanha, Argentina, Bahrein, Barbados, Belize, Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Guatemala, Guiana Francesa, Guiné Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Itália, Jordânia, Nigéria, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal e Reino Unido, entre outros, já credenciaram suas comitivas para conhecer os lançamentos de 250 expositores que representam 400 marcas.

Com previsão de 45 mil visitantes, a LAAD Security & Defence 2023 apresentará as principais novidades para os segmentos de engenharia aeronáutica e naval, equipamentos pessoais e táticos, munição e armamentos, ópticos e optrônicos, consultoria, treinamentos e serviços, cyber defense e cyber security, contraterrorismo, transmissão, comunicação e posicionamentos, emergência, salvamento e resgate, controle de acesso e vigilância, perícia criminal e forense e veículos.

“O número recorde de delegações oficiais internacionais reforça a importância e representatividade do mercado latino-americano. Será uma oportunidade para atualização e intercâmbio sobre as últimas tendências e tecnologias para o setor de defesa e segurança”, afirma Sergio Jardim, diretor-geral da Creative Events, organizadora da LAAD Defence & Security.

Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, “a participação da Força Aérea Brasileira na LAAD 2023 representa uma importante retomada dos encontros, debates e exposições sobre os temas defesa e aeroespacial”. O retorno da feira, portanto, é uma oportunidade única para abordar o avanço da nossa capacidade de desenvolver e conduzir projetos de alta tecnologia que contribuem para o fortalecimento da defesa nacional por meio do incremento da Base Industrial de Defesa”.

Para o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, “é importante registrar que as feiras de defesa e segurança promovem, no mundo inteiro, uma oportunidade ímpar de fomentar discussões e de estreitar relacionamentos entre as Forças Armadas, permitindo o estabelecimento de um saudável ambiente de negócios. E isso não seria diferente com a LAAD, a maior da América Latina, que contribui diretamente para o fortalecimento da indústria nacional de defesa e para o estreitamento dos laços de amizade entre os países participantes”.

“A LAAD se tornou, ao longo dos anos, em um evento de classe mundial, atraindo forças armadas e de segurança de todo o mundo. Para a Embraer, o evento é uma oportunidade ímpar para estimular novos negócios e parcerias, além de poder exibir nosso portfólio completo de produtos e soluções, os quais já estão presentes em mais de 60 países”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, patrocinadora master da LAAD 2023.

LAAD Defence & Security 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança
Data: 11 a 14 de abril.
Local: RioCentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.
Horário da Exposição: De terça-feira (11) a quinta-feira (13), das 10h às 18h. Sexta-feira (14), das 10h às 17h.

ALEGO - Aprovada matéria que dá preferência em aeronaves do Estado a ações de transplante de órgãos


Da Redação | Publicada em 21/03/2023 16:19

A logística de transporte pode fazer a diferença na complexa operação em que muitas vezes equipes médicas e familiares de doador e receptor se defrontam para salvar a vida de alguém que está à espera de um órgão para transplante. Na tentativa de contribuir para encurtar essa distância e garantir um maior número de transplantes no estado, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa em que prioriza a utilização de aeronaves do Governo do Estado para o transporte de equipes de captação de órgãos para transplantes. A propositura de nº 2055/20 foi aprovada em primeira votação nesta terça-feira, 21, pelo Plenário.

A matéria prevê que o Poder Executivo deve priorizar, com preferência, suas aeronaves para essa finalidade. Para o autor da proposta, a lei poderá evitar casos em que órgãos não sejam retirados e transplantados por falta de uma estrutura de traslado adequada e rápida, como muitos casos exigem, sob pena de perder o material que garante a renovação da vida a quem está na fila de espera por um transplante.

“Muitas pessoas que necessitam de transplantes no Brasil morrem por ausência de doadores. Por outro lado, muitos órgãos são perdidos em razão da falta de um transporte eficiente entre o local onde o doador faleceu e o local onde seria realizada a cirurgia de transplante, considerando a distância de ambos”, argumenta Prado.

Ademais, o deputado reitera que no plano federal, em 2017, com a edição do Decreto nº 9.175, a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a manter permanentemente disponível, no mínimo, uma aeronave exclusivamente para transporte de órgãos, tecidos e partes do corpo humano até o local em que será feito o transplante. Apenas em 2019, até o dia 25 de setembro, a FAB foi responsável por 117 missões de transporte de órgãos, tecidos e equipes, totalizando 121 órgãos transportados.

