NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


CNN BRASIL


Aeronáutica abre concurso com salários de até R$ 8,2 mil; confira

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 17 de março; as provas escritas irão ocorrer em 16 de junho

Gisele Farias | Publicada em 21/02/2025 09:11

A Força Aérea Brasileira (FAB) irá ofertar, por meio de edital, 345 vagas com salários iniciais que podem atingir R$ 8.245,00. As oportunidades são para nível superior e diversos cargos: médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, capelães e a área de quadro de Apoio.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 17 de março, no site da FAB. 

As provas escritas irão acontecer no dia 16 de junho.

As provas de admissão na FAB incluem: provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prático-oral (dentistas e farmacêuticos), prova oral (médicos).

Além disso, são realizados o procedimento de heteroidentificação complementar para as vagas de candidatos negros, e validação documental.

Caso aprovado em todas as etapas, o candidato precisa realizar um curso ou estágio no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG). O curso tem início em 20 de abril de 2026 e dura cerca de 17 semanas.

Saiba como se inscrever

Para se inscrever no exame, é necessário acessar o site da FAB, até o dia 17 de março, selecionar a área desejada e incluir os dados solicitados.

A taxa de inscrição é R$ 150,00. É possível solicitar a isenção do valor, em alguns casos, até o dia 23 de fevereiro.

Salários

Após finalização de todas as etapas e conclusão do curso obrigatório, os aprovados serão nomeados Segundo-Tenente, no caso dos capelães e Primeiro-Tenente, no caso de outras especialidades, com os seguintes salários, além de adicionais por lei:

Segundo-Tenente (capelães): salário de R$ 7.490,00

Primeiro-Tenente (outras especialidades): salário de R$ 8.245,00

Critérios

Referente aos critérios para participação no exame da Aeronáutica, para a área de medicina, odontologia, farmácia e engenharia, os candidatos devem ter até 35 anos – a contar do dia 31 de dezembro de 2026.

Já no caso do exame de admissão ao estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio, a idade mínima é 32 anos e, para inscrição no estágio de Instrução e Adaptação para Capelães, o candidato deve ter entre 30 e 40 anos.

PORTAL AEROIN


Esquadrilha da Fumaça fala sobre sua 1ª demonstração de 2025 e já inclui a 4ª cidade do ano na agenda


Murilo Basseto | Publicada em 22/02/2025 07:44

Como mostrado pelo AEROIN nesta semana, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), ou Esquadrilha da Fumaça, vai iniciar sua agenda de demonstrações de 2025 na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, no dia 02 de março, às 11h, no Parque Netinho Guaritá – Univerdecidade.

E falando sobre sua volta aos céus, o EDA explica que, após um período de readaptação dos pilotos, as sete aeronaves A-29 Super Tucano retornam às apresentações, com a primeira sendo em alusão aos 205 anos de Uberaba.

“A última apresentação em Uberaba foi em 2018, será um prazer retornar à cidade para comemorar o aniversário do município e realizar a primeira demonstração do ano. Estamos felizes por isso”, comenta o Capitão Aviador Giovanni Loures, piloto da posição #5 da Esquadrilha da Fumaça.

O Esquadrão de Demonstração Aérea se apresenta com sete aeronaves A-29 Super Tucano desde 2015, quando o modelo entrou no lugar do T-27 Tucano. O avião é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa do espaço aéreo brasileiro.

O que difere os aviões utilizados pela Esquadrilha da Fumaça são as cores da bandeira do Brasil e eles dispensam fumaça biodegradável pelo escapamento direito, com o objetivo de melhorar a visualização das manobras para o público, enquanto as aeronaves utilizadas para a defesa das fronteiras são camufladas e carregam armamento bélico.

“Somos um Esquadrão com a missão de realizar demonstrações aéreas a fim de difundir em âmbito nacional e internacional a imagem institucional da Força Aérea Brasileira. Pilotando aviões produzidos no Brasil, a gente divulga a capacidade da indústria aeronáutica brasileira, assim como a habilidade dos pilotos militares do nosso País”, afirma o Capitão Loures.

