NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


IAE representa a FAB na Conferência Global Militar de Satélites em Londres

Evento foi realizado para compartilhar conhecimento e colaborar em tópicos como o espaço aéreo militar e o avanço da tecnologia de comunicações por satélite

Ricardo Fan | Publicada em 20/11/2023

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi representada, em âmbito internacional, pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, no 25º ano da Global MilSatCom, de 06 a 10/11, no Broad Sanctuary, Westminster, em Londres, na Inglaterra.

A Global MilSatCom é a principal conferência mundial para o mercado militar de comunicações por satélite, realizado pela SAE Media Group Conferences. Neste ano, o Brasil esteve presente juntamente com outros 45 países, representados pelos altos executivos e gerentes de programas dos governos e das indústrias internacionais, para compartilhar conhecimento e colaborar em tópicos tecnológicos importantes, incluindo o espaço militar e o avanço da tecnologia de comunicações por satélite. 

O Diretor do IAE palestrou sobre o Programa Espacial Brasileiro e o avanço de sua capacidade no Espaço. “Apresentamos como pontos importantes a avaliação dos veículos de lançamento atuais e os desenvolvimentos planejados. Atualmente, a infraestrutura espacial no Brasil conta com o Centro Espacial de Alcântara (CEA), com grandes capacidades para lançamentos a partir daquele local”, ressaltou. 

Durante o evento, ainda houve apresentação sobre a capacidade e o planejamento SATCOM, os Satélites de Comunicação Geoestacionário Brasileiro (SGDC) 1 e 2.

 

 

Base Aérea de Natal sedia evento que marca preparativos para CRUZEX 2024

Evento reúne comitivas de diversos países participantes do treinamento

Ricardo Fan | Publicada em 20/11/2023

Representantes de diversas nações participantes do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) se reuniram, entre os dias 13 e 17 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT) para a Initial Planning Conference (IPC), um evento que marca o início dos preparativos para o Exercício Operacional multinacional, a CRUZEX 2024.

O encontro, que ocorre aproximadamente um ano antes da execução do exercício, visa estabelecer as bases para uma colaboração eficiente e bem-sucedida entre as forças aéreas envolvidas; apresentar as principais etapas do planejamento operacional, logístico, administrativo; bem como discutir assuntos relacionados à segurança de voo e à segurança das instalações.

A CRUZEX, um dos maiores exercícios operacionais conjuntos do mundo, tem como objetivo principal fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores. Assim, a IPC desempenha um papel fundamental nesse processo, fornecendo uma plataforma para que as comitivas de cada nação coordenem estratégias, compartilhem conhecimentos e alinhem objetivos comuns.

O evento reuniu representantes de diversos países, incluindo Argentina, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Suécia, entre outros parceiros estratégicos. Durante a conferência, os participantes discutiram questões logísticas, estratégias de comunicação e de compartilhamento de inteligência. Dessa forma, o foco principal foi a definição de metas específicas e a elaboração de um plano operacional conjunto que possa ser implementado durante a CRUZEX 2024.

De acordo com o Coordenador do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, a IPC é um importante instrumento, que permite criar conexões com as diversas nações participantes. “A Initial Planning Conference possibilita um planejamento mais preciso de todas as áreas envolvidas na preparação do Exercício, não somente as relacionadas às atividades aéreas propriamente ditas, mas, com certeza, as direcionadas ao apoio e suporte ao pessoal e atividades logísticas e de manutenção”, relata.

Além das discussões formais, a IPC ofereceu oportunidades para a construção de relações interpessoais entre as comitivas, promovendo um ambiente propício para o estabelecimento de laços de confiança e cooperação.

CRUZEX

O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.

O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, ressalta que o treinamento é desenvolvido e avaliado pela FAB, tendo como foco principal o preparo das Unidades Operacionais, com a participação de Forças Armadas de outros países. “Será uma atividade de adestramento para as tripulações envolvidas, a fim de enfrentar os desafios para as respostas às crises e operações de paz, além de manter a atualização das Táticas, Técnicas e Procedimentos em Missões Aéreas Compostas para os cenários de guerra convencional”, conclui.

Em 2024, o Exercício será realizado no mês de novembro na BANT e reunirá mais de 10 países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.

REVISTA FORÇA AÉREA


FAB encerrou treinamento em simulador de C-130 na Indonésia


Da Redação | Publicada em 20/11/2023

Após cinco anos de cooperação entre Brasil e Indonésia, o Programa de Treinamento em Simulador de C-130 Hércules chegou ao fim, à medida que a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza a transição para o Embraer KC-390 Millennium. Apesar do encerramento deste projeto, os dois países reafirmam seu compromisso com a colaboração na aviação militar.

Uma cerimônia foi realizada na Base Aérea de Halim, em Jacarta, na Indonésia, para marcar o final do Programa. O Chefe do Simulador da Força Aérea da Indonésia (TNI-AU), Major Aviador Arif Rahman Hakim, expressou gratidão pelos anos de cooperação e pelo compromisso partilhado com a excelência. “Ao mesmo tempo em que damos adeus ao treinamento no simulador C-130, saudamos uma nova era de cooperação com o Brasil”, declarou.

O Embaixador do Brasil em Jacarta, George Prata, recepcionou a tripulação e explicou a importância dessa parceria para a diplomacia. “A relevância estratégica da região do Indo Pacífico tem aumentado significativamente para a política externa brasileira, abrindo novas oportunidades de cooperação e de fortalecimento das relações bilaterais”, declarou.

A última tripulação a realizar o treinamento em simulador de C-130 em Jacarta concluiu o programa em 01/11, foi composta pelos seguintes militares: Major Aviador Nelson Dias da Silveira Costa; Capitão Aviador Cayo Cesar Magalhães Santos; Capitão Aviador Arthur Souza Rodrigues da Costa; Capitão Aviador Hugo de Paiva Magalhães; Tenente Especialista em Aeronaves Maurício dos Passos Toledo, e Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves, Alex Carvalho Pereira.

A cordialidade, profissionalismo e dedicação de todo o pessoal envolvido no treinamento e no suporte às equipes do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, deixaram marca indelével em todos que tiveram o privilégio de realizar o treinamento no simulador do C-130 em Jacarta.

O Programa de Treinamento

Iniciado em 2019, o Programa de Treinamento em Simulador de C-130 serviu como uma plataforma fundamental para aprimorar as habilidades das tripulações de C-130 do Esquadrão Gordo. Em contrapartida, militares da TNI-AU realizam treinamentos em simuladores das aeronaves A-29 Super Tucano e C-105 Amazonas no Brasil.

Embora o programa de treinamento do simulador C-130 esteja concluído, o espírito colaborativo entre a Indonésia e o Brasil persiste. Já estão em curso planos para explorar novos caminhos para programas de treinamento conjuntos.