NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Base aérea de Anápolis recebe simuladores de voo do caça Gripen; conheça

FAB informou que recebeu dois equipamentos, que já estão em ‘plena operação’. Objetivo é que simuladores ajudem a criar cenários reais para o treinamento de oficiais.

Por Danielle Oliveira - G1 Goiás | Publicada em 19/03/2023 17:42

A Base Aérea de Anápolis (BAAN), a 55 km de Goiânia, recebeu dois avançados simuladores de voo do caça Gripen E. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os equipamentos já estão em “plena operação”. O objetivo é que os simuladores ajudem a criar cenários reais para o treinamento de oficiais.

A Saab, empresa sueca que fabricou o design original do caça F-39 Gripen, divulgou, na quinta-feira (16), que os simuladores possuem uma alta tecnologia e grau de realismo, o que permite a criação de cenários reais para as missões de treinamento.

Além disso, com os simuladores, a Força Aérea Brasileira também pode desenvolver situações de seu interesse, para ajudar ainda mais a preparar os oficiais.

O Tenente Coronel Gustavo Pascotto, comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), esquadrão que opera os caças Gripen no país, falou, em um vídeo publicado no site da Saab, que os simuladores ajudam também a gerar uma economia nos treinamentos, além de aperfeiçoar as missões.

Ele explicou que os simuladores são usados em duas etapas: primeiro, para ambientar os pilotos na operação básica da aeronave, contribuindo no treinamento, e, depois, para ajudar em tarefas mais estratégicas, criando cenários e situações de alta complexidade.

Novos caças F-39 Gripen

Em dezembro de 2022, começaram a operar na Base Aérea de Anápolis os caças F-39 Gripen, que foram comprados em 2014. Os primeiros caças do modelo pousaram em Anápolis no dia 30 de novembro deste ano. As aeronaves são do modelo F-39 Gripen operacional e vieram da Suécia. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as aeronaves fazem parte do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), esquadrão que opera os caças Gripen no país, e serão os principais vetores da defesa aérea do Brasil.

Para a FAB, o início das operações dos caças representa um salto tecnológico para o Brasil. Em 2019, o Fantástico visitou a linha de produção do Gripen na Suécia. Assista à reportagem abaixo: As aeronaves têm 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e podem chegar a 2.400 km/h.

Segundo a FAB, o F-39 Gripen é usado por forças aéreas em todo o mundo. O caça é reconhecido pela eficiência, o baixo custo de operação, a elevada disponibilidade e a capacidade tecnológica avançada da aeronave.

Conforme mostrado pelo Fanstástico, o caça tem mísseis e bombas inteligentes que acertam alvos fora do alcance visual do piloto. Além disso, para evitar ataques virtuais, o Gripen é todo conectado e não pode ser invadido.

VÍDEO: Foguete sul-coreano é lançado no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão

Após inúmeras tentativas, lançamento aconteceu na tarde deste domingo (19). Esta é a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outro país.

Da Redação | Publicada em 19/03/2023 18:44

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi lançado, neste domingo (19), o foguete sul-coreano HANBIT-TLV, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (Veja, no vídeo acima, o momento do lançamento do dispositivo). O foguete foi lançado às 14h52 e a operação, chamada de 'Astrolábio', foi feita com sucesso. O lançamento foi feito em parceria com a empresa sul-coreana, Innospace.

De acordo com a FAB, o foguete transportou uma carga útil totalmente brasileira. Este foi o lançamento de número 500 do Centro de Lançamento de Alcântara, localizado a 30 km de São Luís. O lançamento estava marcado para acontecer em 15 de março, mas precisou ser adiado, devido às condições meteorológicas. As equipes tinham até 21 de março para fazer a operação dentro da ''janela' de lançamentos' - período no qual a Terra está numa posição considerada ideal.

De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o lançamento do HANBIT-TL aconteceria no dia 21 de dezembro de 2022, mas a tentativa não obteve êxito devido a uma falha no acendimento do motor. Tinha sido a terceira tentativa de lançamento do foguete desde a chegada ao Maranhão. Antes, a mesma operação foi adiada duas vezes por conta de problemas na válvula do foguete e também pelas condições meteorológicas consideradas inadequadas. Devido aos adiamentos, a 'janela' de lançamentos - em que a Terra está numa posição considerada ideal - foi perdida no mês de dezembro e só agora, em março, uma nova janela será aberta para o envio do foguete a espaço.

Sobre o foguete

O HANBIT-TL é um lançador de satélites da empresa privada sul-coreana Innospace. A operação no Brasil deve confirmar a capacidade de enviar, futuramente, um nanosatélite para o espaço a partir do CLA . O projeto se chama 'SISNAV' e está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da Força Aérea Brasileira (FAB), focado em órbitas baixas.