Além da cidade mineira, Tietê (SP) e Paraguaçu Paulista (SP) também já estavam confirmadas com apresentações da Esquadrilha da Fumaça, como mostrado no meio da semana. E agora, mais um local já foi incluído na agenda oficial do Esquadrão. Trata-se de Ouro Fino, em Minas Gerais. Confira os detalhes a seguir:

– Uberaba (MG) – 02/03, às 11h00 – Parque Netinho Guaritá, Univerdecidade

– Tietê (SP) – 08/03, às 10h30 – Aeródromo Municipal de Tietê, Av. David Andrade, 1094

– Paraguaçu Paulista (SP) – 12/03, às 16h15 – Centro de Convergência Turística, Portaria Público, Jd. Panambi

– Ouro Fino (MG) – 16/03, às 16h00 – Arena de Ouro, R. Angelina Rezende De Almeida, 140, Jd. Patricia

Com informações do EDA

Os aviões dos rasantes em aeroportos: Atividade de Inspeção em Voo completa 66 anos no Brasil


Juliano Gianotto | Publicada em 22/02/2025 07:00

Garantir a segurança das aeronaves em todas as fases de voo. A partir dessa premissa, mais de 200 homens e mulheres do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade aérea do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), atuam diariamente para aferir todos os sistemas de auxílio à navegação aérea, assim como os procedimentos de navegação em uso no espaço aéreo brasileiro.

Seu trabalho acaba chamando atenção quando alguma de suas aeronaves passa horas circulando a baixas alturas nas proximidades de aeroportos e faz diversas aproximações, rasantes e arremetidas, para captação e aferição dos sinais dos instrumentos de auxílio à navegação aérea.

O dia 21 de fevereiro marca, desde 1959, a realização da primeira inspeção em voo no Brasil, com tripulação e aeronave nacionais. São 66 anos desse feito histórico e, ano após ano, acompanhando os avanços tecnológicos, o GEIV conduz com profissionalismo e alta qualidade diversas missões nacionais e internacionais.

Somente em 2024, o Grupo realizou cerca de 1.400 horas de voos de inspeção e foi responsável pela aferição de 970 auxílios à navegação aérea. “Somos reconhecidos por executar uma das melhores e mais criteriosas inspeções em voo, sempre atendendo aos padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional, o que credencia o Brasil a uma posição de destaque mundial no cenário da navegação aérea“, destacou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Esta atividade essencial para a segurança dos aeroportos do Brasil é desempenhada pela equipe de inspeção do GEIV, composta por seis militares altamente treinados: um piloto-inspetor (PI), um piloto operacional de inspeção em voo (1P), um operador de sistema de inspeção em voo (OSIV), dois operadores de sistema de posicionamento de aeronave (OSPA) e um mecânico de voo (MEC).

Juntos, eles inspecionam a execução de perfis de voo e a qualidade dos sinais de equipamentos de solo, além de verificarem os procedimentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que atendam aos parâmetros previstos.

Atualmente, a frota do GEIV é composta por oito aeronaves, sendo quatro do modelo Hawker 800 XP e quatro Legacy 500, denominadas na Força Aérea Brasileira (FAB) como IU-93-M e IU-50, respectivamente. As aeronaves-laboratório são equipadas com o sistema de inspeção em voo embarcado UNIFIS 3000, que avalia os sinais eletrônicos dos auxílios à navegação aérea. Os consoles instalados nesses aviões são frequentemente calibrados para avaliar, com alto grau de precisão, os sinais emitidos pelos instrumentos de solo.

“Os voos de inspeção possuem algumas características específicas e demandam intenso treinamento e alta habilidade da tripulação envolvida. São realizados longos sobrevoos na mesma localidade, assim como a execução de manobras e passagens baixas sobre as pistas dos aeródromos. É através deste trabalho incansável que garantimos a precisão, a confiabilidade e a segurança para que todos possam voar“, explicou o Comandante do GEIV, Major Aviador Rodrigo Pereira Drumond.

