NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Força Aérea Brasileira celebra o Dia do Controlador de Tráfego Aéreo


Juliano Gianotto | Publicada em 20/10/2024 06:26

A aviação é um dos pilares da economia global, conectando países, culturas e mercados. Só no Brasil, são transportados cerca de 100 milhões de passageiros e 1,6 milhões de toneladas de carga por ano.  São mais de um milhão de voos integrando os cerca de quatro mil aeródromos do País e estes ao resto do mundo.

Por trás desses números expressivos, estão os controladores de tráfego aéreo. Responsáveis pela ordenação eficaz, segura e sustentável desses voos são eles que garantem a efetividade da circulação aérea brasileira.

O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aérea é celebrado em 20 de outubro, data que remete à realização do primeiro encontro mundial de profissionais da categoria, ocorrida em 1960, na Grécia, quando foi criada a Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo.

Pioneirismo

Os controladores brasileiros, porém, vêm atuando há mais tempo. A primeira turma de controladores da Força Aérea Brasileira (FAB) foi formada em 1944, na antiga Escola Técnica de Aviação então sediada em São Paulo/SP. Sete anos depois, em 1951, a EEAR, em Guaratinguetá/ SP, absorveu o ensino da especialidade destinado aos graduados da FAB, o que ocorre até hoje.

Há ainda a formação e instrução do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), cada qual com características e foco distintos, onde também há oficiais e civis no corpo discente.

Presença

Atualmente, o DECEA possui 3.905 controladores de tráfego aéreo, atuando em seus cinco órgãos regionais — em torres de controle, controles de aproximação e centros de controle de área. A presença feminina também é significativa. Do total mencionado, 1.894 são mulheres.

O trabalho de um controlador de tráfego aéreo é constituído de desafios diários. Eles são responsáveis por orientar as aeronaves, prevenir colisões e garantir que o tráfego aéreo flua de maneira organizada. Demandas que exigem atenção, raciocínio rápido e equilíbrio emocional.

Por trás das telas repletas de informações sobre as aeronaves em voo, estão profissionais dedicados e atentos, cuja responsabilidade vai além de coordenar pousos e decolagens. Eles garantem a segurança de vidas, o sucesso das operações militares e a fluidez das rotas aéreas. 

“Os Controladores de Tráfego Aéreo enfrentam desafios diários que exigem rápida tomada de decisões e a gestão simultânea de múltiplas coordenações, especialmente em emergências. Sua atuação é essencial para garantir a segurança dos passageiros e o sucesso das missões militares, funcionando como uma “ponte invisível” que conecta pessoas e operações com precisão e zelo. Com o tempo, a formação desses profissionais evoluiu significativamente, incorporando tecnologias avançadas e simuladores que permitem treinamentos mais complexos e eficazes, consolidando o Brasil como referência internacional em controle do tráfego aéreo”, Controladora de Tráfego Aéreo, Sargento Gabriela Rodrigues Cruz.

Referência

O atendimento a estes requisitos reflete-se na qualidade do serviço brasileiro, avalizado pelo Programa Universal de Auditoria de Supervisão de Segurança da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que atestou índice de conformidade de 95,1% ao controle aéreo brasileiro em 2023.

Reconhecimento que posiciona o País ao lado de potências da aviação como Canadá, Austrália e Estados Unidos, refletindo o nível de competência e eficiência de nossos controladores.

OUTRAS MÍDIAS


NATAL EM FOCO: Cruzex 2024: Base Aérea de Natal sedia maior exercício aéreo multinacional da América Latina

Países como África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai estarão presentes como observadores.

Da Redação | Publicada em 19/10/2024 08:32

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024 entre os dias 3 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim, Rio Grande do Norte.

O evento, que reúne cerca de 50 aeronaves e 16 países, inclui a participação de esquadrões de voo de Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal, além de representantes para tarefas espaciais e cibernéticas.

Objetivo do Exercício

Comandado pela FAB desde 2002, o CRUZEX tem como principal objetivo desenvolver a cooperação internacional e fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas.

O treinamento simula cenários de operações combinadas e missões de guerra convencional, promovendo a troca de experiências entre os militares dos países participantes.

Novidade na Edição de 2024: CRUZEX CYBER

A edição de 2024 introduzirá o CRUZEX CYBER, um exercício cibernético que integrará operações cibernéticas com as aéreas.

Utilizando o formato Capture The Flag (CTF), o treinamento visa testar a segurança dos sistemas críticos de apoio às operações aeroespaciais, aumentando a preparação para os desafios dos conflitos modernos.