O primeiro teste vertical do foguete foi bem sucedido e será a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outro país. A operação foi batizada de 'Astrolábio' e é uma parceria com a empresa sul-coreana Innospace, contando com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Lançamentos no futuro

O lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no município de Alcântara, a 30 km de São Luís, foi possível graças a um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) feito pelo Governo Federal, em 2019. Após a assinatura do documento, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou um edital para atrair o interesse de empresas privadas na utilização do Centro de Lançamento de Alcântara. Quatro empresas foram habilitadas, dentre elas, a sul-coreana Innospace.  O acordo contém cláusulas que protegem tanto a tecnologia usada pelos estrangeiros quanto pelos brasileiros. No caso de um acordo feito com os Estados Unidos, eles poderão lançar satélites e foguetes do local, mas o território de Alcântara continuará sendo espaço de jurisdição brasileira.

O acordo determina que o conhecimento sobre a tecnologia da carga útil presente no foguete, que foi desenvolvida pelo Brasil, não seja acessível a países estrangeiros. A mesma proteção acontece com a tecnologia usada na construção do foguete, desenvolvido pela Coreia do Sul, ou seja, os dados coletados durante o lançamento do HANBIT-TLV estarão disponíveis somente à Innospace.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - Porto de Paranaguá celebra 88 anos com show da Esquadrilha da Fumaça

A festa também contou com um passeio ciclístico. Milhares de pessoas participaram das comemorações, ressaltando o fortalecimento da relação do porto com a cidade, seja através de investimentos, de ações sociais, educacionais e recreativas.

Da Redação - Portos Do Paraná | Publicada em 19/03/2023 08:56

O presente dos 88 anos do Porto de Paranaguá foi entregue neste sábado (18) para toda população. A comemoração começou pela manhã com o 1º passeio ciclístico Porto Cidade e se estendeu à tarde com apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça.

Referência no Brasil, Porto de Paranaguá celebra 88 anos com foco no futuro.

O passeio ciclístico contou com cerca de 500 participantes, que pedalaram da Praça do Guincho, local simbólico onde iniciaram as atividades portuárias na cidade, e foi até o Aeroparque, em um trajeto de sete quilômetros. No local, encontraram shows musicais, feira gastronômica, de artesanato e do agricultor, aula de dança, brindes e sorteios, entre outros atrativos.

A partir das 16h, teve início a apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, com sete aeronaves, cada uma numerada e com uma função específica. A última vez que o grupo de pilotos esteve na cidade foi em 2006.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, a apresentação da esquadrilha em comemoração aos 88 anos do Porto de Paranaguá demonstra o amadurecimento da relação do porto com a cidade. Além de presentear toda população com esse espetáculo, estamos criando memória nas pessoas, através de um show inesquecível”.

“Só tenho a agradecer à Força Aérea Brasileira pela presença na cidade e ao Porto de Paranaguá pelo apoio. Estou muito feliz por ver tantas famílias por aqui, tendo o privilégio de assistir a esse show incrível nesta tarde comemorativa”, salienta o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

Para o Capitão Pereira, que fez na cidade sua primeira apresentação na Esquadrilha da Fumaça, o momento foi ainda mais marcante. “Paranaguá agora faz parte da minha história, embora eu nunca tenha estado na cidade antes, nunca mais vou esquecer que meu primeiro voo na “Fumaça” foi na Cidade Mãe do Paraná”.

A apresentação da esquadrilha foi a segunda do ano e contou com cerca de 50 manobras, teve duração de 40 minutos e foi admirada por milhares de pessoas em toda cidade.

BEM PARANÁ - Esquadrilha da Fumaça comemora o aniversário de Pinhais


Da Redação | Publicada em 19/03/2023 23:00

Para comemorar seus 31 anos, Pinhais teve um show especial, ontem: uma apresentação inédita da Esqudrilha da Fumaça. Pinhais recebeu pela primeira vez a apresentação da Esquadrilha no Parque das Águas, que teve milhares de pessoas como espectadores. A tarde de tempo bom ajudou. A apresentação em Pinhais foi a de número 3.993 na história da Esquadrilha da Fumaça. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) emprega desde 2015 aviões turboélices Embraer A-29 Super Tucano. Quem foi ao Parque das Águas também pôde acompahar a exposição que também marca as festividades em comemoração aos 31 anos de Pinhais: o Jurassic Park das Águas, que continua com exposições até o dia 22 de março. Além das 50 esculturas de dinossauros, nessa edição a atração conta com um laboratório abandonado, inspirado no filme da década de 90. E tradicional pedalada de aniversário será no dia 26 de março, domingo, com concentração a partir das 8h30 e saída às 9h do Bosque Municipal. A participação é gratuita e as inscrições são feitas na hora para sorteio de brindes.