História

A atividade de inspeção em voo no Brasil teve seu início em 1956, após a assinatura do projeto de Controle de Tráfego Aéreo (CONTRAF). Já em 1958, formou-se a primeira tripulação operacional de inspeção em voo no país, quando foi adquirido o primeiro avião-laboratório.

A primeira inspeção em voo em território nacional, com aeronave e tripulação da FAB, foi realizada em 21 de fevereiro de 1959, com o objetivo de verificar a adequação do sítio de Itaipuaçu, no Rio de Janeiro (RJ), para a instalação de um VOR, equipamento eletrônico usado na navegação aérea.

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB celebra os 60 anos do Esquadrão Gordo

O Esquadrão Gordo completa 60 anos, consolidando-se como um pilar essencial da FAB na aviação de transporte e missões logísticas

Gabriel Benevides | Publicada em 21/02/2025 18:11

No dia 18 de fevereiro, o 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT), mais conhecido como Esquadrão Gordo, celebrou 60 anos de operação. 

Para marcar essa data especial, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma cerimônia militar na última quinta-feira (20), na Base Aérea do Galeão (BAGL), presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, Diretor de Administração da Aeronáutica. O evento contou com a presença de autoridades militares, veteranos e membros da unidade.

Durante a cerimônia, a FAB homenageou Ex-Comandantes que contribuíram ao longo das décadas para o sucesso do Esquadrão Gordo. A atual Comandante, Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, fez um discurso em homenagem aos líderes passados, destacando o legado de coragem, profissionalismo e dedicação que permeou a história da unidade. 

Ao longo de seis décadas, o 1º/1º GT tem sido fundamental em operações de transporte aéreo e apoio logístico, consolidando-se como um dos pilares mais importantes da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Papel Fundamental do Esquadrão Gordo na FAB

O 1º/1º GT é uma das unidades mais tradicionais e estratégicas da FAB, com uma missão essencial nas operações logísticas. Suas atribuições incluem o transporte de tropas, cargas e suprimentos, além de missões de apoio humanitário, defesa e resgates. Ao longo dos anos, o esquadrão se destacou especialmente em crises internacionais, enviando ajuda humanitária a países afetados por desastres naturais e realizando missões de transporte em zonas de conflito. Essa atuação consolidou a unidade como um pilar crucial na projeção de poder e assistência do Brasil no cenário global.

O Esquadrão Gordo opera atualmente a aeronave KC-390 Millennium, desenvolvida pela Embraer. A aeronave pode transportar até 26 toneladas de carga, ideal para missões de transporte estratégico e pode operar em pistas curtas e não preparadas. O KC-390 da FAB conta com sistemas modernos de reabastecimento em voo e é capaz de operar em condições extremas, como combate a incêndios e missões de busca e salvamento.

Com a adoção do KC-390, o Esquadrão Gordo reforçou ainda mais sua importância para a FAB, mantendo sua excelência operacional e ampliando a capacidade de atender às necessidades logísticas do Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


REVISTA RECÔNCAVO - FAB abre concurso com 345 vagas para profissionais de nível superior; salários podem chegar a R$ 8.245

Inscrições vão até 17 de março e processo seletivo inclui provas escritas, exames médicos e testes físicos

Da Redação | Publicada em 21/02/2025 12:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a abertura de um concurso público para o preenchimento de 345 vagas destinadas a profissionais de nível superior. Com salários que podem atingir até R$ 8.245, dependendo da especialização e qualificação do candidato, as oportunidades abrangem diversas áreas, como medicina, odontologia, farmacologia, engenharia, apoio e capelania.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 17 de março por meio do portal da Aeronáutica. A taxa de inscrição é de R$ 150, mas pode ser isenta para candidatos inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea, desde que a solicitação seja feita até 23 de fevereiro.

O processo seletivo contará com provas escritas, exames médicos, avaliação psicológica, testes de aptidão física e validação de documentos. As provas estão previstas para ocorrer em 16 de junho.