ITATIAIA - Primeiro lançamento privado de foguete no Brasil tem monitoramento da Anatel

Especialistas da agência foram responsáveis por monitorar espectro de radiofrequências

Roseli Andrion | Publicada em 21/03/2023 16:51

Interferências indevidas podem comprometer as comunicações entre o centro de controle e os receptores e transmissores de um foguete durante seu lançamento. Para evitar uma ocorrência desse tipo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), participou do lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, da Innospace, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A ação, que é parte da Operação Astrolábio, marca o 500º lançamento da unidade. Além disso, é o primeiro lançamento privado do CLA e marca a entrada do Brasil no segmento de lançamento de satélites. O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida no Brasil.

Luciano Valentim Rechiuti, chefe do subdepartamento técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), avalia que que o CLA está apto para realizar lançamentos de foguetes nacionais e estrangeiros em praticamente qualquer época do ano, com precisão e segurança. “O Centro tem equipes especializadas e altamente qualificadas, bem como infraestruturas e sistemas de preparação, lançamento e rastreio plenamente operacionais.”

A fiscalização do uso das radiofrequências é estabelecida como dever da Anatel pela Lei Geral de Telecomunicações. Para evitar imprevistos, o órgão monitora o espectro durante o processo. André Rodrigues Pessoa, gerente da Anatel no Maranhão, aponta que “a participação da Anatel tem sido constante nas campanhas de lançamento de Alcântara”. 

Ele destaca que a entidade adquiriu experiência ao participar de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016. “Isso tem contribuído para que os lançamentos ocorram de forma segura, sem interferências.”

Segundo Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o CLA foi concebido para abrigar não só o Programa Espacial Brasileiro, mas também outros operadores. “Concretizamos o ideal lá dos anos 80: temos agora um operador privado internacional trabalhando aqui. Isso abre a oportunidade de o Brasil efetivamente se inserir no mercado internacional de transporte espacial", pondera.

O lançamento é uma quebra de paradigma, na opinião de Maurício Augusto Silveira de Medeiros, diretor-geral do DCTA. “O lançamento do HANBIT-TLV e as parcerias futuras trarão uma série de benefícios, pois são receitas que vêm para o município de Alcântara, para o estado do Maranhão e para o Brasil”, afirma.

PORTAAL PREFEITURA - CONCURSO PÚBLICO: Oportunidades na MARINHA e AERONÁUTICA encerram incrições até dia (30)

Como forma de classificação, os candidatos serão de exame intelectual; Inspeção de Saúde; Exame de Aptidão Física (EAF); Avaliação Psicológica.

Júnior Silva | Publicada em 21/03/2023 18:54

O Serviço Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM): Concurso Público que tem por objetivo preencher 69 vagas para admissão na Escola Naval, nos Curso de Graduação da Escola Naval, destinados a formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e para o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM).

São ofertadas 69 vagas, sendo 57 destinadas aos candidatos do sexo masculino e 12 ao sexo feminino.

Inscrições e classificação

As inscrições devem ser realizadas via site da até 26/03/2023 as 23h59, com taxa sendo de R$ 100,00.

Marinha do Brasil: Comando de Fuzileiros Navais com novo Concurso Público

O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN), da Marinha do Brasil, anuncou Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN) com 19 vagas para 2024.

De acordo com o edital, as oportunidades são para as áreas de: Clarinete Alto em Mib (1); Clarinete em Sib (4); Clarone em Sib (4); Eufônio (2); Flautim em Dó (2); Oboé em Dó (1); Requita (1); Saxofone Alto em Mib (2); Teclado (1); Trombone-baixo em Dó (1).

Como participar

As inscrições serão realizadas via internet, na página do Concurso, até o dia 30 de março de 2023, no horário oficial de Brasília/DF ou também poderão ser feitas nos locais de inscrição listados no anexo A do edital. A candidatura só será homologada mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 95,00.

Aeronáutica com exame de admissão com 25 vagas

O Comando da Aeronáutica torna publicou a realização de seleção para exame de admissão ao curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica do ano de 2024., que tem como objetivo o preenchimento de 25 vagas.

Procedimentos para participação

As inscrições podem realizadas apenas via internet, por meio do site da Força Aérea Brasileira, até 27 de março de 2023, até às 9h. O valor da taxa de inscrição é R$ 90,00 e deverá ser paga até 4 de abril de 2023.

Requisitos

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem preencher alguns requisitos dentre eles: ser brasileiro; ser voluntário; não possuir menos de 17 anos nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso; se menor de 18 anos, ter autorização do responsável legal; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; não responder a processo criminal na justiça militar ou comum; não estar cumprindo pena por crime comum, militar ou eleitoral, nem estar submetido à medida de segurança; não ter sido, anteriormente, excluído do serviço militar por motivo disciplinar, por falta de conceito moral ou por incompatibilidade com a carreira militar; não ter sido desincorporado, expulso ou julgado desertor.

Também é necessário ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final e por ocasião da Validação Documental.