Dinâmica do Treinamento

Durante os 13 dias de atividades, os esquadrões realizarão missões de varredura, escolta, inteligência, vigilância, reconhecimento, ataque, patrulha aérea de combate e reabastecimento em voo.

O exercício é considerado o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina.

FAB reuniu 5 caças F-39 Gripen na chegada à Base Aérea de Natal para o grande exercício de guerra CRUZEX 2024

No último final de semana, diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a se deslocar para o Rio Grande do Norte, mais precisamente para a Base Aérea de Natal (BANT), em preparação para o grande Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), que ocorrerá nas próximas semanas.

No sábado e domingo, aeronaves como os caças F-39 Gripen, F-5M e AMX A-1 e de transporte, como o KC-390 e o C-105 Amazonas, pousaram na base aérea em preparação para o exercício, que acontecerá entre os dias 3 e 15 de novembro.

Vídeos gravados por spotters mostram que cinco caças F-39 Gripen do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, com base em Anápolis, chegaram a Natal em formação, sobrevoando o litoral da Ponta Negra. Chegaram para o exercício os exemplares de registros FAB4102, 4103, 4106, 4107 e o recém-incorporado FAB4108.

Além dos F-39, ao menos 14 caças F-5EM e F-5FM, tanto do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) – Esquadrão Jambock, quanto do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, também chegaram à base durante o final de semana, bem como 4 caças AMX do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAv) – Esquadrão Centauro.

A BANT deverá receber, ao longo das próximas semanas, as demais aeronaves participantes, como A-29 Super Tucano, C-99, C-105-S/C-105, KC-390, E-99M, helicóptero H-36 Caracal e caças A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil (MB). Além das aeronaves brasileiras, chegarão caças e aviões de transporte dos Estados Unidos, Portugal, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru.

A CRUZEX é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre as nações-amigas participantes. Nesta edição, o Exercício será realizado na Base Aérea de Natal e reunirá mais de dez países e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.

Novo F-39 Gripen da FAB participará pela primeira vez do Cruzex 2024

Exercício militar Cruzeiro do Sul envolve 16 países e mais de 50 aeronaves, a ser realizado em Natal, RN

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que realizará o exercício multinacional Cruzeiro do Sul (Cruzex) 2024 entre os dias 3 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. Participam do exercício militar dezesseis países, com mais de 50 aeronaves envolvidas, além de pessoal especializado em operações cibernéticas e espaciais.

Entre os países que enviam esquadrões de voo estão Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal. Além disso, África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai participam como observadores. O exercício visa promover o treinamento conjunto entre as nações em cenários de conflito aéreo.

A Cruzex 2024 também introduz uma novidade: o domínio cibernético. O exercício contará com o Cruzex Cyber, uma simulação cibernética que busca melhorar a segurança dos sistemas críticos que dão suporte às operações aeroespaciais. Este novo formato emprega um modelo de Capture The Flag (CTF), desafiando as forças a proteger e atacar sistemas virtuais.

O Brasil estará representado por diversas aeronaves, incluindo os caças F-39 Gripen, F5EM, A-1, A-29B, de transporte C-99, C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E-99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil. Outros países, como Estados Unidos, Argentina e Chile, também contribuirão com aeronaves de combate e reabastecimento, como F-15, KC-130 e F-16, entre outros.

O exercício militar Cruzex teve sua primeira edição em 2002, em Canoas (RS), com a participação de Brasil, Argentina e França. Desde então, o exercício multinacional foi realizado em várias localidades, como Natal e Anápolis, reunindo vários países e aumentando o número de participantes ao longo dos anos.

FOLHA BV- Base Aérea de Boa Vista abre portões ao público neste domingo (20)

O evento “Portões Abertos 2024” ocorrerá das 7h às 13h, na sede da base, localizada na Rua Valdemar Bastos de Oliveira, bairro Aeroporto

Adriele Lima | Publicada em 19/10/2024 14:30

A Base Aérea de Boa Vista (BABV) abrirá os portões neste domingo (20) para receber o público em uma programação da Aeronáutica de forma gratuita. O evento “Portões Abertos 2024” ocorrerá das 7h às 13h, na sede da base, localizada na Rua Valdemar Bastos de Oliveira, bairro Aeroporto.

A iniciativa tem como objetivo aproximar a população das atividades militares. A programação inclui demonstrações aéreas, apresentações dos cães de guerra e passeios em veículos de combate, além de exposições de equipamentos das Forças de Segurança, shows ao vivo e uma praça de alimentação.

A população ainda pode concorrer a brindes com a doação de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sociais.

Os tradicionais voos panorâmicos também serão ofertados. Os números para o sorteio dos voos serão distribuídos no local.