Distribuição das vagas por área:

311 para médicos
3 para dentistas
4 para farmacêuticos
14 para engenheiros
7 para o quadro de apoio
6 para capelães


Faixas etárias permitidas para cada cargo:

Máximo de 35 anos para as especialidades médicas, até 31 de dezembro de 2026
Máximo de 32 anos para oficiais de apoio, até 31 de dezembro de 2026
Entre 30 e 40 anos para capelães, até 31 de dezembro de 2026
Os interessados podem acessar o portal da Aeronáutica para mais detalhes sobre o concurso e as exigências de cada especialidade.

DIÁRIO DE PRUDENTE - Prudentino assume subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica


Kanitar Oberst | Publicada em 21/02/2025 17:00

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) realizou, na manhã desta sexta-feira, 21 de fevereiro, a cerimônia militar de transmissão dos cargos de Chefes da Sexta e Sétima Subchefias e a despedida do Brigadeiro Engenheiro Carlos Alberto Rebouças. O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e contou com a presença de membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, entre outras autoridades militares.

“O EMAER foi habilmente estruturado em quatro importantes pilares: governança de sistemas, coordenação de programas, possibilidades de atuação e panorama da Força. Essas quatro dimensões, interligadas e complementares, formam a espinha dorsal do planejamento, da execução e do controle das atividades, refletindo a complexidade e a abrangência das responsabilidades deste Órgão de Direção Geral no contexto da Força Aérea Brasileira. Para que essa magnífica estrutura funcione de maneira fluida, o EMAER depende da perfeita sinergia de todo o seu efetivo. As subchefias constituem as engrenagens desse mecanismo estratégico, que utiliza como combustível a cooperação mútua e a integração sistêmica. Cada uma delas detém atribuições específicas que, somadas, convergem para a resolução de todas as questões estratégicas de nossa Força, abrangendo a mais variada gama de assuntos”, destacou o Chefe do EMAER.

Na ocasião, o Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper transmitiu o cargo de Chefe da Sexta Subchefia do EMAER ao Brigadeiro do Ar Fábio Luís Morau, enquanto o Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior passou a Chefia da Sétima Subchefia ao Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, que nasceu em Presidente Prudente.

O ato formalizou a continuidade dos trabalhos estratégicos desempenhados pelo EMAER no âmbito do Comando da Aeronáutica.

Novo Chefe da Sétima Subchefia

O Brigadeiro do Ar Frederico Casarino que é natural de Presidente Prudente, acumula mais de 2.300 horas de voo, sendo a maioria na Aviação de Caça. Desde sua entrada na FAB, em 1988, ocupou funções de destaque como Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço e Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai. Ao longo da carreira, participou de diversos exercícios internacionais e tem experiência consolidada na área operacional, tendo sido Instrutor de Reconhecimento Tático e Líder de Esquadrão de Caça.

PORTAL GURUPI - Exército e Aeronáutica reforçam apoio à COP-30 com 900 hospedagens em Belém


Da Redação | Publicada em 21/02/2025 15:00

O Exército e a Força Aérea Brasileira (FAB) estão intensificando os preparativos para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém. Como parte do suporte logístico, as Forças Armadas irão disponibilizar cerca de 900 hospedagens em suas estruturas na capital paraense.

No último dia 10 de fevereiro, a Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) recebeu uma comitiva da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) para acompanhar as obras de ampliação e adequação da Base Aérea de Belém (BABE).

As melhorias incluem a reestruturação de unidades habitacionais nos Hotéis de Trânsito e em um conjunto residencial, além da instalação de barracas climatizadas e banheiros. Essas adaptações visam garantir a acomodação de participantes e delegações oficiais da conferência. De acordo com o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, também estão em andamento a ampliação das pistas de táxi e do pátio operacional, além da construção de salas VIP temporárias para recepção de Chefes de Estado.

“As obras deixarão um legado duradouro para a infraestrutura da Base, permitindo atender mais de 80 aeronaves por dia durante o evento”, destacou o Comandante.

O Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, ressaltou a importância do planejamento antecipado e reforçou o compromisso em garantir a conclusão das obras dentro do cronograma. “A SEFA está pronta para oferecer todo o suporte necessário para o sucesso da COP-30”, afirmou.